sábado, 26 de outubro de 2013

Candidatos se atrasam e perdem o primeiro dia do Enem; veja histórias

1º dia de provas começou às 13h deste sábado, no horário de Brasília.
Houve até quem tentou se espremer pelo portão, mas acabou eliminado.

Do G1, em São Paulo


SÁBADO (27): São Paulo (SP) - Irmar Rodrigues Oliveira e a filha Ananda chegaram atrasados por causa do ônibus (Foto: Caio Kenji/G1)Irmar Rodrigues Oliveira e a filha Ananda chegaram atrasados por causa do ônibus (Foto: Caio Kenji/G1)
No primeiro dia de provas da edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos candidatos chegaram com até quatro horas de antecedência ao local de prova. Mas houve casos de estudantes que acabaram perdendo a prova por chegarem após o fechamento dos portões, que aconteceu pontualmente às 13h do horário oficial de Brasília. Segundo o edital do Enem 2013, não há tolerância com atrasos.
Ananda Pereira de Oliveira, de 18 anos, mora em Parada de Taipas, na Zona Norte de São Paulo, e chegou pouco depois do fechamento do portão na Uninove, na Barra Funda, na Zona Oeste. Ela e o pai, o empresário Irmar Rodrigues Oliveira, de 54 anos, não contiveram as lágrimas. Irmar também faria o Enem neste ano.
Os dois pretendiam conseguir com o Enem uma vaga em um curso de engenharia civil, mas o ônibus que pegaram atrasou.“O trânsito estava caótico. Deixamos meu filho, que presta como treineiro, e viemos para cá. Chegamos dois minutos depois do fechamento do portão”, disse. Ananda Pereira de Oliveira já é estudante de engenharia em uma faculdade privada tentava conseguir uma vaga em uma universidade federal. "Fico muito triste por causa dela. Ela é muito esforçada. Trabalha, faz cursinho e faz faculdade, mas queria algo melhor", disse o pai, que não pretende desistir do sonho de voltar a estudar.
Veja abaixo histórias de quem acabou perdendo a prova neste ano:
Dominique passou a noite estudando para fazer o exame  (Foto: Alexandre Durão / G1)Dominique passou a noite estudando para fazer o
exame (Foto: Alexandre Durão / G1)
Acordou atrasada
A estudante Dominique Mantuano, de 19 anos, chorou muito ao ver os portões fechados no Rio. “Eu não podia ter perdido. Eu já tinha passado para pedagogia, mas eu queria letras. Eu acordei atrasada, às 12h, porque passei a noite estudando. Eu não acredito", afirmou a jovem, inconformada por ter perdido o ano de estudos. Dominique explicou que, como trabalha em uma loja, só podia estudar à noite, quando chegava em casa. "O jeito é tentar ano que vem novamente. Eu vou vir amanhã só para testar a minha redação", disse a jovem, que mora no Méier.
Candidata perdeu a prova por seis minutos de atraso (Foto: Diana Vasconcelos/G1)Candidata perdeu a prova por seis minutos de
atraso (Foto: Diana Vasconcelos/G1)
Confundiu o horário de verão
Na Faculdade Integrada do Ceará (FIC), em Fortaleza, a estudante Camila Brito acabou perdendo a prova do Enem 2013 porque confundiu o horário de verão. No seu cartão de confirmação de inscrição, ela viu o registro do início da prova às 13h, mas não percebeu que se referia ao horário de Brasília. O Ceará é um dos estados que não adora o horário de verão e, por isso, quando o horário oficial de Brasília muda, a população cearense acaba ficando uma hora atrás. Em Fortaleza, os portões do Enem abriram às 11h e a prova começou às 12h. "Não achei que era o horário de Brasília, perdi por causa do horário de verão, agora perdi a chance, vai ficar para o próximo ano", lamentou a jovem.
José Gildevan de Barros, 24 anos, chegou 5 minutos atrasado e perdeu o Enem em Goiânia (Foto: Fernanda Borges/G1)José Gildevan mora a 30 km do local de provas e
chegou 5 min atrasado (Foto: Fernanda Borges/G1)
Mora a 30 km do local de prova
Mesmo saindo de casa 10h40, o estudante José Gildevan de Barros, 24 anos, chegou 5 minutos atrasado e perdeu as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Goiânia, na tarde deste sábado (26). Ele disse que pegou dois ônibus e um mototáxi, pois mora a cerca de 30 km do local onde teria de fazer as provas, no prédio da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), no Jardim Goiás. Segundo o jovem, o trânsito estava muito congestionado. Indignado, o jovem lamenta ter perdido a chance de tentar cursar medicina: “Estudei muito o ano inteiro. Paguei cursinho e agora vou ter que esperar até o ano que vem. Passar pelo processo tudo de novo. Não houve compreensão do governo porque me colocou pra fazer prova em uma faculdade muito longe de onde eu moro.”
Candidato de Cuiabá chega atrasado para prova do Enem (Foto: Renê Dióz/G1)Candidato esqueceu o RG em casa e acabou
perdendo a prova (Foto: Renê Dióz/G1)
Esqueceu os documentos
Rafael Melo dos Santos, de 20 anos, até que chegou dentro do horário para fazer o Enem no campus de uma universidade particular de Cuiabá, no Mato Grosso, mas percebeu que havia esquecido o documento de identidade em casa. O estudante ligou para o pai, Valdecir Rodrigues, levar o documento até o local de prova, mas Valdecir estava trabalhando e não conseguiu chegar em tempo para que o filho participasse da prova. De moto, ele saiu do trabalho e foi até a casa da família, no Bairro Bela Vista, buscar o documento. O pai só conseguiu chegar ao local de prova,distante do bairro em que mora, quando o portão da universidade já estava fechado havia cinco minutos.
O estudante Pablo Cesar de Oliveira Santana, 18, queria pontuar no Enem para fazer publicidade, mas chegou atrasado dois minutos em Aracaju (Foto: Marina Fontenele)Pablo não sabia como chegar ao local de provas e
acabou se perdendo (Foto: Marina Fontenele)
Não sabia onde era a prova
O estudante Pablo Cesar de Oliveira Santana, 18 anos, estava na sua segunda tentativa do Enem para o curso de publicidade na Universidade Federal de Sergipe, em Aracaju. Segundo ele, no ano passado a prova foi feita apenas por experiência e dessa fez ele havia se preparado, fazendo um cursinho e estudando cerca de três horas por dia em casa. “Eu estava saindo de casa com um amigo e percebi que esqueci o cartão, voltei e pedi carona de moto para um tio, ele ainda foi abastecer e como não sabíamos onde era colégio pedimos informações, mas informaram errado. Acabamos chegando atrasados”, disse Pablo.
Letícia Santos, 22, chegou seis minutos atrasada para o Enem em Salvador (Foto: Ruan Melo/G1 BA)Letícia Santos, 22, chegou seis minutos atrasada
para o Enem em Salvador (Foto: Ruan Melo/G1 BA)
Pegou muito trânsito
Letícia dos Santos, de 22 anos, saiu de casa com 2h de antecedência para fazer o Enem em Salvador, na Bahia. Porém, a jovem chegou seis minutos após o fechamento dos portões na Escola Politécnica da UFBA, na Federação, onde iria fazer as provas pela segunda vez. "Dá raiva", disse Letícia que pretende cursar fisioterapia. Ela afirmou que o atraso foi devido à lentidão do trânsito na capital baiana. "Eu moro no bairro Santa Cruz. A cidade está toda parada, engarrafada. Essa é a segunda vez que faço o Enem, na primeira, fiz a prova perto de casa. Me botaram em um local muito longe", justifica.
Acho que não dá mais, diz João sobre prova no domingo (27) (Foto: Joana Caldas/G1)João, de 36 anos, queria tentar uma vaga no curso
de psicologia da UFSC (Foto: Joana Caldas/G1)
Demorou para estacionar o carro
Dois candidatos chegaram atrasados à porta do Espaço Físico Integrado (EFI), novo prédio de salas de aula do campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), neste sábado. O novo edifício é localizado atrás do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Um dos atrasados foi João Volpini, de 36 anos. Ele conta que pretendia fazer o Enem para tentar entrar no curso de graduação em psicologia na UFSC, mas um contratempo acabou fazendo com que ele ficasse de fora da sala de provas. “O trânsito estava muito difícil. Vim de carro, foi difícil estacionar também”, contou, desanimado. Sobre se virá neste domingo (27) fazer as outras provas do Enem,  apenas disse: “acho que não dá mais”.
O estudante Felipe Campos dos Santos, 20 anos, chegou três minutos atrasado e não conseguiu entrar a tempo na escola Carmela Dutra, em Porto Velho, para prestar o Enem. "Confundi os horários. Falaram que era mais cedo. Depois soube que era mais tarde", ju (Foto: Marcos Paulo/G1)Felipe chegou três minutos atrasado e não
conseguiu entrar a tempo (Foto: Marcos Paulo/G1)
Perdeu a prova por três minutos
O estudante Felipe Campos dos Santos, de 20 anos, chegou três minutos atrasado e não conseguiu entrar a tempo na escola Carmela Dutra, em Porto Velho, em Rondônia, para fazer o primeiro dia de provas do Enem. "Confundi os horários. Falaram que era mais cedo. Depois soube que era mais." O jovem faria prova para deixar instituição particular e ingressar em uma universidade pública. "Vai ficar para a próxima", disse ele, conformado. Na escola Carmela Dutra, quatro candidatos chegaram atrasados e perderam a prova.
Início pontual
Os portões dos mais de 15 mil locais de prova pelo país o exame fecharam pontualmente às 13h (do horário de Brasília). Neste sábado (26), os candidatos farão a prova de ciências humanas e a de ciências da natureza, ambas com 45 questões. O tempo mínimo para permanecer na sala de provas é duas horas, e o tempo máximo para resolver as questões é de 4h30. No domingo (27), as provas serão de linguagens, matemática e redação, com 5h30 de duração.
G1 terá programa ao vivo
Uma hora após o término das provas, o G1 terá programa em vídeo ao vivo com professores do Curso de A a Z, do Rio, e do Projeto Educação, da Globo Nordeste, no Recife, e estudantes que fizeram o exame. Eles comentarão os níveis de dificuldade de cada uma das provas. Candidatos do Enem poderão enviar perguntas e comentários pelo Twitter usando a hashtag #G1noEnem.
Também depois do término das provas, o G1 vai trazer a resolução extra-oficial de cada uma das questões do Enem feita por professores dos cursinhos Etapa, de São Paulo, e Oficina do Estudante, de Campinas (SP).
Os resultados
Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados no site http://portal.inep.gov.br/enem no dia 30. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2013 em data ainda a ser divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br.

Candidatos se atrasam e perdem o primeiro dia do Enem; veja histórias

1º dia de provas começou às 13h deste sábado, no horário de Brasília.
Houve até quem tentou se espremer pelo portão, mas acabou eliminado.

Do G1, em São Paulo


SÁBADO (27): São Paulo (SP) - Irmar Rodrigues Oliveira e a filha Ananda chegaram atrasados por causa do ônibus (Foto: Caio Kenji/G1)Irmar Rodrigues Oliveira e a filha Ananda chegaram atrasados por causa do ônibus (Foto: Caio Kenji/G1)
No primeiro dia de provas da edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos candidatos chegaram com até quatro horas de antecedência ao local de prova. Mas houve casos de estudantes que acabaram perdendo a prova por chegarem após o fechamento dos portões, que aconteceu pontualmente às 13h do horário oficial de Brasília. Segundo o edital do Enem 2013, não há tolerância com atrasos.
Ananda Pereira de Oliveira, de 18 anos, mora em Parada de Taipas, na Zona Norte de São Paulo, e chegou pouco depois do fechamento do portão na Uninove, na Barra Funda, na Zona Oeste. Ela e o pai, o empresário Irmar Rodrigues Oliveira, de 54 anos, não contiveram as lágrimas. Irmar também faria o Enem neste ano.
Os dois pretendiam conseguir com o Enem uma vaga em um curso de engenharia civil, mas o ônibus que pegaram atrasou.“O trânsito estava caótico. Deixamos meu filho, que presta como treineiro, e viemos para cá. Chegamos dois minutos depois do fechamento do portão”, disse. Ananda Pereira de Oliveira já é estudante de engenharia em uma faculdade privada tentava conseguir uma vaga em uma universidade federal. "Fico muito triste por causa dela. Ela é muito esforçada. Trabalha, faz cursinho e faz faculdade, mas queria algo melhor", disse o pai, que não pretende desistir do sonho de voltar a estudar.
Veja abaixo histórias de quem acabou perdendo a prova neste ano:
Dominique passou a noite estudando para fazer o exame  (Foto: Alexandre Durão / G1)Dominique passou a noite estudando para fazer o
exame (Foto: Alexandre Durão / G1)
Acordou atrasada
A estudante Dominique Mantuano, de 19 anos, chorou muito ao ver os portões fechados no Rio. “Eu não podia ter perdido. Eu já tinha passado para pedagogia, mas eu queria letras. Eu acordei atrasada, às 12h, porque passei a noite estudando. Eu não acredito", afirmou a jovem, inconformada por ter perdido o ano de estudos. Dominique explicou que, como trabalha em uma loja, só podia estudar à noite, quando chegava em casa. "O jeito é tentar ano que vem novamente. Eu vou vir amanhã só para testar a minha redação", disse a jovem, que mora no Méier.
Candidata perdeu a prova por seis minutos de atraso (Foto: Diana Vasconcelos/G1)Candidata perdeu a prova por seis minutos de
atraso (Foto: Diana Vasconcelos/G1)
Confundiu o horário de verão
Na Faculdade Integrada do Ceará (FIC), em Fortaleza, a estudante Camila Brito acabou perdendo a prova do Enem 2013 porque confundiu o horário de verão. No seu cartão de confirmação de inscrição, ela viu o registro do início da prova às 13h, mas não percebeu que se referia ao horário de Brasília. O Ceará é um dos estados que não adora o horário de verão e, por isso, quando o horário oficial de Brasília muda, a população cearense acaba ficando uma hora atrás. Em Fortaleza, os portões do Enem abriram às 11h e a prova começou às 12h. "Não achei que era o horário de Brasília, perdi por causa do horário de verão, agora perdi a chance, vai ficar para o próximo ano", lamentou a jovem.
José Gildevan de Barros, 24 anos, chegou 5 minutos atrasado e perdeu o Enem em Goiânia (Foto: Fernanda Borges/G1)José Gildevan mora a 30 km do local de provas e
chegou 5 min atrasado (Foto: Fernanda Borges/G1)
Mora a 30 km do local de prova
Mesmo saindo de casa 10h40, o estudante José Gildevan de Barros, 24 anos, chegou 5 minutos atrasado e perdeu as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Goiânia, na tarde deste sábado (26). Ele disse que pegou dois ônibus e um mototáxi, pois mora a cerca de 30 km do local onde teria de fazer as provas, no prédio da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), no Jardim Goiás. Segundo o jovem, o trânsito estava muito congestionado. Indignado, o jovem lamenta ter perdido a chance de tentar cursar medicina: “Estudei muito o ano inteiro. Paguei cursinho e agora vou ter que esperar até o ano que vem. Passar pelo processo tudo de novo. Não houve compreensão do governo porque me colocou pra fazer prova em uma faculdade muito longe de onde eu moro.”
Candidato de Cuiabá chega atrasado para prova do Enem (Foto: Renê Dióz/G1)Candidato esqueceu o RG em casa e acabou
perdendo a prova (Foto: Renê Dióz/G1)
Esqueceu os documentos
Rafael Melo dos Santos, de 20 anos, até que chegou dentro do horário para fazer o Enem no campus de uma universidade particular de Cuiabá, no Mato Grosso, mas percebeu que havia esquecido o documento de identidade em casa. O estudante ligou para o pai, Valdecir Rodrigues, levar o documento até o local de prova, mas Valdecir estava trabalhando e não conseguiu chegar em tempo para que o filho participasse da prova. De moto, ele saiu do trabalho e foi até a casa da família, no Bairro Bela Vista, buscar o documento. O pai só conseguiu chegar ao local de prova,distante do bairro em que mora, quando o portão da universidade já estava fechado havia cinco minutos.
O estudante Pablo Cesar de Oliveira Santana, 18, queria pontuar no Enem para fazer publicidade, mas chegou atrasado dois minutos em Aracaju (Foto: Marina Fontenele)Pablo não sabia como chegar ao local de provas e
acabou se perdendo (Foto: Marina Fontenele)
Não sabia onde era a prova
O estudante Pablo Cesar de Oliveira Santana, 18 anos, estava na sua segunda tentativa do Enem para o curso de publicidade na Universidade Federal de Sergipe, em Aracaju. Segundo ele, no ano passado a prova foi feita apenas por experiência e dessa fez ele havia se preparado, fazendo um cursinho e estudando cerca de três horas por dia em casa. “Eu estava saindo de casa com um amigo e percebi que esqueci o cartão, voltei e pedi carona de moto para um tio, ele ainda foi abastecer e como não sabíamos onde era colégio pedimos informações, mas informaram errado. Acabamos chegando atrasados”, disse Pablo.
Letícia Santos, 22, chegou seis minutos atrasada para o Enem em Salvador (Foto: Ruan Melo/G1 BA)Letícia Santos, 22, chegou seis minutos atrasada
para o Enem em Salvador (Foto: Ruan Melo/G1 BA)
Pegou muito trânsito
Letícia dos Santos, de 22 anos, saiu de casa com 2h de antecedência para fazer o Enem em Salvador, na Bahia. Porém, a jovem chegou seis minutos após o fechamento dos portões na Escola Politécnica da UFBA, na Federação, onde iria fazer as provas pela segunda vez. "Dá raiva", disse Letícia que pretende cursar fisioterapia. Ela afirmou que o atraso foi devido à lentidão do trânsito na capital baiana. "Eu moro no bairro Santa Cruz. A cidade está toda parada, engarrafada. Essa é a segunda vez que faço o Enem, na primeira, fiz a prova perto de casa. Me botaram em um local muito longe", justifica.
Acho que não dá mais, diz João sobre prova no domingo (27) (Foto: Joana Caldas/G1)João, de 36 anos, queria tentar uma vaga no curso
de psicologia da UFSC (Foto: Joana Caldas/G1)
Demorou para estacionar o carro
Dois candidatos chegaram atrasados à porta do Espaço Físico Integrado (EFI), novo prédio de salas de aula do campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), neste sábado. O novo edifício é localizado atrás do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Um dos atrasados foi João Volpini, de 36 anos. Ele conta que pretendia fazer o Enem para tentar entrar no curso de graduação em psicologia na UFSC, mas um contratempo acabou fazendo com que ele ficasse de fora da sala de provas. “O trânsito estava muito difícil. Vim de carro, foi difícil estacionar também”, contou, desanimado. Sobre se virá neste domingo (27) fazer as outras provas do Enem,  apenas disse: “acho que não dá mais”.
O estudante Felipe Campos dos Santos, 20 anos, chegou três minutos atrasado e não conseguiu entrar a tempo na escola Carmela Dutra, em Porto Velho, para prestar o Enem. "Confundi os horários. Falaram que era mais cedo. Depois soube que era mais tarde", ju (Foto: Marcos Paulo/G1)Felipe chegou três minutos atrasado e não
conseguiu entrar a tempo (Foto: Marcos Paulo/G1)
Perdeu a prova por três minutos
O estudante Felipe Campos dos Santos, de 20 anos, chegou três minutos atrasado e não conseguiu entrar a tempo na escola Carmela Dutra, em Porto Velho, em Rondônia, para fazer o primeiro dia de provas do Enem. "Confundi os horários. Falaram que era mais cedo. Depois soube que era mais." O jovem faria prova para deixar instituição particular e ingressar em uma universidade pública. "Vai ficar para a próxima", disse ele, conformado. Na escola Carmela Dutra, quatro candidatos chegaram atrasados e perderam a prova.
Início pontual
Os portões dos mais de 15 mil locais de prova pelo país o exame fecharam pontualmente às 13h (do horário de Brasília). Neste sábado (26), os candidatos farão a prova de ciências humanas e a de ciências da natureza, ambas com 45 questões. O tempo mínimo para permanecer na sala de provas é duas horas, e o tempo máximo para resolver as questões é de 4h30. No domingo (27), as provas serão de linguagens, matemática e redação, com 5h30 de duração.
G1 terá programa ao vivo
Uma hora após o término das provas, o G1 terá programa em vídeo ao vivo com professores do Curso de A a Z, do Rio, e do Projeto Educação, da Globo Nordeste, no Recife, e estudantes que fizeram o exame. Eles comentarão os níveis de dificuldade de cada uma das provas. Candidatos do Enem poderão enviar perguntas e comentários pelo Twitter usando a hashtag #G1noEnem.
Também depois do término das provas, o G1 vai trazer a resolução extra-oficial de cada uma das questões do Enem feita por professores dos cursinhos Etapa, de São Paulo, e Oficina do Estudante, de Campinas (SP).
Os resultados
Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados no site http://portal.inep.gov.br/enem no dia 30. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2013 em data ainda a ser divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Ibope mostra Dilma com 41%, Aécio, com 14% e Campos com 10%

Em todos os cenários pesquisados, atual presidente venceria no 1º turno.
Nas simulações de segundo turno, ela também superaria todos os rivais.

Do G1, em Brasília



Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (24) indica que a presidente Dilma Rousseff tem 41% das intenções de voto e venceria no primeiro turno se a eleição de 2014 fosse hoje e os adversários fossem o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), no cenário que atualmente seria o mais provável.
Nessa hipótese, Aécio soma 14% das intenções de voto e Campos, 10%. As opções por voto nulo ou branco acumulam 22% e outros 13% disseram que não sabem em quem votar ou não responderam.
Gráfico pesquisa Ibope presidente / VALE ESTA (Foto: Editoria de Arte / G1)
O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre as últimas quinta (17) e quarta (23) em 143 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Isso quer dizer que a intenção de voto em Dilma (41%), por exemplo, pode variar na faixa entre 39% e 43%.
Outros cenários
Em todos os demais cenários, Dilma também venceria no primeiro turno.
No cenário no qual o candidato do PSB seria a ex-senadora Marina Silva, em vez do governador Eduardo Campos, o resultado seria o seguinte:
- Dilma Rousseff: 39%
- Marina Silva: 21%
- Aécio Neves: 13%
- Brancos/nulos: 16%
- Não sabe/não respondeu: 11%
No cenário em que o candidato do PSDB é o ex-governador de São Paulo José Serra e o do PSB, Eduardo Campos:
- Dilma Rousseff: 40%
- José Serra: 18%
- Eduardo Campos: 10%
- Brancos/nulos: 19%
- Não sabe/não respondeu: 12%
Com Marina como candidata do PSB e Serra como candidato do PSDB, o Ibope apurou o seguinte resultado:
- Dilma Rousseff: 39%
- Marina Silva: 21%
- José Serra: 16%
- Brancos/nulos: 15%
- Não sabe/não respondeu: 10%
Segundo turno
Nas simulações de segundo turno, Dilma venceria todos os demais adversários. Veja abaixo:
- Dilma Rousseff: 47%
- Aécio Neves: 19%
- Branco/nulo: 22%
- Não sabe/não respondeu: 11%
- Dilma Rousseff: 42%
- Marina Silva: 29%
- Branco/nulo: 18%
- Não sabe/não respondeu: 11%
- Dilma Rousseff: 45%
- Eduardo Campos: 18%
- Branco/nulo: 24%
- Não sabe/não respondeu: 14%
- Dilma Rousseff: 44%
- José Serra: 23%
- Branco/nulo: 20%
- Não sabe/não respondeu: 13%
Espontânea
Confira abaixo o resultado na parte da pesquisa em que o Ibope apurou a intenção de voto espontânea, na qual o pesquisador simplesmente pergunta em quem o eleitor votaria se a eleição fosse hoje, sem apresentar uma lista de candidatos:
- Dilma Rousseff: 21%
- Lula: 7%
- Marina Silva: 6%
- Aécio Neves: 5%
- José Serra: 4%
- Eduardo Campos: 2%
- Outros com menos de 1%: 1%
- Branco/nulo: 13%
- Não sabe/não respondeu: 40%
Rejeição
A taxa de rejeição (percentual de eleitores que disse que não votaria no candidato de jeito nenhum) está distribuída da seguinte maneira, segundo o Ibope:
- José Serra: 47%
- Aécio Neves: 40%
- Eduardo Campos: 39%
- Dilma Rousseff: 38%
- Marina Silva: 31%
Pesquisa anterior
Em pesquisa Ibope anterior, divulgada em 26 de setembro pelo jornal "O Estado de S. Paulo", Dilma aparecia com 38%. Mas, naquela ocasião, a ex-senadora Marina Silva ainda não havia se filiado ao PSB de Campos – ela cogitava concorrer pela Rede Sustentabilidade, partido cujo registro foi negado no início deste mês pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Naquela pesquisa, Marina tinha 16%, Aécio, 11%, e Campos, 4%.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013


Entenda o pré-sal

O que são as reservas, onde estão localizadas e qual a estimativa de produção de óleo das camadas

Produção

Raio-X da exploração

Reservas do pré-sal estão localizadas entre 5 mil e 7 mil metros abaixo do nível do mar


As regras do leilão de Libra

Vence quem apresentar a maior parcela do óleo destinada à União. Petrobras será a operadora única e sócia de todos os campos


Créditos

Edição: Leo Aragão (Infografia); Gustavo Miller e Laura Naime (Conteúdo)
Reportagem: Eduardo Carvalho e Fábio Amato
Infografia: Daniel Roda, Dalton Soares e Elvis Martuchelli

domingo, 20 de outubro de 2013

Começa o horário de verão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Relógio deve ser adiantado em uma hora.
Mudança vale para dez estados e para o Distrito Federal.

Do G1, em São Paulo
35 comentários

O horário de verão começou à 0h deste domingo (20) e os relógios devem ser adiantados em uma hora. A mudança vale para moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e vai até 16 de fevereiro de 2014.
Os estados atingidos são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. As regiões Norte e Nordeste não participam da mudança.
A estimativa de economia de energia durante o período é de R$ 400 milhões, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS). O valor é quase quatro vezes maior que o obtido em 2012, quando a redução ficou entre R$ 130 milhões e R$ 150 milhões.
Com a adoção do horário de verão, o consumo de energia nos horários de pico é reduzido em 4,6%.
Dicas de adaptação ao novo horário
De acordo com Shigueo Yonekura, neurologista especializado em medicina do sono, a maioria das pessoas demora entre três e quatro dias para se adequar à mudança de horário. Nesse período, atividades físicas realizadas até duas horas antes de dormir são aliadas do sono.
Outras práticas consideradas boas pelo médico incluem comer alimentos leves, evitar o consumo de cafeína, beber leite morno, evitar televisão e computador pouco antes de dormir, tomar banho refrescante e não levar problemas e preocupações para a cama.
Horário de verão 2013 (Foto: Arte/G1)

domingo, 13 de outubro de 2013

Troca-troca partidário gera prejuízo para maioria dos 'grandes' partidos

Saiba como estão as bancadas na Câmara após as mudanças de partido.
Até este sábado, 59 entre 513 deputados notificaram troca de legenda.

Do G1, em Brasília


O troca-troca partidário das últimas semanas (clique na imagem ao lado ou aqui para ver as mudanças) não alterou posições na lista dos partidos com mais deputados na Câmara, mas provocou o encolhimento das bancadas de siglas tradicionais e levou pelo menos duas legendas a ficar sem representantes no Legislativo.
Dos 59 deputados que trocaram de partido desde 1º de setembro (11,5% do total de 513), segundo levantamento do G1 com base em dados da Câmara, 37 migraram para os recém-criados Partido Republicano da Ordem Social (PROS)  e Solidariedade (SDD). Além disso, essas duas siglas atraíram sete deputados licenciados (que atualmente não estão exercendo o mandato).
Com 20 deputados, o SDD nasceu com a nona bancada na Câmara, atrás de PT (88), PMDB (76), PSDB (46), PP (41), PSD (39), PR (33), DEM (25) e PSB (25). O PROS (ao lado do PTB) é a décima bancada, com 17 deputados, um a menos que o PDT (18). Os dois partidos ainda poderão ampliar o tamanho das bancadas se os deputados licenciados que se filiaram decidirem retomar o exercício do mandato (três do SDD e quatro do PROS).
As bancadas na Câmara após o troca-troca partidário (Foto: Editoria de Arte / G1)
A temporada de troca de partidos foi motivada pela eleição do ano que vem, que escolherá presidente, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais. O prazo de filiação para quem pretende disputar a eleição terminou no último dia 5. Os deputados têm de notificar à Câmara a troca de legenda, mas como os partidos têm até a próxima segunda (14) para entregar à Justiça Eleitoral a lista de todos os filiados, pode ser que algum parlamentar tenha mudado de sigla e ainda não tenha informado.
Com o troca-troca, dois partidos perderam o único deputado que tinham e deixaram de ter representação parlamentar (PRTB e PSL). Agora, dos 32 partidos brasileiros, 23 estão representados na Câmara (veja ao lado o ranking das bancadas, quem ganhou e quem perdeu).
Dos chamados "grandes" partidos, somente um, o PP, conseguiu ter a bancada ampliada após o troca-troca partidário – três saíram, mas outros cinco entraram e com isso o partido foi de 39 para 41 deputados.
Os demais só perderam (PT, PMDB, PSDB, PSD, PR, DEM, PDT, PTB). O maior prejuízo foi do PDT, cuja bancada diminuiu de 26 para 18 deputados. O PMDB, partido do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), caiu de 82 para 76 representantes.
O PSB, do governador Eduardo Campos (PE), possível candidato a presidente da República, tinha 25 deputados, perdeu quatro, mas filiou outros quatro e manteve o mesmo número.
Dentre os que se filiaram, o partido recebeu deputados que pretendiam entrar na Rede Sustentabilidade, cujo registro foi negado no último dia 3 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após a decisão do TSE, a ex-senadora Marina Silva decidiu se filiar ao PSB, e os deputados Alfredo Sirkis (ex-PV) e Walter Feldman (ex-PSDB) resolveram acompanhá-la.
No Senado, até esta sexta-feira (11), havia registro de somente dois casos de mudança de legenda entre os 81 senadores – Vicentinho Alves (TO), do PR para o SDD, e Kátia Abreu (TO), do PSD para o PMDB.
Estrutura para PROS e SDD
Na semana passada, os líderes de PROS e Solidariedade iniciaram gestões junto à Mesa Diretora da Câmara para assegurar cargos, estrutura física e presença nas comissões fixas da Casa.
Mas como a legislatura já se iniciou, e os parlamentares dos dois partidos foram eleitos em 2010 por outras siglas, a criação e cessão de cargos a novas legendas costumam ser fruto de acordos costurados entre os líderes partidários.
Em abril deste ano, faltando pouco menos de dois anos para o encerramento da legislatura, a Câmara aprovou a criação de 40 cargos para o PSD, partido fundado pelo ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab. À época, a sigla contava com 41 deputados.
De acordo com o diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, as demandas dos novos partidos deverão ser analisadas pelo presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), pelas lideranças partidárias e pela Mesa Diretora.
Para Sampaio, será “difícil” encontrar espaço físico na Casa para o PROS e para o Solidariedade. “Não tem espaço físico na Casa. Mas isso vai ser analisado pelo colégio de líderes e pela Mesa”, explicou o diretor-geral.
Criação de novos partidos
Na última terça-feira (8), o Senado aprovou projeto de lei que inibe a criação de novos partidos.
O projeto, que seguiu para sanção presidencial, havia sido aprovada pela Câmara em abril e chegou a ter a tramitação no Senado suspensa por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
O texto foi colocado em votação no Senado após pedido do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), para quem "o quadro partidário já extrapolou qualquer expectativa". Segundo ele, é preciso "dar um basta" na proliferação de legendas (clique na imagem ao lado ou aqui para ver o histórico dos partidos no Brasil após o fim do bipartidarismo).
A proposta aprovada pelo Senado impede que parlamentares que mudem de partido no meio do mandato transfiram para a nova agremiação parte do fundo partidário e do tempo no rádio e na TV da sigla de origem.
Atualmente, a maior parte do fundo e da propaganda eleitoral é distribuída proporcionalmente ao tamanho das bancadas.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Saldo final das filiações aponta domínio de RC, suspense de Cássio e limitação de Veneziano

Saldo final das filiações aponta domínio de RC, suspense de Cássio e limitação de Veneziano


Se não reagir, oposição corre sério risco de assistir uma 'fácil reeleição' de Ricardo Coutinho em 2014

Terminadas as movimentações partidárias no deadline permitido pela Legislação Eleitoral para filiações, o governador Ricardo Coutinho tem muito o que comemorar. Criticado pela falta de trato com a classe política da Paraíba, o socialista nem precisou usar tanta tinta da sua caneta para dar um 'no tático', como diriam os comentaristas esportivos, nos seus principais concorrentes ao Palácio da Redenção. No deadline das filiações partidárias, o governador fez valer a máxima do Duque de La Rochefoucauld, que dizia que “a maior de todas as habilidades é saber esconder a própria habilidade".

O 'nó tático' aplicado por Coutinho foi tão eficiente que quase vitimava até o vice-governador Rômulo Gouveia, na cômica novela envolvendo o irmão do prefeito Romero Rodrigues, Moacir Rodrigues, que decidiu se filiar ao PSD horas depois de assinar a ficha no PSB um dia depois de apalavrar o acerto com Rômulo. Episódio bastante inusitado.

Mas a verdade é que foram o senador Cássio Cunha Lima e, especialmente, o ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo os grandes alvos do laço ‘ricardista’. E ambos parecem ter sentido o baque, principalmente o 'cabeludo', que não tem mandato e joga todas as fichas em 2014.

 A não assunção do seu irmão Vitalzinho no Ministério da Integração foi um duro golpe no PMDB da Paraíba. Com a caneta na mão, certamente teria revertido muita coisa e, em apenas dois dias, teria filiado muita gente. A resistência do blocão PT-PP-PSC em dialogar com o PMDB tem sido outra barreira intransponível no caminho do 'cabeludo', que almeja unir as oposições.

Obstinado, Veneziano sabe que entrará como franco atirador em 2014, tentando repetir a virada das eleições municipais de 2004, quando de simples vereador tornou-se prefeito de Campina Grande. O 'cabeludo', por experiência própria, sabe que na política, assim como no futebol, também existe a zebra.    

Já o senador Cássio Cunha Lima, que até então lidera as pesquisas para sucessão estadual, parece acuado nós últimos dias devido a saída de tucanos para o PSB e a manobra de Efraim Morais que impediu a migração de deputados do Democratas para o PSDB, dada nos bastidores como favas contadas. No cômputo geral, os tucanos não conseguiram filiar nenhum político com mandato, destacando-se apenas a suplente em exercício, Iraê Lucena. Apesar da vontade das ruas apontar na direção da sua candidatura em 2014, Cunha Lima insiste em contrariá-la e evita a possibilidade de antecipar qualquer posicionamento sobre isso este ano.

A postura dúbia de Cássio, no entanto, acarreta sérios riscos a sua imagem, pois o eleitor em geral gosta de clareza, e quando sentir a falta dela por mais tempo, tende a deixar o tucano menor que Ricardo e Veneziano, pois os dois pré-candidatos tem sido claros nas suas intenções, ao contrário de Cássio.

A tese de candidatura própria do PSDB, tão decantada pelo deputado Ruy Carneiro corre sério risco de morrer a míngua devido a falta de clareza demonstrada por Cássio. E se, por acaso, o senador mudar de ideia e quiser ser candidato lá na frente, poderá ser tarde demais. E os seguidores cassistas, cansados de esperar, já terão se dispersado.

Sem a certeza das intenções de Cássio, aliados do senador Cícero Lucena, por exemplo, já começam a falar num tal "V" de "Vingança", e, consequentemente, desmobilizam o PSDB.

Ponto para Ricardo Coutinho, que costurou no prazo final dos partidos um 'nó' difícil de ser desatado pela oposição. E pelo menos, por ora, o governador tem razão para subestimá-la quando diz que “qualquer analista pode perceber que a oposição saiu muito mais fraca do processo de filiações”.

O fato é que se não reagir a essa realidade, a oposição pode assistir a reeleição de Ricardo Coutinho se tornar mais fácil do que poderia imaginar o mais otimista dos girassóis.

E você, caro internauta, o que acha?

Opine no espaço destinado aos comentários!



Ytalo Kubitschek

PB Agora

PT e PSDB buscam aliados contra Marina e Campos acirra disputa

Publicidade

VALDO CRUZ
RANIER BRAGON
DE BRASÍLIA


Ouvir o texto
A aliança da ex-senadora Marina Silva com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), acirrou a disputa entre petistas e tucanos por aliados para a eleição presidencial do próximo ano.
Por recomendação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principal estrategista da campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição, o Palácio do Planalto vai intensificar negociações para manter o PDT a seu lado e tirar o PP e o recém-criado Solidariedade da órbita tucana.
'Maioria está perplexa', diz marineiro
Dilma planeja usar a reforma ministerial prevista para o fim deste ano para amarrar as alianças tanto no plano federal como nos Estados.
Do lado do PSDB, o senador Aécio Neves (MG) vai buscar o apoio do PPS, que tentou sem sucesso atrair o ex-governador tucano José Serra e Marina para lançá-los como candidatos à Presidência.
Editoria de Arte/Folhapress
Sem candidato a presidente, a avaliação é que a aliança natural do PPS é com o PSDB, já que a legenda tem vários parlamentares que se elegeram em coligações com os tucanos em seus Estados.
"Se analisar o cenário de hoje, só tem ele [Aécio] e o Eduardo Campos", diz o presidente do partido, o deputado federal Roberto Freire (SP).
Em conversas reservadas, Aécio disse confiar que, apesar da estratégia do Palácio do Planalto de atrair o apoio de deputados do Solidariedade, a cúpula da nova sigla está fechada com seu projeto.
Seu criador, o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força Sindical, controla o partido, chamou Dilma de "inimiga" na semana passada e já garantiu seu apoio a Aécio. Ele deve contribuir com cerca de 40 segundos em cada bloco de 25 minutos de propaganda eleitoral na televisão em 2014.
O PP será disputado pelo governo Dilma e pelo PSDB. Os articuladores políticos do governo têm conversado com o senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente da sigla, para garantir seu apoio a Dilma.
Na última eleição, o partido, liderado pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que é tio de Aécio Neves, adotou posição neutra. Atualmente, a legenda controla o Ministério das Cidades.
No caso do PDT, a equipe de Dilma acredita que o apoio do partido está garantido, principalmente depois que a presidente bancou o ministro Manoel Dias (Trabalho) mesmo num momento de fragilidade por causa de acusações de irregularidades na pasta ocupada pela legenda.
Ontem, um dia depois do anúncio da aliança de Eduardo Campos com Marina Silva, o Palácio do Planalto avaliava que Dilma pode até ganhar mais chances de decidir a eleição no primeiro turno. Um assessor destacou que dois possíveis candidatos se tornaram apenas um agora.
Além disso, a equipe de Dilma levanta dúvidas se todo o eleitorado de Marina vai marchar a seu lado na aliança com Campos. Acha possível até que uma parcela possa migrar para seu campo.
De acordo com a mais recente pesquisa do Datafolha, concluída no início de agosto, Dilma tinha 35% das intenções de voto. Marina estava com 26%, Aécio tinha 13%, e Eduardo Campos, com 8%, estava em quarto lugar.
Os petistas querem reduzir ao máximo possível as traições nos Estados de aliados no plano nacional. Eles vão trabalhar para evitar a repetição do que ocorrerá na Bahia, onde o peemedebista Geddel Vieira Lima, mesmo com cargo no governo, tende a apoiar algum nome da oposição na campanha.

Em dezembro, a presidente vai trocar boa parte de sua equipe porque vários ministros vão disputar a eleição em 2014. Entre eles estão os petistas Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).

sábado, 5 de outubro de 2013

É HOJE: Marina tem que decidir seu futuro político e jornalista paraibana destaca qualidades da mais cotada para vencer Dilma nas eleições em 2014

O destino da segunda mais querida para vencer a presidente Dilma Rousseff (PT) em caso de eleições com estes nomes postos nas urnas, Marina Silva (sem partido) esbarrou na burocracia e não conseguiu fundar sua legenda o REDE.


Agora a política tem até a meia noite deste sábado(05) para decidir o seu futuro político isso porque terá que desistir de sua candidatura ou se filiar a um partido ao qual não tem identificação ou não é como ela gostaria em sua totalidade.


A jornalista paraibana Rachel Sheherazade polemizou mais uma vez e comentou sobre a não criação do REDE e colocou em suspeita a criação de outro partido que mesmo com indícios de fraude, segundo investigações, conseguiu seu registro.


Além disso, a apresentadora se colocou a favor da pré-candidata Marina ao destacar suas virtudes e que a decisão para qual caminho seguir vai ser difícil para a pré-candidata pois vai ficar 'entre a cruz e a espada'.


Confira a transcrição e o vídeo da jornalista Rachel Sheherazade:

Ela tem votos. Tem credibilidade. Tem chances reais de levar as eleições para o 2º turno... Só não tem o partido.

O Ministério Público diz que faltam assinaturas para a criação da “Rede”. Marina recolheu até mais que o necessário: 668 mil. Mas, Marina esbarrou na burocracia dos cartórios eleitorais que invalidaram 95 mil rubricas sem justificativa.

Mais sorte teve o “Solidariedade”, de Paulinho da Força. Mesmo com suspeita de fraude nas assinaturas, o partido teve parecer favorável da Procuradoria Eleitoral e teve o registro deferido pela Justiça.

Sem a Rede, Marina terá um dilema a resolver: desistir de ser candidata em 2014 ou filiar-se a um partido que ela já criticou para disputar a Presidência no ano que vem.

A escolha não é fácil, principalmente para uma figura política coerente como Marina. Mas, cada escolha tem um preço. É pagar pra ver.





Vanessa de Melo com SBT e Youtube

PB Agora