terça-feira, 28 de agosto de 2012


Exercícios sobre a Guerra Fria

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Guerra Fria e veja a resolução comentada. Por Wagner de Cerqueria e Francisco


  • Questão 1
    De que forma a Guerra Fria influenciou na política brasileira?

  • Questão 2
    (TERESA D’ÁVILA) A “Guerra Fria” foi a expressão utilizada para caracterizar um tipo de política externa decorrente da:
    a) Polarização do mundo em dois blocos político-militares, entre as duas guerras mundiais.
    b) Polarização do mundo em blocos interessados na exploração e posse da Sibéria.
    c) Polarização do mundo em dois blocos político-militares, após a Segunda Guerra Mundial.
    d) Polarização do mundo em dois blocos liderados pela Alemanha, Itália e Japão. De um lado a Inglaterra, Rússia, Estados Unidos e França de outro.
    e) A disputa das áreas árticas e antárticas, após a Segunda Guerra Mundial.

  • Questão 3
    (FMU-SP) O Pacto de Varsóvia, criado em 1955 e extinto em 1991, teve como principal objetivo:
    a) Reunir os países socialistas como a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental contra a OTAN.
    b) Consolidar a influência soviética sobre os países da Europa Oriental.
    c) Conter a influência soviética sobre os países da Europa Oriental.
    d) Consolidar a influência socialista na Europa Ocidental.
    e) Consolidar a influência capitalista na Europa Oriental.

  • Questão 4
    Discorra sobre as principais características da Guerra Fria.

  • Questão 5
    Guerra Fria foi o nome dado a um conflito após a Segunda Guerra Mundial (1945) envolvendo dois países que adotavam sistemas político-econômicos opostos: capitalismo e socialismo. Os dois países protagonistas da Guerra Fria são:
    a) Estados Unidos e Japão.
    b) Inglaterra e União Soviética.
    c) União Soviética e Itália.
    d) Alemanha e França.
    e) Estados Unidos e União Soviética.

  • Questão 6
    (Enem) Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não foram um período homogêneo único na história do mundo. [...] Dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da União Soviética.
    HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
    O período citado no texto e conhecido por Guerra Fria pode ser definido como aquele momento histórico em que houve:
    a) corrida armamentista entre as potências imperialistas europeias ocasionando a Primeira Guerra Mundial.
    b) domínio dos países socialistas do Sul do globo pelos países capitalistas do Norte.
    c) choque ideológico entre a Alemanha Nazista/União Soviética Stalinista, durante os anos 1930.
    d) disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e o Japão.
    e) constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial.



Respostas


  • Resposta Questão 1
    Após a Segunda Guerra Mundial, o Brasil integrou o bloco capitalista, no entanto, a partir de 1961 o presidente João Goulart (Jango) desenvolveu uma política externa independente do apoio das superpotências da Guerra Fria. Jango promoveu uma aproximação política entre o Brasil e a União Soviética, além de uma série de reformas sociais, fatos que desagradaram os investidores estadunidenses e a elite brasileira.
    Em 31 de março de 1964, o presidente foi deposto por um golpe militar que teve apoio decisivo da Agência de Inteligência dos Estados Unidos (CIA). Instalou-se no Brasil (com o total apoio do Estados Unidos) a ditadura militar que governou o país por duas décadas (1964 – 1985).
    voltar a questão

  • Resposta Questão 2
    a) Falso – Realmente a Guerra Fria desencadeou a formação de dois blocos político-militares, entretanto, sua ocorrência não foi entre as duas guerras mundiais, e sim após a Segunda Guerra Mundial (1945).
    b) Falso – A Guerra Fria foi muito além do interesse pela Sibéria. Consistiu numa corrida pela hegemonia mundial na tentativa de expansão de zonas de influência.
    c) Verdadeiro – Após a Segunda Guerra Mundial, os principais países envolvidos no confronto (França, Inglaterra, Alemanha, Itália e Japão) estavam com suas economias extremamente fragilizadas, apenas Estados Unidos e União Soviética conseguiram manter uma boa estrutura financeira após os confrontos. Os dois países exerceram grande influência na geopolítica global, Estados Unidos liderando o bloco capitalista, e a União Soviética liderando o bloco socialista. Esse período ficou conhecido como mundo bipolar.
    d) Falso – A Guerra Fria foi marcada pela disputa por zonas de influência entre Estados Unidos e União Soviética. Itália, Japão, Inglaterra e França estavam em péssimas condições econômicas. Em consequência da Guerra, a Alemanha teve seu território divido em zonas de influência entre EUA e URSS.
    e) Falso – A disputa não teve como principal objetivo a anexação das áreas árticas e antárticas.
    voltar a questão

  • Resposta Questão 3
    a) Falso – A Alemanha Ocidental estava sob domínio dos Estados Unidos, portanto, era um país capitalista.
    b) Verdadeiro – O Pacto de Varsóvia consistiu numa aliança militar e econômica entre os países do Leste Europeu e a União Soviética. Foi o principal instrumento contra a OTAN (liderada pelos Estados Unidos).
    c) Falso – O Pacto de Varsóvia tinha como principal objetivo expandir a zona de influência soviética na Europa Oriental.
    d) Falso – A Europa Ocidental estava sob domínio dos Estados Unidos (capitalista), sendo a Europa Oriental o principal foco de atuação do Pacto de Varsóvia.
    e) Falso – O Pacto de Varsóvia foi um projeto desenvolvido pela União Soviética, portanto, o objetivo era consolidar a influência socialista.
    voltar a questão

  • Resposta Questão 4
    A “Guerra Fria”  caracterizou-se na disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas após a Segunda Guerra Mundial. Foi uma intensa guerra econômica diplomática e tecnológica pela conquista de zonas de influência. Ela dividiu o mundo em dois blocos, com sistemas econômicos e políticos opostos: o chamado mundo capitalista, liderado pelos Estados Unidos; e o mundo socialista, encabeçado pela União Soviética. As duas superpotências, com discursos ideológicos distintos, exerceram grande influência na geopolítica mundial, estabelecendo o chamado “mundo bipolar”. Esse período foi bem tenso, pois os dois países realizaram uma grande corrida armamentista e possuíam tecnologia para a produção de armas nucleares.
    voltar a questão

  • Resposta Questão 5
    a) Falso – Os Estados Unidos foi um dos países envolvidos na Guerra Fria, no entanto, o Japão não era seu adversário.
    b) Falso – A União Soviética era o país que liderava o bloco socialista, porém, a Inglaterra não era o país que liderava o bloco capitalista.
    c) Falso – A União Soviética participou ativamente da Guerra Fria liderando o bloco socialista, porém, a Itália não encabeçava o bloco capitalista.
    d) Falso – Nenhuns desses dois países lideravam os blocos.
    e) Verdadeiro – Após a Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos (capitalista) e União Soviética (socialista) travaram uma disputa pela hegemonia mundial, tentando expandir suas zonas de influência. O período da Guerra Fria ficou marcado pela corrida armamentista entre as duas superpotências. Esses dois países não chegaram a um confronto armado diretamente, no entanto, vários conflitos em outros países foram financiados por essas duas nações.
    voltar a questão

  • Resposta Questão 6
    a) Falso – A Guerra Fria ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, e envolveu um país europeu e um Americano.
    b) Falso – Essa divisão entre países socialistas do sul e países capitalistas do norte não é correta, além de não ter havido domínio de um sobre o outro.
    c) Falso – A Guerra Fria ocorreu de 1945 a 1989, portanto, após os anos de 1930. Também não foi um choque ideológico entre Alemanha e União Soviética.
    d) Falso – Não consistiu numa disputa pela hegemonia mundial envolvendo Japão e nem a China.
    e) Verdadeiro – Com o término da Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos (capitalista) e União Soviética (socialista) tentaram ampliar suas áreas de influência, pois os dois países se apresentavam como as duas superpotências mundiais em virtude  de suas estruturas financeiras, dotavam de armas nucleares, entre outros fatores.
    voltar a questão

Nenhum comentário:

Postar um comentário