sábado, 29 de setembro de 2012


Confira os números da nova pesquisa de intenção de votos para prefeitura de Campina Grande; Romero lidera

Confira os números da nova pesquisa de intenção de votos para prefeitura de Campina Grande; Romero lidera
 O JORNAL DA PARAÍBA traz hoje mais uma pesquisa Ipespe sobre a disputa pela prefeitura de Campina Grande, faltando oito dias para as eleições. O candidato do PSDB, Romero Rodrigues, lidera a corrida, com 35% das intenções de voto. O tucano assumiu a liderança desde a última pesquisa Ipespe divulgada no final de julho, quando ele aparecia com 26%.

Na segunda posição está a candidata do PMDB, Tatiana Medeiros, com 24% das intenções de voto. Ela cresceu sete pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, quando estava na terceira posição, atrás de Daniella Ribeiro. Agora o terceiro lugar está sendo ocupado pela candidata do PP, que começou a campanha liderando a pesquisa. De acordo com o levantamento, Daniella detém 13% das intenções de voto.

As demais candidaturas apresentaram os seguintes resultados na pesquisa: Guilherme Almeida (PSC) tem 3%; Artur Bolinha (PTB) está com 2%; Alexandre Almeida (PT) e Sizenando Leal (PSOL) estão com 1%, cada. Os votos brancos e nulos somam 7% e os indecisos representam 14%.

O Ipespe ouviu 800 eleitores de Campina Grande nos dias 25 e 26 de setembro. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, sob o protocolo 00094/2012. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, calculada dentro de um intervalo de confiança de 95,5%. Conforme os números, a votação de Romero se destaca no universo feminino (37%).


 Tucano tem 31% na espontânea

Na pesquisa espontânea o cenário mostra Romero Rodrigues na frente com 31% das intenções de voto. Lembrando que na pesquisa anterior, ele ocupava a liderança com 17%. Na segunda posição vem Tatiana Medeiros, com 21%. Daniella Ribeiro aparece em terceiro, com 11%. Artur Bolinha e Guilherme Almeida têm 2%. Já Alexandre Almeida e Sizenando Leal têm 1%. Brancos e nulos somam 8% e 23% não sabem ou não responderam.

Ipespe aponta vitória de Romero no 2º turno

O deputado federal Romero Rodrigues venceria a eleição no segundo turno em todos os cenários apontados pelo Ipespe. No duelo com Tatiana Medeiros, ele teria 44% contra 34% da adversária. No confronto com Daniella Ribeiro, a vitória seria de 43% a 32%. Contra Guilherme Almeida, Romero venceria com 52% das intenções de voto, enquanto que o adversário teria 17%. No cenário em que disputa com Alexandre Almeida, o placar seria de 54% a 15%.

O Ipespe simulou também um segundo turno entre Tatiana e Daniella. A candidata do PP seria eleita com 38% contra 33% da peemedebista. As chances de vitória de Tatiana no segundo turno são contra Guilherme Almeida (40% a 21%) e Alexandre Almeida (43% a 18%).



JPONLINE

Joaquim Barbosa tem pegado 'muito pesado' no STF, diz Marco Aurélio Mello


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello disse nesta sexta-feira que não se ofendeu com as críticas do colega Joaquim Barbosa, relator do mensalão. Na noite de quinta-feira, Barbosa sugeriu que Marco Aurélio, conforme divulgou O GLOBO, é ministro do STF graças aos laços de parentesco com o ex-presidente Fernando Collor. Antes disso, Barbosa tinha ficado irritado com os comentários de Marco Aurélio, que pôs em dúvida sua capacidade de conduzir o Supremo. Barbosa assume a presidência do tribunal em novembro.
- De forma alguma, de forma alguma (fiquei ofendido). A essa altura já tenho uma história de vida - disse Marco Aurélio nesta sexta.
Questionado se Joaquim Barbosa não havia exagerado no tom da nota, Marco Aurélio disse que não. Têm sido frequentes os embates de Barbosa com o ministro Ricardo Lewandowski. Eles são respectivamente relator e revisor da ação penal do mensalão.
- Não, não, não. Ele tem pego muito mais pesado lá no plenário - disse Marco Aurélio.
Ele e Joaquim Barbosa sentam lado a lado no plenário do STF, mas isso não será problema na opinião de Marco Aurélio.
- A amizade evidentemente não há. O que nós temos é a ligação profissional. E acima de nós dois está a instituição, o Supremo - afirmou.
- Vi (as declarações de Barbosa). E a compreendo no grande âmbito que é a liberdade de expressão - acrescentou.
No fim da sessão de quinta, Barbosa se dirigiu ao presidente da corte, ministro Ayres Britto, para reclamar de Marco Aurélio. Nesta sexta, Marco Aurélio reprovou essa atitude do relator do mensalão.
- O ministro Ayres Britto não é tutor de quem quer que seja. Não cabe queixa. Ele é o coordenador simplesmente do colegiado.
O Globo 

Pesquisa Consult/Correio: 40,67% ainda não têm candidato a vereador

A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos com grau de confiabilidade de 95%.
Eleições | Em 29/09/12 às 08h42, atualizado em 29/09/12 às 08h48 | Por Sony Lacerda

A oito dias das eleições, o número de eleitores que ainda não tem candidato a vereador em João Pessoa voltou a cair. Pesquisa Consult, realizada em parceria com o Sistema Correio de Comunicação, revela que 40,67% ainda estão indecisos. Em relação à ultima rodada, divulgada no dia 14 deste mês, houve uma queda de quase seis pontos percentuais.

Já o percentual de eleitores que disseram não votar em nenhum dos candidatos postos à disputa aumentou de 7,42% para 8,42%. As 27 vagas da Câmara Municipal - seis a mais que nas eleições de 2008 - estão sendo disputadas por 566 candidatos.

O vereador José Freire da Costa, o ‘Zezinho Botafogo’ (PSB), que integra a coligação ‘Pra seguir em frente’, continua em primeiro lugar na pesquisa (não estimulada), mas registrou uma queda no percentual. Na última rodada da Consult/Correio, o socialista pontuou 2,75%. Nessa, obteve 1,83% das intenções de voto.

Em segundo permanece o vereador Luis Flávio (PSDB), da coligação ‘Por amor a João Pessoa, sempre I’, com o mesmo percentual da rodada anterior: 1,83%. O vereador João dos Santos (PR), candidato pela coligação ‘João Pessoa mais feliz I’, aparece em terceiro com 1,17% e Felipe Leitão (PP), que teve o mandato cassado este ano e cujo processo está em fase de recurso, vem em quarto lugar com 1,17%, mesmo percentual obtido por Marmuthe Cavalcanti (PT do B), da coligação ‘Por amor a João Pessoa III, sempre’.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o número 00058/2012 no dia 20 deste mês. A pesquisa de campo foi realizada entre os dias 23 e 25 deste mês. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos com grau de confiabilidade de 95%. Ao todo, a Consult fez 1.200 entrevistas com eleitores de ambos os sexos, de todas as faixas etárias, níveis de escolaridade e rendimentos familiares. Essa é a terceira pesquisa realizada após o registro de candidaturas (julho) e o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV.
Pesquisa Correio/Consult - Vereadores


Pesquisa Consult/Correio: Cartaxo cresce 6 pontos e se mantém na liderança

Luciano Cartaxo aparece com 30,58% na pesquisa estimulada
Eleições

Candidato pela coligação ‘Unidos por João Pessoa’, o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) disparou na liderança pela Prefeitura da Capital. A terceira rodada da pesquisa Consult, realizada em parceria com o Sistema Correio de Comunicação, revela novo crescimento - de quase sete pontos percentuais - do petista. Cartaxo obteve 30,58%. Na pesquisa anterior, esse percentual estava em 23,92%.
Em segundo lugar, figura o senador Cícero Lucena, candidato pela coligação ‘Por amor a João Pessoa, sempre’. O ex-prefeito da Capital caiu na pesquisa. Na segunda rodada, foi citado por 22,92% dos eleitores entrevistados e, agora, o percentual ficou em 20,17%. A oito dias das eleições municipais, a diferença entre o tucano e o primeiro colocado ultrapassa os 10 pontos percentuais.
Na pesquisa anterior, o quadro era de empate técnico entre Luciano Cartaxo, Cícero Lucena e o ex-governador José Maranhão (PMDB), que concorre pela coligação ‘João Pessoa mais feliz’. O peemedebista também registrou queda nessa terceira rodada. Saiu de 21,17% para 18% (3,17 pontos percentuais).
A ex-secretária de Planejamento de João Pessoa, a candidata da coligação ‘Pra seguir em frente’ Estela Bezerra (PSB), se mantém na quarta colocação, com 14%. Na última pesquisa, obteve 14,42%.O professor Renan Palmeira, do Psol, subiu quase um ponto e aparece em quinto lugar na pesquisa Consult/Correio com 1,17%. Antônio Radical, do PSTU, também cresceu e agora está sem sexto. Ele foi citado por 0,58% dos eleitores entrevistados. Em último lugar na pesquisa está a professora Lourdes Sarmento com 0,33%. Na última rodada, ela figurou em quinto lugar.
Em relação ao número de indecisos (não sabe dizer), a terceira rodada mostra nova queda no percentual, de 10,67% para 7,67%. Outros 7,5% responderam que não votariam em nenhum dos sete candidatos citados na pesquisa. Um crescimento de quase dois pontos em relação à pesquisa passada.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o número 00058/2012 no dia 20 deste mês. A pesquisa de campo foi realizada entre os dias 23 e 25 deste mês. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos com grau de confiabilidade de 95%. Ao todo, a Consult fez 1.200 entrevistas com eleitores de ambos os sexos, de todas as faixas etárias, níveis de escolaridade e rendimentos familiares. Essa é a terceira pesquisa realizada após o registro de candidaturas (julho) e o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, o petista Luciano Cartaxo também sai na frente. Ele obteve 28,08% das intenções de voto, registrando um crescimento de oito pontos percentuais se comparado à rodada anterior (20,08%). O tucano Cícero Lucena vem em segundo com 16,83% (na pesquisa passada esse percentual era de 18,67%).

José Maranhão figura em terceiro lugar com 16,83%. Na última rodada, o peemedebista pontuou com 17,33%. A socialista Estela Bezerra permanece na quarta colocação com 9,75%. Na pesquisa espontânea anterior, ela estava com 10,25%.

Renan Palmeira, Antônio Radical e Lourdes Sarmento aparecem com 0,93%, 0,33% e 0,8%, respectivamente. O atual prefeito Luciano Agra (sem partido) foi novamente citado na pesquisa espontânea com 0,17%. Nessa rodada, aparece o nome do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), com 0,8%.

Os indecisos (não sabem dizer) nessa rodada somam 20,42% (uma queda de seis pontos em relação à segunda rodada). Já 8,42%% responderam que não votarão em nenhum dos ‘prefeitáveis’.

Pode mudar

A pesquisa Consult/Correio quis saber ainda: “A sua intenção de voto para prefeito(a) de João Pessoa, hoje, poderá ou não mudar até a eleição?”. A oito dias das eleições municipais (7 de outubro), 67,42% responderam que não mudarão o voto. Já 25,08% disseram que podem sim mudar o voto. Não sabem dizer somam 7,5%.

Guia eleitoral

A partir deste sábado, os ‘prefeitáveis’ da Capital terão apenas dois guias eleitorais para tentar convencer o eleitorado e nesta reta final, os números da pesquisa Correio/Consult revelam que o interesse pelos programas aumentou.

Dos eleitores entrevistados, 29,75% responderam que sim, mas com pouca frequência. O guia para prefeito da Capital é exibido às segundas, quartas e sextas-feiras. Outros 41% responderam que sim, assistem os guias eleitorais, com muita frequência. Um crescimento de mais de 18 pontos percentuais em relação á pesquisa anterior (22,67%) Já 29,25% responderam que não têm acompanhado.

Pesquisa Consult/Correio: Cícero lidera rejeição, seguido de Estela, Maranhão e Cartaxo

A pesquisa de campo foi realizada entre os dias 23 e 25 de setembro.
Eleições | Em 29/09/12 às 08h24, atualizado em 29/09/12 às 08h28 | Por Sony Lacerda
Pesquisa Correio/Consult - Rejeição.

A pesquisa Correio/Consult revela uma mudança no quesito rejeição para a corrida pela Prefeitura de João Pessoa. O senador Cícero Lucena é o que apresenta o maior índice: 22,3%. Na pesquisa passada, ele figurou em terceiro com 16,42%. Já Estela Bezerra ficou em segundo lugar com 22,08%. Na segunda rodada, divulgada após o registro de candidaturas, a socialista tinha 20,5% de rejeição.

O ex-governador José Maranhão aparece em terceiro. Ele foi citado por 19,5% dos eleitores entrevistados. Na última rodada, o peemedebista aparecia também em terceiro, mas com um percentual menor (18,83%). Luciano Cartaxo, que estava em penúltimo na última pesquisa, aumentou o índice de rejeição: de 3,08% para 4,25%.

O professor Antônio Radical, do PSTU, registrou um percentual de rejeição, entre os eleitores entrevistados, de 3,17%. O professor Renan Palmeira, do Psol, obteve 1,83%. Também diminuiu o percentual de rejeição em relação à consulta passada (3,58%). A professora Lourdes Sarmento, do PCO, foi a que obteve o menor índice: 1,75%.

Dos eleitores entrevistados, 7,83% disseram rejeitar todos os sete candidatos postos à disputa e 17,25% não souberam dizer.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o número 00058/2012 no dia 20 deste mês. A pesquisa de campo foi realizada entre os dias 23 e 25 de setembro. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos com grau de confiabilidade de 95%.

Ao todo, a Consult fez 1.200 entrevistas com eleitores de ambos os sexos, de todas as faixas etárias, níveis de escolaridade e rendimentos familiares. Essa é a terceira pesquisa realizada após o registro de candidaturas (julho) e o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. 

Política


PT nacional diz que Maranhão decepciona por atacar Luciano ao invés de denunciar governador

O integrante do Conselho de Etica do PT Nacional, Francisco Rocha (Rochinha) disse em entrevista ao WSCOM nesta quinta-feira que o partido está decepcionado com a forma de atuação do candidato José Maranhão ao atacar o candidato Luciano Cartaxo, ao invés de fazer isso com mais intensidade contra o PSB e seu líder, governador Ricardo Coutinho.

- É inaceitável que o ex-governador trate o PT desta forma, pois durante todas as suas lutas o partido e o ex-presidente. Lula sempre estiveram ao seu lado contra os setores conservadores e de Direita da Paraiba – revelou.

Rochinha lembrou que, na ultima eleição, além de apoiar abertamente Maranhao o PT depositou todo o seu potencial político em favor dos candidatos ao Senado, Vital Filho e Wilson Santiago só não prosperando no segundo caso em face de questão judicial.

- O ex-governador, político tarimbado, merecedor de nossos compromissos decepciona muito ao agir desta forma, ao invés de atacar seu adversário, o PSB e o governador que tanto lhe criticaram – observou.

Ele informou  que vai procurar o candidato do PMDB para entendimentos. “Os adversários dele, que tanto fizeram de mal contra eles, estão no PSB”.

Walter Santos

WSCOM Online

quarta-feira, 26 de setembro de 2012


26/09/2012 06h40 - Atualizado em 26/09/2012 08h39

No reencontro com Ronaldinho, Fla tenta frear Atlético-MG no Engenhão

Vice-líder, Galo precisa da vitória para se manter colado ao ponteiro Flu. Para Rubro-Negro, triunfo significa passo importante na luta contra a degola

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Love e Ronaldinho Flamengo Atlético-MG (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Love e Ronaldinho, destaques de Fla e Galo nesta
quarta (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Os ingressos se esgotaram na véspera, e o Engenhão estará cheio nesta quarta-feira. Precisando da vitória para respirar na tabela, o Flamengo recebe o Atlético-MG, às 22h. Vice-líder do Brasileirão, o Galo quer somar três pontos para chegar a 55 e ficar a apenas um do Fluminense. O jogo, adiado da 14ª rodada do campeonato, ganhou dose extra de rivalidade com o reencontro entre Ronaldinho Gaúcho e o clube de onde saiu em maio, com uma cobrança de R$ 40 milhões na Justiça.
O discurso interno no Flamengo é para deixar Ronaldinho em segundo plano e pensar na vitória, que levaria o time a 34 pontos, subindo assim para a 10ª colocação. Seria uma chance de ganhar fôlego para enfrentar o líder Fluminense no clássico de domingo.
O Rubro-Negro vem de vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-GO. O time quebrou uma sequência de sete jogos sem vencer, sendo quatro derrotas e três empates. Diante do Galo, o jogo ganhou ares de decisão. E o assunto Ronaldinho domina o ambiente rubro-negro.
- O reencontro é só fora. Vou abraçar (Ronaldinho) antes, mas durante o jogo é meu inimigo mortal. Não vou querer perder de jeito nenhum, considero meu padrinho, dentro do campo é Flamengo e Atlético-MG. A torcida tem que vaiar mesmo e incentivar a gente – afirmou Vagner Love, que tem dez gols no Brasileirão.
Do outro lado, o Atlético-MG também precisa vencer. O Galo caiu de rendimento no segundo turno. A queda tirou do time alvinegro a liderança, posto do qual foi dono da sétima até a 21ª rodada. No returno, é apenas o 12º colocado. De 21 pontos disputados, conquistou nove, um aproveitamento de 42,9%.
- Mais uma decisão, uma final pra gente, que briga pelo título. Para eles, é de outra maneira, pelo (problema com o) Ronaldinho, mas é mais uma guerra, para encostar no Fluminense. Para nós, pelo título, para eles, por outro motivo - afirmou o atacante Jô.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A Rede Globo transmite a partida para RJ, MG, ES, PR, SC e Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O canal Premiere exibe ao vivo para todo o Brasil.

header as escalações 2
Flamengo: Dorival Júnior deve escalar um time diferente conta o Atlético-MG. No treino tático desta terça-feira, o treinador fez mudanças na equipe titular. O volante Luiz Antonio e o meia Adryan, que não foram bem na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-GO, foram barrados para as entradas de Amaral e Liedson. O volante Ibson, que sente dores na coxa direita, não treinou. Léo Moura, de volta após cumprir suspensão, ocupou a vaga do camisa 7 na atividade. Wellington Silva está mantido na lateral direita. Os prováveis titulares: Felipe, Wellington Silva, Frauches, González e Ramon; Cáceres, Amaral, Léo Moura e Cleber Santana; Vagner Love e Liedson.
Atlético-MG: o técnico Cuca fará mudanças na equipe. Por desfalques e por opção. Marcos Rocha volta à lateral direita, após cumprir suspensão; Escudero fica com a vaga de Bernard, suspenso; Danilinho deve barrar Guilherme; e Jô volta ao ataque após cinco jogos contundido. O Galo deve ter: Victor: Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete, Escudero, Ronaldinho Gaúcho e Danilinho; Jô.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
Flamengo: o Rubro-Negro não terá o zagueiro Welinton, o meia Mattheus e os volantes Airton e Muralha. Todos estão no departamento médico. O meia Renato ainda recupera a forma física após cirurgia no joelho direito. O volante Maldonado faz fisioterapia no joelho esquerdo operado e não joga mais nesta temporada.
Atlético-MG: a principal ausência será o meia Bernard. Destaque da equipe no Brasileirão, ele cumprirá suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Junior Cesar, por questões contratuais (está emprestado pelo Flamengo), é outro que fica fora.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Flamengo: Adryan, Cáceres, Ibson, Liedson, Luiz Antonio, Negueba, Renato, Vagner Love, Welinton e Wellington Silva.
Atlético-MG: Leandro Donizete, Pierre, Richarlyson e Victor.
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Jailson Macedo Freitas (BA) apita a partida, auxiliado por Altemir Hausmann (Fifa/RS) e Kleber Lucio Gil (SC). Jailson Macedo arbitrou sete jogos no Brasileirão, marcou 214 faltas (média de 30,5 por jogo), aplicou 26 amarelos (média de 3,7 por jogo), nenhum vermelho e dois pênaltis (média de 0,29 por jogo). O campeonato tem média de 5,05 amarelos, 0,27 vermelho, 36,6 faltas e 0,21 pênalti.

header fique de olho 2
Flamengo:
autor do gol da vitória sobre o Atlético-GO na última rodada, Liedson foi titular duas vezes desde que chegou, contra Ponte Preta e Grêmio, mas ainda não disputou uma partida inteira. O atacante deve ganhar nova chance e formar dupla com Vagner Love. Liedson disse que conversou com o técnico para dizer que tem plenas condições de jogar por 90 minutos, mas terá que provar no decorrer da partida.
Atlético-MG: o meia Ronaldinho Gaúcho é o centro das atenções. Tanto para atleticanos quanto para flamenguistas. Amado e odiado, ele reencontrará seu ex-clube, do qual saiu em meio a polêmicas. Com a bola, R49 vive grande fase e pode, como de costume, decidir a partida a qualquer momento.

header o que eles disseram

Cleber Santana, meia do Flamengo:
“Pensamento é jogo a jogo, temos que chegar aos 34 pontos. Teremos mais um jogo decisivo contra o Atlético-MG. Mantendo a concentração, podemos vencer”.
Victor, goleiro do Atlético-MG: “O Atlético-MG é uma equipe formada também por jogadores experientes, que estão acostumados a esse tipo de jogo. Acho que temos que usar como motivação para dentro de campo reverter isso em um bom resultado, que é o nosso principal objetivo”.
header números e curiosidades
* Ronaldinho disputou quatro partidas contra o Flamengo, todas pelo Grêmio: uma vitória (4 a 3 no Brasileiro de 1999), dois empates (2 a 2 no Brasileiro de 1998 e 2 a 2 na Copa do Brasil de 1999) e uma derrota (3 a 0 no Brasileiro de 2000). Ele jamais fez gols contra o Rubro-Negro.
* Uma das maiores rivalidades entre equipes de estados diferentes no futebol brasileiro, Flamengo e Atlético-MG costumam fazer jogos muito equilibrados. Das 36 partidas realizadas  em Brasileiros que terminaram com vencedor, 22 foram por diferença de apenas um gol.
* Flamengo e Atlético-MG costumam levar grandes públicos em seus confrontos em Brasileiros. Em 18 das 48 partidas entre os dois clubes foram registrados públicos superiores a 50 mil pagantes. Em três oportunidades, estes públicos superaram as 100 mil pessoas. Para esta quarta-feira, os ingressos estão esgotados.
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
header último confronto v2
A última vez que Flamengo e Atlético-MG se enfrentaram foi no Brasileirão de 2011. No dia 21 de setembro do ano passado, as duas equipes acabaram por empatar por 1 a 1, em Sete Lagoas.
Ronaldinho, hoje maior destaque do Galo, foi na ocasião o autor do gol rubro-negro, que saiu atrás no placar. Pela equipe mineira, Daniel Carvalho foi o goleador.

Proposta no Senado acaba com salário de vereadores em cidades com menos de 50 mil habitantes; se aprovada medida começa a vigorar já em 2013

Proposta no Senado acaba com salário de vereadores em cidades com menos de 50 mil habitantes; se aprovada medida começa a vigorar já em 2013
Você conhece algum parlamentar que abdicaria do salário de vereador para trabalhar apenas por amor a cidade? Saiba que essa proposta pode deixar de ser uma escolha e virar uma obrigação. É que tramita no Senado Federal uma Proposta de Emenda Constitucional 35/2012 que determina que cidade com menos de 50 mil habitantes não devem pagar salários para os representantes do legislativo municipal. Caso a proposta seja aprovada, pelo menos 90% dos municípios brasileiros ficariam sem o direito aos proventos mensais de seus representantes.

Na Paraíba, dos 223 municípios paraibanos, mas de 100 tem menos de 50 mil habitantes e seriam atingidos pela nova medida.

No município de Areia, brejo paraibano, por exemplo, atualmente são contabilizados 30 mil habitantes e como o número de habitantes é menor do que 50 mil, seus representantes não teriam direito ao salário mensal, que hoje é de quase R$ 4 mil/mês, somado ainda a verba de gabinete.

Outro município paraibano que seria prejudicado com a proposta é Pirpirituba, que atualmente tem menos de 11 mil habitantes, destes apenas sete mil são votantes. A proposta de autoria do Senador Cyro Miranda (PSDB/GO), já tramita no Senado Federal e se aprovada pode começar a vigorar já em janeiro de 2013.

A PEC 35 também quer reduzir o repasse das prefeituras para a manutenção das câmaras desses municípios que hoje é de 7% da receita para 3,5%. Hoje a remuneração dos vereadores das cidades com até 50 mil habitantes corresponde a 15% do teto do salário dos deputados estaduais (R$ 20 mil), excluindo as verbas indenizatórias. A proposta começou a tramitar no fim do mês passado e já conta com a adesão de 30 parlamentares e ganhou campanha nas redes sociais por sua aprovação.

De acordo com o senador, entre 1965 e 1975 só recebiam pagamentos os vereadores das capitais e das cidades com mais de 200 mil habitantes. A partir de 1975, todas as câmaras passaram a pagar os parlamentares. Para o senador, não faz sentido localidades pequenas, com pouca arrecadação, terem de desembolsar quantias elevadas para bancar legislativos municipais que se reúnem, na maioria das vezes, uma ou duas vezes por mês.

“Sem remuneração, os vereadores vão ser pessoas comprometidas com a ética, o interesse público e o desenvolvimento da sua cidade”, acredita ele. Para o senador, a proposta vai melhorar a qualidade das câmaras e ainda contribuir para desafogar o orçamento das pequenas cidades. “Tem cidades com seis vereadores, cada um recebendo R$ 5 mil, sem dinheiro para contratar um médico”, justifica.

Na Paraíba, a proposta já tem alguns adeptos. Em João Pessoa, por exemplo, o ex-vereador João Almeida (PMDB) se antecipou a proposta e abdicou do próprio salário parlamentar à época em que legislou.

Ainda não foi escolhido relator para a PEC na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, mas o senador afirmou que vai solicitar na semana que um nome seja indicado o mais rápido possível. Aprovada nas comissões, a PEC ainda tem de ser votada no plenário do Senado, antes de seguir para apreciação na Câmara dos Deputados. “Sei que essa é uma medida antipática no meio político, mas conto com o apoio da população para pressionar os parlamentares para que ela seja aprovada”, defendeu.



O que diz a pec 35/2012



Em municípios com até 50 mil habitantes os vereadores não receberão salários.

De 50.001 a 100 mil habitantes receberão 40% do vencimento dos deputados estaduais (*)

De 100.001 a 300 mil habitantes receberão 50% do salário dos deputados estaduais.

De 300.001 a 500 mil habitantes receberão até 60% do salário dos deputados estaduais.

Acima de 500 mil habitantes receberão 75% do salário dos deputados estaduais.

Nas cidades com até 50 mil habitantes o repasse para as câmaras não pode ultrapassar 3,5% da receita do município (hoje esse percentual é de 7%). Nas outras cidades o repasse não pode passar de 5%.

Quanto ganha

» Hoje a remuneração do vereador varia entre 20% e 75% do que recebe um deputado estadual . Esse percentual é calculado de acordo com a população de cada município. Como um deputado estadual recebe hoje R$ 20 mil (*), os vereadores podem ganhar entre R$ 4 mil e R$ 15 mil (*)

(*) subsídio bruto sem verbas indenizatórias

Pelo sim e pelo não, a proposta é polêmica!


Márcia Dias

PB Agora

Com Agencia Senado  

Revisor do mensalão conclui hoje voto sobre políticos acusados de corrupção

Agência O Globo - 15 minutos atrás
Brasília – O julgamento da Ação Penal 470, processo conhecido como do mensalão, terá mais uma etapa concluída nesta quarta-feira (25) no Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte abre o vigésimo oitavo dia de julgamento com o fim do voto do revisor, Ricardo Lewandowski, sobre as acusações de corrupção passiva de políticos da base aliada ao governo entre 2003 e 2004.

Desde o início do julgamento, Lewandowski vem apresentando votos mais amenos que o do relator Joaquim Barbosa, e os demais ministros têm formado maioria com uma média entre os dois pontos de vista. No Capítulo 6, que trata de corrupção passiva entre os partidos da base aliada, Barbosa condenou 12 dos 13 réus ligados ao PP, PL (atual PR), PTB e PMDB. Ele absolveu apenas o ex-assessor do PL Antônio Lamas.

Até agora, Lewandowski analisou a situação de nove réus ligados ao PP e ao PL, que respondem por 23 acusações no total, divididas entre corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Enquanto Barbosa concordou com 21 acusações em relação aos dois partidos, Lewandowski aderiu a apenas 13 imputações feitas pelo Ministério Público Federal (MPF).

Além de Lamas, o revisor também absolveu o deputado federal Pedro Henry (PP-MT) e um dos sócios da corrtora Bônus Banval, Breno Fischberg, de todos os crimes. O ministro também discordou da maioria das acusações de lavagem de dinheiro, entendendo que a ocultação de recebimento por meio de terceiros faz parte do próprio ato de corrupção. Dos nove réus que tiveram conduta analisada pelo ministro até agora, seis foram absolvidos do crime de branqueamento de capitais.

O julgamento será retomado à tarde com o voto do revisor sobre os réus ligados ao PTB e ao PMDB. Ontem (25), em entrevista ao chegar ao STF, Lewandowski disse que ainda não sabe se entrará no mérito sobre o motivo que levou os parlamentares a se corromperem. “É o que veremos no próximo capítulo. Vou estudar, meus votos estão em constante elaboração. No momento apropriado, eu vou apresentar”.

Para o MPF, houve compra de apoio político, mas, nas únicas manifestações sobre o assunto, Lewandowski disse que os pagamentos eram fruto de acordos sobre dívidas de campanha.

Depois de Lewandowski, votam, na ordem, os ministros Rosa Weber, Luiz Fux, Antonio Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e o presidente da Corte, Carlos Ayres Britto. O julgamento da segunda etapa do Capítulo 6, que trata dos crimes de corrupção ativa, só deve ser iniciado na próxima segunda-feira (1º). Nessa parte, figuram os réus ligados a Marcos Valério e ao PT.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012


Novos vereadores de JP ganharão R$ 15 mil e salário está entre os seis maiores das capitais do Brasil

Com o ordenado de R$ 15 mil os parlamentares municipais só ganharão menos que os de Recife (PE), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), que receberão mensalmente R$ 15.031,76 e os de Natal (RN) que terão remuneração de R$ 15.018,75. Os vereadores de Arajacú (SE) também ganharão R$ 15 mil
Legislativo | Em 24/09/12 às 18h04, atualizado em 24/09/12 às 18h23 | Por Naira Di Lorenzo
(Foto: Divulgação)
Camara Municipal de JP


Os candidatos a vereadores de João Pessoa ainda estão na fase de disputa por uma das 27 vagas da Câmara Municipal, mas seus salários já foram definidos: R$ 15 mil mensais. O levantamento feito pelo portal Uol aponta que a Câmara Municipal de João Pessoa está entre as seis capitais que pagarão os maiores salários a partir de 2013.
Com o ordenado de R$ 15 mil os parlamentares pessoenses só ganharão menos que os de Recife (PE), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), que receberão mensalmente R$ 15.031,76 e os de Natal (RN) que terão remuneração de R$ 15.018,75. Os vereadores de Arajacú (SE) também ganharão R$ 15 mil.
Atualmente os vereadores da capital paraibana ganham R$ 9.280,00, ou seja, o reajuste que ocorrerá em 2013 será de 62%, o segundo maior quando comparado as demais capitais, empatando com Recife e São Paulo e ficando atrás apenas para Boa Vista (PR), que concederá aumento de 67%.
O reajuste ocorreu também no número de vagas que passou de 21 vagas para 27, contribuindo para o aumento no orçamento anual que chegará em 2013 a  R$ 38 milhões.
O levantamento mostra também que em João Pessoa o custo por habitante será de R$ 52,52.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Meu Deus como a Paraíba , só respira política. Já estão pensando em 2014.

'Estrelas' em 2014, Ricardo, Cássio, Vital e Veneziano são disputados por candidatos a prefeito de todo Estado

Mesmo apertando a agenda, essas lideranças não têm conseguido atender a todos os pedidos, que incluem gravações para horário eleitoral em emissoras de rádio e declarações de apoio paradivulgação em carros de som.
Eleições | Em 19/09/12 às 12h11, atualizado em 19/09/12 às 14h46 | Por Naira Di Lorenzo
Foto: Portal Correio
Lireranças políticas na PB enfrentam maratona nas eleições 2012

Apontados como principais protagonistas da cena política em 2014, quatro lideranças estaduais têm os espaços de suas agendas acirradamente disputados pelos candidatos a prefeito nos municípios paraibanos. Em média, os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB) e Vital Filho (PMDB), o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) percorrem oito municípios entre a sexta-feira e o domingo.
Além das gravações para praticamente todos os municípios da Paraíba, na reta final das eleições , Ricardo, Cássio, Vital Filho e Veneziano têm dividido suas agendas entre comícios, passeatas, carreatas, arrastões,adesivagem, bandeiraço e outras atividades de rua. Ainda têm que encontrar tempo para suas missões como gestores públicos e parlamentares.

O senador Cássio Cunha Lima, por exemplo, até o momento já esteve em mais de 60 cidades e, até o próximo dia 6 de outubro, comparecerá em pelo menos mais 20. Ele já passou por grandes colégios eleitorais como Campina Grande, Sousa, Patos e Cajazeiras. Nesta quarta-feira (19), cumpre agenda em João Pessoa, onde sobe pela primeira vez no palanque do candidato do seu partido, o senador Cícero Lucena (PSDB).
Para guias eleitorais e gravações repercutidas por carros de som, Cássio pediu votos para mais de 120 candidatos a prefeito e tem solicitação para mais 70.

Mesmo apertando a agenda, essas lideranças estaduais não têm  conseguido atender a todos os pedidos, que incluem gravações para horário eleitoral em emissoras de rádio e declarações de apoio que são exaustivamente repetidas em carros de som. 

O governador Ricardo Coutinho terá que se desdobrar para conseguir subir no palanque eleitoral dos 86 candidatos socialistas que encabeçam as disputas para prefeituras paraibanas. Além desses, 35 compõe chapa majoritária na vaga de vice-prefeito e também contam com o apoio do gestor estadual. A assessoria informou ainda que Ricardo Coutinho forma aliança com candidatos que fazem parte do PSB, como os candidatos a prefeito de Bananeiras do PPS, Douglas Lucena.

O governador já participou de atividades de campanha nas cidades de Cajazeiras, Sousa, Patos, Solânea, Bananeiras, Cuité, Pedras de Fogo, Mamanguape. O ritmo está cada vez mais intenso e já próximo à eleição ele tem comparecido em até 10 cidades por semana. A assessoria do partido afirmou que o governador já chegou a estar em seis municípios em um final de semana.

Além dos candidatos do PSB, Ricardo Coutinho gravou propaganda do horário eleitoral para o candidato a prefeito de Patos, Dinaldinho(DEM) e de Guarabira Zenóbio Toscano (PSDB). Nesta terça-feira, o governador marcou presença em três municípios da região da Serra de Teixeira.

A família Vital fez o pacote completo. As gravações para os candidatos a prefeito do interior incluem declarações de apoio do senador Vital Filho, da deputada federal Nilda Gondim e do prefeito Veneziano Vital.Mãe e filhos já gravaram, cada um, mais de 30 participações nos programas de rádio dos candidatos a prefeito no interior. 

O prefeito Veneziano Vital do Rêgo percorre em média sete cidades da Paraíba, entre a sexta-feira e o domingo, desde o início da campanha de rua. No último final de semana, o peemedebista esteve em Cabedelo, Alagoa Nova, Pedras de Fogo, Baraúnas e Frei Martinho.

Para guia eleitoral, só nesta terça-feira (17) o gestor municipal gravou manifestação de apoio para candidatos a prefeito de oito municípios (Gurjão, Areial, Guarabira, Nova Olinda, Ingá, Aroeiras, Gado Bravo e Alagoa Nova).

A assessoria de Veneziano informou que recebeu também a solicitação de mais de 50 aliados para gravar para propaganda eleitoral.

 Entre os cabos eleitorais, o senador Cássio Cunha Lima é o mais solicitado. Segundo a assessoria, o tucano tem candidato nos 223 municípios paraibanos, mas a rotina do trabalho parlamentar e o curto tempo de propaganda de rua impedem que ele consiga participar efetivamente de todas as campanhas. 
Após o fim da greve, veja como ficou o calendário.

Novo calendário letivo da UFPB é aprovado pelo Consepe

Consepe aprovou calendário em reunião nesta terça-feira (18).
Ano letivo de 2012 está previsto para terminar em abril de 2013.

Do G1 PB

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aprovou, na manhã desta terça-feira (18), o novo calendário letivo da instituição, que foi proposto pela Coordenação de Escolaridade (Codesc) na útima quinta (13). Foi necessário elaborar um novo cronograma devido aos quatro meses de greve deflagrados pelos professores da UFPB. As aulas voltaram nesta segunda-feira (17).
De acordo com a proposta da Codesc, as aulas vão do dia 17 de setembro até o dia 6 de novembro, quando termina o primeiro período letivo. Já o segundo período, de acordo com o coordenador da Codesc, Severino Elias, começa no dia 26 de novembro e vai até o mês de abril.
O recesso acontece entre um período e outro e nas festas de fim de ano. “Os alunos podem ficar tranquilos porque a instituição vai repor os 52 dias letivos que faltam para completar o primeiro período”, afirmou Severino Elias.

Severino Elias explicou ainda que, ao contrário dos boatos, não vai haver aulas nos sábados. “O sábado, desde 1980, sempre foi incluído como dia letivo, caso algum docente precise de uma aula extra, aula de laboratório. Isso não quer dizer que, por conta da greve, haverá aulas aos sábados”, acrescentou.

UFCG
Os professores voltam às salas de aula da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no dia 24 de setembro, uma segunda-feira. O novo calendário letivo ainda será discutido esta semana e divulgado até a sexta-feira (21), segundo informou a assessoria de imprensa da instituição. Porém, o pró-reitor de Ensino, Vicemário Simões, adiantou que a previsão de encerramento do primeiro perído de 2012 é até o final da primeira quinzena de novembro, incluindo o período de exames finais. A conclusão do ano letivo de 2012 está prevista para o final de abril de 2013.

Vicemário Simões ainda explicou que podem haver aulas aos sábados. "O sábado é considerado dia letivo e é muito utilizado para aula de campo, aplicação de provas, etc. Os professores poderão utilizar, desde que combinado com os alunos", comentou.

A greve na UFCG teve início no dia 17 de maio e é a instituição federal de ensino superior paraibana onde as aulas ficaram paradas por mais tempo: quatro meses e uma semana.
IFPB
Assim como na UFCG, as aulas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) retornam no dia 24 de setembro. Ainda não há definições sobre o novo calendário letivo, que ainda está sendo discutido. A greve do IFPB teve início no dia 6 de junho quando os professores e trabalhadores técnico-administrativos do campus de João Pessoa paralisaram as atividades. Os professores dos outros campi aderiram à greve gradativamente.


segunda-feira, 17 de setembro de 2012



Pesquisa WSCOM/6Sigma apresenta 6 simulações de 2º turno; confira os números


Avaliações simularam disputas distintas entre os candidatos


Simulação para o segundo turno (Crédito: Arquivo)
A pesquisa WSCOM/6Sigma apresentou seis hipóteses de segundo turno nas eleições municipais de João Pessoa. As avaliações simularam disputas distintas entre os candidatos Luciano Cartaxo (PT), Cícero Lucena (PSDB), Zé Maranhão (PMDB) e Estela Bezerra (PSB). Os quatro foram os mais bem colocados na consulta realizada na modalidade estimulada.

Cartaxo x Cícero

De acordo com os dados apresentados nesta segunda-feira (17), a primeira simulação apontou vitória de Luciano Cartaxo (PT), com 43,5%, contra Cícero Lucena (PSDB), que ficou com 35,8% das intenções de votos. A diferença pró-candidatura petista foi de 7,7%. Nesta conjuntura, 9,3% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar e 11,4% ainda disseram votar nulo.

Cartaxo x Maranhão

Numa segunda simulação, desta vez entre os candidatos Luciano Cartaxo (PT) e Zé Maranhão (PMDB), o petista sairia vitorioso com 44,4% das intenções de voto contra 34,2% do peemedebista. Uma diferença de 10,2% pró-Cartaxo. De acordo com os números, 9,8% informaram não saber em quem votar e 12,2% votaria branco ou nulo.

Cícero x Maranhão

A terceira simulação de segundo turno avaliou a opção de voto dos entrevistados numa disputa de segundo turno entre Cícero Lucena (PSDB) e Zé Maranhão (PMDB). Nesta hipótese, o candidato tucano venceria a eleição na Capital com 39,9%. Já Maranhão ficaria com 34,6% das intenções de voto, ou seja, uma diferença de 5,3% entre os dois postulantes. Ainda segundo os números, 8,3% não souberam em quem votar e 17,1% votariam nulo.


Simulação para o 2º turno (Crédito: Arquivo)
Cartaxo x Estela

A quarta simulação avaliou a disputa entre Luciano Cartaxo (PT) e Estela Bezerra (PSB). De acordo com os números, Cartaxo venceria as eleições com 50,3% das intenções de voto. Já a candidata socialista ficaria com 26,1%. A diferença pró-Luciano ficou com 24,2%. A consulta mostrou ainda que 9,2% não souberam ou preferiram não opinar e 14,4% afirmaram votar nulo.

Cícero x Estela


A quinta e penúltima simulação de segundo turno em João Pessoa avaliou a disputa Cícero Lucena (PSDB) e Estela Bezerra (PSB). Nesta hipótese, o candidato tucano ficou com 45,8% contra 26,9% da socialista, ou seja, uma diferença de 18,9%. Já 8,8% disseram não saber em quem votar ou não informaram e 18,5% dos entrevistados afirmaram votar nulo ou branco.

Maranhão x Estela

Na sexta e última simulação de segundo turno realizado na pesquisa WSCOM/6Sigma, Zé Maranhão (PMDB) venceria Estela Bezerra (PSB) com 9,3% de vantagem. De acordo com os números, o peemedebista ficou com 41,7% das intenções de voto; a socialista apresentou 32,4%; 8,2% não souberam em quem votar e 17,6% afirmaram votar branco ou nulo.

O WSCOM Online foi o primeiro portal de notícias da Paraíba a apresentar uma pesquisa eleitoral nestas eleições municipais. A consulta foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00060/2012. Os entrevistadores do Grupo 6Sigma ouviram 1.100 eleitores de 52 bairros de João Pessoa. A margem de erro da pesquisa é de 2,5% e a confiança é de 95%.

17 de Setembro de 2012

Citado como filiado do PSB, ranking coloca Agra como o 4º melhor prefeito do país; veja lista

Citado como filiado do PSB, ranking coloca Agra como o 4º melhor prefeito do país; veja lista
Citado como filiado do Partido Socialista, ranking coloca Luciano Agra como o 4º melhor prefeito do país; veja lista

O site Estadão publicou, nesta segunda (17), o ranking dos prefeitos das capitais brasileiras baseado em uma pesquisa feita pelo IBOPE. O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (sem partido), aparece na reportagem ocupando o 4 º lugar geral entre todos os prefeitos dos municípios brasileiros.

A pesquisa ainda informa se o prefeito concorre à reeleição e a devida porcentagem da avaliação feita pelos entrevistados sobre a gestão do governante.

O detalhe que não passou despercebido pela equipe do PBAgora é que pela pesquisa, Luciano Agra ainda faz parte do PSB. Será que esqueceram de avisar ao aplicador da pesquisa sobre a saída do prefeito do partido?!

 


Patricia Silva

PBAgora 

quarta-feira, 12 de setembro de 2012


12 de setembro de 2012 - atualizado às 11h10

Zé Maranhão chama a promessa do tablet de Cícero de blefe eleitoral

Ex-governador não poupa senador tucano e inclui Estela Bezerra nas críticas

Ampliar
O ex-governador e candidato a prefeito de João Pessoa, José Maranhão (PMDB), deixou a diplomacia de lado com a candidatura do senador Cícero Lucena (PSDB) e chamou de blefe a proposta do candidato tucano que promete doar tablets aos alunos da rede municipal de ensino.
A proposta do tablet é um blefe. Não dá pra fazer esse tipo de promessa, disse Maranhão.
O ex-governador também inclui no rol de suas críticas à candidata do PSB, Estela Bezerra, que promete construir e entregar casas populares já com fogão e geladeiras inclusas.
Para Maranhão, tanto Cícero quanto Estela estão fazendo promessas mirabolantes e desonestas ao eleitor pessoense. 
Da Redação com MaisPB.

STF anula indicação feita por Dilma

STF anula indicação feita por Dilma

O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou nesta terça-feira a indicação da presidente Dilma Rousseff do juiz Marcelo Pereira da Silva para o Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª região. A maioria dos ministros entendeu que a presidente não seguiu a norma de promover o magistrado Aluísio Gonçalves de Castro Mendes, que figurou por três vezes em listas de merecimentos.

A posse de Pereira da Silva já estava suspensa por uma decisão liminar do relator do mandado de segurança, Ricardo Lewandowski. No pedido, a Associação dos Juízes do Brasil (Ajufe) alegava que a nomeação do juiz ofendia a separação dos poderes e não é um ato discricionário da presidente da República.

Com a decisão, Dilma deve refazer sua indicação para o TRF-2, já que o Supremo não pode determinar a posse de Castro Mendes para o tribunal.


Terra
Haja violência.


Tiroteio entre suspeitos e policiais deixa 9 mortos em Várzea Paulista

11/09/2012 | 22h27min

Um tiroteio entre suspeitos e policiais militares resultou em nove pessoas mortas e oito presas na tarde desta terça-feira (11) na cidade de Várzea Paulista, na região de Jundiaí (a 58 km de São Paulo).
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, a polícia recebeu uma denúncia anônima informando o local onde um homem suspeito de estupro seria julgado por um "tribunal do crime" de supostos membros da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).
Dois pelotões da Rota (grupo especial da PM paulista), com 40 policiais em dez carros, chegaram à chácara por volta das 16h30. Ao avistarem os policiais, seis suspeitos tentaram fugir em dois carros --um Pointer prata e um Corsa prata. Na perseguição, houve troca de tiros e quatro foram mortos e três presos.
Na chácara, cinco suspeitos morreram na troca de tiros e outros cinco foram presos.
No local, a PM apreendeu duas espingardas calibre 12, uma metralhadora, sete pistolas, quatro revólveres, cinco veículos roubados e 20 quilos de maconha, dinamite e granada. Além dos criminosos, uma mulher e uma criança estavam na chácara.
A polícia já identificou seis suspeitos --todos tinham ficha criminal.
Em nota, a Prefeitura de Várzea Paulista informou que foram registrados nove mortes de indivíduos, sem identificação, trazidos ao Hospital da Cidade pela Rota. A prefeitura diz que "alguns desses indivíduos já chegaram sem vida ao local e que uma equipe médica foi mobilizada para atender as ocorrências, mas os eles não resistiram aos ferimentos".
O número de suspeitos que chegaram mortos não foi informado. Os corpos permanecem no hospital e ainda passarão por perícia.
Segundo vizinhos ouvidos pela Folha, a chácara onde ocorreu o tiroteio era usada para festas com música alta até a madrugada, quase todos os fins de semana.
O terreno tem cerca de 2.000 m² e abriga uma casa de 250 m², recentemente construída. Segundo vizinhos, o preço do aluguel é de R$ 300 por dia.
-
OUTRAS OPERAÇÕES COM SUSPEITOS MORTOS
28.mai.2012
Confronto entre policiais da Rota e supostos integrantes do PCC terminou com a morte de seis suspeitos e com três pessoas detidas. O tiroteio ocorreu em um estacionamento na Penha, zona leste de São Paulo. Os três PMs acusados de torturar um suspeito ferido foram presos
5.ago.2011
Seis suspeitos que tentavam roubar caixas eletrônicos de um supermercado da zona norte de SP são mortos por policiais da Rota e do 18º Batalhão. Outros nove conseguiram fugir. Imagens de câmeras de segurança reforçam a suspeita do Ministério Público de que se tratou de uma emboscada
26.jun.2006
Polícia Civil mata 13 pessoas (12 homens e uma mulher) supostamente ligadas ao PCC, antes de uma tentativa de ataque da facção criminosa contra agentes penitenciários em São Bernardo do Campo
5.mar.2002
Polícia mata 12 supostos integrantes do PCC em emboscada contra ônibus na rodovia senador José Ermírio de Moraes, conhecida como Castelinho. PMs que ajudaram na ação e dois presos são alvo de ação penal
26.jan.2002
Cinco supostos integrantes de uma quadrilha especializada em roubos e sequestros-relâmpago de Campinas são mortos e quatro acabam presos, após perseguição seguida de tiroteio na rodovia dos Bandeirantes, perto de Jundiaí. Presos recrutados pelo Gradi (Grupo de Repressão e Análise dos Delitos de Intolerância), extinto setor da PM, atuavam na cidade
20.jul.2001
Cinco supostos integrantes são mortos durante operação do Gradi no Jardim Elisa Maria, zona norte de São Paulo. Entre as vítimas está Fernando Henrique Rodrigues Batista, conhecido como Chacal, preso recrutado pela PM. Quatro policiais infiltrados investigavam o resgate de líderes da facção. Duas pessoas são presas e dez fogem
Folha de São Paulo. 

TRE da Paraíba barra 26 candidaturas a prefeito e 195 a vereador; confira a lista

Corte eleitoral julgou mais de 600 recursos referentes aos registros de candidaturas
Eleições | Em 12/09/12 às 13h36, atualizado em 12/09/12 às 13h49 | Por Naira Di Lorenzo, com informações da Assessoria do TRE.

Chegou ao fim, na noite desta terça-feira (11), o julgamento dos registros dos candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador para as eleições municipais de outubro próximo. O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) indeferiu 235 candidaturas, sendo 26 ao cargo de prefeito, 14 a vice-prefeito e 195 ao cargo de vereador.

A conclusão da apreciação dos recursos foi concluída quase 20 dias após o prazo estipulado pela Justiça Eleitoral brasileira, encerrado em 23 de agosto. A corte eleitoral julgou  mais de 600 recursos referentes aos registros de candidaturas.

Para o diretor-geral, Leonardo Lívio Ângelo Paulino, “os julgamentos tiveram seus prazos estendidos justificado pelo número recorde de pedidos para candidatura. Além disso, a Lei da Ficha Limpa que exigiu mais cuidado dos magistrados nas análises”, esclareceu.

Os candidatos ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) modificar a decisão do TRE-PB.

Candidatos a prefeito que tiveram candidatura indeferida:

Alexandre Braga Pegado - Conceição
Jeová Pinto da Silva - Barra de São Miguel
Antônio Bastos Sobrinho - Pedra Branca
Cláudia Arnaldo de Alencar Araújo - Mataraca
Tarcísio Marcelo Barbosa Lima - Belém
Ricardo Vilar Wanderley Nóbrega - São José de Espinharas
Egilmário Silva Bezerra - Cacimba de Areia
Manoel Antônio dos Santos - Caaporã
Sara Maria Francisca Medeiros Cabral - Bayeux
Joventino Ernesto do Rego Neto - Barra de Santana
Espedito Aldeci Mangueira Diniz - Santana de Mangueira
 Odoniel de Sousa Mangueira - Diamante
José Francisco Marques - Aroeiras
Carlos Antônio Araújo de Oliveira - Cajazeiras
Severino Ramos de Souto - Cruz do Espírito Santo
Luís Apolinário dos Anjos - Salgado de São Félix
Glória Geane de Oliveira Fernandes - Uiraúna
Maria Luiza do Nascimento Silva - Sapé
Aldegício Balduíno da Nóbrega - Areia de Baraúnas
Aldiberg Alves de Carvalho - Itaporanga
Adriana Carneiro de Azevedo - Cacimba de Areia
José Vieira da Silva - Marizópolis
Marcone Adonias Dantas – Paulista
José Carlos Soares - Santana dos Garrotes
Yasnaia Pollyanna Werton Dutra  - Pombal
Paulo Nogueira Barbosa/Prefeito/Cabedelo

Candidatos a vice-prefeito que tiveram candidatura indeferida:

José Alvino de Lima - Pedra Branca
Josimar Marcelino Barbosa - Caraúbas
Luiz José Mamede de Lima - Serra Branca
Roberto Bernadino da Cruz - Serraria
Wilton Pontual de Oliveira - Pilar
José Elias Borges Batista - São João do Cariri
José Will Rodrigues - Itaporanga
Robério Lopes Burity - Ingá
Hermano José Coutinho de Morais - São João do Cariri
Severino Ramos de Souto - Cruz do Espírito Santo
Luís Apolinário dos Anjos - Salgado de São Félix
José Nildo Mota Alexandre – Itatuba
Gilvan Lira Machado – Bayeux
Ana Júlia Soares Cardoso - João Pessoa

Candidatos a vereador que tiveram candidatura indeferida:

Juaci Cordeiro de Souza - São Vicente do Seridó
Antônio Santana de Oliveira - Cuité
Claudenor Lima Santos - Cuité
Lourival Antônio de Medeiros - Cuité
Marilene Santos Gomes - Cuité
José Humberto de Queiroz - São José dos Cordeiros
Josilene Xavier do Nascimento - Sapé
Elson Ferreira da Silva - Soledade
Altemar Bezerra da Nóbrega - Salgadinho
Elton Cleber Ramalho Lopes - Coremas
Maria de Fátima Prazeres de Lima - Sapé
Manoel Wilson Massau da Rocha - Serra da Raiz
Maria Ferreira da Silva - Sobrado
Edilton Silva Nascimento - Areia
Joanita Leal de Brito - Boqueirão
Roberio Vieira Rufino - São Vicente do Seridó
Aldair de Araújo - Juazeirinho
Maria do Socorro Rodrigues Bezerra - Livramento
Luiz Alberto Tolentino - Itaporanga
Carlos Mangueira de Lima - Cachoeira dos Índios
Damião Firmino dos Santos - Cachoeira dos Índios
Cleôncio Pereira de Albuquerque - Cachoeira dos Índios
José Guimarães da Silva - Cubati
Gilmarqui Alves de Oliveira - Cubati
Claucivesse da Silva Medeiros - Cubati
Aldecleia Katiene Silva Medeiros - Cubati
Abrham Hiberlucio Pereira - Barra de São Miguel
Gercilda Nóbrega de Brito Pereira - Riacho dos Cavalos
Vanduhy Vicente Leite - Coremas
Rafael Francisco da Silva - Alagoinha
João Batista Alves - Sobrado
Joselandio Soares de Sousa - Itaporanga
José Sérgio Alves - Serra da Raiz
Ricardo Moreira de Souza - Boqueirão
Célio Cordeiro Alves - São Vicente do Seridó
Evanildo Oliveira de Araújo - Serra Branca
Romilda da Costa Araújo - Serra Branca
Francisco Galdino Sobrinho - Serra Branca
José Edilmo Lima da Silva - Serra Branca
Inácio Teixeira de Carvalho - Monteiro
Jacira de Oliveira Silva - Monteiro
Jorge Leite de Sousa - Tavares
Raul Sérgio da Silva Meireles - Pilões
Alberto Alexandrino Pereira Brito -Pocinhos
Erasmo Augusto de Sousa Vieira - Catolé do Rocha
Paulo Nogueira Barbosa - Cabedelo
Adriano José de Paula - Sobrado
Antônio Marcos da Silva - Itabaiana
Izaias Araújo de Brito - Itabaiana
José Armando de Melo e Silva Rodrigues - Itaporanga
Belarmina Ferreira da Silva - Itabaiana
Cícero Mendes da Silva - São José dos Ramos
José Fernandes de Macedo Júnior - Sossego
Severino Amarante Ferreira – Logradouro
Alexandre Ramos Paiva de Souto - Cruz do Espírito Santo
Eduardo Olegário de Oliveira – Juripiranga
Tiago Mariz Soares – Juripiranga
José Paulo da Silva – Mogeiro
Antônio Lino da Silva - Riacho dos Cavalos
Beunides Maria Santiago – Uiraúna
João de Oliveira Araújo – Patos
Ytalo Pinto Gomes - Boa Ventura
Celso Ferreira Oton - Boa Ventura
Dagmando Lopes Araújo - Cuité
Wilson Francisco da Silva - Bayeux
José Marcos de Lima - Riacho de Santo Antônio
Luiz Neves Correia - Salgado de São Félix
Aloísio Rodrigues da Silva - Salgado de São Félix
Marinilson Cabral de Vasconcelos - Salgado de São Félix
Janaína Lilian de Macedo Moura - Frei Martinho
Arlinda Augusto Monteiro - Sobrado
Ivan Fernandes carneiro - Logradouro
Karina Lins da Silva - Mari
Emílio Júnior da Motta Pessoa - Jacaraú
José Jailson Nogueira - Uiraúna
João Severino dos Santos Filho - Sapé
Paula Francinete Lacerda Cavalcanti de Almeida - Cajazeiras
Antônio Tomaz Aquino - Capim
José Saraiva de Andrade - São José do Brejo do Cruz
José Germano Trajano dos Santos - Areia
Antônio José Franca - Sapé
Antônio André de Oliveira Filho - Soledade
Jaqueline Felix da Silva - Sobrado
Nelma Coutinho de Lucena - Itabaiana
Cícero Leite Valdevino - são José de Caiana
Clediomar Mariano de Lima - São José de Caiana
Damião Rodrigues de Melo - São José de Caiana
Elosmam Batista da Silva - São José de Caiana
Francisca Leite Ramalho - São José de Caiana
Maria Nazaré Temístocles Lopes - São José de Caiana
Terezinha Leite Valdevino - São José de Caiana
Maria Aparecida de Souza Santos - Campina Grande
Marconi Paiva Fernandes de Oliveira - João Pessoa
Guido Romero de Lima - João Pessoa
José Ivaldo de Sousa Pacheco - Pombal
Pedro Araújo da Nóbrega - Pombal
Evaldo Maximiano da Silva - Caaporã
Alexsandro Paulino Ferreira - Caaporã
Júnio Balbino dos Santos - Caaporã
Moisés Pereira Barbosa - Boqueirão
Rodrigo Rodolfo de Melo - Marizópolis
João Maurício Pereira Dionízio - Caaporã
Severino Alex Nazários dos Santos - Caaporã
Eliete Pereira da Costa - Campina Grande
Luciana do Amaral Araújo - Campina Grande
Eliane Braz Vieira - Campina Grande
Erivelton Oliveira Barbosas - Campina Grande
Eurivaldo de Araújo - Campina Grande
Jânio de Sena Abdias - Campina Grande
Maria José Ferreira Santos - Campina Grande
Marinalva Silva Sousa - Campina Grande
Walisson Waltiery Amaral Soares - Campina Grande
Terezinha Leite Cavalcante - Campina Grande
Laelson Patrício Lima do Nascimento - Campina Grande
Edson Daniel Ramos - Campina Grande
Maria da Guia da Silva - Rio Tinto
José do Nascimento Silva - Rio Tinto
Marlene Rodrigues da Costa – Belém
Izabel Cristina Rodrigues de Melo  - Fagundes
Ronaldo Alencar Bezerra  - Itabaiana
Shirlene Ferreira da Silva  - Itabaiana
Marcos Antônio Bezerra de Lima  - Itabaiana
José Claudino de Andrade - Santarém
Raimundo Pedrosa da Silva – Uiraúna
Fabiano Márcio Rodrigues - Conceição
Damião Alves Pereira - São Bento
Francisca Martins Florêncio - Pombal
André Luiz de Oliveira Amaral - Alhandra
Flávio Romero Guimarães - Campina Grande
Irenaldo Antônio da Silva - Santa Rita
Francisco Lindemberg Vieira de Alencar - Santarém
Edilson dos Santos Pereira - Sobrado
Lilian Cristina Pedrosa da Cunha Lima - Baia da Traição
Larissa de Oliveira Garcia de Araújo - Pitimbu
Aldo Felix Alves - Santa Teresinha
Welliton Carlos Alencar de Sousa - Uiraúna
Fanuel Afonso Duarte Júnior - Uiraúna
José Dionísio da Silva Filho - Mamanguape
José Crisanto Muniz de Farias - Pilões
Edson Pereira da Cunha - João Pessoa
Adelgistro Balduino Sobrinho - Patos   
Odílio Isbelo de Morais - Tenório
Izaira Dantas da Silva - Ingá
Maria de Fátima Maurício Pontes - Duas Estradas
Francisco das Chagas Sarmento - Sousa
Wellington Xavier de Lima - Belém
Cosme de Vasconcelos Medeiros - João Pessoa
Edite Rodrigues da Silva - João Pessoa
Hipolito Rodrigues de Souza Neto - João Pessoa
Jacinto Romulo Guedes Paiva - Brejo dos Santos
Jailson Nunes dos Santos - Belém
José Bernardino de Miranda - Umbuzeiro
José Ivanilvo Vieira - Santa Cecília de Umbuzeiro
José Rufino da Costa - Belém
Lindenberg Nunes Dias Novo - João Pessoa
Maria de Fátima Barbosa de Alustau - Belém
Paulo Mendonça da Silva - Belém
Cozete Barbosa Loureiro Garcia de Medeiros - Campina Grande
José Alves Cassiano - João Pessoa
Joana Darc Silva do Carmo - João Pessoa
Alexandro da Silva Gouveia - João Pessoa
Fabiana de Araújo Madruga - João Pessoa
João Carlos Marques da Silva - Salgado de São Felix
Antônio Rodrigues Leite - Cajazeirinhas
Williams Varela de Lima - Bayeux
Gilvanete da Silva - Bayeux
Gilvan Raimundo de Lima - Água Branca
Constantino Cândido da Silva - Paulista
Francisco de Assis Diniz de Lima - Campina Grande
José Carlos Maximino da Silva - Sertãozinho
João Viana Cacho - Pitimbu
Damião João da Silva - Nova Olinda
Severino do Ramo Cavalcante de Paiva - Caldas Brandão
Adelson de Assis Brandão - João Pessoa
Vanildo Dantas Pereira - João Pessoa
Ednaldo Luciano do Nascimento - João Pessoa
João Laurentino Barbalho - Caaporã
Ivo Antônio de Farias - Caaporã
Severino Xavier da Silva - Caaporã
Marcondes Francisco de Melo - Caaporã
Patrícia Cristina da Silva - Caaporã
Nadjane Maria Gomes - Caaporã
Tânia Maria Guedes de Andrade - Campina Grande
Carlos Antônio da Silva - Dona Inês
Charleston de Andrade Silva - Sertãozinho
Alexsandro Flor dos Santos - Dona Inês
Antônio Adriano Duarte Bezerra - Dona Inês
Pablo de Jesus Maia Barreto - Cajazeiras
Paulo Paulino de Araújo - Cajazeiras
Maria das Dores Ramalho Cavalcante - Cajazeiras
João Peregrino Régis - Gurinhém
Jailson de Sousa Santos - Boa Vista
José Wellington da Silva Borges - Patos
João David Sobrinho – Nova Olinda
Valderi Gonçalves de Araújo - Itatuba

Após quase 4 meses, professores da UFPB votam pelo fim da paralisação

No total, 268 docentes votaram pelo fim da greve.
Aulas serão reiniciadas na próxima segunda-feira (17).

Do G1 PB

Os professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) decidiram em assembleia nesta quarta-feira (12) pelo fim da paralisação, que chegou muito perto de completar quatro meses de duração. Durante a votação, 268 professores votaram pelo fim da greve, enquanto apenas 25 votos foram pela permanência da paralisação e houve ainda 5 abstenções.
No campus de Bananeiras, 36 professores votaram pelo fim da greve e nenhum contra. Já em Areia, 12 votos foram pelo fim, 18 foram contra o fim do movimento e duas abstenções foram registradas.
Segundo as informações passadas pela assessoria de imprensa da Sindicado dos Docentes da UFPB (AdufPB), as aulas já terão indício na próxima segunda-feira (17). “Todos os serviços serão reiniciados imediatamente, como graduação, pós-graduação e ensino à distância”.
Em Campina Grande
Os docentes da UFCG decidiram, em assembleia na manhã desta quarta-feira (12), suspender a greve a partir da próxima segunda-feira (17) e retomar as aulas no dia 24. O espaço de tempo de uma semana entre o fim da greve e o reinício das aula se deve aos encontros que os professores terão com as pró-reitorias para definir o novo calendário de aulas pós-greve. De acordo com a assessoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Campina Grande (AdufCG), a ampla maioria dos professores votaram a favor da suspensão, com apenas 20 votos contrários ao fim da greve.
Servidores
Os servidores da Universidade Federal da Paraíba decidiram no dia 21 de agosto pelo término da greve. Eles aceitaram a proposta do Governo Federal e voltaram ao trabalho no dia 27 do mesmo mês. A proposta do Governo Federal, que foi aceita pelos servidores, é de um reajuste salarial de 15% até 2015, a partir de 2013.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba

Dilma troca Ana Hollanda por Marta Suplicy após senadora apoiar Haddad

12/09/2012 | 10h04min

A presidente Dilma Rousseff demitiu nesta terça-feira a ministra da Cultura, Ana de Hollanda. A senadora petista Marta Suplicy assumirá a pasta. Ana estava no comando do ministério desde janeiro de 2011, início do mandato de Dilma. Ela é a 13ª a deixar o governo em 21 meses de mandato da presidente.

O anúncio de Marta à frente do ministério acontece uma semana após o encontro de Dilma com seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva e poucos dias após a senadora passar a apoiar publicamente a candidatura de Fernando Haddad na corrida eleitoral pela prefeitura de São Paulo. Marta não engolia o fato de Lula ter preterido suas aspirações para retornar à prefeitura. Por isto, recusava-se a entrar na campanha do petista que está em terceiro lugar, empatado com o tucano José Serra, e bem distante de Celso Russomano (PRB).

O nome de Ana de Hollanda apareceu em todas as listas de substituições da chamada reforma ministerial, feita a conta-gotas pela presidente entre o fim de 2011 e o início deste ano. As previsões de demissão nunca se confirmaram.

Mesmo mantendo a discrição, qualidade apreciada pela presidente, Ana de Hollanda foi alvo de denúncias em alguns deslizes. Ainda no ano passado, a ministra utilizou de maneira irregular cinco diárias por dias não trabalhados. Ela teve de devolver o valor total de R$ 2.905 aos cofres públicos. Na ocasião, Dilma enviou um dos seus principais interlocutores, o ministro da Secretaria-Geral, Gilberto Carvalho, para tranquilizar a ministra.

Neste ano, outra polêmica. A ministra teria recebido oito camisetas do Império Serrano para que ela e amigos desfilassem pela agremiação carioca. O presente foi recebido após a pasta ter desbloqueado o CNPJ da escola. O assuntou parou na Comissão de Ética Pública da Presidência, mas o processo foi arquivado.

A última da ministra foi a redação de uma carta na qual ela reclamava do corte orçamentário em sua pasta no mês passado. A reclamação incomodou a presidente e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior.
JB Online 

Dirceu diz a Lula não ter esperança de conseguir absolvição no Supremo

12/09/2012 | 11h24min

O ex-ministro José Dirceu afirmou ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a outros aliados que não espera mais ser absolvido pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento do mensalão.

Prestes a ser julgado pelo STF, Dirceu disse ainda que está preparado até para a hipótese da prisão.

Não porque existam provas contra ele, mas pela tendência esboçada pela corte, afirmou Dirceu.

Quatro interlocutores do ex-ministro relataram conversas em que Dirceu se diz "preparado para o pior". Uma delas ocorreu há dez dias durante reunião com Lula, o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos e o petista Sigmaringa Seixas.

Na conversa, Dirceu repetiu que, do ponto de vista técnico, o Supremo não teria como sustentar sua condenação. Mas, na opinião dele, o julgamento trilha um caminho político.

O grupo, que se reuniu no domingo retrasado, chegou a discutir o uso de recursos que possam reverter a decisão do Supremo, os chamados embargos infringentes.

Thomaz Bastos fez uma exposição sobre as próximas etapas na corte. Foi debatido ainda o impacto do julgamento nas eleições municipais.

Na avaliação dos participantes, há reflexo negativo, especialmente nas grandes cidades, mas outros partidos, como o PSDB, não estão imunes ao desgaste. No caso dos tucanos, por causa do "mensalão mineiro", que envolve o empresário Marcos Valério em campanha de Eduardo Azeredo em 1998.

CONFIANÇA
Procurada, a assessoria do ex-ministro da Casa Civil afirmou que "José Dirceu está confiante em sua absolvição pelo STF, pois é inocente das acusações que lhe são feitas na ação penal 470. É o que tem dito sempre que conversa sobre o julgamento".

O STF começa, no próximo capítulo de julgamento, a analisar as acusações de corrupção ativa e passiva imputadas a deputados da base aliada, relativas à compra de apoio político no Congresso.

Esse item, o quarto a ser analisado (e sexto da denúncia da Procuradoria), diz respeito à prática de crimes como corrupção e lavagem de dinheiro, envolvendo PP, PL (hoje PR), PTB e PMDB.

Essa etapa ocorrerá quando o tribunal terminar de julgar a denúncia relativa ao crime de lavagem de dinheiro contra dirigentes do Banco Rural e pessoas ligadas a Marcos Valério.

Se conseguir concluir o julgamento desse capítulo sem usar toda a sessão de quinta-feira, o relator Joaquim Barbosa poderá entrar ainda nesta semana na questão do mensalão propriamente dita.
Folha Online 
Uma professora de 27 anos de idade morreu no município de Guarabira (a 85 quilômetros de João Pessoa), na região do brejo paraibano, após sofrer uma descarga elétrica quando conectou um cabo de celular ao CPU (Unidade de Processamento Central)de um computador. De acordo com a Delegacia da cidade, Aline Silva Pereira, sofria de problemas cardíacos. A fatalidade ocorreu na noite desta terça-feira (11).

Segundo informações de familiares, a professora estava na casa de uma prima quando foi conectar seu celular ao CPU para transferência de dados. Aline Silva sofreu uma descarga elétrica e ainda foi socorrida por uma outra mulher que, ao tocar-lhe, também sofreu um choque.

Familiares e vizinhos socorreram Aline Silva para o Hospital Regional de Guarabira, onde ela já chegou sem vida.

De acordo com informações da delegacia da cidade, o corpo da professora foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal de João Pessoa para ser necropsiado.

Colisão entre carros mata servidor público e deixa médico gravemente ferido no Vale do Piancó. Confira!

Uma tragédia na manhã desta segunda-feira (10), na rodovia PB-386, trecho que cruza o sítio Malhada, município de Ibiara. Dois carros (um Siena e uma Hilux) se chocaram frontalmente, deixando uma pessoa morta e duas feridas, entre as quais o médico e então candidato a prefeito de Diamante, Odoniel Mangueira, do PSDB (foto ao lado).
A vítima fatal é o servidor da Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Conceição (foto abaixo), conhecido como Dão Ramos, que é irmão do vereador conceiçoense Vicente Ramos.
Os dois carros chocaram-se violentamente: o Siena, que era conduzido por Dão, pegou fogo depois da colisão e a vítima, que estava sozinha no veículo, ficou totalmente carbonizada dentro das ferragens do automóvel.
Na Hilux estava o dr. Odoniel Mangueira, que era quem conduzia o carro, e um segurança dele, conhecido com Rocha. O médico foi socorrido pelos radialistas conceiçoenses George Luiz e Valdeilson Santos, que passaram no local no momento do acidente.
Com fraturas nas duas pernas e fortes dores abdominais, Odoniel foi levado para o hospital de Itaporanga e, imediatamente, transferido a Patos, para onde também foi encaminhado seu segurança.
A morte de Dão Ramos chocou Conceição, onde ele residia com a família e era uma figura muito conhecida e prestativa. Diamante também está comovida com a situação do médico Odoniel. Dezenas de pessoas se aglomeraram em frente ao seu comitê de campanha depois da notícia do acidente em busca de informação sobre a saúde do líder político. Ainda não se sabe o que provocou o acidente, cujas circustâncias serão apuradas.
DiamanteOnline com Folha do Vale

Confira abaixo fotos exclusivas do blog hugoigaracy, cedidas por Wagner Ramalho (Representante Comercial).