segunda-feira, 17 de setembro de 2012



Pesquisa WSCOM/6Sigma apresenta 6 simulações de 2º turno; confira os números


Avaliações simularam disputas distintas entre os candidatos


Simulação para o segundo turno (Crédito: Arquivo)
A pesquisa WSCOM/6Sigma apresentou seis hipóteses de segundo turno nas eleições municipais de João Pessoa. As avaliações simularam disputas distintas entre os candidatos Luciano Cartaxo (PT), Cícero Lucena (PSDB), Zé Maranhão (PMDB) e Estela Bezerra (PSB). Os quatro foram os mais bem colocados na consulta realizada na modalidade estimulada.

Cartaxo x Cícero

De acordo com os dados apresentados nesta segunda-feira (17), a primeira simulação apontou vitória de Luciano Cartaxo (PT), com 43,5%, contra Cícero Lucena (PSDB), que ficou com 35,8% das intenções de votos. A diferença pró-candidatura petista foi de 7,7%. Nesta conjuntura, 9,3% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar e 11,4% ainda disseram votar nulo.

Cartaxo x Maranhão

Numa segunda simulação, desta vez entre os candidatos Luciano Cartaxo (PT) e Zé Maranhão (PMDB), o petista sairia vitorioso com 44,4% das intenções de voto contra 34,2% do peemedebista. Uma diferença de 10,2% pró-Cartaxo. De acordo com os números, 9,8% informaram não saber em quem votar e 12,2% votaria branco ou nulo.

Cícero x Maranhão

A terceira simulação de segundo turno avaliou a opção de voto dos entrevistados numa disputa de segundo turno entre Cícero Lucena (PSDB) e Zé Maranhão (PMDB). Nesta hipótese, o candidato tucano venceria a eleição na Capital com 39,9%. Já Maranhão ficaria com 34,6% das intenções de voto, ou seja, uma diferença de 5,3% entre os dois postulantes. Ainda segundo os números, 8,3% não souberam em quem votar e 17,1% votariam nulo.


Simulação para o 2º turno (Crédito: Arquivo)
Cartaxo x Estela

A quarta simulação avaliou a disputa entre Luciano Cartaxo (PT) e Estela Bezerra (PSB). De acordo com os números, Cartaxo venceria as eleições com 50,3% das intenções de voto. Já a candidata socialista ficaria com 26,1%. A diferença pró-Luciano ficou com 24,2%. A consulta mostrou ainda que 9,2% não souberam ou preferiram não opinar e 14,4% afirmaram votar nulo.

Cícero x Estela


A quinta e penúltima simulação de segundo turno em João Pessoa avaliou a disputa Cícero Lucena (PSDB) e Estela Bezerra (PSB). Nesta hipótese, o candidato tucano ficou com 45,8% contra 26,9% da socialista, ou seja, uma diferença de 18,9%. Já 8,8% disseram não saber em quem votar ou não informaram e 18,5% dos entrevistados afirmaram votar nulo ou branco.

Maranhão x Estela

Na sexta e última simulação de segundo turno realizado na pesquisa WSCOM/6Sigma, Zé Maranhão (PMDB) venceria Estela Bezerra (PSB) com 9,3% de vantagem. De acordo com os números, o peemedebista ficou com 41,7% das intenções de voto; a socialista apresentou 32,4%; 8,2% não souberam em quem votar e 17,6% afirmaram votar branco ou nulo.

O WSCOM Online foi o primeiro portal de notícias da Paraíba a apresentar uma pesquisa eleitoral nestas eleições municipais. A consulta foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00060/2012. Os entrevistadores do Grupo 6Sigma ouviram 1.100 eleitores de 52 bairros de João Pessoa. A margem de erro da pesquisa é de 2,5% e a confiança é de 95%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário