terça-feira, 11 de setembro de 2012

11/09/2012 02h33 - postado por Luís Tôrres

Opinião/Arapuan: Liderando, Cícero e Maranhão estacionam; Cartaxo e Estela crescem

Ao avaliar a segunda rodada da pesquisa do Instituto Opinião, contratada pelo Sistema Arapuan e divulgada na noite desta segunda-feira no Conexão Arapuan Edição Especial Eleições 2012, sobrevém uma sentença: Cartaxo e Estela descolam do piso e Maranhão e Cícero, liderando o embate, batem no teto.
 
Representantes das candidaturas oposicionistas, Cícero Lucena (PSDB) e Zé Maranhão (PMDB) travam uma luta hercúlea pra romperem o teto em que se encontram desde o início do processo eleitoral. Tem um percentual de votos consolidados, mas encontram dificuldades em avançar.
 
Apareceram com o mesmo tamanho da primeira rodada, colhida entres os dias 31 de julho e 1º de agosto. Mas, desta vez, com um dado sugerindo que se ligue a luz de alerta: o petista Luciano Cartaxo pula para um patamar que permite já sentir o cheiro do cangote de Cícero e Maranhão. E Estela, apesar de estar atrás, apresenta um crescimento num ritmo um pouco mais acelarado que o petista.
 
Ganhou pouco mais de cinco pontos percentuais de uma consulta para outra. Ainda é pouco pra pensar em entrar no segundo turno, mas a decolagem não permite desânimo, da mesma forma que impulsiona Cartaxo pro centro do ringue.
 
Na briga de fundo pra ver quem fica com os louros da administração municipal, o petista tem a vantagem de ter Luciano Agra, com mais de 68% de aprovação, colado a sua imagem. Isso atrapalha o avanço de Estela. Na briga geral, é o baixíssimo índice de rejeição que parece fazer do petista a “segunda opção” do eleitor de Estela, candidata que possui, de acordo com a segunda rodada, o maior índice de rejeição.
 
A socialista , no entanto, a menos conhecida de no início do processo, deve comemorar o avanço, mesmo que de leve, da avaliação do governador Ricardo Coutinho em João Pessoa. Com 53,2% de aprovação na capital, o governador já se inclui nas estatísticas dos gestores que podem ajudar na campanha dos seus sucessores. É abaixo de 50% que as coisas se complicam.
 
Cícero e Maranhão continuam com o ingresso certo para o segundo turno. Mas não podem dormir um minuto sequer. As cadeiras não estão numeradas.
 
Veja os números do Instituto Opinião:
 
 
Estimulada
 
  Cícero Lucena (PSDB) - 23,5%
José Maranhão (PMDB) - 23,0%
Luciano Cartaxo (PT) - 19,6%
Estela Bezerra (PSB) - 14,7%
Lourdes Sarmento (PCO) - 0,7%
Antônio Radical (PSTU) - 0,5%
Renan Palmeira (PSOL) - 0,3%
Brancos e Nulos - 6,6%
Indecisos - 11,1%

Espontânea
José Maranhão (PMDB) - 18,6%

Cícero Lucena (PSDB) - 18,1%
Luciano Cartaxo - 16,0%
Estela Bezerra (PSB) - 10,3%
Antônio Radical (PSTU) - 0,3%

Lourdes Sarmento(PCO) - 0,3%
Renan Palmeira (PSOL) - 0,2%
Brancos e Nulos - 5,7%
Indecisos - 30,1%
Rejeição 
Estela Bezerra - 21,1%
José Maranhão - 20,5%
Cícero Lucena - 18,9%
Loudes Sarmento - 4,6%
Renan Palmeira - 3,6%
Radical - 3,2%
Luciano Cartaxo - 2,9%
Todos - 7,1%
Nenhum - 18,1%
O Instituto Opinião ouviu 882 eleitores em 40 bairros de João Pessoa, entre os dias 5 e 6 de setembro, e está registrada no TRE sob o número 00055/2012. A margem de erro é de 3,3% para mais ou para menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário