sábado, 29 de setembro de 2012


Joaquim Barbosa tem pegado 'muito pesado' no STF, diz Marco Aurélio Mello


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello disse nesta sexta-feira que não se ofendeu com as críticas do colega Joaquim Barbosa, relator do mensalão. Na noite de quinta-feira, Barbosa sugeriu que Marco Aurélio, conforme divulgou O GLOBO, é ministro do STF graças aos laços de parentesco com o ex-presidente Fernando Collor. Antes disso, Barbosa tinha ficado irritado com os comentários de Marco Aurélio, que pôs em dúvida sua capacidade de conduzir o Supremo. Barbosa assume a presidência do tribunal em novembro.
- De forma alguma, de forma alguma (fiquei ofendido). A essa altura já tenho uma história de vida - disse Marco Aurélio nesta sexta.
Questionado se Joaquim Barbosa não havia exagerado no tom da nota, Marco Aurélio disse que não. Têm sido frequentes os embates de Barbosa com o ministro Ricardo Lewandowski. Eles são respectivamente relator e revisor da ação penal do mensalão.
- Não, não, não. Ele tem pego muito mais pesado lá no plenário - disse Marco Aurélio.
Ele e Joaquim Barbosa sentam lado a lado no plenário do STF, mas isso não será problema na opinião de Marco Aurélio.
- A amizade evidentemente não há. O que nós temos é a ligação profissional. E acima de nós dois está a instituição, o Supremo - afirmou.
- Vi (as declarações de Barbosa). E a compreendo no grande âmbito que é a liberdade de expressão - acrescentou.
No fim da sessão de quinta, Barbosa se dirigiu ao presidente da corte, ministro Ayres Britto, para reclamar de Marco Aurélio. Nesta sexta, Marco Aurélio reprovou essa atitude do relator do mensalão.
- O ministro Ayres Britto não é tutor de quem quer que seja. Não cabe queixa. Ele é o coordenador simplesmente do colegiado.
O Globo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário