segunda-feira, 15 de outubro de 2012


Deputados do PMDB não seguem neutralidade de Maranhão e anunciam apoio a Cartaxo

Parlamentares estaduais e federais se reuniram na tarde desta segunda e anuncio decisão do bloco nesta terça-feira, em entrevista na Assembleia Legislativa
Eleições | Em 15/10/12 às 17h47, atualizado em 15/10/12 às 17h54 | Por Hyldo Pereira e Hermes de Luna
Foto: Divulgação
Trocolli Junior

Deputados federais e estaduais do PMDB decidiram apoiar a candidatura do deputado Luciano Cartaxo (PT) a prefeito de João Pessoa. Os peemedebistas tiveram duas reuniões. Uma pela manhã e outra à tarde, na residência do deputado estadual Gervásio Filho. A bancada formaliza o apoio nesta terça-feira (16), em anúncio à imprensa na Assembleia Legislativa.

O deputado federal Benjamim Maranhão se antecipou e revelou na tarde desta segunda-feira (15) a adesão à candidatura de Cartaxo no segundo turno. Segundo o sobrinho do ex-governador José Maranhão, "as afinidades políticas e conselho de amigos, familiares e políticos da base foram fundamentais para a escolha".

O anúncio de Benjamin ocorreu horas depois que o ex-governador José Maranhão anunciou, em carta, que adotaria uma posição de neutralidade no segundo turno. Na semana passada, o próprio Maranhão havia confirmado o apoio a Luciano Cartaxo e até convocou uma entrevista coletiva. Mesmo com o recuo do ex-governador, amigo pessoal do senador Cícero Lucena (PSDB), os deputados do PMDB decidiram-se pela adesão. “Conversei com várias pessoas e todas me cobravam sobre a minha posição no segundo turno. Optei em marchar com Cartaxo devido a muitos fatores. Vou dá todo apoio para que sua administração seja exitosa. Vou trabalhar para trazer mais recursos para nossa cidade”, justificou Benjamin Maranhão.

O deputado federal garantiu que não tem indiferenças com o senador Cícero Lucena, mas o projeto político do PT se assemelha ao PMDB. “Respeito o senador e candidato Cícero Lucena. Não tenho nada contra ele. É um homem de respeito e um político respeitado. Mas, o projeto do PT tem uma semelhança com o meu partido”, desabafou.

Perguntado sobre a neutralidade de José Maranhão, em João Pessoa, Benjamim disse que foi uma decisão pessoal do ex-governador. “Temos que respeitar Maranhão. Foi uma decisão pessoal dele. Ele tem que ser respeitado. Porém, o partido não participar da campanha na Capital paraibana”, disse. Benjamin é presidente do diretório do PMDB em João Pessoa.

Pela manhã, participaram da reunião os deputados estaduais Gervasio Maia Filho e Trócolli Júnior, os deputados federais Hugo Mota e Manoel Júnior, o ex-senador Wilson Santiago (representando o deputado federal Wilson Filho), além de candidatos a vereador que não se elegeram. À tarde, desse grupo, apenas o deputado federal Hugo Mota não esteve presente na casa de Gervásio Filho.

Segundo Wilson Santiago, a decisão de neutralidade do ex-governador peemedebista foi pessoal. “Todos nós gostamos muito e respeitamos José Maranhão, mas ele mesmo autorizou quem queira tomar uma posição e estamos buscando a maioria”, comentou.

Para o deputado estadual Trócolli Júnior, que participou das duas reuniões, todos os parlamentares do PMDB segurião a decisão tomada pelo grupo.

Eles garantem que farão contatos com as deputadas estaduais Francisca Mota (prefeita eleita de Patos) e Olenka Maranhão, com os deputados André Gadelha, Márcio Roberto e Raniery Paulino; e com a deputada federal Nilda Gondim e com o senador Vital Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário