sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Fiquem atentos Vestibulandos:


Enem 2012: Confira temas de atualidades que podem ser cobrados


Alunos que se preparam para o Enem devem ficar ligados em temas da atualidade
Alunos que se preparam para o Enem devem ficar ligados em temas da atualidade Foto: Felipe Hanower / O Globo . Fabrício Provenzano

Falta menos de um mês para aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 3 e 4 de novembro. Para conseguir um bom resultado na prova, além de estar em dia com os conteúdos aplicados em sala de aula, os candidatos precisam também estar por dentro dos temas de atualidades.
Embora não façam parte do edital, a prova, conhecida por estar alinhada com o cotidiano do estudante, utiliza-os para compor suas questões.

Primavera Árabe
A Primavera Árabe é o nome dado à onda de revoluções populares, que eclodiram em 2011, contra governos do mundo árabe. Os protestos são resultados da crise econômica e falta de democracia em países como Egito, Tunísia, Líbia, Síria e Iêmen.
Com as revoluções, os ditadores da Tunísia, Egito, Líbia e Iêmen já foram derrubados. Na Síria, a população luta pela queda do ditador Bashar Al-Assad.
As ditaduras árabes eram aliadas do governo americano, que tinha o objetivo de manter os interesses econômicos na região, principalmente, por conta da produção de petróleo naqueles territórios.
Em 2011, após a queda das ditaduras, Tunísia e Egito realizaram eleições com vitória de partidos islâmicos moderados.

O acidente nuclear do Japão
O acidente nuclear na usina de Fukushima, no Japão, é o mais grave desde 1986, quando houve a catástrofe de Chernobyl, na Ucrânia. O acidente aconteceu após uma série de incêndios e explosões, causas por falhas nos sistemas de refrigeração da usina, comprometido por um terremoto, seguido de tsunami, em março.
O acidente voltou a trazer o debate sobre as vantagens e desvantagens de matrizes energéticas no Brasil, principalmente, com o projeto do Plano Nacional de Energia que prevê a construção de mais quatro novas usinas nucleares em Angra até 2030.

O jubileu de diamante de Elizabeth II
A rainha Elizabeth II do Reino Unido comemorou 60 anos de reinado, também conhecido como jubileu de diamante, em 2012. O evento pode servir de gancho para questões referentes às diferentes entre os regimes absolutistas e as monarquias constitucionais.
Em regimes absolutistas, a poder político é exercido por um monarca que acumula as funções de chefe de Estado e chefe de governo. Nas monarquias constitucionais, o monarca é chefe de estado, mas o governo é exercido pelo primeiro ministro.

Leitura é recomendação
O professor de história do Sistema Elite de Ensino Paulo Eduardo Souza orienta que ler ainda é recomendação básica para quem se prepara para o Enem.
- O ideal é o aluno se atualizar diariamente. Para quem tem mais dificuldade recomendo a leitura de edições dominicais dos principais jornais, que apresentam matérias de análise sobre os principais assuntos da semana. A leitura de sites e revistas; e assistir a telejornais também é importante.

Extra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário