quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013


Campanha da Fraternidade 2013 começa nesta quarta na Catedral de Nossa Senhora da Conceição em CG

Campanha da Fraternidade 2013 começa nesta quarta na Catedral de Nossa Senhora da Conceição em CG
Começa nesta Quarta-Feira de Cinzas a campanha da fraternidade 2013, em Campina Grande. A CF 2013 será lançada pelo bispo Dom Manoel Delson durante a Missa de Cinzas que acontece às 17h na Catedral de Nossa Senhora da Conceição. O tema deste ano é "Fraternidade e Juventude".


A Missa também marcará o início do tempo da Quaresma, quando os cristãos que é um período de preparação para a celebração da Páscoa.  Oficialmente,  a CF será lançada na Missa de Domingo, às 10h, na catedral de Nossa Senhora da Conceição. "Esse é um tempo favorável que Deus nos concede para vivermos o jejum, a caridade e a oração", explicou o padre Sérgio Leite, da paróquia Santíssima Trindade.


A Campanha da Fraternidade tem como objetivo acolher os jovens e oferecer caminhos para sua participação efetiva na comunidade da Igreja Católica e na construção de uma sociedade mais fraterna, fundamentada na cultura da vida, Justiça e paz.


A campanha, que acontece em todo o Brasil, no período da Quaresma e este ano, as Dioceses vão intensificar o apelo aos jovens para participarem da Jornada Mundial da Juventude que acontece em junho no Rio de Janeiro. "Essa jornada está sendo preparada há muito tempo e mesmo com a renúncia do Papa, está mantida" observou padre Sérgio.


Após 21 anos da Campanha da Fraternidade de 1992, que abordou como tema central a juventude, a CF 2013, na sua 50ª edição, terá a mesma temática. A acolhida da temática “juventude” tem como objetivo ter mais um elemento além da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) para fortalecer o desejo de evangelização dos jovens.


O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Eduardo Pinheiro, explicou que uma das metas principais da CF de 2013 é olhar a realidade juvenil, compreender a riqueza de suas diversidades, potencialidades e propostas, como também os desafios que provocam atitudes e auxílios aos jovens e aos adultos.


O objetivo geral da CF é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.

“Dentro do sentido da palavra 'acolher' está o valorizar, o respeitar o jovem que vive nesta situação de mudança de época e isso não pode ser esquecido”, destacou o presidente da Comissão da CNB.


Severino Lopes


PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário