quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013


Quinta-feira, 15 de Setembro de 2011

Thomas Woodrow Wilson e os Catorze Pontos

Político norte-americano nascido em 1856, em Staunton, Virgínia, e falecido em 1924, em Washington. Foi reitor da Universidade de Princeton e em 1911, como membro do Partido Democrata tornou-se governador de New Jersey. Foi o vigésimo oitavo presidente norte-americano, entre 1913 e 1921. Durante a Primeira Guerra Mundial, conseguiu elevar os Estados Unidos da América a primeira potência mundial. Como tentativa de negociar a paz formulou Os Catorze Pontos que se fundavam no direito dos povos e na segurança coletiva e esteve na origem da criação da Sociedade das Nações. Em 1919 foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz.

Thomas Woodrow Wilson. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011.
Thomas Woodrow Wilson
Os Catorze Pontos
O presidente americano Woodrow Wilson (1913-1921) foi um dos personagens centrais no processo de paz que sucedeu à Primeira Guerra (1914-1918). Foi Wilson quem redigiu o tratado dos 14 pontos que determinou as directrizes para a paz e foi o embrião da Sociedade das Nações. Devido ao seu trabalho com o tratado, ganhou o Prémio Nobel da Paz de 1919. Os 14 pontos foram apresentados a 8 de janeiro de 1918 ao Congresso dos EUA, que rejeitou o tratado. A rejeição deixou os EUA de fora da Sociedade das Nações. Depois das complexas negociações entre as nações vencedoras e aliadas, que envolveram discussões sobre a posse de terras dominadas e conflitos anteriores à Primeira Guerra, uma versão reformulada do tratado de 14 pontos foi aprovada. Um mês depois, em 28 de junho de 1919, em Paris, o estatuto da Sociedade das Nações foi assinado como parte do Tratado de Versalhes, que definiu as cláusulas do fim da guerra.
Os 14 pontos da proposta de paz de Woodrow Wilson são os seguintes:

  1. Exigência da eliminação da diplomacia secreta em favor de acordos públicos;
  2. Liberdade nos mares;
  3. Abolição das barreiras económicas entre os países;
  4. Redução dos armamentos nacionais;
  5. Redefinição da política colonial, levando em consideração o interesse dos povos colonizados;
  6. Retirada dos exércitos de ocupação da Rússia;
  7. Restauração da independência da Bélgica ;
  8. Restituição da Alsácia e Lorena  à França;
  9. Reformulação das fronteiras italianas;
  10. Reconhecimento do direito ao desenvolvimento autónomo dos povos da Áustria - Hungria;
  11. Restauração da Roménia, da Sérvia e de Montenegro e direito de acesso ao mar para a Sérvia;
  12. Reconhecimento do direito ao desenvolvimento autónomo do povo da Turquia e abertura permanente dos estreitos que ligam o Mar Negro ao Mediterrâneo;
  13. Independência da Polónia;
  14. Criação da Sociedade das Nações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário