domingo, 2 de dezembro de 2012


ENEM - SIMULADO...http://historiademestre.blogspot.com.br/search/label/ENEM%20%20EXERC%C3%8DCIOS

Olá! Esta página foi elaborada para testar seus conhecimentos através do modelo de questões do ENEM. 
Dicas importantes para realizar uma boa prova! Efetue uma leitura cuidadosa das informações contidas, nos mapas, textos, tabelas e imagens que compõem os enunciados das questões, além de estar atualizado com as notícias veiculadas nos meios de comunicação.
Neste sentido,aqui criei uma pequena ajuda. As palavras chaves da pergunta estão em negrito. (lembre-se que esta ajuda você não terá no ENEM, portanto sua atenção na leitura é fundamental),
No final encontram-se as respostas das questões.

BOA SORTE!!


QUESTÕES REFERENTES AO PERÍODO HISTÓRICO - IDADE MODERNA -


1- Os intelectuais ligados ao movimento Renascentista tomaram como ideal cultural o homem da Antiguidade Clássica, sobre este movimento, podemos afirmar:

a) Lançou as bases paro o criticismo, o modo experimental tomando a natureza como parâmetro de todo o processo investigatório.
b) A Igreja contribuiu para o avanço das novas interpretações científicas, interessada em confirmar suas teses religiosas, elaboradas no final do período medieval.
c) Os ideais racionais pouco consideravam as questões da fé, daí o embate com vários papas da época, visto como elemento de retrocesso e incapaz de gerar conhecimento.
d) O fato do movimento limitar-se ao território italiano deveu-se ao reduzido desenvolvimento comercial no restante da Europa.
e) O grande limite do movimento foi a oposição ideológica da aristocracia feudal, interessada em reafirmar os seus privilégios.


2- As Grandes Navegações e os descobrimentos marítimos, no alvorecer da Era Moderna, marcaram, em Portugal e nas áreas recém descobertas, grandes transformações, devido:

a) empresa marítima portuguesa estabeleceu os primeiros contatos comerciais com as fontes produtoras das chamadas especiarias, situadas na África e Ásia;
b) grande comércio europeu implicou no estabelecimento de impérios ultramarinos com ampla autonomia, correspondendo à formação de uma economia dinâmica voltada para as áreas coloniais;
c) interesse em subjugar as novas áreas coloniais deu origem a uma política econômica de Estado, no Reino e nas colônias, com a divisão de poderes entre o rei e as Assembléias de Estado;
d) mudança do eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico determinou a descentralização do Estado Moderno em Portugal, enfraquecendo o Absolutismo;
e) necessidade de dominar as rotas estratégicas de navegação inviabilizou a manutenção do sistema de monopólios nas colônias, liberalizando o comércio.


3-As primeiras revoluções burguesas tiveram lugar na Inglaterra, no século XVII, com a Revolução Puritana (1649/ 1658) e a Revolução Gloriosa (1688), expressando um confronto entre o Parlamento, sob a liderança da burguesia e da gentry, e os monarcas da Dinastia Stuart com práticas absolutistas. Uma das consequências geradas por esses dois movimentos revolucionários burgueses é:

a) o fortalecimento da nobreza inglesa através da criação do sistema parlamentarista com a Revolução Gloriosa de 1688;
b) a total falência do sistema econômico inglês em função do favorecimento do Estado inglês ao sistema manufatureiro da burguesia local;
c) o retorno da Igreja Católica como religião oficial dos ingleses em função da aliança entre a burguesia e os Estados Pontificiais na Revolução Puritana;
d) o controle da política inglesa pela Câmara dos Lordes, representando a vitória da nobreza local durante a Revolução Gloriosa;
e) a consolidação da Inglaterra como potência econômica após o fortalecimento da burguesia no poder inglês com a Revolução Gloriosa.


4-A respeito do mercantilismo é correto afirmar:

a) Foi uma doutrina desenvolvida exclusivamente na Península Ibérica e sustentava que o desenvolvimento econômico era obtido graças ao comércio e à produção de gêneros agrícolas.
b) Tratou-se de um conjunto de ideias sociais que confrontava os privilégios da nobreza e do clero em defesa dos interesses dos setores mercantis e manufatureiros.
c) Tratou-se de um conjunto de práticas e ideias religiosas desenvolvido nas regiões europeias de penetração protestante e associada, sobretudo, ao calvinismo e ao luteranismo.
d) Foi um conjunto de práticas e ideias econômicas que visava o enriquecimento dos Estados europeus por meio, principalmente, do metalismo, da exploração colonial, de práticas protecionistas e de uma balança comercial favorável.
e) Foi uma doutrina econômica desenvolvida na Inglaterra e que defendia o livre comércio, o fim das barreiras alfandegárias, o desenvolvimento industrial e a abolição das relações escravistas de produção.


5-A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra no séc XVIII, significou as transformações:

I. ocorridas na Europa Ocidental, nos séculos XVIII e XIX, abrangendo avanços sociais, econômicos e tecnológicos determinantes do triunfo da máquina e da hegemonia da burguesia industrial;

II. ocorridas na Inglaterra, no século XVIII, vinculadas exclusivamente às mudanças nos setores produtivos rurais e nas relações sociais com a manutenção da hegemonia da burguesia comercial aliançada com a aristocracia;

III. econômicas vinculadas à instauração do sistema do livre-mercado e da livre-concorrência, que modificam radicalmente a produção e a circulação, gerando uma sociedade urbano-industrial.

Assinale a opção que contém a(s) resposta(s) correta(s):

a) apenas I     b) apenas II e III       c) apenas I e II      d) apenas III       e) apenas I e III


6- "O nosso século é chamado o Século da filosofia por excelência. Se examinarmos sem prevenção o estado atual dos nossos conhecimentos, não se pode deixar de convir que a filosofia registrou grandes progressos entre nós. (...) Assim, desde os princípios das ciências profundas até os fundamentos da Revelação, desde a metafísica até as questões de gosto, (...) desde as disputas escolásticas dos teólogos até os objetos de comércio, (...) tudo foi discutido, analisado e, no mínimo, agitado." D’Alembert.  (Ernst Cassirer. A Filosofia do Iluminismo. pp 20-21)

As palavras de D’Alembert nos remetem a algumas das características das ideias e concepções do movimento iluminista. Entre elas podemos identificar:

I. A valorização da filosofia como campo de reflexões estritamente direcionadas para a crítica das ciências da natureza.

II. A defesa de uma concepção de história associada ao ideal de progresso e contraposta aos valores da tradição.

III. A secularização de todos os domínios de conhecimento, incluindo-se aqueles relacionados à moral e às relações sociais.

IV. A defesa da razão e da experiência como instrumentos centrais para a produção de todos os conhecimentos e valores pertinentes ao homem e às suas sociedades.

Assinale:
a) se somente as afirmativas I e II estão corretas
b) se somente as afirmativas I e IV estão corretas.
c) se somente as afirmativas II, III e IV estão corretas
d) se somente as afirmativas III e IV estão corretas
e) se todas as afirmativas estão corretas.


7-"São verdades incontestáveis para nós: que todos os homens nascem iguais; que lhes conferiu o Criador certos direitos inalienáveis, entre os quais os de vida, o de liberdade e o de buscar a felicidade; que para assegurar estes direitos se constituíram entre os homens governos cujos poderes justos emanam do consentimento dos governados; que sempre de qualquer forma de governo tenda a destruir estes fins, assiste ao direito de mudá-la ou aboli-la, instituindo um novo governo cujos princípios básicos e organização de poderes obedeçam às normas que lhes pareçam mais próprias para promover a segurança e a felicidade gerais.
(Declaração de Independência dos Estados Unidos. In: Aquino et al., p.128)

Ao processo de independência das Treze Colônias Inglesas da América do Norte ("Revolução Americana") está associado:

I. a união entre a Igreja e o Estado e o início imediato da "Marcha para o Oeste", com base na doutrina do "Destino Manifesto";

II. o fim da escravidão negra e dos "servos sob contrato" em observação ao espírito calvinista de que o homem chega a salvação pelo trabalho;

III. o estabelecimento de uma organização política-administrativa com base no federalismo, através da substituição dos artigos da Confederação, pela elaboração da Constituição de 1787;

IV. a adoção dos princípios do Iluminismo cuja base ideólogica serviu de apoio para justificar os processos emancipacionistas nas Amécicas e contestar o Antigo Regime na Europa;

V. a extinção da primogenitura como princípio hereditário e o início da política do "Big Stick".

Assinale:

a) II e V             b) I e II             c) III e IV           d) IV e V             e) I e III



8- Sobre a sociedade europeia da Era Moderna é correto afirmar:

a) O fluxo de ouro e prata das Américas, na Europa dos séculos XVI e XVII, acabou por produzir um desequilíbrio monetário que beneficiou as economias dos países ibéricos e prejudicou, com alta inflação, as economias da Inglaterra, França e Holanda.

b) Com a Contrarreforma, a Igreja Católica absorveu as críticas dos reformadores protestantes, promoveu uma rigorosa transformação interna e ofereceu acordo para a pacificação entre as várias correntes do cristianismo.

c) A introdução de exércitos regulares, a criação de burocracias permanentes e de sistemas tributários nacionais, a codificação do direito e a organização regulamentada de mercados nacionais unificados constituem a base da centralização efetuada pelas monarquias absolutas.

d) No período conhecido como Renascimento Cultural e Científico houve um esforço generalizado por recuperar a cultura medieval, que até então estava sufocada pela hegemonia da cultura da Antiguidade greco-romana.

e) A expansão do capitalismo na Europa Moderna produziu o Antigo Regime, caracterizado por grande mobilidade social entre as ordens sociais da Aristocracia, Burguesia e Proletariado.





9-A imagem ao lado é uma charge francesa do século XVIII mostrando um camponês carregando em suas costas um padre e um nobre.  Considerando a informação sobre a charge ao lado e seus conhecimentos sobre as características da sociedade européia no Antigo Regime podemos afirmar que:

a) Era desigual e hierarquizada. Alem de não possuir direitos políticos o povo arcava com o peso dos impostos. A posição social do indivíduo era determinada pelo nascimento e era quase nula a possibilidade de mudar de posição social.                                                                 b) Era igualitária e fraterna. A posição social do indivíduo era determinada  de acordo com a riqueza adquirida pelo fruto do trabalho e era muito comum subir de posição social.                                                                           c) Era desigual mas fraterna. Apesar de não possuir direitos políticos era possível ao povo ascender socialmente em virtude da riqueza adquirida com o trabalho.                       d) Era igualitária e hierarquizada. A sociedade era governada por reis absolutistas que adotavam práticas democráticas, dando acesso aos direitos políticos a  todos os cidadãos.                                                                                             e) Era desigual e constituida por castas. adotavam práticas sociais que baseavam na tradição feudal de direitos e obrigações.  


10- No decorrer do período do Diretório na Revolução Francesa ocorreu a Conspiração dos Iguais, um movimento dos sans-culottes, sob a liderança de Graco Babeuf. Tal movimento expôs a mobilização das classes populares num processo de resistência ao governo da Alta Burguesia. Em relação aos fatores que motivaram a citada conspiração é correto concluir que:

a) a fim de conter a onda inflacionária, os girondinos em 1795 retornaram o poder, instituindo uma regulamentação político-econômica para preços e salários: a lei do máximo;

b) ao assumirem o governo do Diretório, os deputados girondinos promoveram a secularização dos bens da Igreja Católica, sem entretanto encaminhar o projeto de reforma agrária assumido como compromisso revolucionário, em 1789;

c) reassumindo o governo em 1795, os girondinos restabeleceram os privilégios aristocráticos, uma vez que, segundo o princípio da defesa da propriedade, os nobres poderiam reaver seus feudos;

d) uma vez no poder, os girondinos agiram no sentido de consolidar o poder burguês, do que resultou o Dezoito de Brumário, golpe que levou Napoleão Bonaparte ao poder e à substituição do Diretório pelo Consulado;

e) o Diretório foi um período caracterizado pelo esforço da alta burguesia para consolidar suas conquistas, ao assumir o governo adotaram uma atitude de indiferença em relação aos problemas econômicos e financeiros que pioravam a qualidade de vida da população pobre.



CONFIRA AS RESPOSTAS:
1-A,2-A,3-E,4-D,5-E,6-C,7-C,8-C,9-A,10-E


Vamos testar os conhecimentos em relação a História Geral, posteriormente enviarei as questões sobre História do Brasil! As avaliações do Enem serão em 06 e 07 de Novembro, portanto aproveitemos esta semana para aprimorar  nossos conhecimentos.
Boa sorte!!

1- O Período Clássico da civilização grega corresponde ao sec. V a.C., quando Atenas alcançou seu apogeu. Essa fase de esplendor da Grécia antiga pode ser delimitada, respectivamente:
a) pela chegada dos dórios ao território grego e pela primeira diáspora grega;
b) pela formação das primeiras cidades-Estado e pela segunda Diáspora Grega;
c) pelas Guerras Médicas e pelo início da Guerra do Peloponeso;
d) pela Época de Péricles e pela conquista da Grécia por Felipe da Macedônia;
e) pela formação da Liga de Delos e pela morte de Alexandre Magno.

2- Na antiguidade, os romanos estenderam seus domínios por grande parte do mundo conhecido da época, desde a península Ibérica até a Mesopotâmia. Vários fatores contribuíram para dar solidez a esse vasto império. Um fator decisivo foi:
a) o duro tratamento imposto pelos romanos aos povos conquistados, visando submetê-los pelo terror;
b) a romanização dos povos conquistados, ou seja, concedia-lhes cidadania romana;
c) o respeito aos costumes dos povos conquistados, dando origem a um império multicultural;
d) a ação unificadora do Direito Romano, que equiparava os estrangeiros aos cidadãos romanos;
e) a facilidade com que os patrícios absorveram elementos provenientes de outras camadas sociais.

3- A Igreja teve grande influência no sistema feudal que caracterizou a Europa Ocidental durante a maior parte da Idade Média. Coube a essa instituição proporcionar o ordenamento ideológico e social do feudalismo, interferindo até mesmo em assuntos políticos. Assinale a alternativa que retrata a influência política da Igreja no período citado.
a) A supremacia do poder temporal sobre o espiritual, visando a colocar a Igreja sob a proteção do Estado.
b) A criação de ordens religiosas militares, que destinadas a defender a autoridade dos reis.
c) A abertura das bibliotecas monásticas ao público leigo, para difundir o conhecimento da doutrina católica.
d) A criação de ordens mendicantes, cujo exemplo de pobreza acabaria influenciando a alta hierarquia eclesiástica.
e) A imposição da "Trégua de Deus" e da "Paz de Deus", que visavam reduzir a violência dos conflitos da época.

4- Assinale a alternativa que contém nomes de personalidades ligadas somente  ao Renascimento.
a) Erasmo, Thomas Morus e Montesquieu.
b) Maquiavel, Hobbes e Da Vinci.
c) Miguelangelo, Dante e Newton.
d) Tomás de Aquino, Gil Vicente e Shakespeare.
e) Camões, Rafael e Cervantes.

5- A Reforma Protestante foi um importante acontecimento do início da Idade Moderna, com reflexos amplos da vida européia. Uma implicação econômica relevante produzida pela Reforma foi:
a) o esforço de adequar a doutrina cristã ao capitalismo nascente encontrando justificativas para certas práticas inerentes a este sistema;
b) a condenação à usura, cuja prática provocava entraves ao desenvolvimento do capitalismo, devido aos altos juros cobrados pelos prestamistas;
c) a tentativa de restabelecer certos valores ligados ao cristianismo primitivo, destacando-se a renúncia aos bens materiais;
d) a ênfase dada à acumulação de riquezas, independentemente dos métodos empregados em sua aquisição;
e) a retomada do antigo conceito bíblico de que o trabalho era um castigo divino, não devendo, portanto ser entendido como gerador de riqueza.

6- Jean-Jacques Rousseau foi um destacado filósofo iluminista, cujas idéias sobre certos aspectos, conflitavam com as dos demais pensadores de seu tempo. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas discordâncias.
a) No plano social, Rousseau defendia os privilégios da aristocracia, enquanto os demais pensadores propunham igualdade dos cidadãos perante a lei.
b) No plano religioso, Rousseau defendia o ateísmo, enquanto os demais pensadores propunham uma religião baseada ao culto à natureza.
c) No plano cultural, Rousseau defendia a limitação do ensino às classes aristocráticas, enquanto os demais pensadores propunham a democratização da educação.
d) No plano político, Rousseau defendia o predomínio da vontade geral, enquanto os demais pensadores eram partidários do governo de uma minoria esclarecida.
e) No plano filosófico, Rousseau defendia o predomínio da fé sobre a razão, enquanto os demais pensadores propunham o inverso.

7- Por volta de 1760, a Inglaterra era o país europeu que reunia as condições mais favoráveis para iniciar a Revolução Industrial. Além dos fatores técnicos (utilização da máquina a vapor e desenvolvimento da metalurgia), o país contava com importantes fatores econômicos, sociais e políticos favoráveis a primazia da industrialização. Esclareça quais eram estes fatores.

8- Quando Lênin implantou a Nova Política Econômica (NEP), em 1921, declarou: "Companheiros nos equivocamos. Será preciso darmos um passo atrás para depois dar dois passos à frente".  Qual motivo levou Lênin a esta atitude?


9- Do ponto de vista ideológico, a época da Primeira Guerra Mundial presenciou o revigoramento de uma série de nacionalismos que serviram de embasamento para justificar as pretensões imperialistas. Os principais foram:


1- revanchismo 2- industrialização 3- comercialismo 4- pan-eslavismo 5- colonialismo

Escolha abaixo a alternativa correta:
a) 1 e 5                      b)2 e 4                    c)3 e 4                       d)1 e 4                            e)4 e 5


10- A abolição do princípio da propriedade privada, estatização dos meios de produção e a assinatura de um acordo de paz com a Alemanha, marcando a saída do país da guerra foram as principais medidas adotadas em qual país, por qual personalidade e em virtude de qual acontecimento?

a) Na Rússia por Stálin, em 1929, devido a implantação da NEP.
b) Na França por Clemanceau, em 1914 devido ao início da Primeira Guerra Mundial.
c) Na Rússia por Lenin, em 1917, devido a Revolução Bolchevique.
d) Nos E.U.A por Roosevelt , em 1929, em virtude da quebra da bolsa de Nova Yorque
e) Na Inglaterra, em 1917, por Winston Churchill em virtude da Revolução Russa.

11- Assinale a alternativa que não corresponde a uma característica dos regimes totalitários de direita (fascistas)?
a) Nacionalismo.
b) Militarismo.
c) Liberalismo.
d) Expansionismo.
e) Anticomunismo.

12-  O período entre as duas guerras mundiais (1919 a 1939) foi caracterizado por:
a) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polarização ideológica entre o fascismo e comunismo.
b) sucesso do capitalismo,do liberalismo e da democracia e coexistência fraterna entre o fascismo e o comunismo.
c) estagnação das economias socialista e capitalista e aliança entre os EUA e a União Soviética para deter o avanço fascista na Europa.
d) prosperidade das economias socialista e capitalista e aparecimento da Guerra Fria entre EUA e União Soviética.
e) coexistência pacífica entre os blocos capitalista e socialista e surgimento do capitalismo monopolista.


13- Segundo muitos historiadores a ascensão do nazismo deve-se em parte a política de apaziguamento adotada por Inglaterra e França que assistiam passivamente as peripecias de Hitler pelo continente europeu. A onda de agitações varriam o continente. Sabendo que muitos tinham  a perder com a agitação do barco e outros tinham a ganhar se agitassem ainda mais, ingleses e franceses não fizeram nada de prático para deter o avanço nazista. Qual das afirmações abaixo justifica a atitude de Inglaterra e França diante do crescimento do Nazismo?
a) A nazismo seria um importante anteparo para o avanço do socialismo, portanto justificava não impedir as ações de Hitler que de certa forma preservariam os interesses dos grandes grupos capitalistas em relação ao "perigo vermelho".
b) Ingleses e franceses tinham receio de descontentar Hitler e serem atacados pelo bem aparelhado exército nazista.
c) O nazismo fortalecido por seu programa nuclear deveria  intimidar a União Soviética a rever sua expansão territorial.
d) Evitar a todo custo o ataque dos soviéticos a Polônia, portanto valia a pena não intimdar com retaliações os nazistas.
e) Hitler secretamente efetuou um acordo de não agressão com a Inglaterra e França que lhe deu carta branca para impedir o avanço do comunismo na Europa.

14- (PF-2001) “O fim da Guerra Fria revolucionou a agenda do debate acerca das relações internacionais. No começo, ainda não se falava a respeito do império americano, mas, logo depois da euforia inicial — sintetizada pela idéia do “fim da História” —, estabeleceu-se uma polêmica com relação ao futuro do sistema político e econômico mundial, que percorreu toda a década de 90 do século passado.”  José Luís Fiori-60 lições dos 90 – uma década de neoliberalismo. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 118 (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue os itens corretos abaixo, referentes ao cenário internacional contemporâneo.

1- A Guerra Fria a que se refere o autor corresponde ao sistema bipolar de poder mundial que, logo após a Segunda Guerra, contrapôs os interesses soviéticos e norte-americanos, identificados nos sistemas socialista e capitalista,respectivamente.

2- O citado “fim da Guerra Fria” decorreu da falência da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e, em uma espécie de efeito dominó, da desintegração das chamadas Repúblicas Socialistas do Leste europeu.

3- A expressão “fim da História” sintetiza a idéia de ter acabado a disputa entre as principais ideologias.

4- O incontrastável poderio militar norte-americano, após a Guerra do Golfo contra Saddam Hussein, reflete a posição ocupada pelos Estados Unidos da América (EUA) no cenário mundial posterior à Guerra Fria.

5- O fracasso da URSS fez-se acompanhar pelo declínio da China, cuja tentativa de modernizar a sua economia sucumbiu ante a intransigência dos militares comunistas, o seu reduzido mercado interno e a incapacidade de ampliar a produção.

Após avaliar as afirmações acima assinale a seqüência correta.
a)VFVVF                         b)VFVFV                         c)VFFFF                          d)FVFVF                           e)VVVVF

 
15- "Para obter a liberdade de nosso país, estamos dispostos a derramar nosso sangue não o vosso". Essa frase, de Mahatma Gandhi, foi dirigida aos ingleses e reflete a peculiaridade da luta desse líder pela independência da Índia. Assinale a alternativa que contém princípios defendidos por Gandhi em sua campanha nacionalista.


a) Religiosidade e transcendentalismo.
b) Ação sindical e greves pacíficas.
c) Desobediência civil e resistência passiva.
d) Tolerância e submissão.
e) Individualismo e pressão moral.

16- Com o fim da Guerra Fria devido a derrocada do regime socialista na URSS, simbolicamente representado pelo derrubada do muro de Berlim, acarretou um novo equilíbrio e o ordenamento das relações internacionais, que caracteriza-se por um(a):
a) Enfraquecimento dos movimentos nacionalistas regionais e das tendências de globalização da Europa ocidental.
b) Declínio da liderança política internacional das superpotências em virtude da transferência do controle de seus arsenais nucleares para a ONU.
c) Revitalização das alianças militares estratégico-defensivas, conforme pactos políticos da Europa central e do leste.
d) Formação de megablocos políticos-econômicos que favoreceram a internacionalização dos fluxos de capitais, tais como a União Européia e do Nafta.
e) Decadência econômica dos paises da bacia do Pacífico que haviam mantido uma posição de neutralidade durante a Guerra Fria, tais como Malásia e Singapura.
    




Respostas:
1-C  (A história do período clássico começa com as Guerras Médicas e a guerra do Peloponeso o apogeu ateniense é durante o época de Perícles portanto os conflitos estão inseridos neste período.)
2-B (Esta cidadania era construida em etapas e foi uma forma de apaziguar as revoltas dos povos conquistados)
3-E (Duas maneiras de reduzir os atritos e manter a ordem pública utilizando o nome de Deus)
4-E
5-A (Os reformistas ao justificar a usura e o lucro como permitidos por Deus, o trabalho e poupança como formas de alcançar a salvação compatibilizou os interesses capitalistas com o da nova doutrina e a simpatia da burguesia)
6-D ( Na obra Contrato Social defendia a idéia que o Estado representava  a vontade geral isto é o desejo da maioria.
7- Fatores econômicos: grande acumulação primitiva de capital, importantes jazidas de carvão e de ferro, abundância de matéria-prima e hegemônia marítima assegurava a Inglaterra o domínio das rotas oceânicas.  Fator social: ampla disponibilidade de mão de obra barata, resultante do êxodo rural . Fator político: participação da burguesia em asuntos do governo, realizado por intermédio da câmara dos comuns.
8- Com a NEP, Lênin esperava superar os desastrosos resultados da política do comunismo de guerra que pretendia consolidar a teoria socialista na prática, pois conforme afirmou "não avaliamos adequadamente a teoria que a adoção do socialismo deveria funcionar se aplicadas em um sistema puro sem interferências o que não era o caso da Rússia". Portanto estaria dando um passo atrás com a adoção temporária de algumas práticas capitalistas para posteriormente dar dois passos a frente consolidando o socialismo.
9-D
10-C
11-C ( O totalitariasmo por definição inviabilizaria a prática do liberalismo seja político ou econômico)
12-A
13-A   
14-E
15-C (Diferentemente dos outros lideres da descolonização da Ásia e África que preferiram a luta armada Ghandi adotou o caminho da não violência para libertar a Índia do domínio inglês)
16-D (A globalização da economia representou a supremacia do capitalismo sobre o socialismo e portanto alguns procedimentos foram tomados no sentido de difundir e fortalecer as bases capitalistas) 
       

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