sexta-feira, 21 de dezembro de 2012


Veja o que abre e o que fecha no Natal e no ano novo em SP

Bancos e agência dos Correios ficarão fechados dias 25/12 e 1/1.
Rodízio municipal de veículos será suspenso a partir de sexta (21).

Do G1 São Paulo

Rodízio de veículos vai ser suspenso a partir desta sexta (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)Rodízio de veículos vai ser suspenso a partir desta
sexta (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)
Os paulistanos que não forem viajar nos feriados de Natal e Ano Novo deverão ficar atentos ao funcionamento dos órgãos públicos e privados na cidade de São Paulo. Os bancos e agências dos Correios não abrem nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. As frotas de ônibus também serão alteradas e circulam reduzidas nessas datas.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o rodízio municipal de veículos estará suspenso a partir da próxima sexta-feira (21) durante o horário de pico. A medida é válida para carros e caminhões. A restrição será retomada no dia 14 de janeiro de 2013. A operação restringe a circulação de veículos no centro expandido da cidade, conforme o dia e a placa do carro, das 7h às 10h e das 17h às 20h.
Apesar de os caminhões serem liberados do rodízio municipal durante esse período de férias, continuam valendo para esses veículos as regras de restrições de circulação e de frete.
Confira abaixo o que abre e o que fecha em São Paulo no Natal e no Ano Novo.

Ônibus
De acordo com a SPTrans, empresa responsável pela operação dos ônibus em São Paulo, a circulação ocorre com a frota normal até os dias 24 e 31 de dezembro. Já nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, cada linha opera com 50% da sua rota. Os terminais funcionam normalmente.
Metrô
O Metrô vai implantar uma operação especial de circulação já a partir desta sexta (21). Serão organizadas viagens extras nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha. Para o sábado (22), foram programadas 58 viagens adicionais na Linha 1 e 192 viagens extras na Linha 3. No domingo (23), serão 50 viagens a mais na Linha 1 e 113 viagens na Linha 3. Já nos dias 24 e 25 de dezembro, feriado de Natal, a frota de trens em circulação será semelhante à utilizada em um domingo.
Na quarta-feira (26), para atender aos que retornam do feriado prolongado, a circulação de trens será antecipada para as 4h nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Na Linha 5-Lilás, a operação terá início no horário habitual, a partir das 4h40. O Metrô ainda não divulgou sua operação no período de Ano Novo.
EMTU
Os ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) vão operar sem alterações nas quantidades de viagens oferecidas nos dias 24 e 31. No Natal (25) e no réveillon (1º), as linhas irão funcionar como em um domingo, com 55% das viagens programadas em média.
Detran
As unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) e o Disque Detran-SP não vão funcionar nas vésperas nem nos dias de Natal e ano novo. Os trabalhos voltam ao normal em 26 de dezembro e 2 de janeiro.
Correios
Durante o período de Natal e Ano Novo, as agências dos Correios de São Paulo funcionarão em regime especial de dias e horários. No sábado (22), o expediente será normal para as agências que funcionam aos sábados. No domingo (23), a agência do Aeroporto Internacional de Guarulhos funcionará das 9 às 17h. As demais agências estarão fechadas.
Na segunda-feira (24), as agências localizadas em postos do Poupatempo estarão fechadas. As demais unidades terão expediente até as 12h. Não haverá expediente em nenhuma agência na terça-feira (25). De quarta (26) a sexta (28), as agências funcionarão normalmente.
No sábado (29), o expediente será normal para as agências que funcionam aos sábados. No domingo (30), a agência do Aeroporto Internacional de Guarulhos funcionará das 9 às 17h. As demais agências estarão fechadas. No dia (31), a maioria das agências terá expediente até as 12h. As demais estarão fechadas. Não haverá expediente em nenhuma agência na terça-feira (1º).

Bancos
Nos feriados dos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, todos os bancos estarão fechados. No dia 24, os bancos podem estabelecer horários especiais e, em São Paulo, irão abrir ao público das 9h às 11h. Já no dia 31 de dezembro, não haverá atendimento ao público.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a população pode utilizar canais alternativos de atendimento para fazer operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados). As contas de consumo e os carnês que vencerem nestas datas poderão ser pagas no próximo dia útil (26/12 e 02/01), sem a incidência de multa. Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas.
Feiras livres
A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras decidiu estender o horário de funcionamento das feiras para o período das 7h30 às 14h, nos finais de semana entre os dias 18 e 31 de dezembro. As barracas de pastéis, localizadas nestas feiras, poderão comercializar até as 14h30. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro não haverá feiras. Aquelas que aconteceriam nestes dias foram antecipadas para os dias 24 e 31, respectivamente.
Mercados e sacolões
Os mercados e sacolões municipais terão horário diferenciado, segundo a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras. O Mercado Municipal, mais conhecido como Mercadão, onde os principais componentes da ceia de Natal e de ano novo estão à venda, ficarão abertos até as 18h no dia 24 e no dia 31.
O Mercado da Lapa irá funcionar até as 16h da véspera do Natal e até as 14h da véspera do réveillon. Os sacolões também vão funcionar em esquema diferenciado. O da João Moura ficará aberto até as 18h do dia 24 e o do Butantã, até as 18h do último dia do ano. Todos eles, porém, ficarão fechados no Natal e no réveillon.
Para ler mais notícias do G1 São Paulo, clique em g1.globo.com/sp

Nenhum comentário:

Postar um comentário