domingo, 23 de dezembro de 2012


Veja dicas para não deixar que Natal atrapalhe os estudos para o vestibular

Vestibulando deve manter ritmo de estudos na semana das festas.
Provas recomeçam no dia 6 com a segunda fase da Fuvest.

Do G1, em São Paulo

SÃO PAULO (SP) - Estudantes durante vestibular da Fuvest, na capital paulista. Processo seletivo cobra 90 questões de múltipla escolha (Foto: Caio Kenji/G1) Estudantes durante vestibular da Fuvest, em São Paulo; 2ª fase começa dia 6 de janeiro (Foto: Caio Kenji/G1)
O ano de 2013 vai começar acelerado para quem está prestando vestibular. Logo no primeiro domingo terá início a segunda fase da Fuvest, com provas de 6 a 8 de janeiro. Unicamp, UFMG, UFTM, UFBA, Ufes, UnB, UFG e UFRGS, entre outras, também vão promover provas dos seus processos seletivos. Para quem está na disputa por uma vaga nessas universidades, a ordem é não relaxar. Segundo professores ouvidos pelo G1, as festas de Natal e Réveillon devem ser aproveitadas com moderação, e os estudos devem continuar logo a seguir.
VEJA O CALENDÁRIO DOS PRÓXIMOS VESTIBULARES
6, 7 e 8 de janeiro Fuvest - 2ª fase
12 de janeiro UFTM - 2ª fase
12 e 13 de janeiro UnB - Vestibular
13 de janeiro UFG - 1ª fase
13 e 14 de janeiro Uneb - Vestibular
13, 14 e 15 de janeiro Unicamp - 2ª fase
13, 14, 15 e 16 de janeiro UFRGS - Vestibular
13 até 20 de janeiro UFMG - 2ª fase
20 a 22 de janeiro Ufes - 2ª fase
20 até 25 de janeiro UFBA - 2ª fase
3 e 4 de fevereiro UFG - 2ª fase
Veja o calendário completo de provas
A semana das comemorações do fim de ano chega em um momento em que muitos estudantes começam a demonstrar o cansaço provocado pela maratona de provas de primeira fase e pelo Enem, realizado no início de novembro. Para o professor Rubens Oda, coordenador da Olimpíada Brasileira de Biologia e diretor acadêmico do site Descomplica, que oferece videoaulas na internet, "nessa etapa é muito importante que o candidato não perca o seu ritmo de estudos".
"Em geral, as provas que acontecem em janeiro pega o aluno no fim do seu ritmo de estudo. As provas de segunda fase pegam aluno mais cansado e desmotivado. Além disso, não têm mais aulas nos colégios, por isso é importante que o estudante tenha organização e foco."
Oda destaca que as provas de segunda fase de vestibulares como a Fuvest e a Unicamp trazem conteúdos muito mais aprofundados do que foi apresentado na primeira fase e também no Enem. "A preparação deve ser muito focada nas matérias mais exigidas de acordo com o curso", afirma. "É também importante estar atento a temas da atualidade."
Administrar o tempo
Para Célio Tassinafo, diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante, de Campinas, a etapa é decisiva, por isso ainda não é o momento de desacelerar. Os estudantes que vão passar pelas segundas fases dos vestibulares, segundo Tassinafo, devem administrar o tempo nesta reta final, mesclando momentos de lazer com a família e os estudos.
“Não deve haver exageros nem de um lado, nem de outro. Não dá, por exemplo, para refazer as provas dos últimos dez anos.” Tassinafo afirma que esta reta final é importante para que o candidato selecione e se dedique aos conteúdos que pode aprender mais.
Paulo Lima, coordenador do CPV Vestibular, aconselha os candidatos a relaxar e descansar nos dias 24 e 25, e nos dias 31 e 1º, e retomar os estudos nas demais datas. Lima lembra que ainda há tempo de tirar dúvidas das matérias e assuntos com mais dúvidas, responder as últimas provas dos vestibulares, e fazer redações que devem ser corrigidas por especialistas.
“Não dá para abandonar os estudos agora, até pela questão psicológica. O aluno que vão estudar vai ter a sensação de estar menos preparado. É preciso ter consciência que nesta reta final a concorrência diminui em quantidade, mas aumenta em qualidade. Às vezes, décimos de pontos fazem a diferença”, afirma Lima.
Apesar da folga concedida nas vésperas e nos dias de festa, Lima diz que os estudantes devem evitar viajar. “Viajar não é bom porque tira o foco. O ideal é curtir a família em casa.”
Redação
A segunda fase da Fuvest será o primeiro vestibular de 2013. As provas serão realizadas de 6 a 8 de janeiro. No primeiro dia, os candidatos vão responder a dez questões de português e farão uma redação.
Veja no vídeo ao lado dicas para fazer uma boa redação
No segundo dia a prova constará de 16 questões sobre história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. As questões poderão abranger conhecimentos de mais de uma disciplina, inclusive português. No terceiro dia, a prova terá 12 questões de duas ou três disciplinas, de acordo com a carreira escolhida. Todas as provas terão quatro horas de duração.

No vestibular da Unicamp não haverá redação nesta segunda fase. As provas serão dissertativas: no dia 13 será português, literatura e matemática; no dia 14, ciências humanas e inglês; no dia 15, ciências da natureza.
O vestibular da UnB terá questões objetivas nos dias 12 e 13 e uma redação no dia 12.
Na UFG, a redação será na segunda fase, em fevereiro. Na UFMG não haverá redação, mas provas objetivas de 13 a 16 de janeiro, e provas de habilidades específicas de 13 a 20 de janeiro. No vestibular da UFRGS, a prova de redação será no segundo dia (14).
Para ler mais notícias do G1 Educação, clique em g1.globo.com/educacao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário