sábado, 8 de junho de 2013

Nelson Mandela é internado em estado grave com infecção pulmonar

Em comunicado, governo afirmou que médicos estão fazendo o possível para melhorar a saúde do ex-presidente sul-africano, que está com 94 anos

iG São Paulo 
  • O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela foi internado neste sábado em estado grave para tratar de uma infecção pulmonar. Segundo o governo, ele foi levado ao hospital de Pretoria por volta da 1h30 (horário local) e seu quadro é estável.
Em comunicado, o presidente Jacob Zuma afirmou que médicos estão fazendo o possível para melhorar a saúde de Mandela e deixá-lo confortável. Zuma desejou ainda sua rápida recuperação e pediu respeito e privacidade.
AP
Nelson Mandela aparece na TV com aparência frágil durante sua última internação em abril

Mandela, que está com 94 anos, foi submetido a diversas internações nos últimos meses, sendo a última em abril, quando foi diagnosticado com pneumonia . Ele se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul em 1994 e é considerado um símbolo global de tolerância e harmonia.
"Mandiba", como é conhecido popularmente, deixou a presidência sul-africana em 1999 e está afastado da política há uma década. Até hoje ele ainda é reverenciado na África do Sul e no exterior como um líder da luta contra o apartheid e pela defesa da reconciliação racial durante o exercício do mandato presidencial.
Vídeo: Netas de Mandela são estrelas de reality show
Homenagem: Veja o especial da TV iG sobre Nelson Mandela
Mandela tem um histórico de problemas pulmonares que datam de quando ele contraiu tuberculose quando era prisioneiro político. Ele passou 27 anos numa prisão em Robben Island e em outras prisões por suas tentativas de derrubar o governo de minoria branca.
*Com informações da AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário