1. A principal crítica de Martinho Lutero à
Igreja foi:
a) a divisão do clero em secular e regular.
b) a venda de relíquias santas aos fiéis, oferecendo em troca a
salvação.
c) a cobrança
de indulgências.
d) a atuação da Inquisição.
e) a construção da Basílica de São Pedro.
2. Em 1517, o monge Martinho Lutero divulgou suas noventa e cinco
teses, nas quais criticava duramente a venda de indulgências e as
arbitrariedades cometidas pela Igreja. Esse fato marcou o início da Reforma
Protestante.
Quanto às
características da Reforma Protestante, identifique com V a(s) afirmativa(s)
verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):
( ) Lutero acreditava que o dinheiro obtido com
a venda de indulgências deveria ser aplicado, diretamente, nas regiões de sua
arrecadação, e não enviado à Roma. Com essa tese, ele obteve o apoio dos
príncipes germânicos, que lutavam contra o domínio do Papa.
( ) Lutero considerava que a relação entre o
cristão e Deus deveria ser direta, sem interferência dos sacerdotes. Segundo
essa tese, cada pessoa poderia interpretar livremente a Bíblia, o que se confrontava
com o dogma de Roma, afirmativo da autoridade exclusiva da Igreja na
interpretação dos textos sagrados.
( ) A salvação do crente, para
Lutero, vinha unicamente da fé, e não de suas obras ou da intercessão dos
santos. Com isso, Lutero reafirmava a independência do indivíduo em relação às
hierarquias religiosas, o que representou mais um ponto de conflito com a
Igreja.
( ) As teses de Lutero
motivaram uma série de revoltas e guerras civis disseminadas pela Europa. Uma
trégua provisória só foi alcançada em 1555, com a Paz de Augsburgo, um tratado
segundo o qual a religião de cada país deveria ser escolhida por meio de
eleições livres. A sequencia
correta é:
a)
FVVF
b)
FVFV
c) VFFV
d) VFVF
e) VVVV
3. Segundo Martinho Lutero:
a) As boas obras e a fé são necessárias para a salvação.
b) Somente as boas obras é capaz de levar o homem a salvação.
c) A fé sem obras não oferece a salvação.
d) Apenas a fé pode salvar o homem.
e) Não precisa ter fé e boas obras para alcançar a salvação.
a) As boas obras e a fé são necessárias para a salvação.
b) Somente as boas obras é capaz de levar o homem a salvação.
c) A fé sem obras não oferece a salvação.
d) Apenas a fé pode salvar o homem.
e) Não precisa ter fé e boas obras para alcançar a salvação.
4. Não faz
parte da doutrina luterana:
a) Fé, único meio de salvação.
b) A Bíblia é a única fonte de fé.
c) O livre exame pelos fiéis é porta legítima para a Bíblia.
d) As boas obras não salvam.
e) culto dos santos.
a) Fé, único meio de salvação.
b) A Bíblia é a única fonte de fé.
c) O livre exame pelos fiéis é porta legítima para a Bíblia.
d) As boas obras não salvam.
e) culto dos santos.
5. Todas as alternativas contêm objetivos da
política da Igreja Católica, esboçada durante o Concílio de Trento, EXCETO:
a) A expansão da fé
cristã.
b) A moralização do
clero.
c) A reafirmação dos
dogmas.
d) A perseguição às
heresias.
e) O relaxamento do
celibato.
6. Assinale a alternativa em que mostra a
pirâmide social do Império Asteca em ordem decrescente:
a) Imperador, nobreza, militares,
comerciantes, camponeses e escravos.
b) Imperador, nobreza,
comerciantes, militares, escravos e camponeses.
c) Imperador, militares,
comerciantes, camponeses e escravos
d) Imperador, militares,
trabalhadores assalariados, camponeses e escravos.
7. A cerca da
organização social asteca, é correto afirmar:
I- Era
estratificado, o soberano era assistido por um conselho de membros da elite, de
sacerdotes e de chefes militares;
II-
Sacerdotes, guerreiros e funcionários estatais compunham a classe dirigente;
III- Os
comerciantes eram o elo entre o centro da confederação e os povos periféricos.
Agiam como espiões, trazendo informações das comunidades submetidas e das ainda
por dominar;
IV- Havia
escravos que podiam ter acesso a terras e a bens e só poderiam ser vendidos em
caso de indolência.
a) ( )
apenas a I está correta
b) ( )
Apenas I, II e III estão corretas
c) ( )
Apenas II, III e IV estão corretas
d) ( )
Apenas III e IV são corretas
e) ( )
Todas estão corretas.
8. As civilizações pré-colombianas astecas, maias e incas, se desenvolveram
em uma região do continente americano que inclui aproximadamente o sul do
México. Apesar de terem constituídos grandes impérios essas civilizações
desconheciam a existência uma da outra. Esses impérios, embora tivessem muitas
características próprias, também apresentavam alguns pontos comuns. Sobre os
aspectos comuns dessas civilizações são apresentadas as seguintes afirmativas. Leia-as e marque a alternativa
correta:
I- Estado organizado com auto grau de
interferência na vida da população;
II-
Sociedade igualitária, sendo os meios de produção comum a todos;
III- Pratica
de rituais e sacrifícios humanos;
IV-
Construção de pirâmides e produção de uma arte sofisticada.
a) ( )
Apenas a alternativa I e II estão corretas
b) ( )
Apenas a alternativa II está correta
c) ( )
apenas a alternativa III e IV está correta
d) ( )
As alternativas I, III e IV estão corretas
e) ( )
Todas estão corretas.
9. A civilização maia vivia na região que hoje
compreende a península mexicana de Yucatán e em áreas onde atualmente se
localiza a Guatemala, Honduras, El Salvador e Belize.
Sobre esta importante civilização pré-colombiana
são apresentadas corretamente as afirmativas a seguir, EXCETO:
a) ( )
Politicamente os maias se organizavam em cidades estados que se caracterizavam
como centros religiosos;
b) ( )
A base da economia era a agricultura, sobretudo do milho, considerado um
alimento sagrado;
c) ( )
Dentre as civilizações pré-colombianas os maias foi o único povo a desenvolver
um império centralizado dirigido por um imperador;
d) ( )
A arquitetura era marcada pelas pirâmides de pedras locais de ritos e
sacrifícios, evidenciando a importância das crenças religiosas;
e) ( )
Eram grandes conhecedores da matemática e da astronomia.
10. Sobre a
religião da civilização maia, identifique a alternativa correta.
a) ( )
Para os maias, a religião era questão secundaria, pois davam grande valor ao
conhecimento cientifico e desprezaram toda forma de crença e de misticismo;
b) ( )
Os maias eram politeísta, e a maior parte dos deuses era representado por
elementos da natureza;
c) ( ) Os sacerdotes controlavam a cultura e a
forma de pensar dos maias, proibiam a investigação cientifica e queimavam vivos
todos os que desobedeciam a suas determinações;
d) ( )
Os maias eram politeístas e criaram uma mitologia, copiada da mitologia
egipcia, que dava explicações místicas aos fenômenos naturais.
Gabaritos:
1- C
2- E
3-D
4-E
5-E
6-A
7-C
8-D
9-C
10-B
Nenhum comentário:
Postar um comentário