quinta-feira, 18 de abril de 2013

Questões para o 6º Ano.
01.  I. Antes dos gregos, os cretenses e os fenícios dominavam o comércio no Egeu e no Mediterrâneo. Os primeiros produziam azeite e vinho, que trocavam por matérias-primas empregadas na fabricação de finos produtos de artesanato.
II. Assim como os cretenses, os fenícios formaram um grande império marítimo (talassocracia), inicialmente sob o controle da cidade de Biblos, englobando as principais rotas marítimas do Mediterrâneo.
III. Os interesses econômicos e o particularismo político impediram que os fenícios formassem um Estado unificado. As cidades fenícias preferiam aliar-se a estados mais fortes. 

a)Se I, II e III forem corretas
b)Se apenas I e II forem corretas
c)Se I, II e III forem incorretas
d)Se apenas II e III forem corretas
e)Se apenas I e III forem corretas.

02.  (OSEC) Os fenícios dedicavam-se primordialmente ao comércio marítimo porque:
a)era grande seu excedente agrícola
b)sua organização militar lhes garantia o domínio dos mares
c)sua localização geográfica os induzia a isso
d)sua organização política era fortemente centralizada
e)sua atividade militar lhes proporcionava numerosos escravos para atuar nas galeras como remadores.

03.  (MAUÁ - LINS) Qual foi a contribuição da civilização fenícia para a cultura e a tecnologia das civilizações orientais?
a)Do ponto de vista cultural, foi a expansão da literatura; do ponto de vista tecnológico, foi o desenvolvimento da construção civil.
b)Do ponto de vista cultural, foi a invenção do alfabeto (escrita fonética); do ponto de vista tecnológico, foi o desenvolvimento de armas de guerra.
c)Do ponto de vista cultural, foi a invenção do alfabeto (escrita fonética); do ponto de vista tecnológico, foi o desenvolvimento da construção naval.
d)Do ponto de vista cultural, foi o desenvolvimento da escultura; do ponto de vista tecnológico, foi o desenvolvimento da construção naval.
e)n.d.a.

04.  I. As cidades-Estado fenícias são consideradas a mais progressista forma de organização do Estado existente na Antigüidade Oriental.
II. A religião fenícia foi monoteísta, a exemplo dos hebreus.
III. A grande contribuição dos fenícios para as civilizações posteriores foi a invenção do alfabeto fonético, criado por interesses comerciais.
a) I e II estão corretas
b)I e III estão corretas
c)I, II e III estão incorretas
d)II e III estão corretas
e)I, II e III estão corretas.

05.  (SANTA CASA) O período do Cativeiro da Babilônia (586 - 539 a. C.) foi importante na evolução da religião hebraica, pois, graças ao contato com os neobabilônios, os judeus:
a)abandonaram práticas ligadas à magia, como por exemplo, a necromancia
b)
passaram a conceber Jeová como identificado com seus problemas sociais
c)
conceberam Jeová em termos antropomórficos, inclusive com qualidades  próprias dos homens
d)adoraram a idéia do fatalismo e do caráter transcendental de Deus
e)
ficaram imbuídos de concepções animistas, adorando as forças da Natureza.

06.  I.Embora a Palestina tenha sido teoricamente dividida entre as tribos hebraicas, a tribo de Levi, por ser destinada às funções sacerdotais, não possuía um território específico.
II. As lutas ofensivas e defensivas contra os povos que haviam se instalado na Palestina levavam os hebreus à unificação política.
III. A historiografia moderna admite que os poderes dos juízes hebreus restringiam-se a pequena parte da Palestina e não ao país em sua totalidade.
a)II e III estão corretas
b)I, II e III estão corretas
c)I, II e III estão incorretas
d)I e III estão corretas
e)I e II estão corretas.

07.  (FUVEST) Qual foi a principal atividade econômica desenvolvida pelos fenícios e cretenses na Antigüidade? Indique duas justificativas. 
a)O comércio marítimo, praticado em função de sua posição geográfica peculiar no Mar Morto, onde ocupavam áreas exíguas para a prática da agricultura, e também em função de seu desenvolvimento naval.
b)
O comércio marítimo, em função de sua posição geográfica no Mediterrâneo, onde ocupavam áreas abundantes na prática da agricultura, e também em função de seu desenvolvimento naval.
c)
O comércio agrícola, praticado em função de sua posição geográfica peculiar no Mar Morto, onde ocupavam áreas abundantes para esta prática, e também em função de seu desenvolvimento naval.
d)O comércio marítimo, praticado em função de sua posição geográfica peculiar no Mediterrâneo, onde ocupavam áreas exíguas para a prática da agricultura, e também em função de seu desenvolvimento naval.

08.  Sobre os hebreus é correto afirmar:
I) Os hebreus chegaram à Palestina guiados pelos patriarcas.
II) Atingiram o maior desenvolvimento quando instalaram a monarquia, que como reino unido teve apenas três reis: Saul, Davi e Salomão.
III) Dividiram-se em dois reinos, acabaram enfraquecendo e foram conquistados pelos Assírios que habitavam a Mesopotâmia, sendo feitos escravos novamente.
a)I, II e III estão corretas
b)I e II estão corretas
c)
II e III estão incorretas
d)II e III forem corretas.

09.  Os fenícios ocupavam uma área que hoje corresponde ao:
a)Irã 

b)Líbano
c)Egito
d)Israel
e)n.d.a.

10.  Sobre os Fenícios é correto afirmar:
I) Os fenícios nunca fundaram um império unido, estando sempre divididos em cidades independentes.
II) Foram grandes navegadores e fundaram diversas colônias ao redor do Mar Mediterrâneo, sendo a mais importante delas a colônia de Cartago.
III) Não quis envolver-se em uma disputa com o Império Romano.

a)I e III estão corretas
b)I, II estão incorretas
c)I, II e III estão corretas
d)II e III estão incorretas
e)I e II estão corretas



Pontuação instantânea: 


 Gabarito do seu teste

01 - A            02 - C            03 - C            04 - B              05 - D
06 - B            07 - D            08 - A             09 - B             10 - E

Nenhum comentário:

Postar um comentário