quinta-feira, 25 de abril de 2013


Resumo e Exercícios para o 8º Ano(História) . 

 No final do século XVII, as exportações de açúcar brasileiro (produzido nos engenhos do nordeste) começaram a diminuir. Isto ocorreu, pois a Holanda havia começado a produzir este produto nas ilhas da América Central. Com preços mais baixos e boa qualidade, o mercado consumidor europeu passou a dar preferência para o açúcar holandês.
 Crise do açúcar e a descoberta das minas de ouro
 Esta crise no mercado de açúcar brasileiro, colocou Portugal numa situação de buscar novas fontes de renda, pois, como sabemos, os portugueses lucravam muito com taxas e impostos cobrados no Brasil. Foi neste contexto que os bandeirantes, no final do século XVII, começaram a encontrar minas de ouro em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Portugal viu nesta atividade uma nova fonte de renda.
 A descoberta de ouro no Brasil provocou uma verdadeira "corrida do ouro", durante todo século XVIII (auge do ciclo do ouro). Brasileiros de todas as partes, e até mesmo portugueses, passaram a migrar para as regiões auríferas, buscando o enriquecimento rápido. Doce ilusão, pois a exploração de minas de ouro dependia de altos investimentos em mão de obra (escravos africanos), equipamentos e compra de terrenos. Somente os grandes proprietários rurais e grandes comerciantes conseguiram investir neste lucrativo mercado.
 Cobrança de impostos
 A coroa portuguesa lucrava com a cobrança de taxas e impostos. Quem encontrava ouro na colônia deveria pagar o quinto. Este imposto era cobrado nas Casas de Fundição (órgão do governo português), que derretia o ouro, transformava-o em barras (com o selo da coroa portuguesa) e retirava 20% (um quinto) para ser enviado para Portugal. Este era o procedimento legal e exigido pela coroa portuguesa, porém, muitos sonegavam mesmo correndo riscos de prisão ou outras punições mais sérias como, por exemplo, o degredo.
 Além do quinto, Portugal cobrava de cada região aurífera uma certa quantidade de ouro (aproximadamente 1000 kg anuais). Quando esta taxa não era paga, havia a execução da derrama. Neste caso, soldados entravam nas residências e retiravam os bens dos moradores até completar o valor devido. Esta cobrança gerou muito revolta entre a população.
 Mudança da capital
 Com a exploração do ouro, a região Sudeste desenvolveu-se muito, enquanto o Nordeste começou a entrar em crise. Neste contexto, a coroa portuguesa resolveu mudar a capital da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro. Desta forma, pretendia deixar a capital próxima ao novo polo de desenvolvimento econômico.
Desenvolvimento das cidades
Nas regiões auríferas, várias cidades cresceram e muitas surgiram neste período. A vida nas cidades dinamizou-se, fazendo surgir novas profissões e aumentando as atividades comerciais, sociais e de trabalho. Teatros, escolas, igrejas e órgãos públicos foram criados nestas cidades. Vila Rica (atual Ouro Preto), Mariana, Tiradentes e São João Del Rei foram algumas das cidades que mais se desenvolveram nesta época.
 Revoltas
 As cobranças excessivas de impostos, as punições e a fiscalização da coroa portuguesa provocaram reações na população. Várias revoltas ocorreram neste período. Podemos citar a Revolta de Felipe de Santos, que era contrário ao funcionamento das Casas de Fundição. A própria Inconfidência Mineira (1789) surgiu da insatisfação com as atitudes da metrópole.  Os inconfidentes planejavam tornar o Brasil independente de Portugal, livrando o país do controle metropolitano. A revolta não ocorreu e os inconfidente foram presos. Tiradentes foi o único executado.
Com a descoberta de metais preciosos pelos bandeirantes, iniciou-se no Brasil um novo ciclo econômico: a mineração ou ciclo do ouro, que no século XVIII provocou grandes mudanças na colônia e na política da metrópole.
A exploração do ouro ocorria de duas formas:
Faisqueiras: pequenas extrações realizadas por uma pessoa apenas ou com um pequeno número de escravos. O ouro era extraído de depósitos superficiais, geralmente nas areias ou nos cascalhos dos rios e riachos. Era o ouro de lavagem.
Lavras: estabelecimentos maiores onde era usado grande número de escravos, O ouro era extraído das vertentes das colinas, com instrumentos especializados.
O rigor da metrópole
Para tirar maior proveito da exploração do ouro, a metrópole portuguesa agiu com bastante rigor não só na fiscalização, como também na cobrança dos impostos. Criou um órgão, a Intendência das Minas, para fiscalizar a administração, a distribuição das jazidas e a cobrança dos impostos.
O quinto para a Coroa
Portugal cobrava 20% de todo o ouro explorado; era o imposto do quinto. Para evitar fraudes e melhor fiscalizar a cobrança desse imposto, Portugal, em 1719, ordenou que fossem instaladas as Casas de Fundição. Os mineradores deveriam levar o ouro para uma Casa de Fundição, onde ele seria fundido em barras e já retirado a parte da Coroa. Era proibida a circulação de ouro em pó ou em pepitas. Quem não cumprisse esse regulamento poderia se preso, perder todos os seus bens ou ser degredado.
A sociedade açucareira tinha uma pirâmide social estratificada (sem mobilidade social), que ficava assim:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgEtNJ6357KInJDv9SgcREWpwUJhB-QXHdF-CnZQj83G_lBgek6PR1Ofkh0AstmCXX1R08EkylSnf31raXi2xtkTXLEcPBBSWaKWagK9jIT0HtExfOYKmBzipNLLGr5AgNKTLacB0nlSgo/s320/Sem+t%25C3%25ADtulo1.jpg
Na sociedade mineradora sugiram novas classes sociais, como os trabalhadores assalariados e os comerciantes. Com a descoberta do ouro e a consequente possibilidade de enriquecimento houve a possibilidade de mobilidade na pirâmide entre as classes sociais:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXLnN6bSNVCmpVosIvP92231uUrS0wmxWRCo7xf0X4iC4tLgOP-jG3izarZMvyBZ2RXx91zwxaMe25Y69B0b8Bl6Qrl-f6SLE3lOUL6GkCq3AstikQ4-ijLt-HbQNuxdqS2h6w1R7XWj0/s320/Sem+t%25C3%25ADtulo.jpg
As pirâmides a seguir representam a organização da sociedade brasileira colonial em duas regiões distintas.
http://www.professor.bio.br/historia/imagens/questoes/1408.jpg
Qual a diferença mais importante entre elas quanto à estrutura e aos grupos sociais? a) R-  As duas pirâmides representam respectivamente a sociedade mineradora e a sociedade açucareira. A primeira pirâmide apresenta maior diversidade e complexidade social composta por grandes mineradores, autoridades reais, tropeiros, oficiais, burocratas, soldados, clérigos, profissionais liberais, pequenos mineradores e escravos. Por outro lado a segunda pirâmide mostra menos componentes: senhores de engenho, escravos e dependente, é importante ressaltar que também havia uma tênue camada média for trabalhadores livres (carpinteiros, mestres de açúcar, feitores, etc.)
BANDEIRANTES - RESUMO
Quem foram os bandeirantes, resumo, atuação, as bandeiras, principais bandeirantes
- Os bandeirantes eram homens, principalmente paulistas, que entre os séculos XVI e XVII atuaram na captura de escravos fugitivos, aprisionamento de indígenas e outras tarefas relacionadas. Atuaram também na procura de pedras e metais preciosos pelo interior do Brasil.
- Andavam sempre armados e usavam a violência na captura de índios e escravos fugitivos.
- Os bandeirantes foram responsáveis pelo desbravamento do território brasileiro. Expandiram o território brasileiro para além das fronteiras determinadas pelo Tratado de Tordesilhas.
- Tinham geralmente como ponto de partida as cidades de São Vicente (litoral paulista) e São Paulo. Caminhavam seguindo o curso dos rios como, por exemplo, o rio Tietê.
- As expedições de bandeirantes organizadas por particulares eram conhecidas como Bandeiras. As organizadas pelo governo eram conhecidas como Entradas.
O trabalho escravo na região das minas não ficou somente restrito à extração do ouro, pois os escravos realizavam diferentes funções, como atividades ligadas ao transporte, comércio (ambulante) e à construção de pontes, ruas e edifícios. O trabalho nas minas foi considerado a forma de trabalho mais penosa e pesada desempenhada pelos africanos escravizados no Brasil.
QUADRO COMPARATIVO: CONJURAÇÃO BAIANA E INCONFIDÊNCIA MINEIRA
ASPECTOS
INCONFIDÊNCIA MINEIRA
CONJURAÇÃO BAIANA
ANO
1789
1798
LOCAL
Minas Gerais - Vila Rica (hoje, Ouro Preto)
Bahia - Salvador
SITUAÇÃO ECONÔMICA
Crise do extrativismo do  ouro
Crise da cultura de
cana
MOTIVOS
Altos impostos e derrama
Fome, miséria e altos
impostos.
OBJETIVOS
Independência e
República
Independência,
República e Abolição da
escravidão. 
COMPOSIÇÃO SOCIAL
Grandes proprietários de escravos e de terras e intelectuais
Elementos das camadas
médias urbanas populares:comerciantes,alfaiates,
padres,farmacêuticos, escravos
e ex - escravos, etc.
Também alguns grandes
proprietários.
FIGURAS PRINCIPAIS
Alferes Joaquim José da Silva Xavier
(Tiradentes)
Cirurgião Cipriano
Barata.
SOCIEDADES ENVOLVIDAS
Maçonaria
Maçonaria
Cavaleiros da Luz
BASES IDEOLÓGICAS
Iluministas/Liberalismo
Iluministas/Liberalismo
EXEMPLOS INSPIRADORES
Independência americana
e Revolução Francesa
Independência
americana, Revolução
Francesa e revoltas
escravas nas colônias
francesas.
FINAL
Não obteve êxito.
Líderes presos e
exilados e Tiradentes
foi enforcado.
Não obteve êxito.
Líderes presos,
exilados e enforcados.
1. No final do século XVII todas as minas de ouro no Brasil pertenciam a Portugal, o trabalho, entretanto, era realizado pelos:


a) Emboabas
b) Escravos Negros
c) Índios
d) Espanhóis
e) paulistas.

2. Analise as afirmativas abaixo, relacionadas às atividades econômicas no Brasil colonial.
I. A área colonial recebeu intenso fluxo de migração interna e externa e nela predominou, inicialmente, uma atividade econômica sem o suporte adequado de outras, o que gerou escassez de alimentos e inflação.
II. Salvador deixou de ser a capital do Brasil, sendo substituída pelo Rio de Janeiro, que possuía melhor localização, segundo os interesses da Coroa.
III. A metrópole passou a exercer um maior controle fiscal e político sobre a área colonial em questão, aumentando o corpo de funcionários administrativos. Os fatos I, II e III referem-se à/ao:


A - mineração;
B - pecuária;
C - cana-de-açúcar;
D - pau-brasil.

3.  Em 1703, Portugal e Inglaterra assinaram um acordo comercial, o Tradado de Methuen que, segundo Celso Furtado: (...) significou para Portugal renunciar a todo desenvolvimento manufatureiro e implicou transferir para a Inglaterra o impulso dinâmico criado pela produção aurífera no Brasil. (...)Celso Furtado. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Nacional, 1969. p. 38.Sobre o período da mineração do Brasil, pode-se afirmar que:
A - deslocou para a região do nordeste da Colônia um contingente populacional, oriundo do reino e da zona litorânea, motivado pela febre do ouro;
B - permitiu a formação, em Vila Rica, de uma classe média urbana, que conspirou contra a Metrópole, objetivando a construção de um Estado republicano, com a abolição imediata da escravidão;
C - possibilitou, entre outros fatores, à Inglaterra, acumulação de capitais, que transformou o sistema bancário inglês no mais importante centro financeiro da Europa;
D - confirmou para os ingleses seus interesses mercantis sobre o continente americano, uma vez que a Coroa Portuguesa permitiu a instalação de indústrias na Colônia.
4.  Relacione as colunas levando em consideração informações sobre o Brasil Colônia.
1. Exploração do Pau-brasil
2. Exploração do Açúcar
3. Extração do Ouro
(        ) ação litorânea envolvendo a mão de obra indígena
(        ) aguçou o interesse holandês no Brasil, propiciando a invasão batava no Nordeste
(        ) produção vinculada à existência de latifúndios
(        ) deslocou o eixo de atenção do Nordeste para o Sudeste e estimulou atividades econômicas em outras regiões do país
(        ) a organização visava à monocultura para exportação
Assinale a sequencia correta da 2.a coluna:


A - 1 . 3 . 2 . 2 . 3
B - 2 . 2 . 3 . 3 . 1
C - 1 . 2 . 2 . 3 . 2
D - 2 . 1 . 2 . 3 . 2
E - 3 . 3 . 1 . 2 . 2 .

5. O sertanismo (ou bandeirismo) de contrato, tinha por atividade:


a) a exportação de drogas do sertão;
b) a busca de metais preciosos para o governo português;
c) o tráfico negreiro para a Inglaterra;
d) a captura de índios para escravizá-los;
e) combater revoltas de índios e negros e destruir os quilombos.

6. A escravização do negro, pode ser explicada porque:


a) os indígenas eram fracos e não suportavam o trabalho;
b) a Igreja a considerava legítima e o tráfico negreiro era altamente lucrativo;
c) os indígenas fugiam para as missões;
d) os negros eram mais saudáveis que os indígenas.


7. A partir de seus conhecimentos sobre a Conjuração Mineira (1789), EXAMINE as afirmativas abaixo:
I – Inspirados pelas ideias iluministas, os conjurados mineiros defenderam a liberdade do comércio e a independência da região das minas.
II – Dentre os grupos sociais envolvidos no movimento, destacaram-se os proprietários de lavras e de terras, oficiais militares, clérigos, letrados e escravos.
III – O exemplo da possibilidade de quebra do vínculo colonial representado pela independência das Treze Colônias exerceu influência entre aqueles que planejaram a conspiração.
IV – O declínio da exploração aurífera, na segunda metade do século XVIII, ao lado da iminente cobrança da derrama foram fatores que contribuíram para aumentar a insatisfação dos colonos mineiros com a Coroa portuguesa. ASSINALE a alternativa correta:

a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
c) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.


8- Sobre os movimentos que questionaram a dominação colonial na América portuguesa, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) paras as afirmativas falsas.
(        ) A Inconfidência ou Conjuração Mineira (1789) reunia intelectuais, clérigos, advogados, mineradores, proprietários, militares, etc.; dentre outros objetivos, pretendia proclamar uma república em Minas Gerais.
(        ) Os sentimentos de liberdade e independência dos inconfidentes de Minas Gerais foram alimentados pelos ideais iluministas e influenciados pela Independência dos EUA (1776). Mas nem chegaram a decretar a revolução, pois foram delatados por um dos seus companheiros.
(        ) O movimento baiano (1798), também influenciado pelas ideias de liberdade, igualdade e fraternidade da Revolução Francesa (1789), teve um caráter popular e contou com a participação de pequenos comerciantes, soldados, artesãos, alfaiates, negros libertos, mulatos e escravos.
(       ) Os movimentos mineiro e baiano foram duramente reprimidos pelas autoridades portuguesas. Alguns conspiradores, sobretudo os mais poderosos, conseguiram se livrar das acusações ou receberam penas mais leves.
(       ) No movimento mineiro, o único condenado à morte foi Tiradentes; e no movimento baiano, apenas os negros e os mulatos foram punidos com rigor, com quatro integrantes condenados à morte, executados e esquartejados, a exemplo de Tiradentes.
Assinale a alternativa que contém a sequencia correta, de cima para baixo.


a) VFVVF
b) VVFVV
c) FFVVF
d) FVFVV
e) VVVVV.



9- A leitura do processo da Revolução dos Alfaiates nos leva a compreender que essa revolução: Assinale V ou F.
00. Adotou a mesma estrutura militar da Inconfidência Mineira (           ).
01. defendeu ideias radicais e revolucionárias para a época.(           )
02. não questionou a existência do regime escravocrata na colônia(             ).
03. contou com a participação de membros do clero baiano(            ).
04. negou a importância dos intelectuais para o movimento(            ).

Resumo e Exercícios para o 8º Ano(História) . http://severopb-severopb.blogspot.com.br/

 No final do século XVII, as exportações de açúcar brasileiro (produzido nos engenhos do nordeste) começaram a diminuir. Isto ocorreu, pois a Holanda havia começado a produzir este produto nas ilhas da América Central. Com preços mais baixos e boa qualidade, o mercado consumidor europeu passou a dar preferência para o açúcar holandês.
 Crise do açúcar e a descoberta das minas de ouro
 Esta crise no mercado de açúcar brasileiro, colocou Portugal numa situação de buscar novas fontes de renda, pois, como sabemos, os portugueses lucravam muito com taxas e impostos cobrados no Brasil. Foi neste contexto que os bandeirantes, no final do século XVII, começaram a encontrar minas de ouro em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Portugal viu nesta atividade uma nova fonte de renda.
 A descoberta de ouro no Brasil provocou uma verdadeira "corrida do ouro", durante todo século XVIII (auge do ciclo do ouro). Brasileiros de todas as partes, e até mesmo portugueses, passaram a migrar para as regiões auríferas, buscando o enriquecimento rápido. Doce ilusão, pois a exploração de minas de ouro dependia de altos investimentos em mão de obra (escravos africanos), equipamentos e compra de terrenos. Somente os grandes proprietários rurais e grandes comerciantes conseguiram investir neste lucrativo mercado.
 Cobrança de impostos
 A coroa portuguesa lucrava com a cobrança de taxas e impostos. Quem encontrava ouro na colônia deveria pagar o quinto. Este imposto era cobrado nas Casas de Fundição (órgão do governo português), que derretia o ouro, transformava-o em barras (com o selo da coroa portuguesa) e retirava 20% (um quinto) para ser enviado para Portugal. Este era o procedimento legal e exigido pela coroa portuguesa, porém, muitos sonegavam mesmo correndo riscos de prisão ou outras punições mais sérias como, por exemplo, o degredo.
 Além do quinto, Portugal cobrava de cada região aurífera uma certa quantidade de ouro (aproximadamente 1000 kg anuais). Quando esta taxa não era paga, havia a execução da derrama. Neste caso, soldados entravam nas residências e retiravam os bens dos moradores até completar o valor devido. Esta cobrança gerou muito revolta entre a população.
 Mudança da capital
 Com a exploração do ouro, a região Sudeste desenvolveu-se muito, enquanto o Nordeste começou a entrar em crise. Neste contexto, a coroa portuguesa resolveu mudar a capital da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro. Desta forma, pretendia deixar a capital próxima ao novo polo de desenvolvimento econômico.
Desenvolvimento das cidades
Nas regiões auríferas, várias cidades cresceram e muitas surgiram neste período. A vida nas cidades dinamizou-se, fazendo surgir novas profissões e aumentando as atividades comerciais, sociais e de trabalho. Teatros, escolas, igrejas e órgãos públicos foram criados nestas cidades. Vila Rica (atual Ouro Preto), Mariana, Tiradentes e São João Del Rei foram algumas das cidades que mais se desenvolveram nesta época.
 Revoltas
 As cobranças excessivas de impostos, as punições e a fiscalização da coroa portuguesa provocaram reações na população. Várias revoltas ocorreram neste período. Podemos citar a Revolta de Felipe de Santos, que era contrário ao funcionamento das Casas de Fundição. A própria Inconfidência Mineira (1789) surgiu da insatisfação com as atitudes da metrópole.  Os inconfidentes planejavam tornar o Brasil independente de Portugal, livrando o país do controle metropolitano. A revolta não ocorreu e os inconfidente foram presos. Tiradentes foi o único executado.
Com a descoberta de metais preciosos pelos bandeirantes, iniciou-se no Brasil um novo ciclo econômico: a mineração ou ciclo do ouro, que no século XVIII provocou grandes mudanças na colônia e na política da metrópole.
A exploração do ouro ocorria de duas formas:
Faisqueiras: pequenas extrações realizadas por uma pessoa apenas ou com um pequeno número de escravos. O ouro era extraído de depósitos superficiais, geralmente nas areias ou nos cascalhos dos rios e riachos. Era o ouro de lavagem.
Lavras: estabelecimentos maiores onde era usado grande número de escravos, O ouro era extraído das vertentes das colinas, com instrumentos especializados.
O rigor da metrópole
Para tirar maior proveito da exploração do ouro, a metrópole portuguesa agiu com bastante rigor não só na fiscalização, como também na cobrança dos impostos. Criou um órgão, a Intendência das Minas, para fiscalizar a administração, a distribuição das jazidas e a cobrança dos impostos.
O quinto para a Coroa
Portugal cobrava 20% de todo o ouro explorado; era o imposto do quinto. Para evitar fraudes e melhor fiscalizar a cobrança desse imposto, Portugal, em 1719, ordenou que fossem instaladas as Casas de Fundição. Os mineradores deveriam levar o ouro para uma Casa de Fundição, onde ele seria fundido em barras e já retirado a parte da Coroa. Era proibida a circulação de ouro em pó ou em pepitas. Quem não cumprisse esse regulamento poderia se preso, perder todos os seus bens ou ser degredado.
A sociedade açucareira tinha uma pirâmide social estratificada (sem mobilidade social), que ficava assim:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgEtNJ6357KInJDv9SgcREWpwUJhB-QXHdF-CnZQj83G_lBgek6PR1Ofkh0AstmCXX1R08EkylSnf31raXi2xtkTXLEcPBBSWaKWagK9jIT0HtExfOYKmBzipNLLGr5AgNKTLacB0nlSgo/s320/Sem+t%25C3%25ADtulo1.jpg
Na sociedade mineradora sugiram novas classes sociais, como os trabalhadores assalariados e os comerciantes. Com a descoberta do ouro e a consequente possibilidade de enriquecimento houve a possibilidade de mobilidade na pirâmide entre as classes sociais:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXLnN6bSNVCmpVosIvP92231uUrS0wmxWRCo7xf0X4iC4tLgOP-jG3izarZMvyBZ2RXx91zwxaMe25Y69B0b8Bl6Qrl-f6SLE3lOUL6GkCq3AstikQ4-ijLt-HbQNuxdqS2h6w1R7XWj0/s320/Sem+t%25C3%25ADtulo.jpg
As pirâmides a seguir representam a organização da sociedade brasileira colonial em duas regiões distintas.
http://www.professor.bio.br/historia/imagens/questoes/1408.jpg
Qual a diferença mais importante entre elas quanto à estrutura e aos grupos sociais? a) R-  As duas pirâmides representam respectivamente a sociedade mineradora e a sociedade açucareira. A primeira pirâmide apresenta maior diversidade e complexidade social composta por grandes mineradores, autoridades reais, tropeiros, oficiais, burocratas, soldados, clérigos, profissionais liberais, pequenos mineradores e escravos. Por outro lado a segunda pirâmide mostra menos componentes: senhores de engenho, escravos e dependente, é importante ressaltar que também havia uma tênue camada média for trabalhadores livres (carpinteiros, mestres de açúcar, feitores, etc.)
BANDEIRANTES - RESUMO
Quem foram os bandeirantes, resumo, atuação, as bandeiras, principais bandeirantes
- Os bandeirantes eram homens, principalmente paulistas, que entre os séculos XVI e XVII atuaram na captura de escravos fugitivos, aprisionamento de indígenas e outras tarefas relacionadas. Atuaram também na procura de pedras e metais preciosos pelo interior do Brasil.
- Andavam sempre armados e usavam a violência na captura de índios e escravos fugitivos.
- Os bandeirantes foram responsáveis pelo desbravamento do território brasileiro. Expandiram o território brasileiro para além das fronteiras determinadas pelo Tratado de Tordesilhas.
- Tinham geralmente como ponto de partida as cidades de São Vicente (litoral paulista) e São Paulo. Caminhavam seguindo o curso dos rios como, por exemplo, o rio Tietê.
- As expedições de bandeirantes organizadas por particulares eram conhecidas como Bandeiras. As organizadas pelo governo eram conhecidas como Entradas.
O trabalho escravo na região das minas não ficou somente restrito à extração do ouro, pois os escravos realizavam diferentes funções, como atividades ligadas ao transporte, comércio (ambulante) e à construção de pontes, ruas e edifícios. O trabalho nas minas foi considerado a forma de trabalho mais penosa e pesada desempenhada pelos africanos escravizados no Brasil.
QUADRO COMPARATIVO: CONJURAÇÃO BAIANA E INCONFIDÊNCIA MINEIRA
ASPECTOS
INCONFIDÊNCIA MINEIRA
CONJURAÇÃO BAIANA
ANO
1789
1798
LOCAL
Minas Gerais - Vila Rica (hoje, Ouro Preto)
Bahia - Salvador
SITUAÇÃO ECONÔMICA
Crise do extrativismo do  ouro
Crise da cultura de
cana
MOTIVOS
Altos impostos e derrama
Fome, miséria e altos
impostos.
OBJETIVOS
Independência e
República
Independência,
República e Abolição da
escravidão. 
COMPOSIÇÃO SOCIAL
Grandes proprietários de escravos e de terras e intelectuais
Elementos das camadas
médias urbanas populares:comerciantes,alfaiates,
padres,farmacêuticos, escravos
e ex - escravos, etc.
Também alguns grandes
proprietários.
FIGURAS PRINCIPAIS
Alferes Joaquim José da Silva Xavier
(Tiradentes)
Cirurgião Cipriano
Barata.
SOCIEDADES ENVOLVIDAS
Maçonaria
Maçonaria
Cavaleiros da Luz
BASES IDEOLÓGICAS
Iluministas/Liberalismo
Iluministas/Liberalismo
EXEMPLOS INSPIRADORES
Independência americana
e Revolução Francesa
Independência
americana, Revolução
Francesa e revoltas
escravas nas colônias
francesas.
FINAL
Não obteve êxito.
Líderes presos e
exilados e Tiradentes
foi enforcado.
Não obteve êxito.
Líderes presos,
exilados e enforcados.
1. No final do século XVII todas as minas de ouro no Brasil pertenciam a Portugal, o trabalho, entretanto, era realizado pelos:


a) Emboabas
b) Escravos Negros
c) Índios
d) Espanhóis
e) paulistas.

2. Analise as afirmativas abaixo, relacionadas às atividades econômicas no Brasil colonial.
I. A área colonial recebeu intenso fluxo de migração interna e externa e nela predominou, inicialmente, uma atividade econômica sem o suporte adequado de outras, o que gerou escassez de alimentos e inflação.
II. Salvador deixou de ser a capital do Brasil, sendo substituída pelo Rio de Janeiro, que possuía melhor localização, segundo os interesses da Coroa.
III. A metrópole passou a exercer um maior controle fiscal e político sobre a área colonial em questão, aumentando o corpo de funcionários administrativos. Os fatos I, II e III referem-se à/ao:


A - mineração;
B - pecuária;
C - cana-de-açúcar;
D - pau-brasil.

3.  Em 1703, Portugal e Inglaterra assinaram um acordo comercial, o Tradado de Methuen que, segundo Celso Furtado: (...) significou para Portugal renunciar a todo desenvolvimento manufatureiro e implicou transferir para a Inglaterra o impulso dinâmico criado pela produção aurífera no Brasil. (...)Celso Furtado. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Nacional, 1969. p. 38.Sobre o período da mineração do Brasil, pode-se afirmar que:
A - deslocou para a região do nordeste da Colônia um contingente populacional, oriundo do reino e da zona litorânea, motivado pela febre do ouro;
B - permitiu a formação, em Vila Rica, de uma classe média urbana, que conspirou contra a Metrópole, objetivando a construção de um Estado republicano, com a abolição imediata da escravidão;
C - possibilitou, entre outros fatores, à Inglaterra, acumulação de capitais, que transformou o sistema bancário inglês no mais importante centro financeiro da Europa;
D - confirmou para os ingleses seus interesses mercantis sobre o continente americano, uma vez que a Coroa Portuguesa permitiu a instalação de indústrias na Colônia.
4.  Relacione as colunas levando em consideração informações sobre o Brasil Colônia.
1. Exploração do Pau-brasil
2. Exploração do Açúcar
3. Extração do Ouro
(        ) ação litorânea envolvendo a mão de obra indígena
(        ) aguçou o interesse holandês no Brasil, propiciando a invasão batava no Nordeste
(        ) produção vinculada à existência de latifúndios
(        ) deslocou o eixo de atenção do Nordeste para o Sudeste e estimulou atividades econômicas em outras regiões do país
(        ) a organização visava à monocultura para exportação
Assinale a sequencia correta da 2.a coluna:


A - 1 . 3 . 2 . 2 . 3
B - 2 . 2 . 3 . 3 . 1
C - 1 . 2 . 2 . 3 . 2
D - 2 . 1 . 2 . 3 . 2
E - 3 . 3 . 1 . 2 . 2 .

5. O sertanismo (ou bandeirismo) de contrato, tinha por atividade:


a) a exportação de drogas do sertão;
b) a busca de metais preciosos para o governo português;
c) o tráfico negreiro para a Inglaterra;
d) a captura de índios para escravizá-los;
e) combater revoltas de índios e negros e destruir os quilombos.

6. A escravização do negro, pode ser explicada porque:


a) os indígenas eram fracos e não suportavam o trabalho;
b) a Igreja a considerava legítima e o tráfico negreiro era altamente lucrativo;
c) os indígenas fugiam para as missões;
d) os negros eram mais saudáveis que os indígenas.


7. A partir de seus conhecimentos sobre a Conjuração Mineira (1789), EXAMINE as afirmativas abaixo:
I – Inspirados pelas ideias iluministas, os conjurados mineiros defenderam a liberdade do comércio e a independência da região das minas.
II – Dentre os grupos sociais envolvidos no movimento, destacaram-se os proprietários de lavras e de terras, oficiais militares, clérigos, letrados e escravos.
III – O exemplo da possibilidade de quebra do vínculo colonial representado pela independência das Treze Colônias exerceu influência entre aqueles que planejaram a conspiração.
IV – O declínio da exploração aurífera, na segunda metade do século XVIII, ao lado da iminente cobrança da derrama foram fatores que contribuíram para aumentar a insatisfação dos colonos mineiros com a Coroa portuguesa. ASSINALE a alternativa correta:

a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
c) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.


8- Sobre os movimentos que questionaram a dominação colonial na América portuguesa, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) paras as afirmativas falsas.
(        ) A Inconfidência ou Conjuração Mineira (1789) reunia intelectuais, clérigos, advogados, mineradores, proprietários, militares, etc.; dentre outros objetivos, pretendia proclamar uma república em Minas Gerais.
(        ) Os sentimentos de liberdade e independência dos inconfidentes de Minas Gerais foram alimentados pelos ideais iluministas e influenciados pela Independência dos EUA (1776). Mas nem chegaram a decretar a revolução, pois foram delatados por um dos seus companheiros.
(        ) O movimento baiano (1798), também influenciado pelas ideias de liberdade, igualdade e fraternidade da Revolução Francesa (1789), teve um caráter popular e contou com a participação de pequenos comerciantes, soldados, artesãos, alfaiates, negros libertos, mulatos e escravos.
(       ) Os movimentos mineiro e baiano foram duramente reprimidos pelas autoridades portuguesas. Alguns conspiradores, sobretudo os mais poderosos, conseguiram se livrar das acusações ou receberam penas mais leves.
(       ) No movimento mineiro, o único condenado à morte foi Tiradentes; e no movimento baiano, apenas os negros e os mulatos foram punidos com rigor, com quatro integrantes condenados à morte, executados e esquartejados, a exemplo de Tiradentes.
Assinale a alternativa que contém a sequencia correta, de cima para baixo.


a) VFVVF
b) VVFVV
c) FFVVF
d) FVFVV
e) VVVVV.



9- A leitura do processo da Revolução dos Alfaiates nos leva a compreender que essa revolução: Assinale V ou F.
00. Adotou a mesma estrutura militar da Inconfidência Mineira (           ).
01. defendeu ideias radicais e revolucionárias para a época.(           )
02. não questionou a existência do regime escravocrata na colônia(             ).
03. contou com a participação de membros do clero baiano(            ).
04. negou a importância dos intelectuais para o movimento(            ).



Nenhum comentário:

Postar um comentário