quinta-feira, 18 de abril de 2013

Questões Revolução Industrial

REF. Pergunta/Resposta
origem:Fuvest
tópico:

sub-grupo:Revolução Industrial

pergunta:"O fato relevante do período entre 1790 e 1830 é a formação da classe operária". "Os vinte e cinco anos após 1795 podem ser considerados como os anos da contra-revolução". [Durante esse período] "o povo foi submetido, simultaneamente, à intensificação de duas formas intoleráveis de relação: a exploração econômica e a opressão política." Essas frases, extraídas de A FORMAÇÃO DA CLASSE OPERÁRIA INGLESA do historiador E. P. Thompson, relacionam-se ao quadro histórico decisivo na formação do mundo contemporâneo, no qual se situam
a) a revolução comercial e a reforma protestante.
b) o feudalismo e o liberalismo.
c) a revolução industrial e a revolução francesa.
d) o capitalismo e a contra-reforma.
e) o socialismo e a revolução russa.




resposta:[C]

origem:Unicamp
tópico:

sub-grupo:Revolução Industrial

pergunta:"De pé ficaremos todos E com firmeza juramos Quebrar tesouras e válvulas E pôr fogo às fábricas daninhas." (Canção dos quebradores de máquinas do século XIX, citada por Leo Huberman, HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM, 1979)
a) A partir do texto, caracterize o tipo de ação dos quebradores de máquinas.
b) Explique os motivos desse movimento.




resposta:a)O tipo de ação dos quebradores de máquinas é o Movimento Ludista.
b)O Movimento Ludista aconteceu porque os trabalhadores eram contra à mecanização do trabalho trazida pela Revolução Industrial, pois as máquinas substituiam o trabalho manual.

origem:Fuvest
tópico:

sub-grupo:Revolução Industrial

pergunta:Sobre a inovação tecnológica no sistema fabril na Inglaterra do século XVIII, é correto afirmar que ela:
a) foi adotada não somente para promover maior eficácia da produção, como também para realizar a dominação capitalista, na medida que as máquinas submeteram os trabalhadores a formas autoritárias de disciplina e a uma determinada hierarquia.
b) ocorreu graças ao investimento em pesquisa tecnológica de ponta, feito pelos industriais que participaram da Revolução Industrial.
c) nasceu do apoio dado pelo Estado à pesquisa nas universidades.
d) deu-se dentro das fábricas, cujos proprietários estimulavam os operários a desenvolver novas tecnologias.
e) foi única e exclusivamente o produto da genialidade de algumas gerações de inventores, tendo sido adotada pelos industriais que estavam interessados em aumentar a produção e, por conseguinte, os lucros.




resposta:[A]

origem:Fuvest
tópico:

sub-grupo:Revolução Industrial

pergunta:Ao descrever o crescimento urbano que acompanhou a Revolução Industrial na Europa, Munford observou que "os principais elementos do novo complexo urbano foram a fábrica, a estrada de ferro e o cortiço. Em si mesmos, eles constituíam a cidade industrial." Explique a relação existente entre esses três elementos que, de um modo geral, caracterizaram o processo de desenvolvimento das cidades industriais.



resposta:

origem:Fuvest
tópico:

sub-grupo:Revolução Industrial

pergunta:I. O sistema absolutista caracterizou-se pelo poder praticamente ilimitado dos reis, que manipulavam os conflitos entre a nobreza e a burguesia e se diziam representantes de Deus na Terra. II. As grandes invenções do século XVIII, que marcaram o início da Revolução Industrial na Inglaterra, foram o motor a explosão, o telefone e a máquina de escrever. III. Após a Revolução Gloriosa de 1688, os reis ingleses deviam jurar a Declaração dos Direitos, que dava ao Parlamento a supremacia no controle das leis, do Ministério, do Tesouro e do Exército.



resposta:[C]

origem:Unicamp
tópico:

sub-grupo:Revolução Industrial

pergunta:As fábricas do século XVIII substituíram as antigas oficinas artesanais. Explique o que eram essas oficinas e as diferenças entre elas e o sistema de fábrica.



resposta:

origem:Unesp
tópico:

sub-grupo:Revolução Industrial

pergunta:"O juiz do condado de Broughton, presidindo uma reunião na Prefeitura de Nottingham, declarou que naquela parte da população, empregada nas fábricas de renda da cidade, reinavam sofrimentos e privações em grau desconhecido no resto do mundo... Às duas, três ou quatro horas da manhã, as crianças de 9 a 10 anos são arrancadas de camas imundas e obrigadas a trabalhar até às 10, 11 ou 12 horas da noite, para ganhar o indispensável à mera subsistência." [DAILY TELEGRAPH, Londres, 17 de janeiro de 1860.] Identifique, situando no espaço e no tempo, o contexto histórico que gerou o problema social expresso parcialmente no texto acima. Procure relacionar as condições adversas mais significativas que acabaram motivando a resistência dos trabalhadores, o avanço dos movimentos operários e o desenvolvimento dos postulados socialistas no Século XIX.



resposta:

origem:
tópico:

sub-grupo:Revolução Industrial

pergunta:O capitalismo, com base na transformação técnica, atinge seu processo específico de produção, caracterizado pela produção em larga escala, onde há uma radical separação entre o trabalho e o capital. Esta afirmativa está tratando:
a) da separação entre capitalismo e socialismo.
b) da Revolução Industrial.
c) do advento do Mercantilismo.
d) da Revolução comunista na Rússia.
e) do plano Marshall após a Segunda Guerra Mundial.




resposta:[B]

origem:Unesp
tópico:

sub-grupo:Revolução Industrial

pergunta:"A superioridade da indústria inglesa, em 1840, não era desafiada por qualquer futuro imaginável. E esta superioridade só teria a ganhar, se as matérias-primas e os gêneros alimentícios fossem baratos. Isto não era ilusão: a nação estava tão satisfeita com o que considerava um resultado de sua política que as críticas foram quase silenciadas até a depressão da década de 80." (Joseph A. Schumpeter, "HISTÓRIA DA ANÁLISE ECONÔMICA") Desta exposição conclui-se por que razão a Inglaterra adotou decididamente, a partir de 1840, o:
a) isolacionismo em sua política externa.
b) intervencionismo estatal na economia.
c) capitalismo monopolista contrário à concorrência.
d) agressivo militarismo nas conquistas de colônias ultramarinas.
e) livre-comércio no relacionamento entre as nações.




resposta:[E]

origem:Fuvest
tópico:

sub-grupo:Revolução Industrial

pergunta:Identifique, entre as afirmativas a seguir, a que se refere a conseqüências da Revolução Industrial:
a) redução do processo de urbanização, aumento da população dos campos e sensível êxodo urbano.
b) maior divisão técnica do trabalho, utilização constante de máquinas e afirmação do capitalismo como modo de produção dominante.
c) declínio do proletariado como classe na nova estrutura social, valorização das corporações e manufaturas.
d) formação, nos grandes centros de produção, das associações de operários denominadas "trade unions", que promoveram a conciliação entre patrões e empregados.
e) manutenção da estrutura das grandes propriedades, com as terras comunais, e da garantia plena dos direitos dos arrendatários agrícolas.




resposta:[B]

origem:Unesp
tópico:

sub-grupo:Revolução Industrial

pergunta:A Revolução Industrial ganhou projeção a partir do século XIX expressando a evolução tecnológica, a disponibilidade de capitais e mão-de-obra, além dos ideais de uma nova classe social. Comente os principais problemas enfrentados pelos trabalhadores. Qual o primeiro setor industrializado na Inglaterra?



resposta:Os principais problemas enfrentados pelos trabalhadores eram as horas excessivas e as péssimas condições de trabalho, falta de assistência médica e etc. O primeiro setor industrializado na Inglaterra foi a Indústria têxtil.

origem:Puc
tópico:

sub-grupo:Revolução Industrial

pergunta:Dentre as conseqüências sociais forjadas pela Revolução Industrial pode-se mencionar:
a) o desenvolvimento de uma camada social de trabalhadores, que destituídos dos meios de produção, passaram a sobreviver apenas da venda de sua força de trabalho.
b) a melhoria das condições de habitação e sobrevivência para o operariado, proporcionada pelo surto de desenvolvimento econômico.
c) a ascensão social dos artesãos que reuniram seus capitais e suas ferramentas em oficinas ou domicílios rurais dispersos, aumentando os núcleos domésticos de produção.
d) a criação do Banco da Inglaterra, com o objetivo de financiar a monarquia e ser também, uma instituição geradora de empregos.
e) o desenvolvimento de indústrias petroquímicas favorecendo a organização do mercado de trabalho, de maneira a assegurar emprego a todos os assalariados.




resposta:[A]

Nenhum comentário:

Postar um comentário