quinta-feira, 18 de abril de 2013

Questões Nazismo e Fascismo

REF. Pergunta/Resposta
origem:Unesp
tópico:

sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:"Guernica", a obra-prima de Pablo Picasso, é uma representação das atrocidades fascistas cometidas na
a) Primeira Grande Guerra.
b) Guerra Civil Espanhola.
c) Revolta dos Boxers.
d) Guerra Franco-Prussiana.
e) Batalha de Estalingrado.




resposta:[B]

origem:Unesp
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sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:"A ascensão da direita radical após a Primeira Guerra Mundial foi sem dúvida uma resposta ao perigo, na verdade à realidade, da revolução social e do poder operário em geral, e à Revolução de Outubro e ao leninismo em particular." (Eric Hobsbawm - ERA DOS EXTREMOS). Identifique a "direita radical" que ascendia no período Entre-guerras, opondo-se à expansão dos movimentos revolucionários:
a) Bolchevista.
b) Liberal.
c) Menchevista.
d) Nazi-fascista.
e) Anarco-sindicalista.




resposta:[D]

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sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:Os regimes totalitários, que polarizaram a política européia no período entre-guerras (1919-1939), apresentavam muitos aspectos comuns, conservando cada um suas peculiaridades. Assinale os aspectos que caracterizam o Nazismo.
(01) Ocorreu na Alemanha.
(02) Racismo.
(04) Anti-semitismo.
(08) Internacionalismo. (16) Antimarxismo. (32) Ocorreu na Itália. Soma ( )




resposta:01 + 02 + 04 + 16 = 23

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sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:Entre os princípios básicos do nazismo, pode-se destacar:
(01) o individualismo, na medida em que prioriza os interesses pessoais, em detrimento dos interesses da nação.
(02) o racionalismo, quando promove o instinto, a vontade primária e o intelectualismo como fatores de coesão do grupo.
(04) o expansionismo, apoiado na doutrina do espaço vital, visando a ampliar as fronteiras da Alemanha.
(08) a hierarquização da sociedade, criando uma elite dirigente, formada pelos mais fortes, mais aptos e mais decididos. (16) o unipartidarismo, proclamando a existência de uma só corrente de pensamento como expressão da vontade nacional, identificada com o próprio Estado. (32) o socialismo, procurando a transformação da estrutura da sociedade, a eliminação da propriedade e a implantação de uma sociedade sem classes. (64) o culto ao chefe, transformado pelo fanatismo numa figura mítica de condutor e líder. Soma ( )




resposta:04 + 08 + 16 + 64 = 92

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sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:TEXTO I: "O caráter intolerável atingido pelo desemprego entre as duas guerras, na Grã-Bretanha, deve-se à conjugação da sua amplitude com a sua duração. O desemprego devastou regiões inteiras: (...) Por toda a parte, lojas fechadas, casas arruinadas, janelas com tábuas e cartão no lugar de vidros. Únicos ofícios prósperos: o dos corretores de apostas. Nesta existência sem esperança, recorre-se desesperadamente ao jogo, às apostas." (Bedarida apud MARQUES, p. 33) TEXTO II: "Alemanha, 1923: dinheiro vira papel de parede (...) em 1923, no auge da crise econômica, iniciou-se o ano com o dólar valendo 18.000 marcos. Em julho, a moeda americana chegou a 160.000 marcos e, em novembro, os alemães precisavam amontoar 2,5 trilhões de marcos para comprar 1 dólar. Naquele mês, em Berlim, um pão, que no começo do ano já valia fantásticos 250 marcos, passou a custar 200 bilhões de marcos. As donas-de-casa passaram a ir às compras carregando baldes de dinheiro. " (Veja apud MARQUES, p. 40) TEXTO III: "Na Rússia a revolução da classe trabalhadora teve êxito. Mas a desilusão, a fome e a miséria, que se seguiram à I Guerra Mundial, atraíram muitos recrutas às fileiras dos revolucionários, em toda parte. (...) Isso ocorreu particularmente na Itália e na Alemanha. Os capitalistas desses países tiveram pela frente uma classe trabalhadora revolucionária que lhes ameaçava o poder." (Huberman apud MARQUES, p. 36) Tomando-se por base a análise dos textos e os conhecimentos sobre o período entre guerras, pode-se afirmar:
(01) O texto I retrata a situação de sociedades em crise, nas quais as necessidades básicas não são satisfeitas, e a desesperança leva à busca de dinheiro fácil através do jogo.
(02) No texto II, as referências à utilização do dinheiro como papel de parede e à quantidade de dinheiro utilizado pelas donas-de-casa nas compras demonstram a desvalorização da moeda e a crise inflacionária vivida pelos alemães, nos anos subseqüentes à Primeira Guerra Mundial.
(04) As "fileiras dos revolucionários", referidas no texto III, que ameaçavam o poder dos capitalistas da Itália e da Alemanha possibilitaram a afirmação do poder socialista na Europa Central, nos anos trinta.
(08) Os textos I, II e III prenunciam em sociedades diferentes, a evolução da crise econômica que afetou o mundo nos anos vinte deste século, provocando significativas transformações econômico-financeiras e sociopolíticas. (16) Os textos I, II e III retratam as condições sociais que ampliaram a contestação à democracia liberal e favoreceram o desenvolvimento da proposta fascista como alternativa válida. Soma ( )




resposta:01 + 02 + 08 + 16 = 27

origem:Fuvest
tópico:

sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:Quais dos fatores a seguir contribuíram para a ascensão do fascismo na Itália, durante a década de 1920?
a) antinacionalismo e ascensão do proletariado
b) crescimento econômico e fortalecimento do poder real
c) ascensão do campesinato e expansão colonial
d) nacionalismo e crise econômica
e) fortalecimento do liberalismo e aliança ítalo-russa.




resposta:[D]

origem:Puc
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sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:"O Fascismo italiano e o Nazismo alemão conquistaram o respaldo de muitos setores da população, conseguindo um financiamento junto à alta burguesia. Assim puderam resolver a crise do capitalismo, com a instalação de ditaduras de direita que garantiram a ordem do sistema, os lucros e as propriedades." Servindo de exemplo a muitos países também atingidos pelos efeitos da Grande Depressão, o totalitarismo
a) reforçou o desenvolvimento armamentista, preparando o terreno para a eclosão da Segunda Guerra Mundial.
b) transformou a Alemanha no país mais rico e poderoso da Europa, ameaçada em sua supremacia apenas pela Dinamarca.
c) organizou e contribuiu para a evolução do bloco capitalista, sob o controle dos Estados Unidos.
d) desenvolveu a tendência de cooperação entre os Estados.
e) reacendeu as velhas disputas nacionalistas existentes, desde o século XIX, entre a Grécia e a Turquia.




resposta:[A]

origem:
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sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:Assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela que NÃO representa uma característica da doutrina político-ideológica nazista:
a) O racismo, que se baseia na alegação de que existe uma raça superior a todas as outras e que, devido a esta superioridade, ela tem o direito de governar ou mesmo eliminar as demais.
b) O militarismo, que se explícita na alegação de que a guerra, para a nação dos indivíduos da raça superior, é algo positivo porque possibilita um fortalecimento ainda maior desta raça.
c) O totalitarismo, que se fundamenta na alegação de que todos os interesses individuais devem estar subordinados à vontade e interesse do Estado.
d) O expansionismo, que se expressa na alegação de que a nação constituída pelos indivíduos de raça superior tem o direito de conquistar o espaço territorial de outras nações.
e) o internacionalismo, que se apoia na alegação de que a existência de nações impede o desenvolvimento da Humanidade, sendo necessária a destruição das barreiras nacionais, sejam culturais, políticas ou econômicas, em prol da constituição de uma sociedade mundial.




resposta:[E]

origem:Uel
tópico:

sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:Ao tipo de Estado criado por Mussolini, cuja organização estava fundamentada no sistema de sindicatos patronais e de trabalhadores, deu-se o nome de
a) democrático.
b) republicano.
c) oligárquico.
d) parlamentar.
e) corporativo.




resposta:[E]

origem:Fuvest
tópico:

sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:A ascensão de Hitler ao poder, no início dos anos trinta, ocorreu
a) pelas mãos do exército alemão que quis desforrar-se das humilhações impostas pelo Tratado de Versalhes.
b) através de uma ação golpista cuja ponta de lança foram as forças paramilitares do partido nazista.
c) em conseqüência de uma aliança entre os nazistas e os comunistas.
d) a partir de sua convocação pelo presidente Hindenburg, para chefiar uma coalizão governamental.
e) através de uma mobilização semelhante à que ocorreu na Itália, com a marcha de Mussolini sobre Roma.




resposta:[D]

origem:Cesgranrio
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sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:Ao compararmos os vários movimentos fascistas surgidos no período entre as grandes guerras, podemos perceber uma certa unidade de pensamento. Assinale a opção que NÃO corresponde a uma característica comum a esses movimentos.
a) racismo anti-semita.
b) estado ditatorial.
c) caráter beligerante.
d) fanatismo político.
e) anti-bolchevismo.




resposta:[A]

origem:Mackenzie
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sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:A Doutrina Monroe e a política do "Big Stick" tinham por objetivo:
a) montar uma infra-estrutura econômica nos países latino-americanos, assegurando o desenvolvimento industrial e autodeterminação dos povos.
b) implementar o papel dos E.U.A. como nação guardiã da América, com o direito de intervir no continente americano através do disfarce "missão civilizadora".
c) criar a Liga das Nações para mediar conflitos e evitar futuros choques entre os países da América, assegurando à O.E.A. o direito de intervir militarmente.
d) barrar a penetração das idéias comunistas na América, reforçando a ligação dessas regiões com o capitalismo através da Aliança para o Progresso.
e) consolidar a "Doutrina de Segurança Nacional" e apoiar militares nos governos dos países latino-americanos nas décadas de 1960 e 70.




resposta:[B]

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