quinta-feira, 18 de abril de 2013

Questões História Geral

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Ufpe-2003
tópico:História Geral

sub-grupo:Alta Idade Média
pergunta:Sobre práticas de cura na Idade Média, assinale a alternativa correta.
a) Médicos e feiticeiras realizavam práticas medicinais. Aqueles com base nos tratados gregos e essas fundamentadas em práticas empíricas das ervas.
b) Feiticeiras medievais foram, para a medicina medieval, verdadeiras cirurgiãs, que atendiam doentes de todas as camadas sociais.
c) Os tratados de medicina aplicados pelos gregos, judeus e árabes foram proibidos pela Inquisição.
d) O saber sobre a cura, praticado por feiticeiras e carrascos, foi amplamente usado na França e na Inglaterra, onde eram respeitados como verdadeiros médicos.
e) Com base na higiene doméstica e no saneamento construído nas vilas e cidades medievais, muitas doenças foram combatidas durante a Idade Média.



resposta:[A]

vestibular Ufpe-2003
tópico:História Geral

sub-grupo:Relações Históricas
pergunta:A barbárie renasce na Europa, no final do século XX, transformando a Iugoslávia em um barril de pólvora. A Guerra da Bósnia, 1992-1995, se transformou no mais violento conflito europeu depois da Segunda Guerra. Sobre a Guerra da Bósnia, analise as afirmativas abaixo. 1) O conflito tem início com a revolta de sérvios residentes na Bósnia e cristãos ortodoxos, contra o novo governo bósnio formado por uma maioria muçulmana. 2) Os rebeldes sérvios foram apoiados financeiramente e com equipamentos militares pela Sérvia, uma das seis repúblicas que formavam a Iugoslávia. 3) Em 1995, o líder nacionalista sérvio Milosevic foi forçado a aceitar o fim do conflito, devido a pressões políticas e embargos econômicos organizados pela ONU. 4) Em 1993, a OTAN entrou na guerra ao lado do Exército de Libertação de Kosovo (ELK), bombardeando alvos militares dos sérvios. 5) Este conflito iniciado em 1992 deixou, em 1995, dois milhões e setecentos mil refugiados e duzentos e cinqüenta mil mortos; mas o clima de terror renasceu com a crise de Kosovo. Estão corretas apenas:
a) 2 e 4
b) 1 e 2
c) 3, 4 e 5
d) 1, 2, 3 e 5
e) 1, 3 e 4



resposta:[D]

vestibular Ufpe-2003
tópico:História Geral

sub-grupo:Antiguidade Oriental
pergunta:Ao estudarmos os povos antigos, aprendemos acerca da sua cultura, das suas práticas sociais e políticas e da sua atividade econômica. Os fenícios, por exemplo, se destacaram pela atividade comercial e pela criação do alfabeto. ( ) A criação do alfabeto entre os fenícios está relacionada à atividade religiosa. Esses povos nos legaram muitos documentos religiosos que comprovam a estreita relação entre a escrita e a religião. ( ) O comércio desenvolvido pelos fenícios era terrestre. Além do mais, a insegurança das embarcações antigas fazia com que eles privilegiassem as curtas viagens em que os riscos eram reduzidos. ( ) Os fenícios foram considerados os maiores navegadores da Antigüidade, em razão do intenso comércio marítimo que desenvolveram. Esta prática econômica possibilitou que dominassem amplamente a navegação de longa distância. ( ) O alfabeto fenício, em razão de ser voltado para a atividade comercial, não teve qualquer influência entre os povos da Antigüidade. Era formado de caracteres próprios, impossíveis de serem utilizados para as atividades cotidianas. ( ) A criação do alfabeto pelos fenícios está relacionada à atividade comercial. A necessidade de registrar as atividades comerciais com os diferentes povos fez com que a escrita deixasse de ser uma atividade de especialistas, como no Egito antigo.



resposta:F-F-V-F-V

vestibular Ufpe-2003
tópico:História Geral

sub-grupo:Antiguidade Clássica - Roma
pergunta:Após o tratado de Susa (448 a.C.), os persas reconhecem a hegemonia dos gregos no mar Egeu, e Atenas passa a ser a mais poderosa cidade grega da Hélade. Sob a liderança de Péricles, de 444 a 429 a.C., a democracia em Atenas foi aperfeiçoada e ( ) integrantes dos tribunais e da Assembléia deixaram de ser remunerados, e o direito ao voto foi estendido a todos os moradores de Atenas. ( ) foram diminuídas as restrições quanto à origem social dos cidadãos para fazerem parte do Arcontado. ( ) desocupados e pobres foram organizados em grupos de trabalho, para embelezarem e cuidarem da defesa da cidade de Atenas. ( ) seu governo contratou, sob pagamento, as hetairas para o assessorarem nas questões políticas de Atenas. ( ) valia apenas para os cidadãos que representavam menos de 10% da população da cidade.



resposta:

vestibular Ufpe-2003
tópico:História Geral

sub-grupo:Baixa Idade Média
pergunta:Apesar das dificuldades de comunicação durante a Idade Média, o comércio era desenvolvido por terra, rios e mar. Sobre esta prática econômica, analise as proposições abaixo. ( ) Os normandos conseguiram manter aberto o comércio na região do mar Báltico, estabelecendo uma circulação de mercadorias apenas entre reinos da Europa Ocidental. ( ) A rota do mar do Norte e do mar Báltico se tornou uma das mais ativas, chegando a ocupar o terceiro lugar em importância na Europa, durante a Idade Média. ( ) O principal circuito comercial europeu, deste período, estava formado pelos entrepostos do Oriente Médio, pelas cidades da península Itálica e pela região de Flandres. ( ) Os tecidos de seda produzidos na região de Flandres chegaram aos mais distantes mercados orientais, com o apoio dos entrepostos comerciais dominados pelos árabes. ( ) O comércio do Norte da Europa foi controlado por mercadores da Hansa Teutônica ou Liga Hanseática, constituída no século XIV.



resposta:

vestibular Ufpe-2003
tópico:História Geral

sub-grupo:Alta Idade Média
pergunta:O islamismo, uma religião tão comentada no século XXI, foi fundada por Maomé (570-632). De caráter monoteísta, esta religião, também conhecida por muçulmana ou maometana, foi a base do Estado Muçulmano de caráter teocrático criado por Maomé, que passou inicialmente a dominar a península Arábica. Em face desse enunciado, analise as afirmações seguintes. ( ) A expansão muçulmana, principalmente após a morte de Maomé, fez com que esse Estado dominasse vastos territórios, desde o norte da África, noroeste da China e quase toda a península Ibérica. ( ) O livro sagrado do islamismo é o Alcorão, que teria sido resultado das revelações do Deus Alá ao Profeta Maomé. Além de ditar a conduta religiosa, este livro contém recomendações de como manter a ordem social e os interesses dos grandes comerciantes. ( ) A força do Alcorão, para alguns, deve-se à obediência a alguns princípios como: fazer cinco orações diárias; crer em Alá, deus único, e em Maomé, seu profeta; ir em peregrinação a Meca, pelo menos uma vez na vida; ser generoso com os pobres e dar esmolas. ( ) Maomé, ao pregar o monoteísmo, foi de encontro à religião politeísta que dominava entre os árabes. Entretanto, conseguiu organizar um exército de seguidores e, através dele, proibir o politeísmo e assim unir as diversas tribos árabes em torno da religião. ( ) A decadência do Império Islâmico é atribuída às disputas internas, que provocaram o desmembramento do Império. No entanto, deve-se também levar em consideração a reação dos diversos povos submetidos à dominação árabe.



resposta:V-V-V-V-V

vestibular Ufpe-2003
tópico:História Geral

sub-grupo:Relações Históricas
pergunta:Os comunistas assumiram o poder na China em 1949. Desde então, este país, para sobreviver às pressões políticas e militares de outras nações, tem passado por diferentes experiências históricas. Dentro dessa perspectiva, é correto afirmar o que segue. ( ) A estratégia de Mao Tsé Tung, em se deslocar para o Norte - na Longa Marcha - com mais ou menos 100 mil combatentes, facilitou o enfrentamento dos chineses com os japoneses. ( ) A guerra contra os japoneses acabou unindo comunistas liderados por Mao Tsé Tung e tropas do governo chinês, lideradas por Chiang Kai-Shek. ( ) Os comunistas chineses espelharam-se na experiência da revolução russa e lançaram-se em insurreições nas grandes cidades. ( ) A estratégia de Mao Tsé Tung foi a de buscar o apoio de países da América do Sul, como Chile, Brasil, Venezuela e Argentina e, dessa forma, ampliar a sua base de apoio no âmbito internacional. ( ) O estabelecimento da República Popular da China só foi possível porque Mao Tsé Tung promoveu amplas negociações com os Estados Unidos e com a Europa.



resposta:V-V-F-F-F

vestibular Ufpe-2003
tópico:História Geral

sub-grupo:Relações Históricas
pergunta:Alguns movimentos intelectuais, inovações técnicas e científicas bem como obras artísticas literárias e políticas são considerados representativos do século XIX. A este respeito, analise as proposições a seguir. ( ) O Romantismo foi um movimento literário e artístico desenvolvido pela aristocracia e outros conservadores, em oposição aos burgueses que passaram a dominar a nova sociedade. ( ) Gauss inventou o telégrafo elétrico; Braille criou um alfabeto para os deficientes visuais; e Daguerre desenvolveu trabalhos que possibilitaram o aparecimento da fotografia. ( ) Na literatura, alguns autores se colocaram contra as condições sub-humanas de trabalho, criando uma oposição ao Romantismo: Víctor Hugo ("Os Miseráveis"), Stendhal ("O Vermelho e o Negro") e Balzac ("A Comédia Humana"). ( ) Na pintura, são nomes de expressão para o século XIX, Claude Monet e Renoir. Na escultura, Auguste Rodin e Camile Claudel. ( ) No Brasil, nomes como o de Joaquim Nabuco, abolicionista e monarquista, Machado de Assis, escritor, e Carlos Gomes, compositor, revelam para o mundo a expressão da cultura do Brasil.



resposta:V-V-F-V-V

vestibular Enem-2003
tópico:História Geral

sub-grupo:Relações Históricas
pergunta:A seguir são apresentadas declarações de duas personalidades da História do Brasil a respeito da localização da capital do país, respectivamente um século e uma década antes da proposta de construção de Brasília como novo Distrito Federal. Declaração I: José Bonifácio Com a mudança da capital para o interior, fica a Corte livre de qualquer assalto de surpresa externa, e se chama para as províncias centrais o excesso de população vadia das cidades marítimas. Desta Corte central dever-se-ão logo abrir estradas para as diversas províncias e portos de mar. (Carlos de Meira Matos. "Geopolítica e modernidade: geopolítica brasileira".) Declaração II: Eurico Gaspar Dutra Na América do Sul, o Brasil possui uma grande área que se pode chamar também de Terra Central. Do ponto de vista da geopolítica sul-americana, sob a qual devemos encarar a segurança do Estado brasileiro, o que precisamos fazer quanto antes é realizar a ocupação da nossa Terra Central, mediante a interiorização da Capital. (Adaptado de José W. Vesentini. "A Capital da geopolítica".) Considerando o contexto histórico que envolve as duas declarações e comparando as idéias nelas contidas, podemos dizer que
a) ambas limitam as vantagens estratégicas da definição de uma nova capital a questões econômicas.
b) apenas a segunda considera a mudança da capital importante do ponto de vista da estratégia militar.
c) ambas consideram militar e economicamente importante a localização da capital no interior do país.
d) apenas a segunda considera a mudança da capital uma estratégia importante para a economia do país.
e) nenhuma delas acredita na possibilidade real de desenvolver a região central do país a partir da mudança da capital.



resposta:[C]

vestibular Enem-2003
tópico:História Geral

sub-grupo:Relações Históricas
pergunta:A primeira imagem a seguir (publicada no século XVI) mostra um ritual antropofágico dos índios do Brasil. A segunda mostra Tiradentes esquartejado por ordem dos representantes da Coroa portuguesa.

A comparação entre as reproduções possibilita as seguintes afirmações: I. Os artistas registraram a antropofagia e o esquartejamento praticados no Brasil. II. A antropofagia era parte do universo cultural indígena e o esquartejamento era uma forma de se fazer justiça entre luso-brasileiros. III. A comparação das imagens faz ver como é relativa a diferença entre "bárbaros" e "civilizados", indígenas e europeus. Está correto o que se afirma em:
a) I apenas.
b) II apenas.
c) III apenas.
d) I e II apenas.
e) I, II e III.


resposta:[E]

vestibular Enem-2003
tópico:História Geral

sub-grupo:Relações Históricas
pergunta:O texto a seguir é um trecho do discurso do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, pronunciado quando da declaração de guerra ao regime Talibã: Essa atrocidade [o atentado de 11 de setembro, em Nova York] foi um ataque contra todos nós, contra pessoas de todas e nenhuma religião. Sabemos que a Al-Qaeda ameaça a Europa, incluindo a Grã-Bretanha, e qualquer nação que não compartilhe de seu fanatismo. Foi um ataque à vida e aos meios de vida. As empresas aéreas, o turismo e outras indústrias foram afetadas e a confiança econômica sofreu, afetando empregos e negócios britânicos. Nossa prosperidade e padrão de vida requerem uma resposta aos ataques terroristas. ("O Estado de S. Paulo", 8/10/2001) Nesta declaração, destacaram-se principalmente os interesses de ordem
a) moral.
b) militar.
c) jurídica.
d) religiosa.
e) econômica.



resposta:[E]

vestibular Ufg-2003
tópico:História Geral

sub-grupo:Antiguidade Clássica - Grécia
pergunta:Os povos antigos - os egípcios, os mesopotâmios, os gregos e os romanos - adotaram a escravidão em suas diversas formas, como relação de trabalho dominante, que muitas vezes coexistiu com outras modalidades de exploração de trabalho. Com base no exposto, julgue os itens abaixo: ( ) Na Atenas antiga, Sólon (594-591 a.C.) realizou um conjunto de reformas políticas em favor do interesse dos eupátridas. Entre essas reformas destacaram-se a lei de igualdade civil entre metecos e escravos e o perdão das dívidas dos hilotas. ( ) No Egito antigo, recorria-se ao trabalho compulsório dos camponeses para a construção das grandes obras arquitetônicas e hidráulicas, as quais eram executadas na época das cheias do rio Nilo, período em que se interrompiam temporariamente as atividades agrícolas. ( ) Em 445 a.C. foi elaborada a Lei das Doze Tábuas, primeira compilação escrita das leis romanas, que proibiu a escravidão por dívidas. A partir do III século a.C., durante a expansão romana, mesmo com o aumento significativo do número de escravos prisioneiros de guerras, a prática de escravizar crianças abandonadas ainda persistia. ( ) No Império Romano havia a prática social de libertar escravos como recompensa pelo serviço fiel no leito de morte, desde que registrada em testamento. O primeiro imperador romano, Otávio Augusto (27 a.C.-14 d.C.), limitou tal prática de libertação a no máximo cem escravos em cada testamento.



resposta:F V F F

Nenhum comentário:

Postar um comentário