quinta-feira, 25 de abril de 2013


Resumo e Exercícios para o 7º Ano(História) . 

A Reforma Religiosa (Podemos definir a Reforma Religiosa como o movimento que rompeu a unidade religiosa da Europa ocidental, dando origem a novas igrejas cristãs. Com ela a Igreja Católica perdeu o monopólio religioso que mantivera durante a Idade Média).
A Reforma Religiosa foi contemporânea do Renascimento, e também pode ser explicada pelas transformações econômicas e sociais ocorridas na Europa na transição da Idade Média para os tempos modernos.  Todavia, enquanto o Renascimento foi um movimento de elite, a Reforma envolveu todas as camadas sociais europeias.
Os fatores que explicam a Reforma Religiosa são de ordem cultural, econômica e política.
a- Cultural. O racionalismo e a valorização do homem, próprios do Renascimento, deram origem a uma mentalidade que se opunha a religiosidade católica medieval. O espírito crítico do Renascimento colocou em xeque os tradicionais ensinamentos da Igreja. A divulgação e a leitura dos textos bíblicos, dos escritos dos sábios da antiguidade e dos santos da Igreja criaram um clima de debate e questionamento das verdades estabelecidas. Tanto que os primeiros movimentos que questionaram a autoridade da Igreja surgiram no interior das Universidades. O homem renascentista exigia uma religião mais adequada aos novos tempos.
b- Econômico. O renascimento comercial criou uma nova realidade econômica na Europa. A Igreja teve dificuldade em adequar os seus ensinamentos a essa nova realidade. Os dogmas católicos tradicionais combinavam com a economia de subsistência da Idade Média. No entanto, o lucro e a cobrança de juros, estranhos a essa economia, passaram a ser essenciais depois do renas­cimento comercial. De modo que a burguesia tendia a não aceitar aqueles dogmas religiosos.
c- Político. Como vimos em capítulo anterior, o poder nacional do rei, surgido com a centralização política, se contrapunha ao poder supranacional da Igreja. Os conflitos entre os interesses das monarquias nacionais e os de Roma se manifestavam nos direitos de cobrar impostos, na administração da justiça e na nomeação dos bispos. Os reis não podiam admitir que as rendas obtidas pela Igre­ja em seus domínios fossem enviadas para Roma. Por outro lado, precisavam im­por sua justiça em todo o território nacional, e isto significava a supressão dos tribunais eclesiásticos. Além disso, os reis disputavam com os papas o direito de nomear os bispos, pois estes tinham um grande poder político. Portanto, o rompimento dos Estados Nacionais com a Igreja Católica, foi uma decorrência natural desses conflitos de interesses.  Foram ainda fatores importantes para a Reforma a crise e a decadência da Igreja Católica. O luxo do clero, a compra de cargos eclesiásticos, o envolvimento da Igreja nas questões políticas, a má formação teológica dos padres, a venda de indulgências (perdão da Igreja aos pecados) e de falsas relíquias religiosas contribuíam para o desprestígio da instituição diante dos fiéis
Heresias Medievais (Arianismo, Valdenses, Albigenses);
Querela de Investiduras (disputas entre os papas e os imperadores da Alemanha a partir de 1074, pelo direito de nomear bispos e abades. Só se resolve no século XII);
Cisma do Ocidente – (Ocorrido em 1378, em que a Igreja passa a ser governada por TRÊS papas – ela se unifica em 1417);
Movimentos Reformadores – John Wiclif (1320? -1384) e Jonh Huss (1369-1415).
Os primeiros questionamentos são referentes à questão das Indulgências (documentos assinados pelo papa, que absolviam o comprador de alguns pecados cometidos, diminuindo o tempo de sua pena no purgatório, era um comércio em vista da salvação), Simonia {comercialização de coisas sagradas (Cargos eclesiásticos, cobrança por sacramentos, objetos...)}, celibato, culto às imagens, excesso de sacramentos, atitude mundana do Alto Clero, dentre outras. Havia um abismo muito grande entre o que a Igreja pregava e o que fazia.

REFORMA LUTERANA

A Alemanha não está centralizada, é agrária e feudal. A Igreja possui um terço das terras. Há descontentamento geral. Vendo tantos abusos por parte do Clero, o monge agostiniano Martinho Lutero não se calou. Elaborou 95 teses e afixou-as na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, em 1517. A maioria era contra as indulgências. Principalmente as indulgências visando à construção da Basílica de São Pedro. Apoiado pela nobreza alemã, Lutero pôde divulgar suas ideias, calcada em dois princípios que se constituiriam no núcleo de sua doutrina: A Salvação somente pela fé e não pelas práticas religiosas e a Inutilidade dos Mediadores (Clero). Lutero foi excomungado em 1520. Ele queima publicamente a carta do papa (Bula papal), traduz a Bíblia para o Alemão, casa-se com uma ex-freira, fica abrigado na Saxônia. Eis suas reivindicações e críticas principais:
Substituição do Latim pelo idioma alemão nos cultos religiosos; Questiona a grande quantidade de sacramentos (Preserva dois sacramentos: batismo e eucaristia); Livre interpretação da Bíblia; Contra o Celibato; Rejeita a Hierarquia Religiosa da Igreja de Roma; pregava a Salvação pela fé; Negava a Transubstanciação – afirmava a Consubstanciação (misturados); Pecado Original: Marca do gênero Humano (nem Cristo, nem o Batismo o retiram);
O Luteranismo expandiu-se basicamente no Sacro Império Romano-Germânico e nos países escandinavos (Suécia, Noruega e Dinamarca), regiões essencialmente rurais, pouco desenvolvidas em termos comerciais. Através de suas ideias, eles desapropriam as terras da Igreja.

REFORMA CALVINISTA

J. Calvino (1509-1564) era francês, que inicia sua ruptura em Genebra, Suíça, por volta de 1536. Lá começa a publicar estudos sistemáticos sobre a nova religião. Funda uma nova doutrina que expande a Reforma. A burguesia dessa cidade havia adotado os princípios da reforma para lutar contra seu governante, o católico Duque de Sabóia, o que favoreceu a atuação do reformador. Ele divergia de Lutero em alguns pontos, principalmente na questão da Salvação. Diferente de Lutero (salvação pela fé), ele defendia a ideia de que a fé não era suficiente, uma vez que o homem já nasce predestinado, ou seja, escolhido por Deus para a vida eterna ou para a sua condenação. Calvino tornou-se todo-poderoso, conseguindo impor sua doutrina, interferir nos costumes, nas crenças e na própria organização político-administrativa da cidade. O Calvinismo propagou-se rapidamente atingindo a França, a Holanda, a Inglaterra e a Escócia.
Eis algumas de suas teorias e questionamentos:
A riqueza material era um sinal da graça divina sobre o indivíduo. Essa teoria é assimilada pela burguesia local, que justificava não só seu comércio, como também as atividades financeiras e o lucro a elas associado. Ele justifica as atividades econômicas até então condenadas pela Igreja romana.
  • Grande rigidez na moral
  • Questiona a Liturgia da Missa (simplifica com o Sermão, a oração e a leitura da Bíblia).
  • Questiona o uso das Imagens (houve quebra-quebra nas paróquias locais)
  • Acaba com os jogos, dança ida ao teatro...
  • “O homem que não quer trabalhar, não merece comer.” afirma.
  • Livre Interpretação da Bíblia
  • Nega o culto aos santos e a Virgem
  • Questiona a autoridade do Papa
  • Defende a separação entre a Igreja e o Estado
  • Questiona o Celibato do clero
  • Questiona a Transubstanciação (propõe uma presença material, o Cristo está presente, mas não materialmente).
  • Ele cria um conselho para reger a vida religiosa em Genebra de “12 anciãos”. Eles julgavam, ditavam regras. Consistório de Genebra.
  • A doutrina afirma que não há certeza da salvação

REFORMA ANGLICANA

Durante o governo de Henrique VIII (1509-1547), a burguesia fazia pressão para o aumento do poder do parlamento. O rei, necessitando aumentar as riquezas do Estado, confisca as terras da Igreja, o que gera desentendimentos com o Papa. Isso se agrava quando o monarca solicita a anulação do casamento com Catarina de Aragão. Ele não tinha sucessores masculinos, temia que seu trono caísse em mãos espanholas. Toda a nação, com medo deste fato, apoia esse pedido. O Papa Clemente VII nega o pedido. O Rei rompe com o papado e faz uma reforma na Igreja Inglesa. Obriga seus membros a reconhecê-lo como chefe supremo e a jurar-lhe fidelidade e obediência. Obtém do clero inglês o divórcio e se casa com uma dama da corte, Ana Bovina. O Papa tenta intimidá-lo excomungando-o, mas não adianta.
Em 1534, Henrique VIII decreta o Ato de Supremacia, que consolida a separação entre a Inglaterra e o papa. Torna-se o chefe da Igreja de seu país. A Reforma anglicana, na prática, apresenta poucas modificações com a Igreja romana: Questiona o Culto aos santos; A autoridade máxima é o Rei e não o papa; Questiona o culto às relíquias; Prega a popularização da leitura da Bíblia. A Reforma anglicana resolveu, na prática, dois problemas para a monarquia: a questão da herança do trono e com a venda das terras da Igreja para a burguesia e nobreza, dá um suporte financeiro para a Coroa. O Anglicanismo se consolida no reinado de Elizabeth I, filha de Henrique VIII, que renova seu direito de soberania real sobre a Igreja, além de fixar os fundamentos da doutrina e do culto anglicano na Lei dos 39 Artigos, em 1563.

THOMAS MÜNTZER

Liderou uma revolta em 1524 com camponeses da região do Reno. Além de atacar a Igreja pela cobrança de dízimos, passam a reivindicar a reforma agrária e a abolição dos privilégios feudais. Ele afirmava ser Luterano. O movimento se espalhou por várias regiões alemãs com assaltos a castelos, queima dos mosteiros e roubo de colheitas. A essas manifestações, seguiu-se uma repressão violenta, apoiada por Lutero em prol da Nobreza alemã. Müntzer foi preso e decapitado e houve o massacre de milhares de camponeses. Ele foi um dos grandes pregadores do ANABATISMO (os convertidos são batizados na idade adulta, mesmo já sendo batizados quando criança). Tinham a necessidade de rebatizar os indivíduos, de separar a Igreja e o Estado, de abolir as imagens e o culto dos santos, queriam uma igualdade absoluta entre os homens, viver com simplicidade, pois todos eram inspirados pelo Espírito Santo. Foram fortemente reprimidos seja nos Estados Católicos, Luteranos ou Calvinistas.

CONTRA-REFORMA

O avanço do Protestantismo, não só neste momento, levou a Igreja Romana a se reorganizar. Foi um movimento de reação ao protestantismo. A Igreja precisava auto-reformar-se ou não sobreviveria, pois precisava, ainda, evitar que outras regiões virassem protestantes. Esse movimento de reforma interna já existia, mas é nesse momento que ele é aprofundado. Entre 1545 e 1563, foi convocado o CONCÍLIO DE TRENTO, onde houve reafirmações e mudanças.
Dentre elas:
  • Esclarece a Doutrina
  • Conserva os sete Sacramentos e confirma os Dogmas
  • Afirma a presença real de Cristo na Eucaristia
  • Inicia a redação de um Catecismo
  • Criação de Seminários para a formação de sacerdotes
  • Reafirma o Celibato, a veneração aos Santos e a Virgem
  • Aprova os Estatutos da Companhia de Jesus, criada antes do Concílio por Inácio de Loyola
  • Mantém o Latim como língua do Culto e tradução oficial das Sagradas Escrituras
  • Confirma como texto autêntico, a tradução de São Jerônimo, no século IV
  • Fortalece a Hierarquia e, portanto a unidade da Igreja Católica, ao afirmar a supremacia do Papa como “Pastor Universal de toda a Igreja”
  • Reorganizou o tribunal da Inquisição ou Santo Ofício, que fica encarregado de combater a Reforma
  • Criação do “Índex” (índice), encarregada da censura de obras impressas, lista de livros cuja leitura era proibida aos fiéis
As orientações do Concílio de Trento guiaram os católicos de todo o mundo durante 400 anos. Houve o Concílio Vaticano I (08/12/1869 - 20/10/1870), convocado pelo Papa PIO IX (1846-1878), mas que foi interrompido devido à Guerra Franco-Alemã que havia iniciado. As maiores mudanças começariam a acontecer apenas em 1962, quando o papa João XXIII convocou o Concílio Vaticano II (11/10/1962 a 07/12/1965), para redefinir as posições da Igreja e adequá-la às necessidades e desafios do mundo contemporâneo.
Fonte: www.historianet.com.br
Reforma Religiosa

Fatores que originaram a Reforma

Críticas à Igreja Católica:
  • Os membros da alta hierarquia do clero viviam luxuosamente, totalmente alheios ao povo
  • Quebra do celibato por parte de alguns membros do clero
  • Venda de cargos da Igreja
  • Venda de “dispensas” (isenções de algumas regras da Igreja ou de votos feitos anteriormente)
  • Venda de objetos religiosos
  • Venda de Indulgências (perdão de alguns pecados)
Cisma do Ocidente: fruto de divisões internas na Igreja que provocaram a eleição de dois papas – um em Roma e outro na França) Cativeiro de Avignon
Combate da Igreja à usura (empréstimo de dinheiro à juros altos) A igreja defendia o “preço justo” (teoria imcompatível com o sistema econômico da época)
Questionamento da riqueza da Igreja

A Reforma na Alemanha

A Alemanha não era um Estado centralizado. Encontrava-se geograficamente no Sacro-Império Romano-Germânico
O comércio só havia se desenvolvido no litoral norte e no sudeste. Sendo assim, a Alemanha era um estado praticamente feudal com a Igreja sendo detentora de um terço das terras

Teorias de Lutero

  • O homem se justifica somente pela fé; (crença na predestinação)
  • Só existem dois sacramentos: o Batismo e a Eucaristia (negação da transubstanciação)
  • Bíblia: única fonte de verdade divina
  • Não existe uma hierarquia religiosa, o celibato e o uso do latim nos cultos religiosos
Em 1517 Lutero publicou as “95 teses”. Nesse documento Lutero expunha sua doutrina e opunha-se à venda de indulgências
Em 1520 foi excomungado pelo papa Leão X
Em geral a Alemanha ficou dividida em duas áreas religiosas: ao norte o luteranismo e ao sul, onde a influência do imperador era maior, prevaleceu o catolicismo. Isso fez com que a Igreja perdesse grande parte de suas terras e os tributos que recebia.
O luteranismo apresentava poucos atrativos para a burguesia. O comércio, segundo Lutero, foi criado do Diabo e sancionado pelo papa.

A Reforma na Suíça

Suíça: região de grande desenvolvimento comercial e poder descentralizado
Zwinglio: foi o iniciador da Reforma na Suíça
João Calvino: chegou à Suíça em 1536 e em 1541 ele e seus partidários tomaram o poder em Genebra até a data de sua morte em 1564.

Teorias de Calvino

O homem nasce predestinado e se salva apenas pela fé
Encorajava o trabalho e o lucro como vocação dada por Deus
Segundo tais princípios a burguesia encontrou a ética protestante de que necessitava. Sendo assim o Calvinismo se espalhou pela França, Inglaterra, Escócia e na Holanda.

Reforma na Inglaterra

O rompimento com a Igreja Católica deu-se no reinado de Henrique VIII. O rei estava casado há 18 anos com Catarina de Aragão e não tinha nenhum filho homem. Decidiu anular seu casamento, para se casar com Ana Bolena, pedindo ao papa Clemente VII o divórcio. O papa negou o pedido do rei e Henrique VIII fundou sua própria Igreja.
A Igreja Anglicana permaneceu idêntica à Igreja Católica, sendo diferente na autoridade máxima dos anglicanos, que passou a ser o rei e não o papa.

A Contrarreforma

  • Foi um movimento de reação por parte da Igreja Católica em oposição ao protestantismo
  • Concílio de Trento (1545-1563): reafirmação dos dogmas proibiu-se a venda de indulgências, fundou-se seminários e exigiu-se disciplina do clero.
  • Reestabelecimento dos tribunais da Santa Inquisição
  • Index Librorum Prohibitorum: Livros cuja leitura era proibida pelos fiéis.
  • Criação da Companhia de Jesus em 1534 por Inácio de Loyola

1. O catolicismo na Europa estava em descompasso com as transformações de seu tempo no século XVI, ou seja, condenava o luxo excessivo e:


a) o cristianismo
b) o batismo
c) as lutas europeias
d) as artes e culturas
e) Usura.



2. As graves críticas contra a igreja católica no século XVI e as insatisfações acumulara-se de tal maneira que surgiu um movimento conhecido como:


a) Iluminismo
b) Reforma protestante
c) Realismo
d) Humanismo.






3. Além do comércio de relíquias sagradas, a igreja passou a vender:
a) indulgências
b) Simonias
c) Bíblias sagradas
d) Usura
e) terrenos e propriedades.



4. Segundo Martinho Lutero:


a) As boas obras e a fé são necessárias para a salvação.
b) Somente as boas obras é capaz de levar o homem a salvação.
c) A fé sem obras não oferece a salvação.
d) Apenas a fé pode salvar o homem.
e) Não precisa ter fé e boas obras para alcançar a salvação.



5. Não faz parte da doutrina luterana:


a) Fé, único meio de salvação.
b) A Bíblia é a única fonte de fé.
c) O livre exame pelos fiéis é porta legítima para a Bíblia.
d) As boas obras não salvam.
e) culto dos santos.



6. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – O Concílio de Trento (1563) organizou a reação católica, ou Contrarreforma, definindo alguns pontos fundamentais da moral católica. As medidas adotadas pela Santa Sé visavam assegurar a unidade da doutrina cristã frente ao aparecimento e crescimento das igrejas protestantes no século XVI.
Quais das medidas abaixo constituíram pontos fundamentais da Contrarreforma?
I. A afirmação da Tradição, ou seja, as interpretações dos padres da Igreja, papas e concílios, que, juntamente com as Escrituras, constituíam os fundamentos da fé cristã.
II. A reorganização do Tribunal da Inquisição ou Santo Ofício na Itália, que ficou encarregado de combater a Reforma, e a redação de um Index, catálago de livros de leitura proibida aos fiéis.
III. A confirmação dos dogmas e práticas rituais católicas, tais como: a presença real de Cristo na Eucaristia, a salvação pela fé e boas obras, e os sete sacramentos, além do culto à Virgem e aos santos.

A - Apenas I.
B - Apenas III.
C - Apenas I e II.
D - Apenas II e III.
E - I, II e III.


7. (UFES) - Universidade Federal do Espírito Santo - No século XVI, o movimento conhecido como Reforma Religiosa provocou uma grande revolução espiritual na sociedade europeia e uma profunda crise na hegemonia da Igreja Católica. Considere as seguintes informações sobre a Reforma Religiosa:
I. Foi um movimento revolucionário pelo qual os camponeses exigiam a abolição da servidão e a liberação das terras da Igreja para a produção agrícola de mercado.
II. Fundamentou-se nas doutrinas de salvação para assegurar e fortalecer a hierarquia e a unidade do cristianismo.
III. Estabeleceu novos valores morais, econômicos e religiosos, que legitimaram a obtenção do lucro e criaram uma das principais fontes do espírito capitalista.
IV. Fortaleceu e divulgou a doutrina do movimento protestante, mediante o Concílio de Trento.
V. Questionou a autoridade dos papas e os dogmas da Igreja, rompendo com os tradicionais padrões católicos.
Estão corretas as informações contidas na opção:

A - I e II
B - I e III
C - II e IV
D - III e IV
E - III e V.


8.  Em 1517, o monge Martinho Lutero divulgou suas noventa e cinco teses, nas quais criticava duramente a
venda de indulgências e as arbitrariedades cometidas pela Igreja. Esse fato marcou o início da Reforma
Protestante.  Quanto às características da Reforma Protestante,
identifique com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):
(         ) Lutero acreditava que o dinheiro obtido com a venda de indulgências deveria ser aplicado, diretamente, nas regiões de sua arrecadação, e não enviado à Roma. Com essa tese, ele obteve o apoio dos príncipes germânicos, que lutavam contra o domínio do Papa.
(          ) Lutero considerava que a relação entre o cristão e Deus deveria ser direta, sem interferência dos sacerdotes. Segundo essa tese, cada pessoa poderia interpretar livremente a Bíblia, o que se confrontava com o dogma de Roma, afirmativo da autoridade exclusiva da Igreja na interpretação dos textos sagrados.
(        )  A salvação do crente, para Lutero, vinha unicamente da fé, e não de suas obras ou da intercessão dos santos. Com isso, Lutero reafirmava a independência do indivíduo em relação às hierarquias religiosas, o que representou mais um ponto de conflito com a Igreja.
(          ) As teses de Lutero motivaram uma série de revoltas e guerras civis disseminadas pela Europa. Uma trégua provisória só foi alcançada em 1555, com a Paz de Augsburgo, um tratado segundo o qual a religião de cada país deveria ser escolhida por meio de eleições livres.
A sequencia correta é:
a) FVVF       b) VFFV    c) VVFV     d) FVFV       e) VFVF .

9.  O Concílio de Trento, uma das medidas da Reforma Católica, cujo objetivo era enfrentar o avanço das ideias protestantes, apresentou uma série de decisões para assegurar a unidade da fé católica. Entre essas decisões, a de:
a) favorecer a interpretação individual da Bíblia de acordo com seus princípios fundamentais.
b) adotar uma atitude mais liberal com relação aos livros religiosos, o que fez com que diminuísse a censura medieval.
c) criar uma comissão com o intuito de melhorar o relacionamento com os povos não cristãos.
d) estabelecer uma corporação para o Sacro Colégio, pois, dessa forma, todas as nações cristãs estariam aí representadas.
e) estimular a ação das ordens religiosas em vários setores, principalmente no educacional.

10.  O Rei Henrique VIII, aclamado defensor da fé pela Igreja Católica, rompeu com o Papa Clemente VII em 1534, por:
a) opor-se ao Ato de Supremacia que submetia a Igreja Anglicana à autoridade do Papa.
b) rever todos os dogmas da Igreja Católica, incluindo a indissolubilidade do sagrado matrimônio, através do Ato dos Seis Artigos.
c) aceitar as 95 teses de Martinho Lutero, que denunciavam as irregularidades da Igreja Católica.
d) ambicionar assumir as terras e as riquezas da Igreja Católica e enfraquecer sua influência na Inglaterra.

11.  A fim de reafirmar a unidade da Igreja Católica, o Papa Paulo III convocou o Concílio de Trento para organizar a Contrarreforma. Tal fato visava:
I - reafirmar que o único texto autêntico para leitura e interpretação da Bíblia era a Vulgata - tradução latina feita por São Jerônimo no século IV.
II - confirmar os dogmas e práticas rituais católicos tais como a presença de Cristo na Eucaristia, o culto à Virgem e aos Santos e os Sete Sacramentos.
III - manter a proibição do casamento para os padres, criando seminários para formação dos mesmos. Quais estão corretas?


a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e II
e) I, II e III.



12.  A Reforma Protestante rompeu a unidade cristã existente na Europa e deu origem a uma reforma religiosa na igreja Católica, a chamada Contrarreforma.  A esse respeito, julgue os itens adiante e marque o único errado:
(a) O combate ao lucro e à usura, bases da vida comercial e financeira que se dinamizava ao final da Idade Média, mostrava o descompasso da Igreja romana em relação às transformações ocorridas na sociedade.
(b) As ideias de Lutero centravam-se na salvação pela fé e na leitura direta e interpretação pessoal do Evangelho, além de contestarem a supremacia da Igreja sobre o Estado.
(c) Exaltando o trabalho e a poupança na conduta humana, Calvino consagrava valores morais e políticos defendidos pela burguesia mercantil.
(d) A Contrarreforma significou a tentativa da Igreja Católica de reorganizar-se com base em princípios liberais: abrandamento da hierarquia clerical e da autoridade papal, tolerância quanto aos hereges e abandono das práticas de censura.

13.  Sobre a ação da Companhia de Jesus, no contexto da Reforma e da Contrarreforma, pode-se afirmar corretamente, que:
a) se aproximava do modelo religioso proposto por Lutero, que fundamentava sua prática na doutrina da justificação pela fé.
b) referendava o modelo monástico medieval, no qual o clero buscava a salvação dos fiéis através da oração e da clausura.
c) propunha o abandono da catequese na Europa, onde o protestantismo era dominante, e direcionava sua ação para os povos indígenas.
d) se rivalizava com o poder do Vaticano, ao estabelecer aliança política com os governos ibéricos a fim de catequizar os povos indígenas.
e) representava os ideais do Concílio de Trento, de trabalhar pela catequese e de, ao mesmo tempo, permitir uma aproximação entre o clero e os devotos.

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