quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Estela diz que não vai ter postura de blindagem na Comunicação da PB

Governador fez mudanças nas Secretarias de Comunicação e Esporte.
Estela disse que vai trabalhar na construção de paraceria com as prefeituras.

Do G1 PB
Comente agora
Novos secretários do Governo da Paraíba em coletiva (Foto: Jhonathan Oliveira/G1)Estela, ao centro, foi a mais requisitada na entrevista
coletiva (Foto: Jhonathan Oliveira/G1)
Os novos secretários do Governo do Estado da Paraíba concederam entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (28), no Palácio da Redenção, para falar de como vão atuar na administração estadual. Mais requistada na entrevista, a nova secretária de Comunicação, Estela Bezerra, garantiu que vai buscar manter uma boa relação com os meios de comunicação e que não terá uma postura de blindagem na secretaria.

Além dela, foram anunciados pelo governo, Tibério Limeira, como novo secretário de Juventude, Esporte e Lazer; e Tatiana Domiciano que deixou a Comunicação e foi para a Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep).
Estela falou sobre as especulações que cercaram seu nome antes da confirmação da sua nomeação. Segundo a nova secretária,é natural que fossem criadas especulações sobre o que um ex-candidato vai fazer após o processo eleitoral. "A escolha foi no sentido da contribuição que eu posso dar para a gestão. Eu sou uma profissional de comunicação social. Avançarei no que for necessário", disse.
A secretária afirmou que na Comunicação vai estar aberta para dialogar com os meios de comunicação e com as agências de publicidade. "Planejamento é manter a boa relação com quem a gente é parceiro e com quem a gente necessita. Só se faz comunicação, buscando a aproximar do interesse comum". afirmou. Estela afirmou que vai estar sempre aberta a receber demandas. "Teremos abertura para receber todos. A nossa secretaria sempre vai se posicionar diante das
demandas que nós chegarem", pontuou.
Ela disse inclusive que na secretaria também vai trabalhar na construção de paraceria com as prefeituras do Estado, e garantiu que esse mesmo comportamento acontecerá com relação à Prefeitura de João Pessoa, onde perdeu a dispuata para a prefeitura. "Eu nçao costumo cultivar nenhum tipo de ressentimento. Essa situação que a prefeitura de João Pessoa terá um
tratamento discriminatório, isso não existe. Meu papel é produzir o melhor acesson à informação para a população". finalizou.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012


Dilma manda revisar todos os atos de investigados em operação da PF

Investigação tem como alvo servidores do Executivo, como a ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência em São Paulo, para obter pareceres técnicos fraudulentos


A presidente Dilma Rousseff determinou que todos os atos assinados pelos servidores investigados na operação Porto Seguro, da Polícia Federal, sejam reavaliados pelas sindicâncias abertas por agências reguladoras e pela Advocacia-Geral da União (AGU) numa operação "pente fino", disse nesta segunda-feira a assessoria de imprensa da AGU.
Leia mais:  Governo publica exoneração de chefe de gabinete da Presidência em SP
A informação havia sido antecipada por uma fonte do governo à Reuters mais cedo. Essa fonte, que pediu para não ter seu nome revelado, afirmou ainda que o governo considera o caso "encerrado" e disse ter certeza de que as pessoas denunciadas pela PF não tiveram envolvimento direto com as regras para concessões de aeroportos, cujo leilão foi em janeiro deste ano, e com o pacote de investimentos em portos, que será anunciado no dia 6 de dezembro.
Sábado: Dilma decide demitir chefe de gabinete em SP e outros indiciados pela PF
Leia mais: PF apreende documentos em escritório da Presidência em São Paulo
Segundo a AGU, "todos os procedimentos consultivos (pareceres) da Anac, Antaq e ANA, principalmente aqueles cujos temas estejam relacionados às áreas de atuação dos servidores presos ou intimados pela Justiça" serão alvo do pente fino determinado pela presidente.
Em 15 dias, a AGU também pretende regulamentar "as demandas externas que a instituição recebe, inclusive de órgãos públicos", segundo a assessoria. Atualmente, só há regulamentação para pedidos do setor privado.
A possível participação dos servidores investigados no processo de privatização dos aeroportos é um dos pontos citados pela oposição no Congresso para exigir explicações de membros do governo.
A operação Porto Seguro foi deflagrada na sexta-feira e investiga o envolvimento de servidores do Executivo e de agências reguladoras num esquema para obter pareceres técnicos fraudulentos que seriam vendidos a empresas interessadas.
A PF cumpriu mandados de busca e apreensão em órgãos do governo federal e inclusive no escritório da Presidência da República em São Paulo e deteve três pessoas.
José Weber Holanda: Número dois da AGU é alvo de operação da PF
No Congresso: Oposição quer ouvir envolvidos em Operação Porto Seguro
Também foram indiciadas 18 pessoas, entre elas a chefe de gabinete da Presidência em São Paulo, Rosemary Novoa de Noronha, e o advogado-geral adjunto da União, José Weber de Holanda Alves. Os dois foram exonerados de suas funções pela presidente.
Entre os órgãos que foram alvo das buscas da PF estão o Ministério da Educação, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Agência Nacional de Águas (ANA), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
O ministro da AGU, Luís Inácio Adams, determinou também que Holanda Alves fosse afastado dos cargos de suplente do Conselho Deliberativo do fundo da previdência complementar do funcionalismo (Funpresp), do Comitê Interinstitucional para Gestão do 2o Pacto de Estado por um Sistema de Justiça mais Acessível, Ágil e Efetivo e também da Banca Examinadora do concurso da AGU.
Impacto no governo
Na manhã desta segunda, Dilma reuniu os ministros Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, e Ideli Salvatti, da Secretaria das Relações Institucionais, para analisar o impacto da investigação. Segundo a fonte ouvida pela Reuters, o Executivo não deve se manifestar novamente, pelo menos se nenhum fato novo surgir.
Essa fonte afirmou também que a saída da chefe de gabinete do escritório da Presidência em São Paulo não causou constrangimentos à presidente, nem mesmo por Rosemary ter sido indicada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O ministro Gilberto Carvalho teria conversado com Lula sobre o episódio envolvendo a apadrinhada, segundo a fonte.
Apesar de o governo negar constrangimentos com a saída de Rosemary, conforme a fonte, uma ala do PT mostrou descontentamento com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pelo que consideraram falta de controle dele sobre a Polícia Federal.
Para esses petistas, Cardozo deveria ter comunicado à presidente Dilma, com meses de antecedência, que a sua chefe de gabinete estava sob investigação.
"Mesmo que o alvo seja uma funcionária, uma 'batida' da Polícia Federal no gabinete da Presidência expõe, em última análise, a própria presidente", disse reservadamente à Reuters uma liderança do partido.
Outro petista chegou a dizer que o alvo da PF seria o ex-presidente Lula, já que Rosemary foi indicada por ele. Oficialmente, porém, o partido não se manifestou sobre a operação Porto Seguro. Rosemary, assim como os demais investigados pela PF, devem ser alvo de convocação no Congresso por parlamentares de oposição.
A tendência é que a base aliada não seja acionada para barrar eventuais convocações dos investigados ou de ministros para prestar explicações sobre a operação Porto Seguro, disse à Reuters uma outra fonte do governo, que falou sob condição de anonimato. Portal ig.


Medicina em Campina Grande é o mais concorrido do Vestibular UFCG

Medicina foi o mais concorrido em todas as formas de ingresso.
Serão 57.943 candidatos disputando 3.115 vagas na instituição.

Do G1 PB

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) divulgou nesta segunda-feira (26) a concorrência para o Vestibular 2013 da instituição. O curso de Medicina em Campina Grande teve a maior procura em todas as formas de ingresso, com 270,9 candidatos por vaga na concorrência geral, seguido por Medicina no campus de Cajazeiras, com 141,08, e Enfermagem diurno em Campina Grande, com 79,06 candidatos para cada vaga oferecida livre de cotas.
O processo seletivo oferece 3.115 vagas nos 75 cursos de graduação da UFCG, distribuídos nos sete campi da instituição, nas cidades de Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Sumé. Foram homologadas as inscrições de 57.943 candidatos. Destes, 7.768 optaram pelas cotas de renda e/ou raciais.
Nas cotas para renda bruta familiar igual ou inferior a 1,5 salários mínimos e que se declaram pretos, pardos ou indígenas, a concorrência em Medicina em Campina Grande também foi a maior, com 189,5 candidatos por vaga. Em segundo lugar, novamente o mais disputado foi o curso de Medicina em Cajazeiras, com 159 inscritos por vaga, seguido por Enfermagem diurno em Campina Grande, desejado por 130 candidatos para cada vaga.
Já nas vagas reservadas para renda familiar igual ou inferior a 1,5 salários mínimos e que não se declaram pretos, pardos ou indígenas, a maior disputa será pelo curso de Medicina em Campina Grande, com 301 inscritos por vaga. Psicologia em Campina Grande é o segundo mais concorrido com 199 candidatos por vaga e Odontologia em Patos teve 158 concorrentes por vaga.
Nas contas para quem tem renda familiar bruta maior que 1,5 salários mínimos e que se declaram pretos, pardos ou indígenas, a maior concorrência foi registrada para Medicina em Campina Grande, com 61,5 candidatos por vaga, seguido de Medicina em Cajazeiras que teve 53 candidatos por vaga e Administração em Campina Grande, com 22 inscritos por vaga ofertada.
Nas vagas reservadas para inscritos com renda familiar bruta maior que 1,5 salários mínimos e que não se declararam pretos, pardos ou indígenas, o mais procurado foi Medicina em Campina Grande, com 99 candidatos por vaga. O segundo mais concorrido foi Psicologia em Campina Grande com 48 inscritos por vaga e em terceiro lugar ficou Medicina em Cajazeiras, com 31 candidatos para cada vaga.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba

domingo, 25 de novembro de 2012


Política já desenha perfil e nomes dos próximos candidatos a governador

Política já desenha perfil e nomes dos próximos candidatos a governador
Política paraibana já desenha perfil e nomes dos próximos candidatos a governador do Estado; quatro políticos já estão cotados para 2014


O ano de 2012 ainda não acabou e não faz dois meses das últimas eleições na Paraíba, mas não se fala em outra coisa nas rodas  de amigos sobre futebol e eleições para 2014.


Sobre o pleito para governador do Estado, alguns partidos despontam como futuros empecílios para a reeleição de Ricardo Coutinho (PSB), como o PEN, PMDB e até uma interrogação no que diz respeito ao nome de Luciano Agra, atual prefeito de João Pessoa, mas sem partido.


Outros nomes figuram na lista como o do deputado estadual, Ricardo Marcelo (PEN) e o já confirmado nome do PMDB, o atual prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego.


Não esquecendo ainda que composições importantes ainda podem acontecer como Ricardo Marcelo saindo como senador e uma aliança indicando a vice de Agra, por exemplo, caso ele venha a se filiar no PEN.


O nome de Agra nunca foi testado nas urnas e esse seria um aspecto diferente diante de Ricardo, Marcelo e Veneziano, um desafio, mas que pode acontecer e até surpreender, diante da força que o prefeito da Capital demonstrou no último pleito auxiliando Luciano Cartaxo (PT) a se eleger prefeito.


Outro que pode correr por fora e que também nunca foi testado foi Ronaldo Cunha Lima Filho (PSDB) que venceu como vice na última disputa pela prefeitura de Campina Grande. O nome da família e o apoio de Cássio (PSDB) o faz ser forte, sem mesmo esboçar alguma vontade de entrar para a disputa.


As cartas estão na mesa, mas muitas ainda podem figurar como preferidas.



PB Agora

Mensalão: Câmara deve decidir sobre mandato

 A fase de fixação de penas dos réus condenados durante o julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), está levando a uma discussão polêmica nos corredores da Câmara Federal sobre o futuro do mandato dos deputados considerados culpados.

A polêmica surgiu porque em julho, ao protocolar as alegações finais do processo no STF, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse que é “relevante a aplicação da pena de perda de cargo, função pública ou mandato eletivo” como um dos efeitos da decisão da Suprema Corte.

Para o jurista e professor da Universidade de São Paulo Dalmo Dallari, uma determinação do Supremo nesse sentido seria inconstitucional. “Se o Supremo fizesse isso, criaria um embaraço jurídico extremo”, avaliou. Dallari explicou à Agência Brasil que, nesse caso, o Supremo pode apenas comunicar ao Parlamento que entende que a condenação é caso de cassação de mandato. “A Constituição assegura que a última palavra é do Parlamento, qualquer decisão contrária a isso caberia recurso à Corte Interamericana de Direitos Humanos”, disse.

O Inciso 6º do Artigo 55 da Constituição Federal, que fala da perda de mandato de deputado ou senador, diz que fica sem o mandado o parlamentar “que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado”. Porém, o Parágrafo 2º do mesmo artigo diz que “a perda do mandato será decidida pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado, por voto secreto e maioria absoluta, mediante provocação da respectiva Mesa ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa”.

Três deputados federais, João Paulo Cunha (PT-SP), Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar Costa Neto ( PR-SP), foram condenados pelo STF, mas ainda aguardam a definição das penas. Na Câmara, a polêmica também envolve o ex-presidente do PT José Genoíno (SP). Como suplente, o petista deve assumir em janeiro a vaga do deputado Carlinhos Almeida ( PT-SP), que foi eleito prefeito de São José dos Campos. Genoíno já teve a pena fixada em seis anos e 11 meses de prisão por corrupção ativa e formação de quadrilha. Segundo a assessoria da Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados, até hoje a Casa não teve nenhum caso de perda de mandato por motivo de sentença transitada em julgado.

Depois que o Supremo concluir o julgamento e comunicar a decisão à Câmara, o processo que pode levar à cassação desses deputados deve ser longo. Primeiro, o presidente da Casa, deputado Marco Maia ( PT-RS), pode pedir que o corregedor se pronuncie sobre o assunto. A corregedoria, então, ouve a defesa dos deputados condenados e leva o caso para análise dos sete membros da Mesa Diretora da Câmara, que decidem se oferecem representação para perda de mandato à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Se na CCJ os deputados decidirem pela abertura de processo de cassação, a palavra final é do plenário. “Nada impede também que, depois de terminado o julgamento, qualquer partido político entre com pedido de cassação de mandato junto à Mesa Diretora”, explicou o chefe da assessoria jurídica da Secretaria-Geral da Mesa da Câmara, Fábio Ramos.

Questionado sobre uma possível cassação dos colegas condenados, o presidente da Câmara, Marco Maia, já disse que não existe a possibilidade de o STF interferir nesse assunto. Maia tem dito também que quer esperar a conclusão do julgamento “até para ver se haverá equilíbrio entre as penas”, mas em todas as vezes que falou do assunto adiantou que vai cumprir integralmente a Constituição.

“A lei é muito clara, eles [os ministros do Supremo] mandam para cá e quem vai decidir se cassa ou não é o conjunto de deputados. O PT vai defender esses deputados aqui, não há dúvida em relação à defesa do mandato desses companheiros”, garantiu o líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto (SP).

A incerteza sobre o futuro dos deputados condenados incomoda o PSOL. “Para nós, é um constrangimento muito grande ver deputados condenados exercendo o mandato”, disse o líder do partido na Câmara, deputado Ivan Valente (SP). Mesmo reconhecendo que não há disposição entre a maioria dos líderes partidários para votar a proposta de emenda constitucional que acaba com o voto secreto em casos de cassação de mandato, Valente diz que a prioridade do partido é acelerar essa discussão no plenário. “Sem o voto aberto, vamos continuar tendo casos desse tipo”, disse.

O líder do PP na Câmara, Arthur Lira (AL) disse à Agência Brasil que o partido ainda não conversou sobre a situação do deputado Pedro Henry. Ele destacou o fato de o colega não ter renunciado e ter sido eleito para mais dois mandatos depois das denúncias. "De qualquer forma, esse é um assunto que extrapola os partidos e cabe à Mesa Diretora da Casa, mas nem a pena foi definida pelo Supremo. Vamos esperar, acrescentou.

A Agência Brasil tentou contato com o líder do PR, deputado Lincoln Portela (MG), mas não conseguiu falar. A assessoria informou que o parlamentar está no interior do estado.

Também procurada pela reportagem, a liderança do PSDB na câmara não quis comentar o assunto.


Agência Brasil

Mais um grave acidente é registrado nas rodovias que cortam o Vale do Piancó: Jovem "Mc Bibi" morre após capotamento na BR-426

Mais um grave acidente automobilístico foi registrado nas rodovias que cortam o Vale do Piancó, levando a região a ser uma das que mais ocorre sinistros dessa natureza em todo o estado. Na primeiras horas da manhã deste domingo (25), o jovem piancoense Bibi Azevedo, de apenas 17 anos, voltava para casa depois de ter passado a noite em uma festa na cidade de Santana dos Garrotes, quando capotou o veículo que conduzia na BR-426, que liga os dois municípios [próximo ao bar do Gregório], vindo a ter morte instantânea.
Segundo a Polícia Militar, o acidente ocorreu por volta das 6h. A equipe do SAMU chegou a ser solicitada, mas ao chegar ao local a vítima já estava sem vida. Tudo indica que o acidente foi provocado por excesso de velocidade. Bibi era bastante conhecido na cidade de Piancó por exercer o papel de Mc (Cantor) e também fazer parte da Ordem DeMolay, na Maçonaria local. Ele era filho do ex-vereador Jsé Azevedo, que exerce a Chefia Regional do Interpa, em cujo veículo oficial do órgão estadual o jovem estava dirigindo, de acordo com informações, sem o conhecimento do pai. (com diamnteonline/portalpiancó)
[DSC01144%255B2%255D.jpg][DSC01131%255B2%255D.jpg]


A PREFEITA ELEITA QUE ASSUME EM JANEIRO COM TODOS OS VEREADORES DO SEU LADO



Dos nove vereadores eleitos e reeleitos no município de Igaracy, nas eleições de 7 de outubro passado, todos são aliados da prefeita eleita Deusinha Leite (PSB), que será uma das poucas gestores do estado que não terá oposição na Câmara Municipal.
O mais votado foi Irmão Damião (PSD), que tirou 491 votos. A segunda maior votação foi do único vereador eleito pelo PMDB: Geraldo Antas obteve 316 votos.

O partido da prefeita conseguiu eleger dois vereadores: Zé Filho tirou 275 votos e seu companheiro, Geraldo Regina, foi eleito com 268.
Outro partido que votou em Deusinha foi o PSDB, liderado pelo atual prefeito Celino Farias. A legenda indicou o vice (Nico) na chapa da prefeita eleita e elegeu dois vereadores: Genival Almeida, o terceiro mais votado, e Jorge de Baíca, que tiraram 314 e 268 votos, respectivamente.
O DEM e o PDT fizeram um vereador. Pelo DEM, o eleito foi William Vieira com 236 votos. Pelo PDT, Etim Martins conquistou uma vaga, sendo eleito com 214 votos, conforme apurou a Folha.
O único vereador eleito pelo grupo da oposição, mas que apoiou a candidatura de Deusinha, foi o ex-presidente da Casa, Rivaldo Araújo (PTB). Ele conquistou a última vaga e se reelegeu com 212 votos. Foto: Irmão Damião foi o mais votado.











Folha do Vale

quinta-feira, 22 de novembro de 2012


Barbosa diz em discurso que Justiça não trata a todos de forma igual


Novo presidente do STF vê 'tratamento privilegiado' e 'déficit de igualdade'

O ministro Joaquim Barbosa apontou nesta quinta (22), durante discurso na cerimônia em que tomou posse na presidência do Supremo Tribunal Federal, um "déficit de igualdade" na Justiça. Para o novo presidente do STF, "nem todos os cidadãos" são tratados da mesma forma quando buscam o Judiciário.
“É preciso ter a honestidade intelectual para reconhecer que há um grande déficit de Justiça entre nós. Nem todos os cidadãos são tratados com a mesma consideração quando buscam a Justiça. O que se vê aqui e acolá é o tratamento privilegiado”, declarou.
Segundo Barbosa, se o acesso ao Judiciário não se tornar mais igualitário e eficaz, ele “suscitará um espantalho” capaz de afugentar investimentos.
“O que buscamos é um Judiciário célere, efetivo e justo. De nada vale o sofisticado sistema de informação, se a Justiça falha. Necessitamos tornar efetivo o princípio constitucional da razoável duração do processo. Se não observada estritamente e em todos os quadrantes, o Judiciário nacional, suscitará, em breve, o espantalho capaz de afugentar os investimentos que tanto necessita a economia nacional”, disse.

Ele afirmou que os magistrados devem levar em conta as expectativas da sociedade em relação à Justiça e disse que não há mais espaço para o juíz "isolado". Para Barbosa, o magistrado precisa considerar os valores e anseios da sociedade.
“O juiz deve, sim, sopesar e ter em conta os valores da sociedade. O juiz é um produto do seu meio e do seu tempo. Nada mais ultrapassado e indesejado do que aquele juiz isolado, como se estivesse fechado em uma torre de marfim”, disse.
O novo presidente do Supremo defendeu o reforço da "independência do juiz."
Ele afirmou que o magistrado deve ter consciência de suas limitações e jamais deixar que “suas crenças mais íntimas” influenciem nas decisões.
“Não se pode falar de instituições sólidas sem o elemento humano que as impulsiona. Se estamos em uma casa de Justiça, tomemos como objeto o homem magistrado. O homem magistrado é aquele que tem consciência de seus limites. Não basta ter formação técnica, humanística e forte apelo a valores éticos, que devem ser guias de qualquer agente estatal. Tem que ter em mente o caráter laico da sua missão constitucional [para que] crenças mais íntimas não contaminem suas atividades."
Na avaliação de Barbosa, é necessário afastar o novo juiz de influências negativas e dos laços políticos eventualmente usados para a ascensão profissional. "Nada justifica a pouca edificante busca de apoio para uma singela promoção do primeiro para o segundo grau de jurisdição", disse.
Ele afirmou que quer um Judiciário “sem floreios” e “rapapés” e com compromisso com a eficácia. “Justiça que falha e não tem compromisso com sua eficácia é Justiça que impacta direta e negativamente a vida dos cidadãos”, declarou.
Sobre a situação institucional no Brasil, ele afirmou que o país soube construir instituições que podem servir de modelo internacional. "Hoje pode se dizer que temos instituições sólidas, submetidas cada vez mais ao escrutínio da sociedade, de organizações e da sociedade internacional", afirmou.
Globo.com
WSCOM Online


MEC divulga resultado do Enem 2011; veja desempenho das escolas paraibanas


Previsão era que os dados do exame do ano passado fossem divulgados na próxima segunda-feira

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira as notas das escolas públicas e privadas que tiveram alunos inscritos na edição de 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Apenas instituições de ensino com mais de 50% de participação e o mínimo de 10 alunos foram consideradas.
Veja a relação por escola clicando aqui.
A previsão era que os dados do exame do ano passado fossem divulgados na próxima segunda-feira, mas, de última hora, o MEC resolveu antecipar o anúncio e marcou uma entrevista coletiva com o ministro Mercadante. A divulgação do desempenho seguiu o modelo já adotado no ano passado, quando foi criada uma divisão das escolas em grupos de acordo com o percentual de participação na prova.
Com cerca de 5,3 milhões de inscritos, o Enem de 2011 foi aplicado nos dias 22 e 23 de outubro daquele ano. A edição do exame foi marcada pelo vazamento de questões em uma escola particular de Fortaleza (CE), já que alunos tiveram acesso antecipado a perguntas da prova, utilizadas em um pré-teste aplicado pelo Inep no colégio. Apesar do vazamento, o exame não foi cancelado, apenas os estudantes da escola precisaram fazer uma nova prova.
Terra
WSCOM Online


Dez escolas com melhores médias gerais do Enem na PB são privadas

Instituto federal aparece na 11ª colocação do ranking.
Colégios Motiva de João Pessoa e de Campina Grande foram destaques.

Do G1 PB

O Ministério da Educação divulgou nesta quinta-feira (22) as notas por escola do Exame Nacional do Ensino Médio realizado no ano passado (Enem 2011). E as dez primeiras colocadas na Paraíba, são todas escolas privadas de João Pessoa e Campina Grande. São sete da capital paraibana e três da cidade do Agreste.
Os colégios Motiva de João Pessoa e de Campina Grande aparecem no topo do ranking, com médias gerais de 628,06 e 625,42, respectivamente. Para o diretor Karamuh Martins o resultado é recebido com enorme satisfação. “Isso tudo é fruto do trabalho de toda uma equipe comprometida. Nossos alunos conseguiram o desempenho baseado no aprendizado contínuo, desenvolvido ao longo dos anos na escola”, destacou.

A terceira colocação ficou com a Escola Virgem de Lourdes, a Lourdinas de Campina Grande, com média de 609,44. A lista segue com Evolução (JP), o antigo Risque Rabisque, com 603,14, Pio X (JP), com 597,4, João XXIII (JP), com 595,52, Colégio Nossa Senhora de Lourdes, a Lourdinas (JP), com 593,79, Colégio Imaculada Conceição, o Colégio das Damas (CG), com 593,35, Pio XI (JP), com 591,05, e Geo Tambaú (JP), com 589,66.

As notas (veja no saiba mais) levam em conta as médias obtidas pelos alunos de cada escola que participaram do Enem em cada uma das quatro provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e códigos, e matemática), e também na redação.

Só na 11ª colocação é possível encontrar uma instituição pública, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) campus João Pessoa, que teve uma média geral 584,98. A primeira escola estadual a aparecer no ranking está na 60ª colocação. O Sesquicentenário teve uma média geral de 524,12. Uma de administração municipal, a Padre Simão Fileto, de Cubati, só pode ser encontrada no 78° lugar. Ela teve uma nota geral de 505,82.

Fora das duas principais cidades do estado, se destacou a Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras, que ficou em 12° lugar no ranking da Paraíba com uma média de 576,62. No 14° lugar aparece a Escola Menino Jesus, de Pombal, com 572,24.
O critério utilizado para inclusão de uma escola na lista divulgada pelo MEC é o mesmo do sistema "Prova Brasil", apenas com unidades em que pelo menos 50% dos alunos matriculados e com o mínimo de dez alunos que estavam concluindo o ensino médio participaram do exame. Os números levam em consideração os dados do Censo Escolar. Na Paraíba, a lista tem 205 instituições.

Piores notas
As cinco escolas da Paraíba que registraram as piores médias gerais no Enem são públicas. A última no ranking foi a Escola Municipal Lídia Cabral de Sousa, da cidade de Aguiar, com 396,7.

A Escola Estadual de São Domingos, em São Domingo de Pombal, teve uma nota geral de 397,85. Em seguida, aparece a Escola Estadual São José Operário, de Joca Claudino (Santarém), com 412,96, Escola Estadual Professora Diva Guedes de Araújo, de Brejo dos Santos, com 418,3, e Escola Municipal José Herminio Bezerra Cabral, de Barra de Santana, com 419,43.

 g1.globo.com/paraiba

 SALÁRIO MÍNIMO PREVISTO PARA 2013 É REAJUSTADO EM R$ 4 E SERÁ DE R$ 674



O salário mínimo que estava previsto para ser de R$ 670,95 terá um acrescimo de R$ 4 e passará a ser de R$ 674,95 para vigorar a partir de 1º de janeiro. O acrescimo refere-se à atualização dos parâmetros macroeconômicos enviados hoje (21) pelo Governo Federal ao Congresso. 
Os cálculos do governo elevaram de 5% para 5,63% a previsão de inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para 2012, um dos índices usados para o cálculo do reajuste do valor do mínimo.
O novo índice será usado na proposta orçamentária para 2013 em análise na Comissão Mista de Orçamento do Congresso. Pelos cálculos do Ministério do Planejamento, a elevação de 0,63 ponto percentual do INPC terá impacto de R$ 1,243 bilhão nos gastos com benefícios previdenciários e assistenciais vinculados ao salário mínimo, como aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), seguro-desemprego e abono salarial.
A atualização manteve o crescimento real do produto interno bruto (PIB), para 2013, em 4,5%, mas rebaixou de 3% para 2% o crescimento deste ano. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece que o Executivo envie a atualização dos parâmetros da economia. Os números são usados na avaliação da despesa e da receita para o próximo Orçamento.













Agência Brasil

quarta-feira, 21 de novembro de 2012


FIM DO SUSPENSE: PB Agora revela a pasta que será comandada por Estela Bezerra no Governo Ricardo Coutinho

FIM DO SUSPENSE: PB Agora revela a pasta que será comandada por Estela Bezerra no Governo Ricardo Coutinho
Informações obtidas com exclusividade pelo PB Agora nesta quarta-feira (21) dão conta que a candidata derrotada nas eleições de João Pessoa, Estela Bezerra (PSB) já tem espaço garantido na gestão socialista e sairá bastante prestigiada politicamente, pois será a nova secretária de Educação.    

A informação foi obtida pelo PB Agora junto a uma fonte com livre transito no staff ricardista que confirmou a sondagem feita pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), tendo sido prontamente aceita por Estela, que aguarda apenas a data do anuncio por parte da gestão estadual.    

Tida como nome certo na próxima reforma administrativa da gestão Ricardo Coutinho (PSB) a socialista Estela Bezerra conquistou quase 75 mil votos no último embate eleitoral em João Pessoa, Estela poderá crescer politicamente com a futura função, pois terá grande visibilidade em toda a Paraíba.


Boa articuladora política, Estela pode ocupar um espaço deixado por Alexandre Urquiza no grupo de Ricardo e disputar um mandato na Assembleia Legislativa, ou até mesmo uma cadeira na Câmara Federal.  

PRESTÍGIO: O governador Ricardo Coutinho (PSB) em solenidade na última segunda-feira (19) não descartou os nome das derrotadas nas urnas Estela Bezerra e a vereadora Sandra Marrocos para comandarem secretarias da administração pública estadual.


Segundo Ricardo, elas são quadros dignos de serem aproveitados em qualquer governo e que ele pode sim aproveitá-las.  

“São dois quadros que podem ser aproveitados em qualquer governo. E eu particularmente não deixarei de aproveitá-las", disse o governador.  

Henrique Lima PB Agora  

Programação religiosa da Romaria da Penha começa nesta quarta na PB

O tema deste ano é uma referência à Campanha da Fraternidade.
Ao todo, serão três noites de celebração, o chamado Tríduo.

Do G1 PB

Começa nesta quarta-feira (21) a programação religiosa da Romaria da Penha, que em 2012 chega aos 249 anos, segundo a assessoria de comunicação da Arquidiocese da Paraíba. São três noites de celebração (Tríduo). O tema da Romaria da Penha deste ano é “Maria, saúde dos enfermos, ajuda-nos a perseverar na fé e a construir a unidade”, uma referência ao tema da  Campanha da Fraternidade, “Fraternidade e Saúde Pública”.
Quarta-feira (21)
O tema da noite é Concílio Vaticano II. De acordo com a assessoria de comunicação da Arquidiocese da Paraíba, às 19h haverá o hasteamento da bandeira na santinha, na avenida Pedro II. Às 19h30, celebração eucarística no santuário.
Quinta-feira (22)
O tema da noite da quinta-feira é “A Fé”. Às 19h30, acontecerá a celebração eucarística no santuário.
Sexta-feira (23)
Segundo a assessoria da Arquidiocese, o tema da noite é “Maria e a Igreja”. Às 19h30, acontecerá a celebração eucarística no santuário.
Ponto alto
No sábado (24), acontecerá a Romaria ao Santuário da Penha. Às 16h, os católicos se reúnem para o momento de oração. Às 17h, acontecerá a carreata da imagem de Nossa Senhora da Penha até a Igreja Nossa Senhora de Lourdes, onde ocorrerá a concentração da Romaria.
Às 22h, terá início a Romaria. No mesmo horário, acontecerá o momento de oração e louvor na Praça Oswaldo Pessoa, na Praia da Penha.
A previsão é de que o andor com a imagem de Nossa Senhora da Penha chegue ao Santuário por volta das 5h.
Esquema de segurança
A Polícia Militar deverá divulgar na tarde desta quarta-feira (22) o esquema de segurança para a Romaria da Penha. Segundo a assessoria da PM, já houve reuniões com órgãos que estão envolvidos no evento religioso para montar toda a estrutura de segurança, como a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).
Ano passado, foram utilizados mil policiais militares na segurança dos fiéis, segundo a assessoria da PM.

STF faz hoje 1ª sessão do julgamento do mensalão presidida por Joaquim Barbosa

Relator toma posse amanhã como presidente da Corte, mas já comanda interinamente os trabalhos a partir de hoje; pena do petista João Paulo Cunha pode entrar em pauta

Wilson Lima - iG Brasília |
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira o julgamento do mensalão e deve definir a pena contra o ex-presidente da Câmara dos Deputados João Paulo Cunha (PT-SP), condenado pelos crimes de corrupção ativa, peculato e lavagem de dinheiro. Será a primeira vez que o ministro Joaquim Barbosa acumulará a função de presidente do Supremo e de relator do julgamento do mensalão. Ele será empossado amanhã no novo cargo , mas já exerce interinamente a função desde a última segunda-feira, após a aposentadoria compulsória do ministro Carlos Ayres Britto.
Especial: Veja a cobetura completa do iG sobre o julgamento do mensalão

Celebração: Evento para 2 mil pessoas marcará posse de Barbosa no STF nesta 5ª 

STF / Divulgação
Estilo de Barbosa cria expectativa entre colegas

Na semana passada, o Supremo estipulou as penas contra o ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-presidente do PT José Genoino e os ex-dirigentes do Banco Rural Kátia Rabelo, José Roberto Salgado e Vinícius Samarane. Dirceu cumprirá 10 anos e 10 meses de prisão; Delúbio, 8 anos e 11 meses e Genoino, 6 anos e 11 meses. Dirceu e Delúbio cumprirão pena em regime fechado e Genoino, em regime semiaberto. Rabelo foi condenada a 16 anos e 8 meses. Salgado a 16 anos e 8 meses e Samarane 8 anos e 9 meses, respectivamente.
Oficialmente, não foi divulgada a ordem de definição de penas, mas a tendência é que o Supremo discuta a dosimetria contra o ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato e conclua as penas contra Rogério Tolentino, um dos sócios de Marcos Valério. O Supremo ainda não definiu a pena contra ele pela condenação no crime de lavagem de dinheiro.
Em duas sessões, os ministros começaram a analisar esse item mas não conseguiram chegar a um acordo. Na sessão da quarta-feira da semana passada, por exemplo, Barbosa sugeriu a pena de prisão de 5 anos, 3 meses e 10 dias. Rosa Weber divergiu do relator e pensou em uma pena menor, de 3 anos e 4 meses. A questão não foi fechada porque dois ministros Gilmar Mendes e Cármen Lúcia não puderam votar na semana passada.
Em seguida, provavelmente entrará na pauta do julgamento a definição de pena contra o ex-presidente da Câmara dos Deputados João Paulo Cunha. Também existe a expectativa do Supremo começar a estipular as penas contra os ex-congressistas condenados por ter recebido dinheiro do esquema, entre os quais Roberto Jefferson, considerado o delator do mensalão.
Polêmica
No Supremo Tribunal Federal, é grande a expectativa quanto à forma como o ministro Joaquim Barbosa vá conduzir os trabalhos nesta quarta-feira. Considerado menos “político” que o ex-presidente Ayres Britto, alguns ministros temem que Barbosa não consiga dialogar com os demais ministros e se exalte na função de presidente da corte.
Leia também: Barbosa chega à presidência do STF em meio à fama e tensão
Como relator, Joaquim Barbosa precisou ser contido pelo presidente Ayres Britto em várias ocasiões do julgamento, após atritos contra o revisor do processo, ministro Ricardo Lewandowski. Hoje, a expectativa é que essa função de apaziguador do Supremo fique com o ministro Luiz Fux, com o qual Barbosa tem maior proximidade.
Barbosa terá como missão concluir a dosimetria de 15 dos 25 condenados no julgamento do mensalão. Ele acredita que a partir de agora os trabalhos serão concluídos mais rapidamente porque o Supremo já definiu as penas contra os réus mais importantes do processo, entre os quais o publicitário Marcos Valério e o ex-ministro José Dirceu.
Depois da dosimetria, os ministros ainda vão definir questões como a expedição de mandado de prisão contra os réus. Também vão avaliar a perda automática do mandato para os deputados federais em atividade: além de João Paulo Cunha, aparecem na lista Valdemar Costa Neto (PL-SP) e Pedro Henry (PP-MT).

    Mais de 11 mil optam por ingresso via cotas na UFPB, diz Coperve

    Coperve ainda não recebeu confirmação das novas incrições.
    Vestibular da UFPB teve 175 desistências diante do novo calendário.

    Do G1 PB

    Depois do período de adequação das incrições para o Vestibular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve) informou nesta terça-feira (20), que pelo menos 11.399 candidatos optaram pelo ingresso através de cotas. Ainda de acordo com a Coperve, 18.890 candidatos efetuaram a adequação das suas inscrições.
    A adequação é às novas normas sobre reserva de vagas por meio de cotas, previstas no Decreto Nº 7.824, de 11/10/2012 e da Portaria Normativa MEC Nº 18, de 11/10/2012.
    Quanto a novos candidatos, 11.844 aproveitaram o período de adequação para efetuar a pré-inscrição. Até o final desta semana, o Banco do Brasil deve informar quantos efetuaram o pagamento, confirmando assim a inscrição.
    Ainda no mesmo período, 175 candidatos inscritos no mês de agosto desistiram de participar do PSS 2013 diante da mudança no calendário. Em novo edital divulgado pela Coperve, as provas do Processo Seletivo Seriado (PSS) serão realizadas nos dias 16 e 17 de dezembro, referentes a primeira e segunda séries, e 20 e 21 de janeiro, relacionado ao PSS 3.

    terça-feira, 20 de novembro de 2012


    Morte… e a dor da perda

    Morte. A palavra, por si só, já carrega um peso. É a única certeza que temos na vida, a de que todos morreremos um dia. Mas é difícil se preparar para perder alguém. Algumas almas elevadas conseguem lidar bem com as perdas, mas acredito que a grande maioria das pessoas não está pronta para ver arrancado de sua vida alguém que ama. A gente sente uma saudade diferente. É uma saudade amarrada pela certeza de que nunca vai passar. É uma saudade que vai ser eterna. A gente apenas se acostuma a conviver com a ausência, mas não esquecemos, não deixamos de sentir falta… as memórias permanecem, o peito aperta em cada lembrança, e só o tempo mesmo para acalmar o coração…
    A compreensão da morte vai depender da crença religiosa de cada um. Cada um interpreta o ato de morrer de uma forma diferente. Para alguns, voltaremos em uma nova encarnação; para outros, ali acaba a vida…. Teorias não faltam para tentar explicar a morte… Mas o fato é que é difícil perder alguém. Para mim, pelo menos. Um vazio parece invadir nosso peito, a sensação de que você não está vivendo aquilo, uma vontade de que seja tudo um sonho, um desespero que a gente não consegue explicar… O descontrole inicial passa, e você cai na real: a pessoa já não está em sua vida, não daquele jeito a que você estava acostumado.
    Aquela rotina que vocês cumpriam já não existe. Você sempre espera a pessoa chegar naquela hora de costume, mas ninguém bate à porta… No horário do telefonema, ele simplesmente não toca… Ouvir a voz dando bom-dia, ouvir a voz falando qualquer coisa… As fotos trazem lágrimas, você pensa que podia ter feito tanta coisa mais, pensa que podia ter falado tanto mais, pensa que podia ter feito algo diferente, ainda que não tenha feito nada de errado… Enfrentar a morte é um processo que exige tempo para que consigamos lidar melhor com a situação, com a ausência em si… Eu perdi alguém. E eu nunca havia pensado no quanto dói perder alguém.
    Mas a vida segue seu rumo, impiedosa. Os dias continuam passando a cada 24h e o resto de sua vida caminha a passos largos, ainda que você precise dar um tempo de tudo. Só que hoje, não temos tempo nem para o luto. Não que ninguém deva se entregar à dor e lá ficar. Não é isso… A questão é que é impossível exigir que funcionemos como se nada tivesse acontecido. É impossível desvincular o emocional das nossas rotinas diárias. Mas a nossa sociedade apressada não quer saber disso. Não temos mais tempo para chorar. Ou então choraremos a caminho de algum lugar, ou enquanto executamos alguma atividade…
    A fase de luto não é fácil. Dói, machuca… nossas lembranças se viram contra nós, porque trazem à tona as imagens que gostaríamos de esquecer. O mundo não para, os segundos correm, o tempo passa… Sinto falta de termos mais tempo pra gente. Sinto falta de termos tempo pra ficar em casa vendo sessão da tarde e comendo pipoca… Porque um dia nós é que vamos morrer… e a perda me fez pensar no quanto é importante se preocupar com o que você anda fazendo da sua vida… Eu queria poder ter mais tempo pra chorar, mas ele, meu tio, tenho certeza de que só ficará feliz quando me vir rindo, lá de cima… Ele sempre ficava feliz quando eu estava bem.
    As lágrimas ainda caem, mas o riso já estampa meu rosto, em homenagem a ele, que passava a vida a sorrir… Um dia seremos cada um de nós, deixando esse mundo. Mas enquanto eu tiver nele, escolhi que vou fazer o melhor pra ser feliz e viver. Viver mesmo, dedicando tempo àquilo que me dá prazer, a sentar com meus amigos, a ficar deitada vendo filme… Toda perda nos faz refletir…. Eu quero aproveitar cada momento que eu posso ter ao lado das pessoas que amo. Quero aproveitar cada segundo ao lado delas… Chorarei pela perda de cada um que amo, mas farei brilhar no rosto um riso, por ter podido compartilhar tudo o que foi possível enquanto estavam ao meu lado.
    ===============
    Livros que podem te ajudar a superar o momento:
    ===============
    >> Terapia do luto (J. William Worden)
    >> Do luto à luta (Glaucia Rezende Tavares)
    >> Consolo para quem está de luto (Renold Blank)

    Novo cálculo do TSE deve tirar duas vagas da bancada federal da PB em 2015

    Inspirado pela lenda de que assombração só aparece se acreditarmos nela, ninguém gosta muito de falar no assunto. Mas ele existe. É assombra políticos no Brasil inteiro, incluindo a Paraíba. É a resolução do Tribunal Superior Eleitoral, baixada em 2010, que estabelece a obrigatoriedade de novos cálculos para composição das bancadas estaduais na Câmara Federal, em Brasília.
     
    Seguindo a Constituição Federal, ela sugere uma atualização do quantitativo destas bancadas com base no universo populacional de cada estado. Os estudos já estão sendo refeitos pelo TSE. As regras são simples: os estados terão no mínimo oito deputados federais e no máximo 33. O problema é que a composição proporcional deve ser alterada sem que o número ultrapasse as 513 cadeiras da Câmara.
     
    Isso significa que se alguns estados vão ganhar outros vão perder. E a pequenina Paraíba, que já sofre pelo tamanho e pela desunião, está na lista das que deverão perder vagas. É o que revela quadro publicado recentemente pelo jornal Diário de Pernambuco, matutino de um estado que, a exemplo da Paraíba, também deverá perder deputados. Na Paraíba, o assunto foi repercutido pelo Clickpb, na coluna de Clilson Júnior.
     
    De acordo com o quadro, que também ganhou espaço na coluna do blogueiro pernambucano Maurício Romão, economista e ex-secretário de Administração do Estado, a Paraíba deve perder dois deputados federais caindo pra dez o número de parlamentares na Câmara Federal.
     
    Além da Paraíba e Pernambuco, sofreriam desfalques também Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Piauí. Os que serão contemplados com mais vagas serão Pará, Amazônia, Minas Gerais, Santa Catarina, Ceará e Rio Grande do Norte. Os demais estados, pelas estimativas do censo de 2013, permaneceriam com o tamanho da bancada inalterados.  
     
    O novo cálculo do TSE já deveria ter sido aplicado em 2010, ano de sua elaboração. O impacto, no entanto, fez com que os políticos fizessem pressão e conseguissem, com base no princípio da anualidade e também de questionamentos ao Censo, que o TSE adiasse sua aplicação.
     
    Muitos especialistas acreditam que, para a eleição de 2014, não haverá escapatória. Ou seja, no caso da Paraíba, o funil vai ficar ainda mais apertado. E a força do nosso estado em Brasília, que já não é lá essas coisas, pior ainda.
     
    VEJA COMO FICARÁ CADA BANCADA:
     
     
    Luís Tôrres

    Dia da Consciência Negra é lembrado na PB com programação especial

    Governador anunciou conjunto de ações de promoção da igualdade racial.
    Confira a programação para o Mês da Consciência Negra na Paraíba.

    Do G1 PB

    Governador da Paraíba participa de evento do Dia da Consciência Negra (Foto: Divulgação/Secom-PB)Governador da Paraíba anunciou várias ações para
    lembrar a data (Foto: Divulgação/Secom-PB)
    Nesta terça-feira (20) é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra e para lembrar a data, o governo da Paraíba anunciou um conjunto de ações de promoção da igualdade racial e da cidadania da população negra da Paraíba.
    Durante a solenidade, que aconteceu na segunda-feira (19), o governador Ricardo Coutinho assinou o decreto para inclusão do quesito cor/raça nas fichas de atendimento e prontuários das secretarias e órgãos do governo. Ele anunciou ainda um serviço de telefone específico de disque-denúncia contra discriminação racial.
    Ricardo Coutinho constatou que a Paraíba tem 58.5% de sua população constituída por negros e pardos, além de mais de 2.400 famílias de origem quilombola, enfantizando que, por isso, “precisa ter políticas consistentes que efetivamente afastem o preconceito, construam outra lógica de convivência e tragam para essas populações o devido respeito que é necessário a qualquer ser humano”.
    Na área da educação, o governador disse que existe o programa "A Cor da Cultura". "Nós vamos trabalhar a temática racial dentro das escolas. São mais de 400 mil alunos que estão tendo acesso a esse tipo de discussão”, disse.
    Na solenidade, o secretário de Cultura, Chico César, anunciou a Orquestra do Programa de Inclusão pela Música e pelas Artes (Prima), de Cabedelo, que tocou Asa Branca e Mulher Rendeira.
    O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, desenvolverá neste mês de novembro o Projeto Olhos Coloridos, também lançado na solenidade. A ideia é sensibilizar os estudantes para o Dia Nacional da Consciência Negra e contribuir com a disseminação das políticas públicas para a população negra. Os estudantes produzirão vídeos utilizando câmeras de celular com enfoque nos temas identidade, cultura, violência, inserção no mercado de trabalho, sistema de cotas, moda, beleza negra, entre outros.
    Na solenidade houve a apresentação dos programas ‘A Cor da Cultura’, ‘Olhos Coloridos’, ‘Projeto Prima’, ‘Disque Denúncia Racismo’, ‘Programa Brasil Quilombola’ e formação para os profissionais dos Centros Sociais Urbanos. A meta do Governo é combater o racismo e promover políticas de igualdade racial. A atividade faz parte da programação do Dia da Consciência Negra, comemorado neste 20 de novembro.
    Dia Nacional da Consciência Negra
    No dia 20 de novembro, comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. O dia é marcado pela luta contra o preconceito racial, para firmar os direitos e a cidadania da população negra e de valorização da cultura afro descendente na formação do povo brasileiro.
    Comemoração
    Durante todo o mês de novembro, a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), por meio da Gerência Executiva da Equidade Racial, vem apoiando a realização de ações afirmativas promovidas por organizações negras e por comunidades quilombolas. Entre os dias 9 e 10 foi realizado o VIII Congresso de Mulheres Capoeiristas no Centro Cultural Piolim, no bairro do Roger.
    A programação do Mês da Consciência Negra da sociedade civil acontecerá nos municípios de Pombal, Sapé, Gurigi, Ipiranga, Mituaçu e João Pessoa. Estão confirmados encontros de comunidades quilombolas do Sertão, rodas temáticas e seminários com a participação da Gerência de Igualdade Racial.
    Confira a programação do Mês da Consciência Negra:
    19 e 20/11 – Gurugi
    Semana da Consciência Negra (oficinas de penteados, ciranda e teatro)
    Realização: Associação Comunitária do Gurugi
    19/11 – João Pessoa
    Lançamento de ações e medidas de promoção da equidade racial e da cidadania da população negra
    Abertura do Curso sobre a Lei N. 10.639 – Centro Cultural São Francisco
    Realização: Semdh/SEE/Goiesc
    20/11 – Pombal
    Roda Temática “A África está em nós”
    Realização: Universidade Federal da Paraíba (Campus Pombal)
    21/11 – Brasília (DF)
    Assinatura de Termo de Cooperação Técnica do Programa Brasil Quilombola
    Realização: Semdh
    22/11 – João Pessoa
    Mesa Temática: Desafios e Perspectivas para implementação de Políticas de Igualdade Racial: uma análise sobre o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir/PB) – Auditório da Aesa
    Realização: Semdh/Cepir-PB
    24/11 – Ipiranga
    Dia Nacional da Consciência Negra, na Comunidade de Ipiranga
    Realização: Associação dos Moradores da Comunidade Negra de Ipiranga
    24/11 – Mituaçu
    Ato Comemorativo ao dia 20 de Novembro (Dia da Consciência Negra)
    Realização: Comunidade Quilombola de Mituaçu
    24/11 – João Pessoa
    Lançamento da Campanha “Lixo não tem Axé” (Jardim Botânico Benjamim Maranhão)
    Realização: Sudema/Semdh/Semam/Federação de Cultos Africanos da Paraíba
    26/11 – João Pessoa
    Roda de Diálogo: Afirmando a negritude na Paraíba e abrindo caminhos para a Igualdade
    Realização: Correios (PB)
    Palestra sobre Consciência Negra – Escola Municipal João Medeiros, Bairro dos Novaes
    Realização: Semdh
    26 a 30/11 – João Pessoa
    Oficina de Cultivo de Plantas Medicinais – Parque Arruda Câmara
    Realização: Sudema/Semdh/Semam/Federação de Cultos Africanos da Paraíba
    2/12 – João Pessoa
    II Caminhada pela Diversidade Religiosa na Paraíba
    Realização: Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira (Intecab/PB)
    8/12 – João Pessoa
    Ação sócio-educativa de preservação do meio ambiente e Festa de Iemanjá
    Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba

    Consciência negra: valorizar a identidade

    Aprenda a valorizar a cultura negra em casa e na escola


    Foto: Divulgação
    Foto: alunos brincando
    Revelando a riqueza da cultura africana é possível combater preconceitos dos brancos e reforçar a auto-estima dos negros

    O que é o Dia da Consciência Negra? Celebrado no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra homenageia e resgata as negras raízes do povo brasileiro. Escolhido por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, ele é dedicado à reflexão sobre presença do negro na sociedade brasileira. "O Dia da Consciência Negra sinaliza a ideia do marco, marca o valor da conquista da liberdade deste grupo", explica Roseli Fischmann, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Metodista, de São Bernardo do Campo, na região metropolitana da capital paulista.

    O dia da Consciência Negra também põe em pauta a importância de discutir a temática negra na escola. A inclusão de assuntos ligados à África e ao povo negro na educação formal é uma das estratégias para reconhecer a presença desse grupo na história do Brasil - os negros correspondem a 6,8% da população brasileira segundo o IBGE, mas os chamados "pardos" chegam a um número próximo da metade da população brasileira. Não à toa, escolas e instituições diversas já reconhecem a importância de trabalhar a cultura negra em seu dia a dia.

    Hoje, a lei brasileira obriga as escolas a ensinarem temas relativos à história dos povos africanos em seu currículo. Além disso, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) estabelecem que a diversidade cultural do país deve ser trabalhada no âmbito escolar. "A sociedade em que vivemos valoriza outro estereótipo, o que resulta na invisibilização do negro. Isso tem um efeito bastante perverso: as crianças negras nunca se vêm e o que elas olham é sempre diferente delas", explica Roseli, que coordenou o grupo responsável pelo documento sobre Pluralidade Cultural nos PCNs. "A pluralidade cultural é um tema que pode ser abordado de forma transversal, em várias disciplinas", conclui. Estratégias simples, como a introdução de bonecas negras, podem ter um efeito positivo para reforçar a identificação cultural dos alunos negros. "Revelar a África pela própria visão africana também surte efeito. O continente produz cultura, histórias e mitologia, o que a perspectiva eurocêntrica não nos deixa ver", diz Oswaldo de Oliveira Santos Junior, pesquisador do Núcleo de Educação em Direitos Humanos da Universidade Metodista de São Paulo.

    Veja a seguir como pais e professores podem fazer sua parte na valorização da Consciência Negra.

    Leia mais: Filme que traça panorama da história dos negros no Brasil ajuda professores a abordarem a cultura africana na escola