domingo, 18 de novembro de 2012


Governo lança campanha por igualdade racial e cidadania na PB

 
O governador do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) e da Gerência Executiva da Equidade Racial, apresenta nesta segunda-feira (19), as ações para promoção da igualdade racial e da cidadania da população negra. O ato, alusivo ao Mês da Consciência Negra, acontece às 9h, no Centro Cultural São Francisco, Centro.  Também participam do evento as secretarias de Educação, Segurança e Defesa Social, Desenvolvimento Humano, Juventude Esporte e Lazer, Cultura e Saúde.
 
A programação inclui a assinatura do decreto pelo governador Ricardo Coutinho para inclusão do quesito cor/raça nas fichas de atendimento e prontuários das secretarias e órgãos do Governo. Haverá apresentação dos programas A Cor da Cultura, Olhos Coloridos, Prima, Disque Denúncia Racismo, Programa Brasil Quilombola e formação para os profissionais dos Centros Sociais Urbanos.
 
Na avaliação da secretária executiva da Semdh, Gilberta Soares, a questão do quesito raça/cor é fundamental para visibilizar a realidade das pessoas negras no Estado e possibilitar o recorte racial na implementação de políticas públicas. “É um começo tardio na história das políticas públicas estaduais, porém se faz necessário e provocará impacto”, afirmou.
 
Programação – O ato solene contará com a palestra do professor Waldeci F. Chagas, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que falará sobre a “Implementação da Lei número 10.639 – Pela Igualdade Racial”, além da apresentação cultural do Grupo Raízes.
 
Durante todo o mês de novembro, a Semdh, através da Gerência Executiva da Equidade Racial, vem apoiando a realização de ações afirmativas promovidas por organizações negras e por comunidades quilombolas. Entre os dias 9 e 10 foi realizado o VIII Congresso de Mulheres Capoeiristas no Centro Cultural Piolim, no bairro do Roger.
 
A programação do Mês da Consciência Negra da sociedade civil acontecerá nos municípios de Pombal, Sapé, Gurigi, Ipiranga, Mituaçu e João Pessoa. Estão confirmados encontros de comunidades quilombolas do Sertão, rodas temáticas e seminários com a participação da Gerência de Igualdade Racial. 
 
O governo também apoiará as atividades de comunidades de terreiros da Paraíba, como a Caminhada pela Diversidade Religiosa e a Festa de Iemanjá. A Sudema e a Semdh, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seman/JP), realizarão a campanha “Lixo não tem Axé”, dirigidas às comunidades tradicionais de terreiros, além de oficinas de cultivo de plantas medicinais.
 
Cepir/PB – O Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir/PB) vai reealizar na quinta-feira (22) a mesa temática sobre “Desafios e Perspectivas para a implementação de Políticas de Igualdade Racial: uma análise sobre o Cepir.” O evento acontece das 8h30 às12h, no auditório da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), na Avenida Epitácio Pessoa, bairro dos Estados.
 
A Gerência Executiva da Equidade Racial realizou uma formação, na quarta-feira (14), com os operadores do Disque 197, responsáveis pelo sistema de denúncias das polícias militar e civil. “O objetivo foi sensibilizar sobre os crimes raciais, já que o disque 197 atende demandas da população, com informações que dão suporte às ações da Secretaria de Segurança, da Mulher e Diversidade Humana e Administração Penitenciária”, informou Roberto da Silva, Gerente Executivo da Equidade Racial, da Semdh.
 
Dia Nacional da Consciência Negra - No dia 20 de novembro, comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. O dia é marcado pela luta contra o preconceito racial, para firmar os direitos e a cidadania da população negra e de valorização da cultura afro descendente na formação do povo brasileiro.
 
Políticas públicas – A Semdh conta com a Gerência Executiva da Equidade Racial, que tem o objetivo de desenvolver, orientar, apoiar, acompanhar e executar programas e ações voltadas à implementação de políticas e diretrizes para a promoção da igualdade etnicorracial, enfrentando a discriminação e todas as formas de racismo e intolerância, que afetam a população negra, quilombolas, povos de terreiros, indígenas e ciganos no Estado.
 
Confira a programação das entidades, associações, comunidades tradicionais e do governo para o Mês da Consciência Negra:
 
17/11 – Pombal
II Encontro de Comunidades Quilombolas do Sertão – Perspectivas e Desafios das Comunidades do Sertão e III Seminário Educação não tem Cor, sobre a implementação da Lei - Nº 10.639
Realização: Centro de Educação Integral Margarida Pereira da Silva, de Pombal
 
19 e 20/11 – Gurugi
Semana da Consciência Negra (oficinas de penteados, ciranda e teatro)
Realização: Associação Comunitária do Gurugi
 
19/11 – João Pessoa
Lançamento de ações e medidas de promoção da equidade racial e da cidadania da população negra
Abertura do Curso sobre a Lei N. 10.639 - Centro Cultural São Francisco
Realização: Semdh/SEE/Goiesc
 
20/11 – Pombal
Roda Temática “A África está em nós”  
Realização: Universidade Federal da Paraíba (Campus Pombal)
 
21/11 – Brasília (DF)
Assinatura de Termo de Cooperação Técnica do Programa Brasil Quilombola
Realização: Semdh
 
22/11 – João Pessoa
Mesa Temática: Desafios e Perspectivas para implementação de Políticas de Igualdade Racial: uma análise sobre o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir/PB) – Auditório da Aesa
Realização: Semdh/Cepir-PB
 
24/11 – Ipiranga
Dia Nacional da Consciência Negra, na Comunidade de Ipiranga
Realização: Associação dos Moradores da Comunidade Negra de Ipiranga
 
24/11 – Mituaçu
Ato Comemorativo ao dia 20 de Novembro (Dia da Consciência Negra)
Realização: Comunidade Quilombola de Mituaçu
 
24/11 – João Pessoa
Lançamento da Campanha “Lixo não tem Axé” (Jardim Botânico Benjamim Maranhão)
Realização: Sudema/Semdh/Semam/Federação de Cultos Africanos da Paraíba
 
26/11 – João Pessoa
Roda de Diálogo: Afirmando a negritude na Paraíba e abrindo caminhos para a Igualdade
Realização: Correios (PB)
Palestra sobre Consciência Negra – Escola Municipal João Medeiros, Bairro dos Novaes
Realização: Semdh
 
26 a 30/11 – João Pessoa
Oficina de Cultivo de Plantas Medicinais – Parque Arruda Câmara
Realização: Sudema/Semdh/Semam/Federação de Cultos Africanos da Paraíba
 
02/12 – João Pessoa
III Caminhada pela Diversidade Religiosa na Paraíba
Realização: Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira (Intecab/PB)
 
08/12 – João Pessoa
Ação sócio-educativa de preservação do meio ambiente e Festa de Iemanjá
 
Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário