sábado, 17 de novembro de 2012



Ascom UFPB
Polari explicou que, embora a atual gestão tenha resultados satisfatórios no Ideb, é preciso avançar

A equipe de transição de governo do prefeito eleito de João Pessoa, deputado Luciano Cartaxo (PT), revelou ter encontrado problemas pontuais na administração da educação no município.
Segundo o coordenador da equipe de Cartaxo, Rômulo Polari, há muitos problemas na pasta, mas que são solucionáveis. “A transição está sendo eficiente, com muito conteúdo e informação, mas com muito problema porque uma cidade do porte de João Pessoa, é próprio de sua dinâmica ter problemas, mas não são problemas insolúveis”, revelou.
Polari explicou que, embora a atual gestão tenha resultados satisfatórios no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para 2011, avaliado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), é preciso avançar. “Naquilo que é competência do município, que é a educação infantil e básica, é de razoável para boa. Os indicadores do MEC são favoráveis, mas a gente quer mais, ter mais condições e mais qualidade nesse nível de ensino”, disse.
Segundo o Ideb 2011, a média das escolas do 5º ano do Ensino Fundamental I foi de 4,4, superando a meta projetada pelo MEC para 2013, que é de 4,2. O Ensino Fundamental II, que compreende os alunos do 9º ano, atingiu a meta projetada para 2013, que é 3,6.
A administração das creches, que antes eram de responsabilidade do governo do Estado e que, por determinação do Ministério Público, passou a ser responsabilidade do Poder Executivo municipal, também é tratada com delicadeza pelo coordenador da transição, Rômulo Polari. Segundo ele, ainda é preciso analisar com mais profundidade o panorama para obter soluções.
“Temos que aumentar as creches. As que tem hoje já não atendem às necessidades da educação pré-escolar infantil e é uma certa contradição com essa ideia de retirar os prestadores de serviço. Estamos pensando nisso, não temos ainda a solução, que ainda é da competência da atual gestão, mas se transitar vamos ter que equacionar”, comentou.
Para Cartaxo, é preciso avançar na análise dos dados fornecidos para a prefeitura e pensar nas ações a serem realizadas nos primeiros cem dias de gestão. “Temos a compreensão que muita coisa foi feita, mas precisamos ampliar os serviços prestados à população”, disse.
O secretário de Educação e Cultura da capital, Luiz Júnior, preferiu não revelar nenhum detalhe das informações que estão sendo passadas para a equipe de transição do prefeito eleito Luciano Cartaxo. “Acordamos de que as declarações só serão prestadas pelo prefeito eleito ou Rômulo Polari”, declarou.
A reunião aconteceu no QG da transição, que foi disponibilizado pela superintendência da Caixa Econômica Federal na sua sede, na Av. Epitácio Pessoa, na capital.
Na próxima semana, a equipe de transição de Luciano Cartaxo realizará as últimas reuniões administrativas com o secretariado do prefeito Luciano Agra antes de definir as ações de governo para os primeiros cem dias de sua gestão. A partir da conclusão dos trabalhos de levantamento das informações, o prefeito eleito pretende começar a definir o nome dos seus auxiliares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário