terça-feira, 20 de novembro de 2012


Dia da Consciência Negra é lembrado na PB com programação especial

Governador anunciou conjunto de ações de promoção da igualdade racial.
Confira a programação para o Mês da Consciência Negra na Paraíba.

Do G1 PB

Governador da Paraíba participa de evento do Dia da Consciência Negra (Foto: Divulgação/Secom-PB)Governador da Paraíba anunciou várias ações para
lembrar a data (Foto: Divulgação/Secom-PB)
Nesta terça-feira (20) é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra e para lembrar a data, o governo da Paraíba anunciou um conjunto de ações de promoção da igualdade racial e da cidadania da população negra da Paraíba.
Durante a solenidade, que aconteceu na segunda-feira (19), o governador Ricardo Coutinho assinou o decreto para inclusão do quesito cor/raça nas fichas de atendimento e prontuários das secretarias e órgãos do governo. Ele anunciou ainda um serviço de telefone específico de disque-denúncia contra discriminação racial.
Ricardo Coutinho constatou que a Paraíba tem 58.5% de sua população constituída por negros e pardos, além de mais de 2.400 famílias de origem quilombola, enfantizando que, por isso, “precisa ter políticas consistentes que efetivamente afastem o preconceito, construam outra lógica de convivência e tragam para essas populações o devido respeito que é necessário a qualquer ser humano”.
Na área da educação, o governador disse que existe o programa "A Cor da Cultura". "Nós vamos trabalhar a temática racial dentro das escolas. São mais de 400 mil alunos que estão tendo acesso a esse tipo de discussão”, disse.
Na solenidade, o secretário de Cultura, Chico César, anunciou a Orquestra do Programa de Inclusão pela Música e pelas Artes (Prima), de Cabedelo, que tocou Asa Branca e Mulher Rendeira.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, desenvolverá neste mês de novembro o Projeto Olhos Coloridos, também lançado na solenidade. A ideia é sensibilizar os estudantes para o Dia Nacional da Consciência Negra e contribuir com a disseminação das políticas públicas para a população negra. Os estudantes produzirão vídeos utilizando câmeras de celular com enfoque nos temas identidade, cultura, violência, inserção no mercado de trabalho, sistema de cotas, moda, beleza negra, entre outros.
Na solenidade houve a apresentação dos programas ‘A Cor da Cultura’, ‘Olhos Coloridos’, ‘Projeto Prima’, ‘Disque Denúncia Racismo’, ‘Programa Brasil Quilombola’ e formação para os profissionais dos Centros Sociais Urbanos. A meta do Governo é combater o racismo e promover políticas de igualdade racial. A atividade faz parte da programação do Dia da Consciência Negra, comemorado neste 20 de novembro.
Dia Nacional da Consciência Negra
No dia 20 de novembro, comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. O dia é marcado pela luta contra o preconceito racial, para firmar os direitos e a cidadania da população negra e de valorização da cultura afro descendente na formação do povo brasileiro.
Comemoração
Durante todo o mês de novembro, a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), por meio da Gerência Executiva da Equidade Racial, vem apoiando a realização de ações afirmativas promovidas por organizações negras e por comunidades quilombolas. Entre os dias 9 e 10 foi realizado o VIII Congresso de Mulheres Capoeiristas no Centro Cultural Piolim, no bairro do Roger.
A programação do Mês da Consciência Negra da sociedade civil acontecerá nos municípios de Pombal, Sapé, Gurigi, Ipiranga, Mituaçu e João Pessoa. Estão confirmados encontros de comunidades quilombolas do Sertão, rodas temáticas e seminários com a participação da Gerência de Igualdade Racial.
Confira a programação do Mês da Consciência Negra:
19 e 20/11 – Gurugi
Semana da Consciência Negra (oficinas de penteados, ciranda e teatro)
Realização: Associação Comunitária do Gurugi
19/11 – João Pessoa
Lançamento de ações e medidas de promoção da equidade racial e da cidadania da população negra
Abertura do Curso sobre a Lei N. 10.639 – Centro Cultural São Francisco
Realização: Semdh/SEE/Goiesc
20/11 – Pombal
Roda Temática “A África está em nós”
Realização: Universidade Federal da Paraíba (Campus Pombal)
21/11 – Brasília (DF)
Assinatura de Termo de Cooperação Técnica do Programa Brasil Quilombola
Realização: Semdh
22/11 – João Pessoa
Mesa Temática: Desafios e Perspectivas para implementação de Políticas de Igualdade Racial: uma análise sobre o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir/PB) – Auditório da Aesa
Realização: Semdh/Cepir-PB
24/11 – Ipiranga
Dia Nacional da Consciência Negra, na Comunidade de Ipiranga
Realização: Associação dos Moradores da Comunidade Negra de Ipiranga
24/11 – Mituaçu
Ato Comemorativo ao dia 20 de Novembro (Dia da Consciência Negra)
Realização: Comunidade Quilombola de Mituaçu
24/11 – João Pessoa
Lançamento da Campanha “Lixo não tem Axé” (Jardim Botânico Benjamim Maranhão)
Realização: Sudema/Semdh/Semam/Federação de Cultos Africanos da Paraíba
26/11 – João Pessoa
Roda de Diálogo: Afirmando a negritude na Paraíba e abrindo caminhos para a Igualdade
Realização: Correios (PB)
Palestra sobre Consciência Negra – Escola Municipal João Medeiros, Bairro dos Novaes
Realização: Semdh
26 a 30/11 – João Pessoa
Oficina de Cultivo de Plantas Medicinais – Parque Arruda Câmara
Realização: Sudema/Semdh/Semam/Federação de Cultos Africanos da Paraíba
2/12 – João Pessoa
II Caminhada pela Diversidade Religiosa na Paraíba
Realização: Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira (Intecab/PB)
8/12 – João Pessoa
Ação sócio-educativa de preservação do meio ambiente e Festa de Iemanjá
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário