sábado, 10 de novembro de 2012

Nasa testa protocolo para 'internet interplanetária'


A Nasa, em parceria com a Agência Espacial Europeia, realizou com sucesso um teste da versão experimental de um protocolo de internet interplanetária. De acordo com a agência americana, o protocolo DTN (sigla em inglês para Rede Tolerante a Interrupções) demonstrou que pode ser usado para permitir comunicações com veículos espaciais e habitats em outros planetas.
Em outubro, o astronauta Sunita Williams usou a tecnologia para comandar, da Estação Espacial Internacional, um pequeno robô Lego no Centro Europeu de Operações Espaciais, localizado em Darmstadt, na Alemanha.
- A demonstração mostrou a viabilidade da utilização de uma nova infraestrutura de comunicação para enviar comandos para um robô de uma espaçonave em órbita – disse Badri Younes, administrador adjunto para Comunicações Espaciais e Navegação da Nasa. - Um dia, o DTN que testamos pode ser usado por humanos em uma espaçonave na órbita de Marte para operar robôs na superfície, ou direto da Terra, usando satélites orbitais como retransmissores.
A arquitetura do DTN permite a comunicação de maneira similar a da internet, mas pode ser usada para cobrir grandes distâncias. O centro da tecnologia é o Bundle Protocol (BP), o equivalente ao Internet Protocol (IP).
A diferença é que o IP, por transmitir dados entre pontos próximos, envia os pacotes de maneira contínua. Por ser projetado para cruzar longas distância, o BP trabalha com a possibilidade de interrupções. Então, os dados são enviados “pulo por pulo”. Ao chegar num ponto da rede, a informação fica armazenada até que o próximo link esteja disponível.

O Globo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário