domingo, 11 de novembro de 2012

Propostas dos novos Vereadores de João Pessoa.

Paraíba
11.11.2012 - 09:12:11
Vereadores novatos priorizam Saúde e Educação


Os sete vereadores que tomam posse pela primeira vez no cargo no próximo ano, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), afirmam que vão trabalhar para melhorar a qualidade da educação e do atendimento de saúde em João Pessoa.  Já com alguns projetos elaborados, Chico do Sindicato (PP), Helton Renê (PP), Lucas de Britto Pereira (DEM), Marmuthe Cavalcanti (PT do B), Professor Gabriel (PDT), Renato Martins (PSB) e Santino (PT do B) prometem fazer uma legislatura “transparente e diferenciada”. 
 
Dentre as propostas já anunciadas, Chico do Sindicato pretende lutar pela criação de um centro para recuperar dependentes químicos; Helton Renê quer que os estudantes tenham passe livre nos ônibus; Lucas de Britto Pereira promete lutar por mais bibliotecas públicas e museus para a cidade; e Marmuthe diz que o seu mandato terá como “bandeira” a preservação da vida e da família.  
 
Professor Gabriel declarou que tem como prioridade dar mais rapidez ao atendimento do Programa de Saúde da Família em João Pessoa, Renato Martins quer que a cidade atinja 100% de coleta seletiva, e Santino pretende defender o direito dos deficientes e dos idosos.
 
Dos sete vereadores eleitos, quatro foram candidatos ao cargo pela primeira vez este ano, Renato Martins, Professor Gabriel, Santino e Chico do Sindicato. Marco Antônio (PPS), João Almeida (PMDB), Fuba (PT) e Djanilson Fonseca (PPS) já foram vereadores e retornam para a Casa na próxima legislatura.
 
Lucas de Britto Pereira
 
Afirmando ser o vereador mais novo da próxima legislatura, Lucas de Britto Pereira (DEM), 27 anos, disse que faz parte de uma geração que começa a ocupar cargos políticos em João Pessoa. Ele é advogado e já foi procurador geral adjunto da Prefeitura de João Pessoa. Foi candidato a vereador em 2008, e ficou como suplente da vereadora Raíssa Lacerda (PSD). 
 
Ao assumir o cargo na Câmara Municipal, Lucas disse que vai lutar por uma legislatura diferenciada, que atenda efetivamente aos pedidos da população. “Meu mandato representará a independência e a imparcialidade. Não serei submisso e nem oposição”, declarou. Entre as suas propostas, estão lutar pela implantação de um abrigo de animais, de uma casa de recuperação para dependentes químicos e de bibliotecas públicas e museus para a cidade. O vereador eleito explicou que muitas das suas propostas partiram do projeto Fractal, do qual participa em João Pessoa. 
 
Djanilson Fonseca
 
Economista e radialista, Djanilson da Fonseca (PPS) já foi suplente de vereador, e chegou a assumir o cargo por 19 dias.  Ele disse que tem como prioridade elaborar projetos de lei para melhorar o atendimento de saúde em João Pessoa. “Quero garantir à população carente os serviços básicos que merece, para que ninguém precise se dirigir às rádios e às emissoras de televisão para pedir exames e cirurgias que não conseguem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Se conseguir resolver esses problemas na Câmara Municipal, sentirei que o meu dever está cumprido”, afirmou. 
 
Djanilson disse também que pretende investir em ações para a educação e dar mais agilidade no recebimento do alvará no setor de construção civil. “Defendo a escola em tempo integral e o estabelecimento de um convênio com as igrejas para que as escolas possam realizar atividades educativas nos espaços religiosos”. Ele afirmou que fazer parte da Câmara Municipal de João Pessoa sempre foi o seu sonho. “Me candidatei duas vezes ao cargo, mas só consegui ficar como suplente do vereador Felipe Leitão, e assumi o lugar dele por apenas 19 dias. Dessa vez, estou muito ansioso para assumir o cargo”, declarou.
 
Projetando a inclusão 
 
Com 1,08 metro de altura, o servidor público aposentado Santino Feliciano da Silva (PT do B), 72 anos de idade, provavelmente será o menor vereador do País. Na Câmara Municipal de João Pessoa, ele promete defender os direitos dos idosos e dos deficientes. “Quero ser a voz do povo dentro da Câmara e lutar pelo povo carente que não tem apoio dos políticos”, afirmou. Ele disse que ingressou na política a pedido de amigos.  “Como sou deficiente e sei dos problemas que enfrentamos, vou batalhar para diminuir o preconceito e para que nós tenhamos respeito e direitos junto a sociedade”, explicou.
 
Santino disse estar preparado para assumir o cargo na Câmara Municipal. “Estou com a melhor expectativa possível. Acredito que vou conseguir fazer um excelente trabalho e lutar pelo povo da Capital. Já comprei um terno e visitei o plenário da Câmara recentemente. Acredito que a Câmara deverá passar por algumas adequações para dar acessibilidade a mim e a quem visite a Casa”, destacou.
 
Jornal Correio da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário