quarta-feira, 3 de abril de 2013


EGITO ANTIGO
A civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano (margens do rio Nilo) entre 3200 A.C (unificação do norte e sul) a 32 a.c (domínio romano).
Como a região é formada por um deserto (Saara), o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjOzjmwl51S5BhLW-lnUq3qlu0EuB-TmrQQtrULp3QA7UkV4UrAFXNXDcLos9tLSEkvd9HqS0uiTihUVuZVeFrwlPv0h7Lj2u-ncRWiU3a5-CDqAUwVORbrgMEckKqSUZ4JSt0OLTFzx2G2/s320/Image16%5B1%5D.gif
A sociedade egípcia estava dividida em várias camadas, sendo que o faraó era a autoridade máxima, chegando a ser considerado um deus na Terra. Sacerdotes, militares e escribas (responsáveis pela escrita) também ganharam importância na sociedade. Esta era sustentada pelo trabalho e impostos pagos por camponeses, artesãos e pequenos comerciantes. Os escravos também compunham a sociedade egípcia e, geralmente, eram pessoas capturadas em guerras. Trabalhavam muito e nada recebiam por seu trabalho, apenas água e comida.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-DhsDnWpDNtH-Q9B36276UidrxbxCAoX2ucopfJOQ-OGQhE-yyAWV3VEaCvtKO4Se9EMJkETYmDbYszYkg2Pk47adV2fDtE4pXM2niFvfh6-Grf7F6CDFCcFNRiYBylxMdbbBVyaRZq-r/s320/escrita-hieroglifica%5B1%5D.jpg
A escrita egípcia também foi algo importante para este povo, pois permitiu a divulgação de ideias, comunicação e controle de impostos. Existiam duas formas principais de escrita: a escrita demótica (mais simplificada e usada para assuntos do cotidiano) e a hieroglífica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos). As paredes internas das pirâmides eram repletas de textos que falavam sobre a vida do faraó, rezas e mensagens para espantar possíveis saqueadores. Uma espécie de papel chamado papiro, que era produzido a partir de uma planta de mesmo nome, também era utilizado para registrar os textos.https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuSWe0y3Ex9TSQczIO7F4boX4s8KSx1icBZJOmnczL0awnB2DfObHz45EUluiaPVA1e0Pe1evM6vO7LJ6zZrUXKSREmDa9O1bApnxFRKYqMQxBF94H7koCyvnrMM0uim5Zk3XaoKfUdITS/s320/AGRICULTURA%5B1%5D.jpg
A economia egípcia era baseada principalmente na agricultura que era realizada, principalmente, nas margens férteis do rio Nilo. Os egípcios também praticavam o comércio de mercadorias e o artesanato. Os trabalhadores rurais eram constantemente convocados pelo faraó para prestarem algum tipo de trabalho em obras públicas (canais de irrigação, pirâmides, templos, diques).

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnJIKaIPPy9Q7Gg0k4LGYhWlOG07UN84F3ep8gg893zchshAihB2LtLGjwYwfNskvOIoMdQ9jgIh0Gi3KL91l2bO-pC79JaLnmJT1Mo8aCviZGzOeVq3rKDX5cZLZGp8LjF6Iea6T1DjWN/s320/31125_31126_image002%5B1%5D.jpg
A religião egípcia era repleta de mitos e crenças interessantes. Acreditavam na existência de vários deuses (muitos deles com corpo formado por parte de ser humano e parte de animal sagrado) que interferiam na vida das pessoas. As oferendas e festas em homenagem aos deuses eram muito realizadas e tinham como objetivo agradar aos seres superiores, deixando-os felizes para que ajudassem nas guerras, colheitas e momentos da vida. Cada cidade possuía deus protetor e templos religiosos em sua homenagem.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUYhsniw1ldQ0YjdPThHchbJVtxGbG3mnatUizqmcYbXlIMKWkWFXwWvh2XsPJ120T8cGCc4RhSlAv2XjciTKrpPDitQCj7KgMMqzN217UpKagmX1P7pdodgZ0ETsW0ta_0FK8LtC0FEJe/s320/Mumificacao%5B1%5D.jpg
Como acreditavam na vida após a morte, mumificavam os cadáveres dos faraós colocando-os em pirâmides, com o objetivo de preservar o corpo. A vida após a morte seria definida, segundo crenças egípcias, pelo deus Osíris em seu tribunal de julgamento. O coração era pesado pelo deus da morte, que mandava para uma vida na escuridão aqueles cujo órgão estava pesado (que tiveram uma vida de atitudes ruins) e para uma outra vida boa aqueles de coração leve. Muitos animais também eram considerados sagrados pelos egípcios, de acordo com as características que apresentavam : chacal (esperteza noturna), gato (agilidade), carneiro (reprodução), jacaré (agilidade nos rios e pântanos), serpente (poder de ataque), águia (capacidade de voar), escaravelho (ligado a ressurreição).
A civilização egípcia destacou-se muito nas áreas de ciências. Desenvolveram conhecimentos importantes na área da matemática, usados na construção de pirâmides e templos. Na medicina, os procedimentos de mumificação, proporcionaram importantes conhecimentos sobre o funcionamento do corpo humano.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxTIqov8MclwPalH5l5UUkZ__hDQB-nNGXkblOARvwvd7j4N7gLNXq4gnatGfU5GzfD3Wg2hzbS-7H9W4tONjBGai287SgDDY_N9UkY5QP1e8vMSI9-fWMA1r8t4rtd-LB31xmtJAufTpC/s320/piramides-egito%5B1%5D.jpg
No campo da arquitetura podemos destacar a construção de templos, palácios e pirâmides. Estas construções eram financiadas e administradas pelo governo dos faraós. Grande parte delas eram erguidas com grandes blocos de pedra, utilizando mão de obra escrava. As pirâmides e a esfinge de Gizé são as construções mais conhecidas do Egito Antigo.

Atividades sobre o Egito Antigo.
1- Quem era venerado como um deus no Egito Antigo? 
2- Processo pelo qual corpo do falecido era tratado com diversos compostos químicos, geralmente sal, sódio e resinas, sendo depois envolvido em faixas de linho.
3- Característica dos egípcios que traduz a crença em vários deuses.
4- Que historiador imortalizou a frase: O Egito é uma dádiva do Rio Nilo.
5-  Nome da escrita utilizada pelos egípcios para registrar textos sagrados.
6-  Qual é o nome do deserto que está localizado no Egito e em outros países da África?
7- Conhecido como o deus chacal, sendo o juiz dos mortos e do submundo.
8- Das três pirâmides de Gizé, qual é a maior?
9- Quem ocupava a classe social mais inferior no Egito Antigo.
10- Qual era a classe social que vinha logo abaixo do faraó.
11- Pedra que permitiu a decifração da escrita hieroglífica, pois continha um mesmo texto em três idiomas diferentes.
12- Elemento responsável pela fertilização do solo às das margens do Rio Nilo depois do término da inundação.
13- Nome do mar onde o Rio Nilo deságua.
14- Grandes construções utilizadas para o sepultamento dos faraós do Egito Antigo.
15- Qual é o nome do faraó que detém o título de "Faraó Menino".
16- Deus egípcio responsável por julgar os mortos, sendo considerado um dos mais populares deuses do Egito Antigo.

1. Qual fator geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na antiguidade?
A - A presença do deserto do Saara que favoreceu o estabelecimento de aldeias na região.
B - A existência de uma densa floresta tropical no nordeste do continente africano.
C - A existência do rio Nilo que possibilitou a prática da agricultura em suas margens, a pesca e o uso de suas águas para diversas finalidades.
D - O clima subtropical e o alto índice pluviométrico (índice de chuvas) no território egípcio, favorecendo a agricultura na região.

2. Qual das alternativas abaixo apresenta características da sociedade do Egito Antigo?
A - O poder era concentrado nas mãos do faraó. A sociedade também era composta por sacerdotes, militares, escribas, comerciantes, artesãos, camponeses e escravos.
B - Os escribas tinham muito poder na sociedade egípcia, mais do que o faraó, pois sabiam ler e escrever. Os sacerdotes tinham pouca importância social, pois a religião não era muito valorizada pela sociedade egípcia.
C - A maior parte da sociedade era composta por escravos, que apesar de serem comercializados como mercadoria tinham vários direitos sociais. 
D - O faraó era eleito pelo povo egípcio para um mandato de 4 anos. Nas eleições egípcias todos podiam participar, menos os escravos e os camponeses.

3. Sobre a religião no Egito Antigo é falso afirmar que:
A - Os egípcios acreditavam na vida após a morte e, por isso, desenvolveram a técnica da mumificação.
B - Os egípcios não acreditavam na vida após a morte e seguiam uma religião monoteísta (crença na existência de apenas um deus).
C - Os egípcios acreditavam na existência de vários deuses (religião politeísta).
D - Na religião egípcia muitos animais eram considerados  sagrados, como, por exemplo, gato, jacaré, água, serpente, etc.

4. Na arquitetura do Egito Antigo podemos destacar as pirâmides. Qual era a principal função das pirâmides?
A - Serviam como residência dos faraós e toda nobreza, por isso eram grandes e luxuosas.
B - Para estocar a produção de grãos e guardar as riquezas do faraó e sua família.
C - Servir de templo religioso, pois nelas eram realizados os rituais egípcios.
D - Proteger e conservar o corpo do faraó mumificado e seus pertences pessoais para a vida após a morte.

5. Quais os principais legados deixados pela civilização egípcia para a humanidade?
A - Democracia, graças ao sistema político no Egito Antigo (sistema de eleições diretas).
B - Conhecimentos marítimos, em função da construção de grandes embarcações capazes de navegar por todos os oceanos.
C - Importantes técnicas de Mecânica, graças à criação de diversas máquinas movidas à vapor.
D - Conhecimentos na área da Medicina (graças à mumificação), desenvolvimento de técnicas de Arquitetura com uso da Matemática (graças à construção de pirâmides).

Sociedade
Faraó era considerado um deus vivo, com autoridade absoluta, apenas altos dirigentes e chefes de províncias podiam questionar algumas ordens do faraó. Abaixo do faraó a sociedade era dividida em dominantes e dominados.
Grupo dos dominantes
• Nobres: comandavam províncias ou principais postos do exército, os cargos eram hereditários.
• Sacerdotes: presidiam cerimônias religiosas e administravam os bens do templo, desfrutavam da enorme riqueza proveniente das oferendas.
• Escribas: funcionários públicos que cobravam impostos, fiscalizavam a economia, organizavam as leis... Todos sabiam ler, escrever e contar.
Grupo dos dominados
• Artesãos: trabalhadores urbanos como barbeiros, ferreiros, barqueiros, tecelões, carpinteiros... Muitos trabalhavam em construções e viviam quase sempre na pobreza.
• Felás: camponeses ou trabalhadores das obras públicas, transporte... Eram a grande maioria dos egípcios e viviam na miséria..
• Escravos: presos de guerra, trabalhavam nos serviços mais pesados como as pedreiras. Viviam precariamente, mas tinham alguns direitos, como casar com pessoas livres, possuir bens, testemunhar... (Alguns tinham altas colocações, inclusive alguns estavam entre os escribas).
Camponeses não tinham descanso mesmo durante as cheias, nesse período fabricavam e consertavam utensílios e, por vezes, eram chamados para as obras dos faraós.
Economia
Predomina o modo de produção asiático. Estado/Faraó é dono de toda a terra, controlando o trabalho agrícola. Além da agricultura, o Estado egípcio também controlava muitas outras atividades econômicas, por meio de seus funcionários, administrava as pedreiras, minas e construções. A maioria dos egípcios viviam em servidão, obrigados a sustentar elites com tributos, em bens (impostos) ou trabalho (corveia).
Principais atividades econômicas
• Agricultura: destaca-se o cultivo de trigo (pão), cevada (cerveja), linho (tecidos) e papiro (papel).
• Pecuária: criavam bois, asnos, carneiros, porcos e aves, após invasão dos hicsos começam a criar cavalos. Para a maioria da população carne era um luxo e só a consumiam em ocasiões especiais.
• Comércio exterior: exportação (trigo, tecidos de linho, cerâmica...) e importação (marfim, perfumes, peles...). Era de controle do Estado, que envia expedições para Palestina, Creta, Fenícia...
Cultura e Mentalidade
A vida no Egito era profundamente influenciada pela religião. Eles davam grande atenção aos deuses e aos mortos, Construindo templo e túmulos, como pirâmides, traziam de lugares longínquos pedras dura e metais preciosos. Mas eles moravam em casas de tijolo cru, modestas. Logo templos e túmulos resistiram e quase todas suas cidades desapareceram, restando apenas cacos de cerâmica.
Eram politeístas e suas cerimônias tanto podiam ser patrocinadas pelo Estado (oficial), como ser espontâneas (popular). Nas oficiais destacavam-se cultos a Amon-Rá (fusão de Rá, deus do sol e criador, e Amon deus de Tebas). Nas populares predomina três divindades: Osíris (deus da vegetação, natureza e mortos), Ísis (esposa e irmã de Osíris) e Hórus (deus do céu, filho de Osíris e Ísis). Faraós eram considerados descendentes de Hórus.
Acreditavam na vida após a morte, onde, ao morrerem, eram julgados por Osíris, podendo retornar a seus corpos se absolvidos, mas para isso precisavam que seus corpos fossem conservados, por isso a mumificação. Após mumificação os corpos eram enterrados nos sarcófagos com alimentos, roupas, jóias e um exemplar do Livro dos mortos (coleção de textos religiosos para serem recitados quando alma comparecesse ao Tribunal de Osíris).
Durante o novo império, o faraó Amenófis IV tentou instaurar o monoteísmo, instituindo o culto a Aton, simbolizado pelo disco solar. Tais reformas tinham fundo político, pois faraó desejava diminuir o poder dos sacerdotes, se tornando o supremo sacerdote. Mas, após sua morte, os antigos cultos foram retomados junto com o poder dos sacerdotes.
Escrita: hieróglifos e papiro
Hieróglifos (palavra de origem egípcia, significava sinais sagrados) eram sinais que simbolizavam objetos concretos e aos poucos foram tomando sentido convencional, expressando idéias abstratas. Foi o francês, Jean-François Champolion, que, em 1822, decifrou a escrita egípcia através da Pedra da Roseta, que possuía inscrições egípcias traduzidas para o grego. Registros eram feito em pedra, madeira ou papiro (papel fabricado a partir de planta do mesmo nome).
Arquitetura: túmulos monumentais
• Mastabas: túmulos, normalmente em trapezoide, que possuíam câmara subterrânea onde ficavam os corpos.
• Hipogeus: túmulos subterrâneos, com vários compartimentos, geralmente feitos nos barrancos do Nilo.
• Pirâmides: grandes túmulos dos faraós. Constituídos, internamente, por labirintos para evitar saques e uma câmara secreta onde ficava o sarcófago do faraó. Esse túmulo pressupõe avançados conhecimentos de matemática e engenharia.
Na Região de Gizé encontram-se as pirâmides de Queóps, Quéfren e Miquerinos, que são as mais monumentais. Para suas construções foram usados blocos de pedras calcárias. Calcula-se que a pirâmide de Queóps tem 150m de altura e foram empregados mais de dois milhões de blocos de pedra.
A descoberta do túmulo de Tutancâmon, que morreu com 19 anos (1352aC), é tida como principal achado arqueológico do séc.XX. Primeiro tumulo de faraó inviolado por ladrões. Nesse tumulo havia riquezas historicamente incalculáveis e o ouro nela presente pesava quase uma tonelada.
Arte: pintura e escultura com finalidade religiosa
A pintura e a escultura eram influenciadas diretamente pela religião.
Ciências: soluções para problemas práticos e concretos
Egípcios não eram muito filosóficos, desenvolveram o seu saber para resolução de problemas práticos como construção, enfermidades, contabilidade e estações agrícolas.
• Química: manipulação de substâncias químicas surgiu no Egito e deu origem á fabricação de remédios e composições. Palavra química vem de kemi, terra negra, do egípcio.
• Matemática: foi desenvolvida devido as transações comerciais e a necessidade de padronização de pesos e medidas. Desenvolveram a álgebra e a geometria.
• Astronomia: orientava a navegação e atividades agrícolas. Também desenvolveram a Astrologia.
• Medicina: devido ao respeito pelos mortos, cadáveres não eram dissecados, mas mumificação permitia tais estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário