quinta-feira, 4 de abril de 2013

República Velha
01 - (UFMS/2009)
Sobre acontecimentos que marcaram a vida política e cultural brasileira, na terceira década do século XX, analise as afirmativas abaixo e assinale a(s) correta(s).

01. Fundação, em 1922, do Partido Comunista Brasileiro, cujo conteúdo programático previa, entre outros aspectos, o reconhecimento diplomático da União Soviética, o combate ao imperialismo, a reforma agrária e a derrubada das oligarquias.
02. Eclosão da chamada Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha e que constituiu um movimento relacionado às rupturas políticas internas das grandes oligarquias e à insatisfação das camadas médias urbanas com as práticas políticas até então vigentes.
04. Implantação do Estado Novo que, através de uma ditadura militar personificada na figura de Getúlio Vargas, eliminou definitivamente da cena política nacional a hegemonia das oligarquias cafeeiras de São Paulo e estancieiras do Rio Grande do Sul
08. Emergência, em 1922, do movimento tenentista que, entre outras medidas, pregava a moralização da vida pública, através da implantação da ditadura do proletariado, o fim do latifúndio, através de uma reforma agrária radical, a defesa do capital nacional e a adoção do voto secreto.
16. Ocorrência da Semana de Arte Moderna de 1922, evento que teve, entre seus expoentes, os escritores Mario de Andrade e Osvald de Andrade, a pintora Tarsila do Amaral e o compositor Heitor Villa-Lobos, os quais condenavam a simples ingestão de modismos estrangeiros, em detrimento de uma assimilação antropofágica das estéticas internacionais a serem mescladas aos elementos da cultura nacional, para originar uma arte vinculada à realidade brasileira.

02 - (UFOP MG/2009)
A “política de salvação”, adotada na República Velha, durante a Presidência de Hermes da Fonseca (1910-1914), caracterizou-se:

a) pela manutenção dos preços do café a partir da compra do produto pelo Governo Brasileiro.
b) pelo processo de intervenções militares em vários estados brasileiros derrubando as oligarquias locais e estabelecendo a centralização política.
c) pelo desenvolvimento da indústria de base a fim de reverter a crise do mercado interno desencadeada pelo crash da Bolsa de Nova Iorque.
d) por sucessivas marchas, lideradas por mulheres das classes médias, com o objetivo de deter o avanço do comunismo no Brasil.

03 - (FMJ SP/2009)
Leia as afirmativas a seguir.

I. O período da República Velha no Brasil (1889-1930) foi marcado pela criação de um sistema chamado de “café–com-leite” em que representantes dos estados de São Paulo – o mais rico – e Minas Gerais – o mais populoso – se alternavam na presidência da república.
II. As críticas e manifestações contra esse sistema se avolumaram na década de 1920, quando ocorreu uma série de tentativas de golpes de estado lideradas pela classe média urbana de São Paulo com a adesão dos altos oficiais do exército.
III. A quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, lançou o mundo numa crise e afetou profundamente a economia brasileira pela brusca queda do preço do café no mercado internacional, atingindo a base financeira da República Velha.
IV. Mais do que a transferência de poder político, a Revolução de 30 deu início à transição de um modelo econômico agro-exportador para outro, baseado na indústria.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e II.
b) I, II e III.
c) I, III e IV.
d) II e IV.
e) III e IV.

04 - (UECE/2008)
“A década de 1920 terminou presenciando uma das poucas campanhas eleitorais da Primeira República em que houve autêntica competição para o cargo da Presidência”.
FONTE: CARVALHO, José Murilo. Marco Divisório. In
Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de
Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, pp.89-126.

Assinale a alternativa que contém os nomes dos dois candidatos que disputaram a Presidência da República, na ocasião.
a) Washington Luis e Getúlio Vargas.
b) Washington Luis e Júlio Prestes.
c) Hermes da Fonseca e Getulio Vargas.
d) Getúlio Vargas e Júlio Prestes.

05 - (UFPEL RS/2008)
Manifesto de Luís Carlos Prestes (maio/1930) :
“[...] Mais uma vez os verdadeiros interesses populares foram sacrificados vilmente, mistificado todo o povo, por uma campanha aparentemente democrática, mas que, no fundo, não era mais do que a luta entre os interesses contrários de duas correntes oligárquicas, apoiadas e estimuladas pelos dois grandes imperialismos que nos escravizam e aos quais os politiqueiros brasileiros entregam, de pés e mãos atados, toda a Nação.
Fazendo tais afirmações, não posso, no entanto, deixar de reconhecer entre os elementos da Aliança Liberal grande número de revolucionários sinceros, com os quais creio poder continuar a contar na luta franca e decidida que ora proponho contra todos os opressores.
[...]
Contra as duas vigas mestres que sustentam economicamente os atuais oligarcas, precisam, pois, ser dirigidos os nossos golpes – a grande propriedade territorial e o imperialismo anglo-americano. Essas, as duas causas fundamentais da opressão política em que vivemos e das crises econômicas em que nos debatemos.
[...]
O governo dos coronéis, chefes políticos, donos da terra, só pode ser o que aí temos: opressão política e exploração não positiva”.
In: TÁVORA, Juarez. Memórias: uma vida e muitas lutas. Rio de
Janeiro: Ed. José Olímpio, 1973.

De acordo com o texto e com seus conhecimentos, é correto afirmar que o Manifesto se posiciona
a) a favor de uma república comunista, nos moldes da soviética, e, para tanto, apóia a Aliança Liberal, que ganhou as eleições de 1930.
b) contra a Aliança Liberal, por ela manter os privilégios oligárquicos associados ao imperialismo anglo-americano, defendendo a idéia de uma revolução popular no Brasil.
c) contrário à Aliança Liberal, mantenedora da estrutura oligárquica de poder, ao defender, entre outros pontos, o “voto de cabresto” e o livre comércio externo.
d) de forma neutra, uma vez que havia, na formação da Aliança Liberal, os Partidos Republicanos Paulista, Rio-grandense e Mineiro, representantes da política do “café-com-leite”.
e) em prol da Aliança Liberal como meio para os trabalhadores urbanos e rurais chegarem ao poder, seguindo o modelo do comunismo pregado por Mao-Tsé-Tung, quando da realização da “Longa Marcha”.
f) I.R.

06 - (CEFET PR/2008)
No Brasil, a primeira corrida presidencial disputada de fato foi conduzida por Rui Barbosa por ocasião das eleições presidenciais de 1910, em oposição à candidatura do marechal Hermes da Fonseca. Esse episódio ficou conhecido por Campanha:

a) Queremista.
b) dos Governadores.
c) Civilista.
d) “Águia de Haia”.
e) “50 anos em 5”.

07 - (ESPM/2007)
Num momento em que o Estado republicano oligárquico já apresentava sintomas de declínio o problema criado pela sucessão, até então dividida entre São Paulo e Minas Gerais, desencadeou o fim do regime.
(Leonel Itaussu. História do Brasil)

Considerando que as atuais circunstâncias do país exige de todos o sacrifício das suas comodidades e interesses, em favor da defesa da causa pública, resolveram os abaixo-assinados fundar um partido ao qual denominaram Partido Democrático, nome assaz significativo por inculcar o seu principal objetivo, de obter para o povo o livre exercício da soberania e da escolha de seus representantes.
(“Manifesto à Nação”. In Edgar Carone. A Primeira República 1889-1930)

Os textos apresentam o cenário vivido pelo Brasil quando da disputa à sucessão do presidente Washington Luís. Quanto ao envolvimento do Partido Democrático nesta eleição, aponte a alternativa que demonstre qual era a composição do Partido Democrático (PD) e qual foi a sua posição na eleição:
a) O PD era composto por membros da aristocracia cafeeira e apoiou a candidatura de Júlio Prestes.
b) O PD era formado por dissidentes do Partido Republicano Paulista (PRP) e apoiou o candidato da Aliança Liberal.
c) O PD era composto exclusivamente por membros da classe média e seguiu a atitude de Luís Carlos Prestes que se recusou a apoiar algum candidato.
d) O PD surgiu como um movimento operário e seguiu as posições defendidas pelo Partido Comunista.
e) O PD contava com intensa influência de militares e a exemplo dos tenentistas apoiou a candidatura de Júlio Prestes, candidato lançado pelo governo.

08 - (UNIOESTE PR/2007)
Alguns compositores populares expressaram, através das letras de suas músicas, posicionamentos sobre a situação vivida pelo Brasil em determinadas épocas. Leia os versos seguintes, da moda de viola Situação encrencada, composta em abril de 1930 por Cornélio Pires: “Tomara que chega logo/O tempo da inleição/ Pra ver se assim acaba/ Esse grande baruião (...) Acabou o movimento/ Até lá pra Noroeste/ Povo todo tão gritando/ A curpa é do Júlio Preste, ai/ Quase todo fazendeiro/ Andava de Chevrolet/ Já tão andando a cavalo/ Com a baixa do café/ Aqueles grande banqueiro/ Cheio da libra estrelina/ Encostou o carro de lado/ Por farta da gasolina, ai/ Por farta da gasolina/ (...) Valeime Nossa Senhora/ Tem dó desse pessoar/ Se o café não defender/ O povo vai passar mar (...) Mas depois da inleição/ Nós podemos ser feliz/ Deixar o Getúlio Varga/ No lugar do Washington Luis / Por todo lado que eu ando/ Os voto são todo iguar/ Pelo jeito que se fala/ Todo mundo é liberar, ai”.
Sobre as questões e o período abordado, considere as seguintes afirmações:

I. O autor faz referência às sucessivas quedas nos preços do café, pela elevada produção e pela forte concorrência no mercado internacional, ocorridas no final da década de 1920.
II. A questão social era considerada “caso de polícia”, na medida em que os interesses dos cafeicultores eram equiparados aos interesses da nação.
III. A chamada “política do café com leite” vinha revezando na Presidência do país a oligarquia paulista e a mineira, até que o então presidente Washington Luís insistiu na indicação do paulista Júlio Prestes em detrimento do mineiro Antônio Carlos, gerando um problema sucessório que levou à sua derrubada do poder.
IV. Nas eleições realizadas, o processo sucessório foi tranqüilo, tendo Júlio Prestes ocupado o poder de 1930 a 1945.

Assinale a alternativa que enumera as afirmações corretas:
a) Apenas as afirmações I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmações II e III estão corretas.
c) Apenas as afirmações I, III e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmações I , II e III estão corretas.
e) Apenas as afirmações II e III e IV estão corretas.

09 - (UEM PR/2006)
"A década de 1920 foi marcada pela instabilidade política. Até então, a governabilidade do país era garantida por um pacto entre as elites agrárias (as oligarquias). Este pacto se expressava na política dos governadores, na aliança café-com-leite, no coronelismo e na dominação regional das oligarquias."
(ARRUDA, J. J. de A. & PILETTI, N. Toda
História: História Geral e do Brasil. São Paulo:
Ática, 2002. p. 355.)

A respeito da História do Brasil da década de 1920, assinale a alternativa incorreta.
a) No ano de 1922, a guarnição militar do Forte de Copacabana se rebelou, exigindo a renúncia do presidente Artur Bernardes. O levante foi derrotado, e o episódio ficou conhecido como "Os Dezoito do Forte de Copacabana".
b) Constituído por jovens tenentes e capitães, o Tenentismo foi um movimento de enfrentamento ao governo federal, exigindo mudanças políticas como voto secreto e reforma do ensino.
c) Na década de 1920, o café continuava sendo um dos principais sustentáculos da economia brasileira, e, no meado da década, o Brasil já era responsável por 3/5 da produção mundial.
d) O descontentamento de vários segmentos sociais com a situação vivida no Brasil durante a década de 1920 culminou na chamada Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder.
e) A década de 1920 foi marcada também pela primeira eleição brasileira em que o Partido Comunista elegeu uma grande bancada na Câmara Federal.

GABARITO:

1) Gab: 19

2) Gab: B

3) Gab: C

4) Gab: D

5) Gab: B

6) Gab: C

7) Gab: B

8) Gab: D

9) Gab: E

Nenhum comentário:

Postar um comentário