1. (Pucpr) Leia o texto a seguir e extraia a ideia
central:
(Trecho
da "Declaração de Independência dos Estados Unidos da América",
Ministro das Relações Exteriores, EUA.)
A ideia central do texto é:
a) A forma de governo estabelecida pelo povo deve ser
preservada a qualquer preço.
b) A realização dos direitos naturais independem da
forma, dos princípios e da organização do governo.
c) Cabe ao povo determinar as regras sob as quais será
governado.
d) Todos os homens têm direitos e deveres.
e) Cabe aos homens-governo estabelecer
as regras para o povo.
2. (Cesgranrio) No século XVIII, a revogação da Lei do
Selo causou grande tristeza aos políticos ingleses, o que, entretanto,
contrastava com a alegre movimentação dos trabalhadores na beira do cais, em
decorrência da reabertura dos armazéns de manufaturados e da partida para a
América de inúmeros navios carregados de mercadorias.
Assinale a opção que explica corretamente a
"tristeza" dos políticos com a revogação da Lei do Selo.
a) A revogação da Lei do Selo representou um golpe nas
pretensões inglesas de arrecadação, mediante impostos, nas colônias americanas.
b) A revogação da Lei do Selo significou a vitória dos
norte-americanos que, assim, não mais precisariam pagar impostos sobre o chá, o
ferro e o açúcar.
c) A pressão popular sobre o Parlamento aumentou, já que,
com a revogação da Lei do Selo, do Chá e do Açúcar, os membros das Câmaras dos
Lordes e dos Comuns voltaram a ficar submetidos ao rei inglês.
d) Em meados do século XVIII, a metrópole inglesa perdeu
cerca da metade de seu mercado consumidor de manufaturas, face ao crescimento
da produção colonial.
e) As Treze Colônias criaram
impedimentos à atuação inglesa no continente americano, delimitando a ação da
metrópole exclusivamente às áreas de plantation do sul.
3. (Fatec) A Lei do Açúcar (1764), a Lei do Selo (1765) e
a Lei Townshend (1767) representaram, quando implementadas, para
a) os EUA, um estopim à declaração de guerra à França,
aliada, incondicionalmente, aos interesses ingleses.
b) a França e a Inglaterra, formas de arrecadação e
controle sobre o Quebec e sobre as Treze Colônias.
c) os EUA, uma excepcional oportunidade, pela cobrança
destes impostos, à ampliação de seus mercados interno e externo.
d) as Treze Colônias, uma medida tributária que
possibilitou a expansão dos negócios da burguesia de Boston na Europa,
marcando, assim, o início da importância dos EUA no cenário mundial.
e) a Inglaterra, uma alternativa para
um maior controle sobre as Treze Colônias, e, também, uma medida tributária que
permitisse saldar as dívidas contraídas na guerra com a França.
4. (FGV) Uma forma de arrecadação de imposto e de censura
foi imposta pela metrópole inglesa aos colonos das Treze Colônias, em 1765,
através da(s):
a) leis denominadas, pelos colonos, intoleráveis;
b) Lei do Selo;
c) Lei Townshend;
d) criação de um tribunal metropolitano de averiguação de
preços e documentos na colônia.
e) permissão de circulação exclusiva
de jornais ingleses metropolitanos.
5. (FUVEST) "O puritanismo era uma teoria política
quase tanto quanto uma doutrina religiosa. Por isso, mal tinham desembarcado
naquela costa inóspita, (...) o primeiro cuidado dos imigrantes (puritanos) foi
o de se organizar em sociedade".
Esta passagem de A DEMOCRACIA NA AMÉRICA, de A. de
Tocqueville, diz respeito à tentativa:
a) malograda dos puritanos franceses de fundarem no
Brasil uma nova sociedade, a chamada França Antártida.
b) malograda dos puritanos franceses de fundarem uma nova
sociedade no Canadá.
c) bem sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma
nova sociedade no Sul dos Estados Unidos.
d) bem sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma
nova sociedade no Norte dos Estados Unidos, na chamada Nova Inglaterra.
e) bem sucedida dos puritanos
ingleses, responsáveis pela criação de todas as colônias inglesas na América.
6. (FUVEST) Pode-se dizer que o ponto de partida do
conflito, entre as colônias inglesas da América do Norte e a Inglaterra, que
levou à criação dos Estados Unidos em 1776, girou em torno da reivindicação de
um princípio e de uma prática que tinham uma longa tradição no Parlamento
britânico. Trata-se do princípio e da prática conhecidos como:
a) um homem, um voto (one man, one vote);
b) nenhuma tributação sem representação (no taxation
without representation);
c) Declaração dos Direitos (Bill of Rights);
d) equilíbrio entre os poderes (checks and balances);
e) liberdade de religião e de culto
(freedom of religion and worship).
7. (Mackenzie) Cremos, como verdades evidentes por si
próprias, que todos os homens nasceram iguais e que receberam do seu Criador
alguns direitos inalienáveis [que seria injusto retirar], como a vida, a
liberdade e a busca da felicidade.
Thomas
Jefferson
O fragmento de texto acima integra um importante
documento da História da humanidade, e inspirou muitos combates pela liberdade
na Europa e nas Américas. Esse documento é,
a) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
b) A Declaração das Nações Unidas.
c) A Doutrina Monroe.
d) A Declaração de Independência dos E.U.A.
e) A Declaração de Libertação dos
Escravos.
8. (Mackenzie) Assim como nos governos absolutos o rei é
a lei, nos países livres, a lei deve ser o rei; e não existirá outro (Thomas Paine).
Considero o povo que constitui a sociedade ou nação como
a fonte de toda autoridade (...) sendo livre para conduzir seus interesses
comuns através de quaisquer órgãos que julgue adequados (...) (Thomas Jefferson).
A Independência das Treze Colônias Inglesas da América
significou:
a) o primeiro grande indicador histórico da ruína do
Antigo Regime.
b) o fim da Era das Revoluções.
c) a superação do capitalismo monopolista.
d) a consolidação econômica da política mercantilista.
e) o desdobramento natural da Doutrina
Monroe e do Destino Manifesto.
9. (Puccamp) Primeira colônia americana a se tornar
independente, em 4 de julho de 1776, os Estados Unidos assumiram no século XIX
a) uma posição estimulante aos movimentos
revolucionários, contestando as estruturas tradicionais do poder vigente em
grande parte da Europa.
b) uma intransigente defesa da intervenção do Estado nas
atividades econômicas, visando a controlar os abusos da burguesia.
c) a identificação do Estado com a religião puritana, que
seria obrigatória a todos os cidadãos.
d) dentro do continente americano, uma política
imperialista, impondo seus interesses econômicos às demais nações.
e) uma política de expansão colonial
em direção à África e à Oceania.
10. (Pucsp) Sobre a independência dos Estados Unidos,
podemos afirmar que
a) envolveu um conflito armado entre Inglaterra e França,
a Guerra dos Sete Anos (1756-1763), e chegou ao fim com a conquista do Oeste,
na metade do século XIX.
b) contou com mobilizações e ações armadas contra a
cobrança de taxas e impostos, como a "Festa do Chá de Boston" (1773),
e completou-se com a presidência de Abraham Lincoln.
c) iniciou-se sob influência da Revolução Francesa (1789)
e das independências nas Américas Portuguesa e Espanhola, lideradas,
respectivamente, por D. Pedro I e Simón Bolívar.
d) resultou da união das colônias inglesas nos Congressos
da Filadélfia (1774 e 1775) e da influência das ideias de Maquiavel e de
Hobbes, defensores do Estado republicano forte.
e) sofreu influência do pensamento
iluminista francês e a declaração de independência (1776), redigida por Thomas
Jefferson, antecedeu a obtenção da autonomia, conquistada por via militar.
11. (UFES) A Declaração de Independência das 13 Colônias
Inglesas da América do Norte, em 4 de julho de 1776, da qual Thomas Jefferson
foi relator, consagrou, em seu texto, o princípio do (a)
a) direito de reação à tirania, inspirado em Locke.
b) negação do contrato social, nos termos expostos por
Rousseau.
c) separação da Igreja do Estado, conforme o pensamento
de Mably.
d) ilustração monárquica, defendido por Diderot.
e) utilitarismo, preconizado por
Benthan, Mill e William James.
12. (Uff) "Consideramos evidentes as seguintes
verdades: que todos os homens foram criados iguais; que receberam de seu
Criador certos direitos inalienáveis; que entre eles estão os direitos à vida,
à liberdade e à busca da felicidade."
(Declaração
de Independência dos Estados Unidos da América, 2 de julho de 1776.)
Esta passagem denota
a) o desejo do Congresso Continental de delegados das
Treze Colônias no sentido de empreender reformas profundas na sociedade do novo
país.
b) a utilização de categorias do Direito Natural
Racional, no contexto das ideias do Iluminismo.
c) que o Congresso Continental, apesar de rebelde à Inglaterra,
permanecia fiel ao ideário do absolutismo, pois deste emanavam os ideais que
defendia.
d) influência das reformas empreendidas no século XVIII
pelos chamados "déspotas esclarecidos" da Europa.
e) que os delegados das Treze Colônias
tinham uma concepção ingênua e equivocada das sociedades humanas.
13. (Uff) Os processos de ocupação do território
americano do Norte simbolizam, para muitos historiadores, a presença do ideário
europeu no Novo Mundo. Os pioneiros ingleses do Mayflower construíram uma
sociedade baseada na justiça e no cumprimento dos valores religiosos e morais
protestantes. Essa base fundadora teve papel essencial na formação dos Estados
Unidos da América.
Assinale a opção que contém a relação correta entre a
fundação e a formação dos Estados Unidos.
a) A Revolução Americana de 1776 representou, nos Estados
Unidos, a presença dos valores da Revolução Francesa, mostrando como os
americanos estavam sintonizados com a Europa e não queriam se separar da
Inglaterra.
b) A Revolução Americana de 1776 foi o episódio que
representou, de forma mais cabal, a presença da tradição dos primeiros colonos,
através do sentido de liberdade e da ideia de "destino manifesto".
c) A Revolução Americana de 1776 apresentou valores que
eram oriundos das culturas indígenas da região americana e por isso garantiu a
expressão radical de liberdade, na revolução.
d) A revolução de 1776 foi um episódio isolado na
história dos Estados Unidos, pois fundamentou-se em valores de unidade que não
foram capazes de fazer dos Estados Unidos um país americano.
e) A Revolução Americana de 1776 foi
apenas um ensaio do que ocorreria no século XIX nos Estados Unidos, por isso,
podemos pensá-la como um apêndice da Guerra de Secessão, esta sim, vinculada à
Revolução Francesa.
14. (PUCRS) Ao longo do século XIX, após o processo das
independências políticas, os países latino-americanos assumem novas funções na
economia mundial, as quais se articulam, externa e internamente, a partir de um
novo "Pacto Colonial" com os países centrais. A estruturação interna
desse novo "Pacto Colonial", de modo geral NÃO apresentava como
característica
a) a importação em larga escala de produtos
industrializados.
b) os "déficits" crônicos na balança comercial.
c) o endividamento do setor público.
d) a adoção planejada de medidas protecionistas para o
setor industrial.
e) as concessões para grupos estrangeiros nos setores de
mineração, transporte e energia.
15. (UFPB) Sobre o processo de Independência dos Estados
Unidos, é correto afirmar que
a) as leis do Parlamento inglês, reforçando o controle
comercial-tributário da metrópole, contribuíram para convencer os colonos da
necessidade de separação.
b) a situação das colônias americanas tornou-se muito
difícil quando a monarquia francesa resolveu dar apoio militar ao reino inglês.
c) os colonos perceberam a inevitabilidade da
independência logo que realizaram o Primeiro Congresso Continental de
Filadélfia.
d) as ideias liberais de John Locke inspiraram o
pensamento de Jefferson e outros líderes, mas pouco influenciaram a Declaração
da Independência.
e) os colonos encontraram no
Iluminismo o suporte ideológico para defenderem a igualdade social e recusarem
qualquer influência religiosa.
16. (FGV) As disputas entre França e Inglaterra
mantiveram-se fora do continente europeu. A Guerra dos Sete Anos (1756-1763) é
um desses momentos que teve por origem a(s):
a) áreas na América do Norte, principalmente a leste do
Mississipi.
b) áreas na América do Sul - as Guianas;
c) intolerância religiosa praticada pelos colonos
ingleses;
d) autonomia das Treze Colônias Inglesas não reconhecida
pela França;
e) solução para o impasse do trono irlandês sob tutela de
Elizabeth I desde a morte de Mary Stuart desaprovada pelo governo francês;
17. (Unifesp) O que queremos dizer com a Revolução? A
guerra? Isso não foi parte da Revolução; foi apenas um efeito e consequência
dela. A Revolução estava nas mentes das pessoas e foi levada a cabo de 1760 a
1775, no curso de quinze anos, antes que uma gota de sangue fosse derramada em
Lexington.
(John
Adams para Jefferson, 1815.)
O texto
a) considera que a Independência dos Estados Unidos se
fez sem ideias.
b) confirma que a guerra entre os Estados Unidos e a
Inglaterra foi uma revolução.
c) sustenta que na Independência dos Estados Unidos não
houve ruptura.
d) defende que a criação dos Estados Unidos foi precedida
de uma revolução.
e) demonstra que os norte-americanos
não aceitaram as concessões inglesas.
18. (Unirio) O processo de independência das 13 colônias
da América do Norte, que culminou com a Declaração de Independência em 1776,
relaciona-se à:
a) adoção de uma política liberal pelo Parlamento Inglês,
que favoreceu o desenvolvimento colonial ao encerrar o monopólio comercial da
Companhia das Índias Orientais sobre a venda do chá (1773).
b) intensificação do controle sobre as colônias da
América do Norte, devido à crise econômica inglesa ao final da Guerra dos Sete
Anos (1756-63).
c) proibição da cobrança do "imposto do selo",
decretada pela Inglaterra, o que extinguiu a principal fonte de renda do
governo colonial americano (1763).
d) sublevação dos colonos, frente às decisões do Primeiro
Congresso Continental de Filadélfia, que reforçava o controle político da
metrópole inglesa sobre as 13 colônias (1774).
e) intervenção militar na luta pela
independência e ao auxílio econômico fornecido por outras colônias americanas,
tais como o México e o Canadá, que expulsaram os ingleses do território
americano após a Declaração de Independência (1776).
19. (FGV) A conquista colonial inglesa resultou no
estabelecimento de três áreas com características diversas na América do Norte.
Com relação às chamadas "colônias do sul" é
correto afirmar:
a) Baseava-se, sobretudo, na economia familiar e
desenvolveu uma ampla rede de relações comerciais com as colônias do Norte e
com o Caribe.
b) Baseava-se numa forma de servidão temporária que
submetia os colonos pobres a um conjunto de obrigações em relação aos grandes
proprietários de terras.
c) Baseava-se numa economia escravista voltada
principalmente para o mercado externo de produtos, como o tabaco e o algodão.
d) Consolidou-se como o primeiro grande pólo industrial
da América com a transferência de diversos produtores de tecidos vindos da
região de Manchester.
e) Caracterizou-se pelo emprego de
mão-de-obra assalariada e pela presença da grande propriedade agrícola monocultora.
20. (UNESP) As transformações na Europa Ocidental do
Século XVIII produziram e propagaram novas ideias econômicas, sociais,
políticas e culturais. Esse contexto
serviu de pano de fundo para a crise do antigo sistema colonial. O processo de libertação das Treze Colônias
Inglesas repercutiu como sopro revolucionário.
E, no decurso da desagregação do Império Espanhol na América, os
criollos rebelaram-se contra:
a) as rivalidades franco-inglesas.
b) a ideologia nacionalista assumida pela burguesia europeia.
c) o liberalismo econômico.
d) a igualdade de todos perante a lei.
e) as restrições mercantilistas.
9.D 10.E 11.A 12.B 13.B 14.D 15.A 16.A
17.D 18.B 19.C 20.E
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