domingo, 31 de março de 2013


HISTÓRIA DA CIDADE DE PEDRA BRANCA – PARAÍBA

Inicialmente quando Pedra Branca pertencia ao município de Itaporanga, era conhecida como sítio Pedra do Fumo, uma vez que neste sítio os encontros dos viajantes da época eram marcados numa pedra na qual existia um pé de fumo.
Os primeiros habitantes deste sítio foram Adauto Oliveira e Silva, Petronilo Epaminondas de Sousa, Raimundo Epaminondas de Sousa, Antônio Araújo Sobrinho, Laura de Sousa Oliveira, Joaquim Oliveira e Silva, Laurindo Gomes e Cândido Gambarra. As primeiras casas a serem construídas pertenciam à família do senhor Raimundo de Araújo, em seguida o senhor Antônio Araújo Sobrinho e depois Joaquim Oliveira e Silva também construíram suas casas.
O povoado Pedra do Fumo surgiu graças à iniciativa do senhor Adauto Oliveira e Silva, que buscando realizar o sonho de Solidônio Leite, idealizou a construção de uma capela, que por sugestão de Laura de Sousa Oliveira foi escolhida Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como padroeira, e no dia 20 de Junho de 1954 foi colocada a primeira pedra de edificação da capela e o Cônego Manoel Firmino celebrou a primeira missa, na qual estavam presentes Manoel Vigó e família, Francisco de Sousa Carvalho e família, Joaquim Sousa e família, Manoel Claudino e família, Laurindo Gomes e família, Joaquim França e família, Antonio Cândido e família, Quintino Jó e família, Pedro Manoel Neto e família, José de Sousa e família, Luiz de Sousa Oliveira e família, Petronilo Epaminondas e família, Irineu Teódulo e família, Arquimedes Teódulo e família, Manoel Mossoró e família, Sebastião Rodrigues e família, Deputado Balduino Minervino de Carvalho e família, Praxedes Pitanga e família, Emílio Lima e família, Agenor Campos e família, entre outros. Em 02 de Agosto de 1954 começaram a realizar feiras livres nos dias de domingo, no local onde hoje se encontra à Avenida Cônego Manoel Firmino; nestas feiras comercializavam tecidos, ferramentas, frutas, doces e vários outros produtos. O primeiro comerciante filho da terra foi o senhor Cícero de Sousa Neto, e entre os que vinham de outras localidades estavam os senhores Antônio Alvarenga, José Conserva, Paulo Costa, Milton Neves, Maçal Dantas, João galinheiro e João Querubino. Por ocasião da realização destas feiras o povoado começou a se desenvolver e novas residências e casas comerciais foram construídas. Sendo a primeira panificadora pertencente ao senhor João Batista.
Sobre a educação, a Escola Eliminar Rural Mista foi a primeira a funcionar no sítio Pedra do Fumo, na residência do senhor Antônio de Sousa Oliveira, tendo como primeira professora à senhora Tertuliana Gomes da Silva, que em seguida por motivo de sua transferência para Diamante foi substituída pela professora Laura de Sousa Oliveira.
Com o passar dos anos e o crescimento do povoado, em 19 de dezembro de 1959, através da Lei 2.209, foi elevado a distrito, através do projeto do Deputado Estadual Balduíno Minervino de Carvalho, posteriormente, por ocasião da visita de Frei Damião de Bozzano, foi solicitado, por este último, a mudança do nome de Pedra do Fumo para Pedra Branca, sendo a proposta aceita por unanimidade.
Em 30 de março de 1964 ocorreu a emancipação política, através da Lei Nº 3.152, com a modificação do nome de Pedra do Fumo para Pedra Branca.



PedraBrancaNews com Prefeitura Municipal de Pedra Branca

Nenhum comentário:

Postar um comentário