sexta-feira, 29 de março de 2013


Capitalismo, Socialismo e Comunismo

O capitalismo, socialismo e comunismo são ideologias diferentes que visam o bem comum entre as pessoas presentes na sociedade.
 
mapa mundi com bandeirasOs sistemas sociais, políticos e econômicos existentes no mundo deixam pessoas com muitas dúvidas. Muitas delas não sabem diferenciar o que é o capitalismo , socialismo e o comunismo  , justamente por se tratar de palavras que são muito parecidas. Embora muito parecidas, esses sistemas representam diferentes causas e diferentes soluções perante a sociedade. Enquanto alguns são sistemas e modelos econômicos, outro é uma ideologia política que modificou extremamente a ideologia mundial. Saiba aqui, o que é capitalismo, socialismo e comunismo como estes sistemas surgiram e quais são seus principais objetivos no mundo antigo e atual.

Capitalismo

O capitalismo é o mais comum sistema econômico do mundo. Consiste na distribuição de produtos de propriedade privada, ou seja, venda de produtos produzidos em fábricas ou empresas privadas. O termo “capitalismo” foi criado no final do século XIX por socialistas e anarquistas importantes da época como Karl Marx, Proudhon e Sombart para denominar o sistema econômico dominante na época e que perdura até os tempos atuais. Muitos acreditam que o capitalismo é um sistema existente onde todos os meios de produção são de propriedades privadas, outros acreditam apenas que é um sistema onde a maioria dos produtos produzidos é de propriedade privada, enquanto outros acreditam que existe um sistema de economia mista, com tendências fortes ao capitalismo. A característica principal do capitalismo é o controle de produção, propaganda e venda sobre o produto fabricado, uma vez que é de propriedade particular e será vendido.
capitalismo

Socialismo

O socialismo pode ser definido como uma teoria de organização econômica que engloba vários fatores tais como administração, propriedade pública, meios de produção e distribuição dos produtos para a sociedade. Surgiu no fim do século VXIII originada a partir dos movimentos políticos realizados pela classe dos trabalhadores que se viam injustiçados com os efeitos produzidos pela industrialização e da propriedade privada. Os seus criadores, Friedrich Engels e Henri de Saint Simon defendem a tese de que deveria existir uma sociedade que distribua os bens produzidos igualmente entre a população, eliminando totalmente os resquícios da anarquia dentro do capitalismo. Isto poderia ser explicado na base dos estudos do socialismo, que diz que a riqueza e o poder devem ser distribuídos de acordo com a quantidade de trabalho que foi exercido na produção de algo. Os socialistas defendem também, a tese de que o capitalismo concentra as suas riquezas na mão de seus proprietários, delimitando assim o poder do povo trabalhador, impedindo assim o funcionamento de uma sociedade justa e sem exploração.
socialismo

Comunismo

O comunismo, diferente das ideologias anteriores, não foca seus objetivos somente na economia, mas principalmente na política. Conhecida como a política da sociedade igualitária, o comunismo defende a ideia de que deve existir uma sociedade igualitária, onde todas as propriedades são um bem comum (dividido entre todos) e todos os meios de produção devem ser controlados, a fim de que nenhum ser humano seja prejudicado, pois todos possuem a mesma quantidade de bens e poder perante o comunismo.
comunismo
Apesar de essas ideologias serem diferentes, elas partem de um princípio único e comum: o povo e os bens pertencentes a ele, que sofre com as injustiças praticadas em muitos governos de muitos países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário