segunda-feira, 18 de março de 2013


Material para  6º Ano. Para xerocar  Chirley. Severo
MESOPOTÂMIA.
A palavra mesopotâmia tem origem grega e significa "terra entre rios". Essa região localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque. Esta civilização é considerada uma das mais antigas da história.
RELIGIÃO:
  • Politeísta (adoravam à vários deuses);
  • Deuses antropomórficos (mistura de animais com seres humanos). Não acreditavam na vida após morte e não se preocupavam com os mortos, mas acreditavam em demônios, gênios, espíritos bons, magias e adivinhações. A importância que atribuíam aos astros levou-os a criar o zodíaco e os primeiros horóscopos.

ECONOMIA:
  • Agricultura;
  • Criação de gado, o artesanato;
  • Mineração;
  • Comércio à base de trocas que se estendia à Ásia menor, ao Egito e à Índia.
 SOCIEDADE: dividida em castas.https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHljx3KwMEsSrac472HSjnDtqHDh4vW3tV0KkCCfq3iUJOqsjwN7DP-u6TLYu1npdO1G8aHOFSYewgSV-glaYRBNp1qShCwL3ZZKgqpAINPqtSmClqvokY2xhp3To_5MJ0vlb6tanqUNU/s320/sOCIEDADE+mESOPOTAMIA.jpg
FORMADA DE VÁRIOS POVOS ORIUNDOS DE DIFERENTES REGIÕES.
1)SUMÉRIOS: os primeiros a habitar o sul da Mesopotâmia e construir as primeiras cidades de que a humanidade tem conhecimento, como Ur, Uruk
Contribuições:
  • Escrita cuneiforme;
  • Veículos sobre rodas;
  • Irrigação;
  • Metalurgia do bronze.

2)ACÁDIOS: Em 2300 a.C., os acádios dominaram os sumérios graças ao uso do arco e flecha, mas trezentos anos depois foram dominados pelos amoritas (antigos babilônicos).
3)AMORITAS (ou BABILÔNIOS): edificaram o Primeiro Império Babilônico.
Principal rei: Hamurabi.
Contribuições:
  • Primeiros códigos de leis escritos da História - o Código de Hamurabi;
  • Astronomia.
4)ASSÍRIOS: passaram a se organizar como sociedade altamente militar e expansionista. Bastante violentos.
Principal rei: Assurbanipal.
Contribuições:
  • Armas de ferro;
  • Carros de combate.
5)CALDEUS (ou NEOBABILÔNIOS): os caldeus foram os principais responsáveis pela derrota dos assírios e pela organização do novo império babilônico.
Principal rei: Nabucodonosor.
Contribuições:
  • Matemática.

INVENÇÕES E CONTRIBUIÇÃO DA MESOPOTÂMIA PARA A HUMANIDADE:
  • Escrita (escrita cuneiforme);
  • Astrologia (criação do zodíaco - horóscopo);
  • Arquitetura (templos: Zigurate);
  • Primeira lei escrita (Código de Hamurabi);
  • Matemática;
  • Mito da Criação e Epopéia de Gilgamesh (contribuição literária);
  • Metalurgia do bronze e do ferro;
  • Irrigação;
  • Arado;
  • Carro sobre rodas;
  • O ano de 12 meses e a semana de 7 dias;
  • A divisão do dia em 24 horas

O Código de Hamurabi é um conjunto de leis criadas na Mesopotâmia, por volta do século XVIII a.C, pelo rei Hamurabi da primeira dinastia babilônica. O código é baseado na lei de talião, “olho por olho, dente por dente”. 
Leis e objetivos do código 
As 281 leis foram talhadas numa rocha de Dio rito de cor escura. Escrita em caracteres cuneiformes, as leis dispõem sobre regras e punições para eventos da vida cotidiana. Tinha como objetivo principal unificar o reino através de um código de leis comuns. Para isso, Hamurabi mandou espalhar cópias deste código em várias regiões do reino.
As leis apresentam punições para o não cumprimento das regras estabelecidas em várias áreas como, por exemplo, relações familiares, comércio, construção civil, agricultura, pecuária, etc. As punições ocorriam de acordo com a posição que a pessoa criminosa ocupava na hierarquia social.
O código é baseado na antiga Lei de talião, “olho por olho, dente por dente”. Logo, para cada ato fora da lei haveria uma punição, que acreditavam ser proporcional ao crime cometido. A pena de morte é a punição mais comum nas leis do código. Não havia a possibilidade de desculpas ou de desconhecimento das leis.


- Se alguém enganar a outrem, difamando esta pessoa, e este outrem não puder provar, então aquele que enganou deverá ser condenado à morte.
- Se uma pessoa roubar a propriedade de um templo ou corte, ele será condenado à morte e também aquele que receber o produto do roubo deverá ser igualmente condenado à morte.
- Se uma pessoa roubar o filho menor de outra, o ladrão deverá ser condenado à morte.
- Se uma pessoa arrombar uma casa, deverá ser condenado à morte na parte da frente do local do arrombamento e ser enterrado.
- Se uma pessoa deixar entrar água, e esta alagar as plantações do vizinho, ele deverá pagar 10 gur de cereais por cada 10 gan de terra.
- Se um homem tomar uma mulher como esposa, mas não tiver relações com ela, esta mulher não será considerada esposa deste homem.
- Se um homem adotar uma criança e der seu nome a ela como filho, criando-o, este filho quando crescer não poderá ser reclamado por outra pessoa.
>O zigurate era uma espécie de templo construído pelos assírios, babilônios e sumérios, povos da Antiga Mesopotâmia.
>Palácio de Nabucodonosor.O palácio do rei ficava no centro, uma fortaleza decorada com relevos coloridos de azulejos e, segundo Apocalipse, 18,16 - com "linho finíssimo, de púrpura e de escarlata, adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas" Era neste palácio que ficava os Jardins Suspensos, os jardins de Semíramis, uma série de terraços subindo em degraus. A cidade sempre teve seu zigurate, via mística de comunicação dos homens com os deuses. O de Hamurabi devia ter a forma de uma pirâmide em degraus. Mas o maior de todos, seria talvez a verdadeira Torre de Babel.
>Os Jardins Suspensos foram construídos na Babilônia a mando do rei Nabucodonosor, no século VI a.C., tornando-se uma das principais obras arquitetônicas empreendidas pelo monarca durante seu reinado pela Mesopotâmia. A obra é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, apesar de não se ter registros de sua existência em pesquisas arqueológicas.
>Construído por volta de 575 a.C. a mando do rei Nabucodonosor II, na Babilônia, o Portal de Ishtar  tornou-se a principal entrada da cidade e foi dedicado à deusa acádia Ishtar, que representa a fertilidade.
>A escrita cuneiforme  foi criada pelos sumérios, e sua definição pode ser dada como uma escrita que é produzida com o auxilio de objetos em formato de cunha. A escrita cuneiforme é uma das mais antigas do mundo, apareceu mais ou menos na mesma época dos hieróglifos, foi criada por volta de 3.500 a.C. No começo a escrita era meio enigmática, mas com o passar do tempo foram se tornando mais simples.
>Cidade-Estado é uma cidade, um local independente, que possui seu próprio governo. A cidade-estado é uma cidade dentro de um país, onde ela sobrevive independente do local onde está inserida, com suas próprias leis.

1) Qual é a importância das cidades do Crescente Fértil na formação da Mesopotâmia?
Resposta: As cidades como Ur, Uruk e Nipur devido sua complexidade proporcionaram um crescimento maior da sociedade mesopotâmica.

2) O que foi a Mesopotâmia?
Resposta: Essa região localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque. Esta civilização é considerada uma das mais antigas da história.

3) O que significa a palavra Mesopotâmia?
Resposta: A palavra mesopotâmia tem origem grega e significa " terra entre rios".

4) Quais são os territórios atuais que correspondem à região da mesopotâmia?
Resposta: Síria, Turquia, Kuwait e, principalmente, Iraque.

5) Como os mesopotâmicos enfrentaram as secas e as enchentes?
Resposta: Para conter a força das águas e, ao mesmo tempo, aproveitá-las no cultivo da terra, as populações locais desenvolveram técnicas variadas para construção de diques, barragens, reservatórios e canais de irrigação.

6) Descreva as principais características dos sumérios:
Resposta: Seu principal feito foi a invenção da escrita (cuneiforme). Outras ações importantes foram a construção dos zigurates, a elaboração de um dos primeiros textos literários do mundo: a Epopeia de Gilgamesh e seu grande domínio territorial.

7) Descreva as principais características dos babilônicos:
Resposta: O código de Hamurabi, o seu grande Império, o calendário e um relógio solar.

8) Descreva as principais características dos hititas:
Resposta: O idioma falado pelos hititas era da grande família de línguas conhecidas como indo europeia, à qual pertence a maior parte das línguas faladas hoje na Europa.

9) Descreva as principais características dos Assírios:
Resposta: Para alguns historiadores, os assírios tratavam os povos vencidos com extrema violência.

10) Descreva as principais características dos caldeus:
Resposta: Com a destruição da sociedade assíria, os caldeus estabeleceram uma sociedade que ficou conhecida como neobabilônica. Conquistaram  inúmeras cidades, entre as quais Jerusalém. Os hebreus, neste período, foram  levados como escravos à Babilônia.

11) Como era a estrutura social da Mesopotâmia?
Reposta: A sociedade mesopotâmica era formada, em geral, por sacerdotes, aristocratas, militares, comerciantes, artesãos e camponeses. Era formada também por pessoas escravizadas, um grupo que correspondia a uma minoria entres os trabalhadores. Havia funções privilegiadas, exercidas em especial por sacerdotes, militares e aristocratas. A hierarquia social era rígida, mesmo dentro dos diferentes grupos sociais.

12) Compare a alimentação e a habitação no período:
Resposta: Os dois elementos refletiam às condições da estrutura social mesopotâmica. Alimentação farta e habitações complexas aos membros dos grupos mais poderosos e simplicidade nos grupos mais pobres e aos escravos.
13) O que se entende por  Religião Politeísta?
Resposta: Religião que venera mais de um deus.

14) Como era a política e a economia na Mesopotâmia?
Resposta: No que se refere à política, tinham uma forma de organização baseada na centralização de poder, onde apenas uma pessoa ( imperador ou rei ) comandava tudo. A economia destes povos era baseada na agricultura e no comércio nômade de caravanas

1. Quais os principais povos da Antiguidade habitaram a região da Mesopotâmia?
A - Egípcios, gregos, romanos e hunos.
B - Babilônicos, assírios, sumérios, caldeus, amoritas e acádios.
C - Visigodos, burgúndios, ostrogodos e vândalos.
D - Hebreus, hititas e egípcios.

2. Qual a característica geográfica positiva que a região apresentava aos povos que ali viveram?
A - Presença de um vasto deserto com milhares de oásis.
B - Presença de florestas com grande quantidade de animais e árvores frutíferas.
C - Muitas montanhas com presença de vales férteis.
D - Presença de dois rios (Tigre e Eufrates) que garantia margens férteis (na época das cheias) para a agricultura, água para beber e peixes.

3. Os sumérios, povo antigo que habitou a Mesopotâmia, destacou-se na construção de zigurates. O que eram estes zigurates?
A - Palácios onde viviam os reis e toda nobreza do povo sumério.
B - Canais de irrigação construídos nas margens dos rios Tigre e Eufrates.
C - Construções em formato de pirâmides, que eram  usadas como locais de armazenagem de gêneros agrícolas e também como templos religiosos.
D - Torres de pedra construídas para proteger as cidades sumérias.

4. O que era o Código de Hamurabi, criado na Babilônia?
A - Conjunto de leis que organizava o comércio na região da Mesopotâmia.
B - Conjunto de leis e regras sociais criadas pelos assírios, cujo objetivo era educar a população mesopotâmica.
C - Conjunto de leis criado pelo rei Hamurabi que definia punições severas a quem cometesse crimes. Tinha como base a lei de talião: “olho por olho, dente por dente”.  
D - Conjunto de leis criado por Nabucodonosor II, que tinha como objetivo principal cobrar impostos da população e punir os sonegadores.

5. Um dos povos que habitaram a Mesopotâmia na Antiguidade foram os assírios. Qual das alternativas abaixo aponta características deste povo?
A - Tinham na guerra sua principal atividade. Agiam de forma extremamente cruel nas guerras e impunham castigos severos aos derrotados.
B - Gostavam muito de arte e, portanto, destacaram-se pela construção de escolas de arte por toda Mesopotâmia.
C - Eram excelentes comerciantes, mantendo relações mercantis com gregos, egípcios e hebreus.
D - Buscavam de forma pacífica unir todos os povos da Mesopotâmia em prol de melhores condições de vida para todos.
 http://severopb-severopb.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário