8º C
01. A Revolução Gloriosa, ocorrida na Inglaterra em 1688:
a) estabeleceu a ditadura puritana de Cromwell;
b) estabeleceu uma república constitucional;
c) estabeleceu a supremacia do poder parlamentar sobre o poder monárquico;
d) derrubou a ditadura de Cromwell, restabelecendo a Monarquia;
e) fortaleceu o poder monárquico, ameaçado pelo Parlamento.
02. O período em que Oliver Cromwell dirigiu a Inglaterra, decretando, entre outros, o Ato de Navegação que consolidou a marinha inglesa em detrimento de holandesa, ficou conhecido como:
a) Monarquia Absolutista
b) Monarquia Constitucional
c) República Puritana
d) Restauração Stuart
e) Revolução Gloriosa.
03. “Classificar, delinear, dividir, sistematizar, criar um mapa mundi do saber. Esta era a ideia dos iluministas Diderot e D’Alambert: ordenar o mundo em categorias em uma enciclopédia com 17 volumes de texto. O projeto enciclopedista talvez seja a influência mais visível do iluminismo em nosso cotidiano. A escola, a divisão do conhecimento em disciplinas específicas, os livros didáticos, os telejornais revelam claramente essa busca classificatória. A Enciclopédia iniciava com um quadro esquemático do conhecimento humano, uma permanência que perpassa desde organogramas de empresas até as classificações da biologia.”
(DARNTON, Robert – O Grande Massacre de
Gatos. RJ: Graal, 1986, p. 272-273)
Com base no texto e nos seus conhecimentos
sobre o assunto, assinale a(s) afirmativa(s) correta(s) a respeito do
Iluminismo.
a) O
impulso renovador das ideias iluministas provocou, na Europa, um grande interesse
pelos problemas da vida em sociedade, possibilitando o surgimento de novas
ideias e de teorias econômicas.
b) O espírito renovador, presente no
Iluminismo, conduziu a um profundo estudo das ciências, campo onde ocorreu um
grande avanço.
c) Originado na Inglaterra, difundido pela
França, o Iluminismo pregava a razão, a liberdade do espírito, a livre crítica
e a tolerância religiosa, contrapondo-se, assim, ao peso da tradição, do
dogmatismo religioso e filosófico e ao absolutismo monárquico.
d) O Iluminismo, em seu conjunto, fazia uma
incisiva crítica ao mundo civilizado e propunha um retorno às formas de vida da
sociedade primitiva.
04. O escritor e
filósofo francês Voltaire, que viveu no século XVIII, é considerado um dos
grandes pensadores do Iluminismo ou Século das Luzes. Ele afirma o seguinte
sobre a importância de manter acesa a chama da razão:
“Vejo que hoje, neste século que é a aurora
da razão, ainda renascem algumas cabeças da hidra do fanatismo. Parece que seu
veneno é menos mortífero e que suas goelas são menos devoradoras. Mas o monstro
ainda subsiste e todo aquele que buscar a verdade arriscar-se-á a ser
perseguido. Deve-se permanecer ocioso nas trevas? Ou deve-se acender um archote
onde a inveja e a calúnia reacenderão suas tochas? No que me tange, acredito
que a verdade não deve mais se esconder diante dos monstros e que não devemos
abster-nos do alimento com medo de sermos envenenados”.
Identifique a opção que melhor expressa esse
pensamento de Voltaire.
A
b)
quele
que se pauta pela razão e pela verdade não é um sábio, pois corre um risco
desnecessário.
b)..A razão é
impotente diante do fanatismo, pois esse sempre se impõe sobre os seres
humanos.
c)
Aquele
que se orienta pela razão e pela verdade deve munir-se da coragem para
enfrentar o obscurantismo e o fanatismo.
d) O fanatismo e o
obscurantismo são coisas do passado e por isso a razão não precisa mais estar
alerta.
e) A razão envenena o
espírito humano com o fanatismo.
05. A respeito do
iluminismo, movimento filosófico que se difundiu pela Europa ao longo do século
XVIII, considere as seguintes afirmativas:
- Muitos filósofos franceses,
entre eles Montesquieu, Voltaire e Diderot, foram leitores, admiradores e
divulgadores da filosofia política produzida pelos ingleses, como John
Locke com sua crítica ao absolutismo.
- Quanto à organização do
Estado, os filósofos iluministas não eram contra a monarquia, mas contra
as ideias de que o poder monárquico fora constituído pelo direito divino e
de que ele não poderia ser submetido a nenhum freio.
- A descoberta da perspectiva
e a valorização de temas religiosos marcaram as expressões artísticas
durante o iluminismo.
- Em Portugal, o pensamento
iluminista recebeu grande impulso das descobertas marítimas.
Assinale a alternativa correta.
a)
Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b)
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
c)
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são
verdadeiras.
d)
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
e)
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são
verdadeiras.
06. "Os filósofos adulam os
monarcas e os monarcas adulam os filósofos." Assim se referia o
historiador Jean Touchard à forma de Estado europeu que floresceu na segunda
metade do século XVIII. Os "reis filósofos", temendo revoluções,
introduziram reformas inspiradas nos ideais iluministas.
Estas observações se aplicam:
a) às monarquias constitucionais;
b) ao despotismo esclarecido;
c) às monarquias parlamentares;
d) ao regime socialdemocrático.
07. "Movimento intelectual, portador de uma visão unitária do mundo e do homem, o iluminismo, apesar das diversidades de leituras que lhe são contemporâneas, conseguiu uma grande mudança quanto à racionalidade do mundo e do homem." (Francisco FALCON, Iluminismo)
O movimento iluminista do século XVIII representou uma:
a) crítica ao mecanicismo, fundamental nos dogmas do pensamento religioso católico;
b) justificativa da dominação do homem pelo homem, representada nas práticas escravistas;
c) defesa da teocracia pontifícia, frente aos abusos cometidos pela monarquia absoluta;
d) afirmação das ideias de progresso e de Natureza, o que permitiu o avanço do conhecimento racional.
Estas observações se aplicam:
a) às monarquias constitucionais;
b) ao despotismo esclarecido;
c) às monarquias parlamentares;
d) ao regime socialdemocrático.
07. "Movimento intelectual, portador de uma visão unitária do mundo e do homem, o iluminismo, apesar das diversidades de leituras que lhe são contemporâneas, conseguiu uma grande mudança quanto à racionalidade do mundo e do homem." (Francisco FALCON, Iluminismo)
O movimento iluminista do século XVIII representou uma:
a) crítica ao mecanicismo, fundamental nos dogmas do pensamento religioso católico;
b) justificativa da dominação do homem pelo homem, representada nas práticas escravistas;
c) defesa da teocracia pontifícia, frente aos abusos cometidos pela monarquia absoluta;
d) afirmação das ideias de progresso e de Natureza, o que permitiu o avanço do conhecimento racional.
08. Representava o pensamento das camadas populares, ao afirmar que a fonte do poder era o próprio
povo. Em seu livro Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens, afirma que "o primeiro
que concebeu a idéia de cercar uma parcela de terra e dizer 'isto é meu', e que encontrou gente suficientemente ingênua que lhe desse crédito, esse foi o autêntico fundador da sociedade civil. De quantos delitos, guerras, assassínios, desgraças e horrores teria livrado o gênero humano aquele que, arrancando as estacas e enchendo os sulcos divisórios, gritasse: 'cuidado, não deis crédito a esse trapaceiro, perecereis se esquecerdes que a terra pertence a todos'."
A que filósofo iluminista refere-se o texto?
a) Voltaire
b) Montesquieu
c) Rousseau
d) Denis Diderot
e) Jean d'Alembert.
09. Sobre o despotismo esclarecido, é correto afirmar que:
a) foi um fenômeno comum a todas as monarquias europeias, tendo por característica a utilização dos princípios
do iluminismo;
b) os déspotas esclarecidos foram os responsáveis pela sustentação e difusão das ideias iluministas elaboradas pelos filósofos da época;
c) foi uma tentativa bem-intencionada, embora fracassada, das monarquias europeias no sentido de reformar
estruturalmente seus Estados;
d) foram os burgueses europeus que convenceram os reis a adotar o programa de modernização proposto
pelos filósofos iluministas;
e) foi uma tentativa mais ou menos bem-sucedida, de algumas monarquias reformarem, sem alterá-las, as vigentes.
10. "A fim de que seja possível abusar de seus poderes, o Estado deve ser organizado de tal modo que cada um possa refrear a força do outro." Esta frase de Montesquieu manifesta:
a) a submissão dos demais poderes do Executivo;
b) a superioridade do Legislativo sobre o Executivo;
c) que o poder absoluto do governante não pode sofrer limitações;
d) que a tripartição de poderes leva ao equilíbrio e à harmonia do Estado;
e) a importância da organização militar para que seu país possa dominar o outro.
O entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o e nunca te faltará poder para conseguir o que desejas - Napoleon Hill.
http://severopb-severopb.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário